O Congresso

 

O 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciência da Religião – SOTER, que acontecerá em Belo Horizonte, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, do dia 12 a 15 de julho de 2016, tratará da temática TEMPOS DO ESPÍRITO: INSPIRAÇÃO E DISCERNIMENTO

Evento tradicional da área, com avaliação Qualis A pela CAPES, em 2008, os Congressos da SOTER sempre atraem um número significativo de teólogos/as, cientistas da religião e pesquisadores/as de áreas afins do Brasil e de outros países.

Principal associação da área de Ciências da Religião e Teologia do Brasil, a SOTER mostra-se muito ativa no país – participou nos debates do Projeto de Lei sobre a regulamentação da Profissão de Teólogo/a, nas discussões sobre a Matriz Curricular do bacharelado em Teologia, nas discussões sobre o Ensino Religioso– e fora dele também – presença marcante na Rede Internacional de Sociedades Católicas de Teologia – INSeCT – com sede jurídica na Alemanha.

O Congresso organizado pela SOTER em 2015 reuniu 400 participantes, entre sócios/as da entidade e pesquisadores/as da área e de áreas afins. Há grande expectativa para o 29º Congresso em 2016. Os Congressos de cada ano se inserem no debate sobre o papel e a relevância das religiões nas sociedades em geral e na sociedade brasileira em particular, como se pode ver nos temas dos últimos eventos: 2010: As religiões e a Paz Mundial; 2011: Religião e Educação para a Cidadania; 2012: Mobilidade Religiosa. Linguagens – Juventude – Política; 2013: Deus na Sociedade Plural. Fé – Símbolos – Narrativas; 2014: Espiritualidades e Dinâmicas Sociais: Memória – Prospectivas. 2015: Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos. Para 2016 o tema escolhido é Tempos do Espírito: inspiração e discernimento;  e tem como objetivo colocar em pauta, para debate e reflexão, a situação atual da religião e os movimentos religiosos de tendência pentecostal e o crescente fenômeno de desinstitucionalização do cristianismo.

A Diretoria e a Comissão Organizadora propõem para 2016 uma série de conferências, debates, Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns Temáticos (FTs), que propiciarão o encontro, a discussão e aprofundamento do tema central do Congresso, bem como das pesquisas que as Ciências da Religião e a Teologia e as áreas afins têm feito atualmente no Brasil.