09 Jul Início do Congresso
APRESENTAÇÃO
PRESENCIAL E ONLINE

36º CONGRESSO INTERNACIONAL SOTER 2024

ECONOMIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

Desafios à sociedade e à religião

 

9 a 12 de julho de 2024 – PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil

Local: Teatro João Paulo II – Campus Coração Eucarístico

 

FINALIDADE E CONTRIBUIÇÃO

FINALIDADE DO EVENTO


O 36° Congresso da SOTER discutirá a economia e a inteligência artificial (IA) e seus desafios para a ciência e a religião, um tema de grande relevância atual. Estamos no limiar de uma transformação sem precedentes com a IA, que tem o potencial de reformular todos os aspectos de nossas vidas. O debate atual é mais focado no futuro potencial da IA Geral do que no presente. As preocupações com a IA estão crescendo, incluindo a possível extinção de empregos e o aumento do poder das IAs e das empresas que as controlam. Há demandas por regulamentações éticas, transparência de algoritmos e sistemas de governança.
As IAs atuais já têm um impacto significativo em nossas vidas, influenciando expressões de fé e moldando comportamentos e discursos nas redes sociais. A IA terá um impacto significativo nas igrejas, impulsionando a personalização e à criação de conteúdo. Isso resultará em um ambiente religioso mais automatizado. O 36° Congresso Internacional da SOTER promoverá uma reflexão sobre a interação entre economia, IA e religião, considerando as implicações éticas do uso da IA. A ética cristã, que enfatiza a dignidade humana e o respeito ao próximo, servirá como guia para essa reflexão. Portanto, é crucial desenvolver e usar a IA de maneira ética.
Por esta razão, os objetivos do 36° Congresso Internacional da SOTER são:


a) Realizar uma análise da economia e da IA a partir da perspectiva das Ciências da Religião e da Teologia;

b) Concentrar-se em novas epistemologias e debater o tema, com o objetivo de desenvolver novas práticas éticas, sociais e religiosas, bem como ecologias compartilhadas;

c) Fomentar um diálogo aberto sobre a IA sob a ótica das Ciências da Religião, da Teologia e da ecologia;

d) Discutir o papel da religião, ética e economia na utilização da IA para o benefício da sociedade;

e) Oferecer uma visão mais crítica e reflexiva sobre o uso da IA nos campos da economia, religião e ecologia para as Ciências da Religião e da Teologia.
 
CONTRIBUIÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS


O Congresso Internacional da SOTER, que se estabeleceu como um marco significativo no panorama acadêmico tanto em nível nacional quanto internacional, é especialmente relevante para a Área de Ciências da Religião e Teologia. Ele representa uma oportunidade inestimável para a disseminação de pesquisas e trabalhos acadêmicos relacionados a essa área. Além disso, o evento serve como espaço para a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores/as e estudantes, tanto do Brasil quanto do exterior.
O evento também estimula a colaboração e o diálogo entre os participantes, oferecendo um ambiente propício para a troca de ideias, a discussão de novas perspectivas e a exploração de novos caminhos na pesquisa. A participação de pesquisadores e estudantes de diferentes partes do Brasil e exterior enriquece ainda mais a experiência, trazendo uma diversidade de abordagens e entendimentos que contribuem para o avanço do campo das Ciências da Religião e Teologia.  
Um elemento de grande importância é a propagação do saber gerado em diversos programas de pós-graduação e projetos de iniciação científica. A expectativa é que a quantidade de inscrições ultrapasse a do congresso anterior (2023), tanto em termos de participantes quanto de comunicações, além de expandir a discussão plural e interdisciplinar acerca do assunto Economia e Inteligência Artificial: desafios à sociedade e à religião. Finalmente, o Congresso almeja ser uma ocasião para reafirmar nossa identidade como uma instituição dedicada à pesquisa e à disseminação do conhecimento, contribuindo para a construção da verdade e do bem comum. O evento será realizado semipresencial.

HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA

 

HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES

A Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER, fundada em 1985, realiza a cada ano um Congresso Internacional com um tema de grande relevância para a Área do saber que lhe é própria, o universo teológico-religioso, mas também com forte preocupação e responsabilidade para com as demandas das sociedades, em geral, e na sociedade brasileira, em particular. Todos os anos, seus Congressos formam um fórum privilegiado para o debate, atraindo estudiosos e pesquisadores do Brasil e do exterior. Esta será a trigésima sexta versão deste evento.

Nos últimos anos, os congressos da entidade foram realizados na PUC Minas, reforçando um perfil ainda mais acadêmico. Os últimos congressos trataram sobre os seguintes temas: As Religiões e a Paz Mundial (2010); Religião e Educação para a Cidadania (2011); Mobilidade Religiosa. Linguagens – Juventude – Política (2012); Deus na sociedade plural. Fé – Símbolos - Narrativas (2013); Espiritualidade e Dinâmicas Sociais: Memória – Prospectivas (2014); Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos (2015); Tempos do Espírito: Inspiração e discernimento (2016); Religiões em Reforma: 500 anos depois (2017); Religião, ética e política (2018); Decolonialidades e práticas emancipatória (2019); Religião laicidade e democracia (2021; Religiões e projetos de Brasil (2022); A Amazônia e o futuro da humanidade (2023).

 Cada congresso leva à publicação de um livro, além dos Anais e do Caderno de Resumos com ISSN próprios (disponíveis no portal da SOTER www.soter.org.br)

 

JUSTIFICATIVA

O Congresso Internacional da SOTER, um dos mais renomados no Brasil na área de Ciências da Religião e Teologia, chega à sua 36ª edição em 2024. Este evento anual reúne uma grande quantidade de acadêmicos, estudantes e pesquisadores, tanto nacionais quanto internacionais. Em 2024, o tema será “Economia e inteligência artificial: desafios à sociedade e à religião”, continuando as discussões anteriores e mantendo o foco nas questões sociais urgentes. O objetivo é expandir o debate sobre o tema e abrir novos caminhos para a pesquisa e produção científica na área. A Inteligência Artificial (IA) é um campo de estudo em várias áreas e é fundamental que a Teologia e as Ciências da Religião também a investiguem. O Congresso busca avaliar as práticas e questões existentes e explorar novas perspectivas de pesquisa e atuação. Este discurso propõe uma estrutura alternativa, baseada na origem e produção do conhecimento, alimentada por lutas e resistências. Questiona-se a economia atual, que sacrifica muitas vidas e valoriza o dinheiro mais do que a vida humana. Questiona-se também a corrida para acelerar os avanços tecnológicos, que muitas vezes se tornam um fim em si mesmos, submetendo tudo: princípios, valores, conhecimentos, crenças e convicções. Questiona-se como as transformações impulsionadas por este modelo econômico e pela crescente automação inteligente impactam na equidade social. Pergunta-se se é possível estabelecer limites para um controle social que concilie avanços tecnológicos e respeito aos valores e direitos fundamentais. O Congresso tem como objetivo promover conferências com especialistas renomados, além de grupos de trabalho, fóruns temáticos, painéis e publicações. As questões discutidas visam estimular pesquisas, debates e reflexões nas áreas de filosofia, ciências humanas, sociais, ambientais, Ciências da Religião e Teologia. A troca de ideias durante o Congresso é esperada para gerar resultados significativos e ajudar a enfrentar os desafios atuais.

CARTAZ

A elaboração do cartaz do 36º Congresso Internacional da SOTER teve como conceito central a citação do teólogo Dr. Marius Dorobantu (Vrije Universiteit Amsterdam), que afirma que "a inteligência artificial possui características que os humanos tendem a reverenciar", comparando-a a uma entidade divina.

Diante da temática principal da religião, adotamos essa abordagem criativa para conceber uma divindade que, embora possua traços mais delicados e femininos, não seja atribuída a um gênero específico. Em seus cabelos, foram adicionados diversos ícones representativos, tais como:
- Tempo: em constante evolução;
- Sociedade;
- Paz;
- Saúde;
- Símbolos de diferentes religiões;
- Economia;
- Índices financeiros;
- Educação.

Uma curiosidade é que todo o cartaz foi gerado com o auxílio da inteligência artificial. A própria imagem da divindade foi criada por meio de comandos enviados à IA, que então gerou a representação visual. Todos os detalhes, desde a forma até os traços e cores, foram definidos de forma autônoma pela IA.

COMISSÕES

Diretoria da SOTER

Presidente: Dra. Clélia Peretti

Vice-presidente: Dra. Andreia Cristina Serrato

1ª Secretária: Dra. Maria Jeane dos Santos Alves

2ª Secretária: Dr. Edward Neves Monteiro Barros Guimarães

Tesoureiro: Dr. André Phillipe Pereira

Secretária da SOTER: Kathlen Vieira

 

Presidente da Comissão Organizadora

Dra. Clélia Peretti (PUCPR)

 

Comissão Científica

Dra. Aíla Luzia Pinheiro de Andrade (UNICAP)

Dr. André Philipe Pereira (UNERJ)

Dra. Andreia Cristina Serrato (PUCPR)

Dr. Carlos André Macedo Cavalcanti (UFPB)

Dr. Carlos Mendonza Álvarez (Boston College – USA)

Dr. Cesar Augusto Kusma (PUC-Rio)

Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV)

Dra. Clélia Peretti (PUCPR)

Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC Chile)

Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães (PUC Minas)

Dr. Everaldo dos Santos Mendes (UC – Portugal)

Dr. Érico João Hammes (PUCPR)

Dra. Francilaide de Queiroz Ronsi (PUC-Rio)

Dra. Gleyds Silva Domingues (FABAPAR)

Dra. Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon (PUC-Campinas)

Dr. James Willian Santos (PUCRS)

Dr. Jefferson Zeferino (PUC-Campinas)

Dr. José Afonso Chaves (UNICAP) 

Dr. Luis Américo Silva Bonfim (UFS)

Dr. Luiz Carlos Susin (PUCRS)

Dr. Márcio Fabri dos Anjos (Instituto São Paulo de Estudos Superiores)

Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)

Dra. Maria Clara Lucchetti Bingermer (PUC-Rio)

Dra. Maria Jeane dos Santos Alves (UFS)

Dr. Martín Gil Plata (Fundación Universitaria Monserrate da Arquidiocese de Bogotá)

Dr. Moisés Sbardelotto  (PUC Minas)

Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade (PUC-Rio)

Dra. Rosemary Francisca Neves (PUC Goiás)

Dr. Sinivaldo Silva Tavares (FAJE)

Dr. Juan Carlos ALby

Dr. Karina Edith Ordóñez Torres

Dr. Carlos Mendonza- Álvares

 

Comissão Organizadora

Dra. Aíla Luzia Pinheiro de Andrade (UNICAP)

Ma. Amanda Vicentin (PUCPR)

Dra. Andreza Gomes Weil (UFAM

Dr. André Philipe Pereira (UNERJ)

Dra. Andreia Cristina Serrato (PUCPR)

Dr. Cesar Augusto Kuzma (PUC Rio)

Ma. Beatriz Maria Gross (PUC-Rio)

Me. Bruno Henrique Campos (PUCPR)

Ma. Carmélia Chaves Soares dos Santos (PUCPR)

Dra. Clélia Peretti (PUCPR)

Dr. Clóvis Ecco (PUC Goiás)

Ma. Deise Regina Badotti Bastos (PUCPR)

Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães (PUC Minas)

Dr. Everaldo dos Santos Mendes (UC – Portugal)

Dr. João Everton da Cruz (SEDUC-SE)

Ma. Kathleen Vieira (PUCPR)

Me. Gustavo Escobozo da Costa (PUCPR)

Esp. Lady Anne Souza (Diretora de Programas e Projetos da SEMED/Marabá)

Esp. Lídia Regina Barbosa do Carmo Duarte (PUC Minas)

Dr. Luiz Carlos Susin (PUC RS)

Doutorando Márcio Gomide (PUC Minas)

Dr. Marcos Vinicius de Freitas (UNIFAP)

Drª Maria Jeane dos Santos Alves

Dra. Nadi Maria de Almeida (PUCPR)

Me. Paulo Vinícius Faria Pereira (PUC Minas)

Dr. Rafael Martins Fernandes (PUC-RS)

Esp. Tiago Lopes Parreiras (SETH/IESLA)

HOSPEDAGEM

Front Hotel Expominas
Rua Curral del Rei, 598, Belo Horizonte
Reserve aqui ou reservas@fronthoteis.com.br
Aproximadamente 15 minutos de Uber ou Táxi até o local do evento.
(Não é recomendado realizar este percuro a pé)

Percurso de ~4km

Ímpar Suítes Expominas

Rua Campos Salles, 664, Belo Horizonte
Reserve aqui
Aproximadamente 10 minutos de Uber ou Táxi até o local do evento.
(Não é recomendado realizar este percuro a pé)

Percurso de ~3km.

Casa de Retiros São José
Av. Itaú, 475 - Dom Bosco, Belo Horizonte - MG, 30850-035
Reserve pelo e-mail contato@casaderetirossaojose.com.br ou (31) 3411 5040
Aproximadamente 20 minutos a pé até o local do evento, ou 5 minutos de Uber ou Táxi.
(Caminhada em um percurso íngreme de ~1,5 km)

 

PROGRAMAÇÃO
FORMATO HÍBRIDO

Presencial: Auditório João Paulo II – PUC Minas

On-line: As transmissões serão realizadas pelo site do Congresso da SOTER

(A transmissão on-line será exclusiva aos participantes inscritos e com o pagamento confirmado.)

9 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)

MANHÃ:

8h30: Reunião com a secretaria e comissão de organizadora (on-line)

9h30: Reunião da Diretoria (presencial e on-line)

10h: Reunião com os coordenadores dos GTs e FTs (on-line)

11h:  Reunião da Diretoria com os Conselheiros Regionais (on-line)

12h: Intervalo

 

TARDE:

14h: Início do credenciamento presencial (PUC Minas)

15h: Acolhida dos participantes

15h15: Momento de reflexão (presencial e on-line)

15h30: Abertura oficial do 35° Congresso (presencial e on-line)

Apresentação Cultural: Quarteto de Voz e Cordas PUC Minas

16h: Conferência - Economia e Inteligência Artificial: desafios à Sociedade e à Religião  

Conferencistas:
Me. George Camargo dos Santos (PUC-Rio)
Dr. Marcelo de Barros Souza (Membro da Comissão Teológica da Associação Ecumênica dos Teólogos do Terceiro Mundo (ASETT); Assessor da Comissão Pastoral da Terra, (CNBB)

Moderadora: Dra. Clélia Peretti (PUCPR – Presidente da SOTER)

18h: Intervalo
 

NOITE:

20h: Mesa RedondaInteligência Artificial: das técnicas às implicações sociais

Palestrante 1: Dr. Everthon de Souza (CEFET-MG; SBCC)

Palestrante 2: Dr. James Willian Santos (PUCRS)

Moderador:  Joao Décio Passos (PUCSP) (Paulinas)

10 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)

MANHÃ:

7h30: Credenciamento presencial
PUC Minas - Prédio 30

8h: Acolhida dos participantes e momento de reflexão


8h30: Mesa RedondaPolítica Econômica e Democracia participativa em tempos digitais

Palestrante 1: Dr. Érico João Hammes (PUCPR)

Palestrante 2: Elio Estanislau Gasda (FAJE/BH)

Moderador: Carlos André Cavalcanti (UFPB)

 

10hCoffee break e interação entre os participantes
PUC Minas - Prédio 30

 

10h30: Apresentação do Fórum de Associações Científicas de Ciências da Religião, Teologia e Ensino Religioso (FACRETER)
Dr. Elcio Cecchetti (Presidente)


10h45: Mesa Redonda -  Pós e transumanismo: questões teológicas

Palestrante 1: Dr. Joelson Roberto de Oliveira (PUCPR)

Palestrante 2: Dra. Adelaide de Faria Pimenta (PUC Minas)

Moderador: Dr. Allan da Silva Coelho (UMESP/USF)

 

12h: Intervalo

 

TARDE:

14h: Comunicações GTs/FTs

GTs - Grupo de Trabalho

FTs - Fóruns Temáticos

 

16h30: Coffee break e interação entre os participantes
PUC Minas - Prédio 30


17h: Reuniões dos Regionais da SOTER (on-line e presencial)
Regional Norte
Regional Nordeste
Regional Centro-Oeste
Regional São Paulo
Regional Sudeste
Regional Sul

 

NOITE LIVRE

11 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

MANHÃ:

8h: Acolhida dos participantes e Momento de reflexão

8h30: Mesa redonda - Desenvolvimento tecnológico e qualidade de vida: realces

Palestrante 1: Dr. Edgar de Brito Lyra Netto (PUC-Rio)

Palestrante 2: Marcio Fabri dos Anjos (Professor Emérito pela PUC-SP; FTNS Assunção)

Moderadora: Andreia Cristina Serrato  (PUCPR)

 

10h: Coffee break e interação entre os participantes
PUC Minas - Prédio 30


10h30: Mesa Redonda - A Comunicação entre interesses econômicos e serviços à construção social

Palestrante 1: Dr.  Moisés Sbardelotto (PUC Minas)

Palestrante 2: Dra. Magali do Nascimento Cunha (UFBA)

Moderador: Dr. Marco Túlio de Sousa - Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

 

12h: Intervalo

 

TARDE:

14h: Comunicações GTs / FTs
GT - Grupo de Trabalho
FT - Fóruns Temáticos

16h30: Coffee break e interação entre os participantes
PUC Minas - Prédio 30


17h: Assembleia da SOTER
Exclusiva para sócios/sócias da SOTER (Somente presencial)

 

18h: Coffee break e interação entre os participantes
PUC Minas - Prédio 30


NOITE: 

19h30: Momento Cultural

20h: Divulgação do Prêmio SOTER/Paulinas de Teses

20h30: Divulgação Prêmio SOTER – João Batista Libanio
CONFERÊNCIA do/da vencedor/a do Prêmio SOTER – João Libanio

12 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

MANHÃ:

8h: Acolhida dos participantes e Momento de reflexão

8h30: ConferênciaA utopia religiosa da Casa Comum e desafios da economia global
Palestrante 1: Dr. Daniel Vicente Ortega Pacheco (Universidade Politécnica Equador; United Nations System Staff College – UNSSC)
Palestrante 2: Dra Karina Ordoñez (Directora Académica Academia Internacional de Líderes Católicos)
Moderador: Dr. Clóvis Ecco (PUC Goiás)

10h: Coffee break e interação entre os participantes
PUC Minas - Prédio 30

10h30: Considerações sobre o 36º Congresso Internacional da SOTER

Palestrantes:
Dra Ceci Maria Costa Baptista Mariani (PUC-Campinas)
Dr. Luiz Carlos Susin (PUCRS)
Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC Minas)
Moderadora: Dra. Francilaide de Queiroz Ronsi (PUC-Rio)

11h30: Encerramento do 36º Congresso Internacional da Soter
Drª Clélia Peretti (Presidente da SOTER)

INSCRIÇÕES
INVESTIMENTO

Estudantes de Graduação:
Online ou Presencial:
Lote 1 (até 30/04): R$ 80,00
Lote 2 (até 31/05): R$ 100,00
Lote 3 (até 30/06): R$ 120,00
Lote 4 (até 08/07): R$ 150,00
Lote 5 (durante o Congresso): R$ 180,00

Estudantes de Pós-Graduação:
Online ou Presencial:
Lote 1 (até 30/04): R$ 180,00
Lote 2 (até 31/05): R$ 200,00
Lote 3 (até 30/06): R$ 220,00
Lote 4 (até 08/07): R$ 250,00
Lote 5 (durante o Congresso): R$ 280,00

Professores:
Online ou Presencial:
Lote 1 (até 30/04): R$ 260,00
Lote 2 (até 31/05): R$ 280,00
Lote 3 (até 30/06): R$ 300,00
Lote 4 (até 08/07): R$ 330,00
Lote 5 (durante o Congresso): R$ 360,00

Público em Geral:
Online ou Presencial:
Lote 1 (até 30/04): R$ 180,00
Lote 2 (até 31/05): R$ 200,00
Lote 3 (até 30/06): R$ 220,00
Lote 4 (até 08/07): R$ 250,00
Lote 5 (durante o Congresso): R$ 280,00

Sócios em dia:
Online ou Presencial:
Isento da inscrição
(Apenas para sócios com anuidade de 2024 e anteriores em dia)

Sócios com anuidade 2024 pendente:
Online ou Presencial:
Valor anuidade R$ 250,00 até dia 30/06

Inscrições e Comunicações
COMUNICAÇÕES
ENVIO DE PROPOSTAS

Em breve serão divulgados os GTs e FTs aprovados

EMENTAS GTS

GT 1: Religiões de Matriz Africana no Brasil: Memórias, Narrativas e Símbolos de Religiosidade
Dr. Prof. Luís Tomás Domingos - UNILAB-CE
Drª. Zuleica Dantas Pereira Campos- UNICAP-PE

Ementa:
O campo de produção de pesquisas acerca das religiões afro-brasileiras é amplo e já sedimentado. Interpretadas, por um lado, como reprodução da África no Brasil, e por outro, como espaços históricos de resistência da população negra, as religiões afro-brasileira pode ser entendida como um complexo das diversas tradições religiosas trazidas para o Brasil pelos negros africanos escravizados e que surge de um processo híbrido e sincrético proveniente de um confronto de valores lusos, ameríndios e afro-brasileiros e não como uma fusão de elementos diferenciados. Este grupo de trabalho pretende ser espaço de diálogo, análise e reflexão sobre as diversas percepções e abordagens sobre essas religiões. Tem como objetivo explorar o contexto sócio-histórico e cultural em que as religiões afro-brasileiras se construíram no Brasil, não se limitando a reproduzir o passado, mas se desconstruindo e reconstruindo em interface com outras religiões, como o espiritismo, as religiões indígenas, o catolicismo, e outras religiões e crenças que vêm influenciando na formação no imaginário cultural e religioso do país. Dessa forma, as diferenças étnico/religiosas no Brasil nos interpelam e nos induzem a reflexões tais como: de que forma as narrativas, memórias e símbolos são construídos e interpretados no “novo mundo” e em particular na sociedade brasileira? Como ocorrem as experiências na religiosidade das populações Afro-brasileiras e indígenas? Como se manifesta a espiritualidade? Por conseguinte, o GT analisará, de forma, plural e interdisciplinar as diversas temáticas relacionadas a essas religiões.

 

GT 2: Questões Cristológico-Pneumatológicas
Drª. Áurea Marin Burocchi – PUC Minas
Drª. Aparecida Maria de Vasconcelos – FAJE
Dr. Paulo Sérgio Carrara, CSSR – ISTA

Ementa:
Vivemos em um período em que a ciência e a tecnologia exercem um domínio cada vez mais amplo sobre o mundo. O Homo oeconomicus, com sua visão utilitária e racional, também desempenha um papel significativo. Essa conjuntura está demandando da fé cristã uma reinterpretação de sua doutrina, bem como a adoção de novas linguagens em suas atividades evangelizadoras e no diálogo com a sociedade. A cristologia, como área central da teologia, abre-se para as dimensões cósmica cristofânica e pneumatológica. A Comissão Teológica Internacional (Documentos 1969-1996. Veinticinco años de servicio a la teología de la Iglesia), evidencia a necessidade de aprofundamento destas dimensões, pois, embora não suficientemente estudadas, guardam uma grande riqueza e densidade de significado. Εste GT tem como objetivo acolher propostas de comunicações dentro desses dois campos, abrindo espaço para o diálogo com outras áreas do conhecimento, mormente a socioambiental, cujas linhas de pesquisa possam proporcionar fecundo diálogo com a teologia (cristologia-pneumatologia).

 

GT 4: Exegese e Teologia Bíblica
Dr. Junior Vasconcelos Amaral – PUC Minas
Dr. Nelson Maria Brechó da Silva – FAJOPA/Marília – SP
Drª. Rita Maria Gomes – UNICAP

Ementa:
Este Grupo de Trabalho (GT) acolhe e conecta estudiosos da Bíblia e outras pessoas interessadas em temas bíblicos. O objetivo é compartilhar estudos, produções e ideias nesse campo, visando ampliar horizontes de abordagem, métodos de leitura, interpretações e compreensão do texto sagrado. Tudo isso é feito sob uma perspectiva ecumênica, promovendo o diálogo com a contemporaneidade. O GT atua no âmbito da Teologia e Ciências da Religião. Nesse sentido, o objetivo é propiciar, por um lado, a exegese bíblica com o apoio da análise literário-estrutural, por meio dos seguintes passos: texto e tradução; delimitação e estrutura; análise linguístico-sintática; análise literária; semântica; pragmática e hermenêutica. Por outro lado, proporciona a teologia bíblica na compreensão e no comentário dos eixos teológicos mais significativos no estudo bíblico. Com efeito, a análise pode estar vinculada à temática do Congresso ou ser livre na área bíblica. A pesquisa a ser apresentada pode ser inicial ou fruto de um amadurecimento acadêmico. Ao almejar a excelência na qualidade dos trabalhos a serem aprovados para discussão e posterior publicação no respectivo Congresso da SOTER, o Grupo reserva-se o direito de aprovar a inclusão em seus trabalhos apenas daquelas propostas que representem uma real contribuição para o avanço dos estudos bíblicos, tanto na área da Exegese quanto da Teologia Bíblica.

 

GT 5: Mística e Espiritualidade
Drª. Ceci Maria Costa Baptista Mariani – PUC SP
Drª. Maria José Caldeira do Amaral – PUC SP
Carlos Frederico Barboza de Souza - PUC MINAS

Ementa:
O Grupo de Trabalho (GT) Mística e Espiritualidade é um espaço de pesquisa e discussão que reúne pesquisadores, autores, professores e estudantes. Seu foco é o estudo da experiência espiritual e mística em contextos amplos, considerando a história das religiões universais. Nesse contexto, o GT enfrenta desafios como a construção conceitual, a tendência à apologia e ao proselitismo, bem como a autenticidade metodológica. Além disso, busca aprofundar a compreensão dos textos místicos e dos santos, profetas e mestres. A abordagem é interdisciplinar, dialogando, a partir da Teologia e Ciências da Religião, com áreas como Psicologia, Filosofia, História, Literatura, Arte, Tecnologia, Sociologia, Política, Economia e Biologia. Essa perspectiva enriquece o debate contemporâneo sobre a experiência do divino e do sagrado. Os objetivos principais do GT são avançar no diálogo interdisciplinar e promover reflexões éticas, estéticas, epistêmicas e morais sobre a experiência mística e espiritual humana. Essa pesquisa busca ampliar e aprofundar nossa compreensão do divino e do sagrado, considerando sua relevância tanto no âmbito individual quanto coletivo.

 

GT 6: Religião, Religiosidades e Educação
Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis - UNIFAP – UEMA
Drª. Aurenéa Maria Oliveira - UFPE

Ementa:
Este GT organiza os estudos e pesquisa da relação entre religião e educação, campo que se abre sistematicamente aos pesquisadores de Teologia e de Ciências da Religião, assim como áreas afins. Com perspectiva interdisciplinar, sua intenção é compreender os diferentes processos de ensino e aprendizagem nos espações escolarizados e comunitários. Esse núcleo abrange temas como: ensino religioso, pastoral da educação, educação em diferentes espaços confessionais, educação popular, diversidade cultural e religiosa, formação de professores ? continuada e inicial, catequese, formação de lideranças para movimentos e estudo dos diferentes segmentos escolares, entre outros. Estamos interessados no debate das conexões da leitura religiosa e da religiosidade com as questões de genêro, racial, indígena, ambiental, juventude, imigração e outros grupos subalternizados. Este Gt também discute as relações ocorridas entre o religioso e o político em torno das políticas educacionais, projetos de lei com a interface religião e política, e a interferência da questão religiosa ou religiosidade na área da educação nos mais variados tempos históricos. Tais elementos estão relacionados à compreensão e à transformação das práticas e conduções da vida e políticas educacionais apresentadas como plataforma para a ordenação e direção das relações humanas com seu entorno (natureza, transcendência, alteridade). Este GT torna-se importante para discutir a presença das questões religiosas e das religiosidades no contexto educacional da realidade brasileira e mundial. Percebemos diariamente o aumento do racismo religioso e da intolerância religiosa, homofobia e outras formas de discriminação ocorridas na escola provocadas por motivações religiosas. Surgimento de propostas de políticas educacionais, projetos de lei, narrativas e outras iniciativas de inspiração religiosa que em muitas situações vão na contramão da laicidade do estado. Além disso, após contexto da implementação da BNCC ampliou-se a necessidade de discussão metodológica e de mercado religioso do profissional da ciência da religião ou do pedagogo. A partir de tudo isso, esse GT é fundamental reunir pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados para troca de experiências e saberes a partir deste campo de atuação.Os objetivos do GT são: Proporcionar espaços de diálogos entre os pesquisadores no tocante ao tema religião, religiosidade e educação; Forma rede de contato para pensar atividades de ensino, pesquisa e extensão; conhecer as novas metodologias de ensino e investigação cientifica; estimular a participação dos membros desse GT nas atividades promovida pela SOTER; estimular produções e publicações cientificas.

 

GT 7: Teologia no Espaço Público e Contemporâneo
Dr. João Décio Passos – PUC SP
Dr. Vítor Galdino Feller - Faculdade Católica de Santa Catarina
Dr. Érico Hammes - PUC PR

Ementa:
O GT aborda a Teologia enquanto Ciência da Fé que, ao refletir sobre os desafios da realidade, das relações sociais e internacionais, repensa os seus temas fundamentais e contribui para novas compreensões do papel da fé na sociedade atual. Como principais objetivos se propõe: 1) dialogar com os avanços científicos e tecnológicos; 2) pensar uma compreensão transformadora da existência de fé no contexto político e social do País; 3) trazer à consciência religiosa a necessidade de superação da violência em suas diferentes manifestações; 4) repercutir teologicamente os movimentos mundiais decorrentes dos processos de globalização; 5) refletir a relação da religião e, portanto, da Teologia, com a política.

 

GT 8: Religião, Política e Espaço Público
Dr. Rodrigo Coppe Caldeira – PUC Minas
Dr. Glauco Barsalini – PUCCampinas
Dr. Douglas Barros – PUC-Campinas
Drª. Claudete Beise Ulrich - FUV
Dr. Rudolf von Sinner - PUC - PR
Dr. Emerson José Sena da Silveira - UFJF

Ementa:
As relações entre religião, política e espaço público emergiram, nas últimas décadas, como um dos temas principais dentre os estudos do fenômeno religioso na contemporaneidade. No bojo das reflexões sobre o processo de secularização estão a emergência de novas formas de expressão religiosa e sua influência na esfera política das sociedades ocidentais, o que tem mobilizado muitos pesquisadores à reflexão, inclusive, acerca dos novos papéis que os agentes religiosos desempenham no debate público. A questão da laicidade e o lugar que as religiões devem ocupar nesse debate são centrais para este Grupo de Trabalho. Este GT perscruta e discute, na sua abrangência, as questões que envolvem as relações entre a religião, a política e o espaço público secularizado, tendo em vista concepções teóricas convergentes ou não entre si, com especial atenção às que apostam na possibilidade de construção de um lugar religioso de caráter público junto ao Estado e às que, antagonicamente, questionam tal possibilidade, propondo um lócus religioso fora dos limites do Estado.

 

GT 9: Teologia (s) da Libertação
Dr. Benedito Ferraro – PUC Campinas
Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães – PUC Minas
Dr. Francisco das Chagas Albuquerque – FAJE
Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista – PUC Minas

Ementa:
A Teologia da Libertação, surgida na América Latina em um contexto marcado pelo Vaticano II e pela Conferência de Medellín, representa uma nova maneira de pensar e praticar a teologia, desafiando os paradigmas clássicos europeus. Esta teologia, que se tornou universal, aborda questões de libertação, incluindo gênero, minorias, desigualdade sistêmica, neoliberalismo, racismo estrutural e a influência da racionalidade instrumental na economia, trabalho, política, meio ambiente e relações sociais. Ela também promove discussões sobre o método teológico, a relação entre teologias e religiões, e a hermenêutica da mensagem cristã no contexto de libertação e pluralismo religioso e cultural. A Teologia da Libertação ampliou sua presença internacional através dos Fóruns Sociais Mundiais e do Fórum Mundial de Teologia da Libertação. Este Grupo de Trabalho, ativo desde 2011 na SOTER e desde 2013 na ANPTECRE, continua a promover debates sobre teologia e libertação, abordando questões teóricas, metodológicas e práticas.

 

GT 10: Filosofia da Religião
Dr. Agnaldo Cuoco Portugal – UnB
Dr. Paulo Sergio Lopes Gonçalves - PUC Campinas

Ementa:
O GT de Filosofia da Religião da SOTER vincula-se aos interesses da pesquisa no campo de conhecimento que pretende desenvolver uma investigação de natureza filosófica sobre as questões relativas ao fenômeno religioso. Os temas abordados devem ser referentes a um dos seguintes subgrupos temáticos, claramente identificados no envio das propostas: a) filosofia da religião e o problema de Deus, ou, b) pressupostos filosófico-conceituais da relação entre religião e contemporaneidade.

 

GT 11: Religião, Ecologia e Cidadania Planetária
Dr. Afonso Tadeu Murad – FAJE
Dr. André Luiz Rodrigues da Silva – PUC Rio
Dr. Carlos Alberto Motta Cunha – PUC Minas
Dr. Luiz Carlos Susin – PUC RS
Drª. Maria Teresa Cardoso - PUC Rio
Dr. Matthias Grenzer – PUC SP
Dr. Sinivaldo Silva Tavares – FAJE

Ementa:
O GT “Religião, Ecologia e Cidadania planetária” visa discutir questões teóricas e experiências relevantes da relação entre Religião, cuidado com a Terra e Novos Paradigmas, continuando o trabalho realizado desde 2011. Serão aceitas comunicações que (1) abordem questões teóricas no debate atual da Teologia, das Ciências da Religião e de outras áreas do conhecimento acerca do tema; (2) analisem experiências de formação da consciência ecológica/planetária, (3) apresentem dados de pesquisa empírica sobre o assunto; (4) reflitam sobre as imagens de Deus e as espiritualidades que afloram de práticas em favor da sustentabilidade e do Bem-Viver. O GT será realizado juntamente com o seminário de Grupos de Pesquisa que trabalham essas temáticas.

 

GT 12: Religião, Arte e Literatura
Dr. Antônio Geraldo Cantarela – PUC Minas
Dr. Carlos Ribeiro Caldas Filho - PUC-Minas
Dr. Marcio Cappelli Aló Lopes - PUC Campinas
Dr. Paulo Nogueira - PUC Campinas

Ementa:
O GT visa a oferecer espaço para o debate acadêmico em torno das interações da arte com a religião. No Brasil, o foco desse debate dirigiu-se por primeiro às relações entre literatura e teologia. O diálogo entre as duas áreas, cunhado sob o nome “teopoética”, apresenta-se há algumas décadas como uma atividade acadêmica consolidada, marcada por variados vieses de leitura, ora pendendo para o interesse religioso, ora para a crítica literária. Na esteira da teopoética, ampliou-se o debate sobre as interfaces entre religião e arte, incluindo-se, além da literatura, outras manifestações artísticas, como a música, o teatro, a dança, as artes visuais, o cinema, as HQs, a cultura pop em geral. O GT objetiva acolher as leituras acerca desses variados modos de relação entre religião e arte, bem como sua discussão no arco teórico mais amplo das relações entre religião e linguagem.

 

GT 13: Protestantismo
Dr. Ricardo Bitum - Mackenzie
Dr. Wanderley Pereira da Rosa - Faculdade Unida

Ementa:
O GT Protestantismos visa oferecer uma visão abrangente sobre o Protestantismo, desde suas origens até suas manifestações contemporâneas, abordando aspectos históricos, teológicos, sociais e culturais. A inclusão de Teologias protestantes decoloniais (teologias do sul) representa um passo essencial para compreender a diversidade e a riqueza do pensamento teológico protestante à luz dos desafios contemporâneos globais. Esta temática visa explorar como o Protestantismo e suas diversas expressões teológicas respondem e contribuem para o diálogo e a prática em contextos afetados pelo colonialismo e pela necessidade de decolonização, bem como por perspectivas originárias do Sul Global. As Teologias Decoloniais surgem como uma crítica ao legado do colonialismo na construção do conhecimento teológico e na prática da igreja. Elas buscam desmantelar as estruturas de poder que marginalizam vozes não europeias e não ocidentais na teologia cristã, propondo uma releitura da fé cristã a partir das perspectivas dos povos historicamente oprimidos pelo colonialismo. Esta abordagem enfatiza a importância de reconhecer e valorizar os contextos culturais e históricos específicos na interpretação da fé cristã, promovendo uma teologia que seja verdadeiramente global e inclusiva.

 

GT 14: Espiritualidades, pluralidades e diálogos
Dr. Cláudio de Oliveira Ribeiro – (UFJF)
Dr. Gilbraz Aragão – UNICAP
Dr. Roberlei Panasiewicz – PUC Minas
Drª. Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões - UFJF
Drª. Rita Grassi

Ementa:
O Grupo de Pesquisa “Espiritualidades, pluralidades, e diálogos” tem foco nas espiritualidades e nos diálogos, investiga a pluralidade religiosa atual e práticas emergentes de diálogo entre religiões, fés e convicções no Brasil, discernindo uma mística transreligiosa em meio às transformações sociais e desenvolvendo um princípio pluralista para refletir sobre o quadro de pluralidade cultural. Desde 2008, o grupo se dedica a criar uma rede interuniversitária, que vem dando maior impulso à reflexão, com eventos e publicações compartilhadas nos seminários anuais do Grupo, além de sessões comuns nos congressos da Soter e da Anptecre. Diante do contexto culturalmente plural em que nos encontramos e que desafia as tradições religiosas, surgem, por um lado, movimentos intolerantes e fundamentalistas e, por outro, oportunidades para o diálogo. Trata-se de reconhecer, no convívio com a diversidade, o que há de único e irrevogável em cada religião e as convergências entre elas. Ao mesmo tempo, é fundamental que se manifeste e se reflita sobre o dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões, mesmo daquelas expressões laicas e sem divindades. Os objetivos do GT são: Investigar a pluralidade religiosa atual e as experiências de diálogos e de cooperação, discernindo práticas inter-religiosas, interfés e interconvicções, e também místicas e espiritualidades transreligiosas para o nosso tempo, que é marcadamente de mudanças culturais e de pluralismos sociais. Os diálogos que vêm sendo ensaiados no Brasil, tanto institucionalmente como nos entrelugares periféricos das culturas populares, fazem repensar o compromisso ético das religiões com a promoção da justiça e da paz, assim como, ao mesmo tempo, desafiam as reflexões acadêmicas.

 

GT 15: Teologia Prática e Formação em Perspectiva Interdisciplinar
Dr. André Phillipe Pereira - Católica SC
Drª. Clélia Peretti – PUCRS
Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro – PUC Chile
Dr. Everaldo dos Santos Mendes – UC/UFBA
Drª. Gleyds Silva Domingues – FABAPAR

Ementa:
O GT de Teologia Prática foca na realidade a partir da perspectiva antropológico-social, buscando compreender o significado e as expressões humanas em várias áreas, como religião, história, educação, cultura e direitos humanos. O objetivo é refletir sobre o papel da teologia na contemporaneidade e suas implicações na formação de teólogos e lideranças comunitárias, considerando o pensamento, ação e sentimentos humanos na Igreja e na sociedade. O GT analisa questões históricas, políticas, educacionais, religiosas e sociais e seu impacto na sociedade contemporânea, além de promover a justiça e os direitos humanos. A Teologia Prática é pensada em diálogo com diferentes áreas do conhecimento, visando compreender a formação dos grupos humanos e das identidades. O GT recepciona estudos e pesquisas que versem sobre questões teológicas imbricadas em linguagem, cultura, gênero, educação, história, tradição, religião, violência(s), direitos humanos e justiça, que possam contribuir com as discussões sobre estes fenômenos no âmbito das práxis teológicas.

 

GT 16: Hermenêutica Bíblica: Economia e Inteligência Artificial
Doutoranda Gláucia Loureiro de Paula - PUC Goiás
Dr. João Luiz Correia Júnior – UNICAP
Dr. Valmor da Silva. Pontifícia – PUC Goiás
Doutoranda Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento – UNICAP

Ementa:
As hermenêuticas da Bíblia atualizam os textos sagrados para os mais diversificados contextos da realidade nacional. Em consonância com a temática do presente congresso, o convite é para apresentar pesquisas que contemplem a Escritura, preferencialmente em seus desafios atuais à sociedade e à religião, no tocante aos temas relativos a economia e a inteligência artificial. A realidade econômica marginaliza pobres e descarta massas de pessoas vulneráveis, quer nos tempos bíblicos, quer na época atual. Nesse horizonte hermenêutico, certamente, a Bíblia e a realidade socioeconômica se encontram, para oportunizar contribuições iluminadoras. A inteligência artificial se apresenta, igualmente, como uma realidade desafiadora, com suas múltiplas consequências. O objetivo deste GT é confrontar questões atuais à luz da Bíblia, reunindo propostas de pesquisas relacionadas ao Antigo e a ao Novo Testamentos, a partir da temática geral do Congresso, “Economia e Inteligência Artificial: Desafios à Sociedade e à Religião”. Nessa perspectiva ampla, podem ser apresentadas comunicações sobre livros ou perícopes da Bíblia, temas ou terminologias próprias, personagens ou perspectivas religiosas. A metodologia pode desenvolver pesquisas de tradução, exegese ou hermenêutica. O objetivo é reunir pessoas que se ocupam da pesquisa bíblica, para partilhar os resultados de seus estudos, em torno à temática do Congresso. Dada a relevância e atualidade do tema, a hipótese é de partilha e discussão em alto nível, em vista do aprofundamento e de possíveis publicações individuais ou conjuntas.

 

GT 17: Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade
Dr. Waldir Souza - PUC PR
Dr. Paulo Franco Taitson - PUC Minas
Dr. Márcio Luiz - PUC PR
Drª. Mary Rute Gomes Esperandio - PUC PR

Ementa:
O conceito de saúde abrange a totalidade do ser humano, a dimensão espiritual que a integra tem particular relevância em nossos tempos. As práticas para o cuidado espiritual, especialmente em Cuidados Paliativos pedem a contribuição da Teologia e Bioética de modo a promover a qualidade de vida e a dignidade na morte. Em tempos de pluralidade e interculturalidade, assim como os cuidados médicos, o voluntariado e a atividade pastoral das confessionalidades religiosas precisam de fundamentos e propostas críticas que subsidiem um atendimento espiritual preparado e profissionalizado. Assim, como todas as medicinas, o cuidado com a questão do espírito deve ser oferecido com o máximo de qualidade. Este contexto corresponde às pretensões da Política Nacional de Humanização (PNH) que considera a integralidade do cuidado como um de seus princípios, e que tem como diretriz o acolhimento. O Grupo de Trabalho pretende reunir pesquisadores que atuem a partir desta perspectiva, direcionando seu debate e ampliação das ações que reflitam uma ética do cuidado. Portanto, “que sejam ultrapassadas as fronteiras, muitas vezes rígidas, dos diferentes núcleos de saber/poder que se ocupam da produção da saúde” (BRASIL, 2004) e sejam elaborados fundamentos bioéticos na atividade profissional guiada pelo prisma da fraternidade.

 

GT 18: Comunicação, Teologia e Religiosidades
Drª. Aline Amaro da Silva - PUC MINAS/PUCRS
Drª. Joana T. Puntel - SEPAC/PUCSP
Dr. Marco Túlio de Sousa - UNASP
Dr. Moisés Sbardelotto - PUC MINAS
Dr. Vinicius Borges Gomes - PUC MINAS/ UFSJ

Ementa:
Desde 2022, o FT Comunicação, Teologia e Religiosidades tem se dedicado a estudos que analisam fenômenos na interface entre fé, religião e comunicação, com ênfase nas áreas de Teologia, Ciências da Religião e Comunicação. Com este olhar interdisciplinar, buscamos dar continuidade ao trabalho desenvolvido, transformando-o em GT. O GT Comunicação, Teologia e Religiosidades promovem a reflexão e o aprofundamento de estudos que visam a compreender as transformações nas religiosidades, igrejas e sociedades marcadas pelas mudanças de paradigma comunicacional ao longo da história e especialmente no cenário contemporâneo caracterizado por um processo de midiatização e pela cultura digital. A interação entre mídia e religião, e o diálogo entre fé e cultura trazem questões teológicas, éticas, políticas, econômicas e sociais importantes para o diálogo ecumênico e inter-religioso, entre outras discussões. O presente GT abrange pesquisas teóricas ou empíricas sobre as temáticas: mediações e processos de midiatização da fé em diferentes tempos e culturas; adequação e incorporação de novas formas comunicativas na vivência das religiões e religiosidades; transformações no campo religioso e teológico diante da cultura digital; relações entre comunicação e teologia; questões teológicas emergentes a partir dos processos midiáticos contemporâneos; iniciativas comunicativas nas pastorais; inteligências artificiais e religião; narrativas e discursos religiosos sobre comunicação; mídias religiosas e representações das religiões nas mídias seculares; religiões e cultura pop; liturgia, ritualidades e comunicação; cinema e fé; jornalismo, publicidade e religião.

 

GT 19: Gênero, religião e violências. Questões contemporâneas
Drª. Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon – PUC Campinas
Drª. Maria Cristina Silva Furtado – PUC Minas

Ementa:
Com base no tema do Economia e Inteligência Artificial, do Congresso da SOTER, 2024, e percebendo que a IA terá um impacto significativo nas igrejas, e nas implicações éticas do seu uso tanto no mundo religioso, como da sociedade em geral, este grupo propõe a ser um espaço de debate transdisciplinar abrangendo os diversos campos da teologia, das ciências da religião, da psicologia, da economia, da pedagogia, da sociologia, da antropologia, da história e da filosofia, com a finalidade de abrir diálogo entre essas ciências e promover estudos que busquem novas práticas emancipatórias, e fontes de pesquisa nas diversas áreas. Os trabalhos deverão trazer temáticas de IA ligadas a gênero, diversidade sexual, religião, e tecnologias, refletindo sobre novas perspectivas tanto no campo acadêmico como na convivência comunitária e pastoral, dentro das mais diferentes áreas do conhecimento.

 

GT 21: História do Cristianismo na América Latina e no Caribe
Elisângela Maciel – Universidade Católica do Amazonas
Lauri Emilio Wirth – UMESP
Marina Santos Correa – UFS

Ementa:
Este Grupo Temático, promovido pelo Centro de Estudos em História da Igreja na América Latina (CEHILA-BRASIL), visa a agregar pesquisadoras e pesquisadores que trabalham a História do Cristianismo em uma perspectiva centrada nas práticas emancipatórias de cristãs e cristãos no continente latino-americano e caribenho. Atualmente, ainda se observa a permanência de traços eurocêntricos na historiografia sobre o Cristianismo latino-americano, corroborando com a continuação de processos de opressão, incrementados por uma produção histórica que permanece majoritariamente pautada na desvaloração dos povos originários e na negação da importância dos africanos, afrodescendentes e dos novos imigrantes na construção da nossa identidade cultural, bem como na consolidação de uma história androcêntrica, o que revela um aspecto importante nesse processo: o gênero. Dessa forma, torna-se premente o desenvolvimento de uma produção historiográfica que questione a história e, especialmente, o ensino de – e as publicações sobre – a História do Cristianismo na América Latina, por meio da interação das potencialidades da diversidade cultural.

EMENTAS FT'S

FT 1: Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação
Drª. Giseli do Prado Siqueira – PUC Minas
Drª. Ângela Cristina Borges - UNIMONTES

Ementa:
Os desafios impostos pela Modernidade tais como o racismo religioso e as intolerâncias religiosas exigem enfrentamentos onde o diálogo intercultural emerge como imperativo ético. Fundamentalismos e, violências como o epistemicídio afro-religioso fomentam, em direção contrária, o erguimento de movimentos libertários e descolonizadores que vislumbrem as tradições de matriz africana enquanto guardiãs de uma humanidade dada à coletividade e ao diálogo. A interculturalidade, para além da funcionalidade, é proposta para uma educação libertadora, em especial para o componente curricular do Ensino Religioso, que tem como objeto o conhecimento religioso, visando favorecer o reconhecimento, o respeito às histórias, memórias, crenças, convicções e valores de diferentes culturas, tradições religiosas e filosofias de vida. Estimulando a formação de uma postura dialogal, de abertura ao Outro que alicerçam distintos sentidos e significados de vida. Nesta perspectiva se insere este fórum temático que visa incentivar e debater estudos que articulem as Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação, interpelações críticas, libertadoras e descolonizadoras.

 

FT 2: Juventudes e Projetos de Brasil: Religiosidades, Subjetividades e Teologias Subjacentes
Dr. Igor Adolfo Assaf Mendes – Província Marista Centro-Norte
Doutorando Joilson de Souza Toledo - PUC-Rio
Me. Tânia da Silva Mayer - ISTA

Ementa:
As juventudes são um espelho da sociedade no qual observamos ampliadamente fenômenos, dinâmicas e tendências presentes/emergentes na dinâmica social. Não sendo progressistas ou conservadores em si mesmas, as juventudes possuem um dinamismo importante para qualquer projeto de mudança/transformação social. Nas pesquisas contemporâneas, as juventudes são uma realidade plural, assim como sua interface com os fenômenos religiosos. Desta forma, as pesquisas sobre juventudes e religiosidades permitem realizar inferências sobre formas de subjetividade, de sociabilidade e perspectivas teológicas que estejam ganhando corpo nos cenários atuais ou sejam significativas nos embates em curso na sociedade brasileira. Sendo “a janela pela qual o futuro entra no mundo” (Papa Francisco) as juventudes se apresentam como um campo onde os desafios da cultura digital, e dentre eles a inteligência artificial e suas implicações se apresentam. Aberto não só as diversas juventudes, mas também a distintas matrizes religiosas, o FT será um espaço de socialização de pesquisas que abordam a interface entre juventudes e religiosidades. Incentivamos o diálogo com outros campos do saber com interface com as Ciências da Religião e a Teologia e que nos permitam compreender as religiosidades, as teologias subjacentes e a relação – de conflito ou cooperação – com os diferentes projetos de Brasil.


FT 5: Psicologia , Espiritualidade/religiosidade – Interfaces e Perspectivas
Drª. Maria Jeane dos Santos Alves- UFS
Dr. João Everton da Cruz- PUC Minas
Me. Dennis Cotta Formiga - PUC Minas

Ementa:
Este Fórum tem como propósito impulsionar pesquisas concluídas ou em andamento, no campo da psicologia e espiritualidade/religiosidade no mundo contemporâneo. Referimo-nos a religiosidade quando falamos das “disposições humanas que levam a pessoa à capacidade de experimentar fenômenos religiosos”, e por espiritualidade as experiências vivenciadas pelos seres humanos que inclui uma dimensão religiosa capaz de produzir sentido. Tal discussão perpassa as questões existenciais e filosóficas. Tendo como objeto de estudo a experiência com o sagrado, transcendência de consciência e o inconsciente espiritual, busca-se, portanto, refletir sobre o comportamento religioso e a formação da cosmovisão religiosa e, as mais variadas perspectivas de estudo entre espiritualidade, aconselhamento, saúde e cura. Considerando ainda a amplitude de possibilidades de estudo sobre a dimensão espiritual de todo ser humano e ainda o diálogo entre psicologia e as ciências da religião, bem como suas interfaces e perspectivas. Objetivos: fomentar pesquisas e debates em psicologia e religião, proporcionar divulgar as pesquisas concluídas e em andamento que tenha relação com o tema, promover um amplo debate entre psicologia e espiritualidade em suas várias perspectivas. A relação com o tema geral do Congresso: considerando o potencial e a influência da IA nos vários aspectos da vida humana e considerando ainda, que tanto a psicologia como a religião podem utilizar de tal ferramenta, faz necessário abrir espaços de discussão para os limites éticos e morais para uma relação entre elas.


FT 6: Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas
Drª. Claudia Danielle de Andrade Ritz - PUC Minas, UCP
Dr. Clóvis Ecco – PUCGO
Drª. Daniella Cordovil – UEPA
Dr. Flávio Lages Rodrigues - PUC Minas
Dr. Omar Perrot – ALFA, UNIPAC

Ementa:
Este FT objetiva acolher trabalhos que investigam as dinâmicas da religião na sociedade contemporânea, abordando uma variedade de perspectivas teóricas dentro do campo da ciência da religião e das demais áreas afins. Propõe discutir as interações resultantes dos novos modos de expressão, experiências e vivências das crenças e das espiritualidades, com enfoque privilegiado para com as espiritualidades sem religião, e o fenômeno dos "sem religião", os movimentos da Nova Era e os novos movimentos religiosos, além dos processos de privatização, desinstitucionalização e individualização da religião e das crenças. Neste contexto, são especialmente encorajadas a participarem do debate as investigações sobre a relação entre religião, crença, espiritualidades e inteligência artificial na compreensão e manifestação dessas dinâmicas contemporâneas. São bem-vindas tanto as investigações que se fundamentam em dados empíricos, quanto aquelas pesquisas que exploram questões teóricas relevantes, fomentando o diálogo interdisciplinar.


FT 9: Religiões, Economia e Política
Dr. André Ricardo de Souza - UFSCar
Drª. Tania Cristina Teixeira - PUC Minas
Dr. Armindo dos Santos de Sousa Teodósio - PUC Minas
Me. Eduardo Brasileiro - PUC Minas

Ementa:
A Economia de Francisco e Clara desenvolveu no Brasil nos últimos cinco anos uma gama de pesquisas sobre religião, teologia, economia, política e educação popular. Dessas grandes áreas tem discutido por meio de articuladores ligados ao chamado do Papa Francisco para a Economia de Francisco, propostas que entrelaçam estudos sobre Economia Solidária, Desenvolvimento Territorial, Comunidades Eclesiais de Base, Religiosidade, Mística, Ecumenismo e juventudes. Essas são algumas interfaces que atravessam o cotidiano deste movimento no Brasil e na América Latina. Portanto, o Fórum Temático (FT) ‘Religiões, Economia e Política’ busca aprofundar as interfaces entre religião, economia e política no desenvolvimento de pesquisas sobre as muitas perspectivas econômicas refletidas pelas religiões, a afirmação e a crítica da economia atual, a elaboração e as práticas de alternativas econômicas e o elã promovido pelas culturas e as religiões em reimaginar formas econômicas de bem viver. Desde o desenvolvimento das tecnologias mais rudimentares até o nosso tempo, o entrelaçamento entre o mito e os rituais e as experiências de realidade material têm se inscrito no espírito das culturas, promovendo cooperações entre as formas econômicas das civilizações e suas representações religiosas na contemporaneidade. Contudo, no período presente tem sido cada vez mais complexo o desafio de imaginar uma realidade para fora do sistema econômico, desde o homo economicus até o neoliberalismo como subjetividade, da criação do sujeito empresa até o realismo capitalista, são horizontes sociais, políticos, econômicos e religiosos que tem se estreitado dado o desenvolvimento das forças capitalistas. O Objetivo encontra-se em compreender e estimular pesquisas que desenvolvam interfaces entre religiões, economia e política, com atenção especial as práticas populares que reorganizam a ciência econômica e política. Esse FT pretende aprofundar narrativas religiosas, políticas, econômicas e culturais, que se entrelaçam e se encontram na formulação de outros mundos possíveis.


FT 10: A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião
Dr. Adriani Milli Rodrigues – UNASP
Dr. René Dentz – PUC Minas

Ementa:
Paul Ricoeur sempre procurou delimitar bem os temas filosóficos e teológicos e constantemente negar a nomeação de “filósofo cristão”, mantendo equidistante a sua confissão de fé? e o procedimento filosófico. Parece, dessa forma, ser a filosofia a grande tarefa e instrumento do filósofo francês. Por outro lado, o mesmo abordou temáticas que são, por ele mesmo, chamadas de fronteiriças, tais como a esperança e o mal. Trata-se de temas que darão suporte a uma preocupação tardiamente estruturada por Ricoeur, aquela referente a? problemática do perdão. Este também se mostra como um tema de fronteira e como um horizonte de sua obra. Ao passo que filosofia e teologia são discursos irredutíveis um ao outro, mantendo as suas diferenças epistemológicas claras, é devido a? sua reflexão sobre a esperança que o filósofo francês propõe renovar o problema da relação entre filosofia e teologia, posto comumente em termos de razão e fé. O problema da esperança, que representa a um tempo uma fonte e um tema da hermenêutica e da crítica filosóficas, concerne também e sobretudo a finalidade mesma da tarefa filosófica, como a da teologia. Com efeito, a esperança e? o ponto de fuga e o horizonte do cumprimento das duas disciplinas.


FT 11: Interculturalidade e Religião: Teologia, Ciências da Religião e Inteligência Artificial – Para onde caminhamos?
Dr. Ênio José da Costa Brito - PUC/SP
Dr. Claudio Santana Pimentel - PUC/SP
Dr. Roberto E. Zwetsch - Faculdades EST/RS
Me. Selenir Gonçalves Kronbauer - Faculdades EST/RS

Ementa:
Na atualidade, habitar o planeta e defender a vida passam a ser o centro das preocupações frente à escalada tecnológica, a catástrofe climática iminente e as guerras de extermínio. O FT Interculturalidade e Religião, tendo presente esses desafios, quer repensar formas/ estratégias de habitar a terra, especialmente, diante de uma realidade tecnológica cada vez mais sofisticada – como é o caso da Inteligência Artificial - e frente à narrativa de um desenvolvimento tecnológico que se apresenta como inexorável e nos convida a transcender a própria terra, a fugir da terra. Um renovado ato de habitar a terra pressupõe um novo ponto de partida, que engloba humanos e não humanos e a totalidade da criação. A permanência da vida humana e a habitabilidade do planeta passam por esta aliança interespécies e pressupõem o apelo do papa Francisco: “ cuidar do mundo que nos rodeia e sustenta significa cuidar de nós mesmos. Mas precisamos de nos constituirmos como um “nós” que habita a casa comum. Um tal cuidado não interessa aos poderes econômicos que necessitam dum ganho rápido (Frattelli Tutti, n.17) O desafio está posto: trata-se de constituir uma “comunidade de vida”. E isto não será resolvido pela assim chamada Inteligência Artificial. Estamos, portanto, diante de questionamentos radicais que envolvem todas as ciências, particularmente a Teologia e as Ciências da Religião. Este FT visa a debater este tema de forma ampla e propositiva.

 

FT 13: interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental
Dr. Creômenes Tenório Maciel - UNICAP
Me. Danilo César dos Santos - PUC MINAS
Dr. Jerônimo Pereira Silva - UNICAP
Dr. Joaquim Fonseca - ISTA
Dr. Sinivaldo Silva Tavares - FAJE
Dr. Washington da Silva Paranhos - FAJE

Ementa:
Sempre foi demonstrado pelo cristianismo o interesse em promover a presença do pensamento cristão no seio das culturas. Desde a antiguidade, a teologia busca formas diferentes para melhor expressar o mistério cristão. É notório que a teologia cristã nasceu de forma inter, multi e transcultural. Justificativa: O dado litúrgico-sacramental não pertence unicamente à pesquisa teológica. Outros âmbitos e disciplinas não teológicas também demonstram interesse pelo rito litúrgico-sacramental, as ciências humanas são especialmente interessadas em extrair as múltiplas relações da fenomenologia celebrativa com a condição humana. Objetivos: O FT “A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental” visa discutir questões teóricas e experiências relevantes da relação entre Religião e ações litúrgico-sacramentais. A atitude postulada pela interdisciplinaridade oferece a visão de conjunto de uma realidade, mediante permanente associação das diferentes dimensões – disciplinas – com que pode ser analisada, uma visão global e não fragmentada da realidade, uma óptica que abrange todos os aspectos da produção e uso do conhecimento, enfim, é a superação do saber disciplinar, em vista da síntese vital para o conhecimento e a vivência da fé e a formação do cidadão cristão. Buscar um profundo diálogo com as outras ciências abordando também a questão do culto e a inteligência artificial. Lembrando que o fim da tecnologia não é a tecnologia, e sim, melhorar a vida das pessoas.


FT 14: O Ecumenismo na América Latina: percursos, desafios e perspectivas
Dr. Elias Wolff - PUCPR
Drª. Elizabeth Salazar Sanzana - Facultad Evangélica de Teología / Comunidad Teológica Evangélica de Chile
Drª. Sandra Arenas - Universidad Católica de Temuco (Chile)

Ementa:
Este Fórum Temático se propõe a analisar o ecumenismo na América Latina, identificando os desafios e as perspectivas que se apresentam para a unidade cristã no continente. Seus objetivos são: revisitar, ampliar e atualizar os estudos já realizados sobre o ecumenismo na América Latina, em seus elementos históricos, teológicos, pastorais e espirituais, bem como o vínculo entre a prática ecumênica e as questões socioambientais; desenvolver em perspectiva ecumênica os temas nucleares da fé cristã, analisando os dissensos e as convergências entre diferentes tradições teológicas e doutrinais de diferentes igrejas; articular a proposta de um estatuto epistemológico próprio da teologia ecumênica latino-americana, em seus elementos metodológicos e hermenêuticos.


FT 15: Povos tradicionais: religiosidade, festas e pajelança na Amazônia
Dr. Francisco Pinheiro de Assis - Ufac
Drª. Cydia de Menezes Furtado – Ufac
Dr. Carlos Paula de Morais – Ufac
Msª. Rogéria Gadelha dos Santos da Silva - Ufac
Drª. Soraia Batista Rodrigues - Faculdade Diocesana São José – FADISI

Ementa:
O fórum temático surgiu da necessidade do grupo de pesquisa em Religiões na Amazônia e da Especialização em Ciências das Religiões da Universidade Federal do Acre, em discutir os temas relacionados a Amazônia recorrentes nos trabalhos. A segunda versão do fórum temático é uma possibilidade que discentes e docentes têm em participar e apresentar suas pesquisas. E justifica-se a necessidade de manter o fórum temático para aprimorar o debate das religiões na Amazônia. Objetiva-se acolher os trabalhos que abordem as temáticas relacionadas à economia e às tomadas de decisões no ensino e nas religiões dos povos tradicionais, bem como à religiosidade popular, às festas religiosas e à pajelança cabocla. Pretende-se reunir inúmeros trabalhos que discutam os vários aspectos da religiosidade popular, as festividades religiosas, as tomadas de decisões do ensino nas aldeias, os rituais da pajelança dos povos tradicionais e os rituais de cura e benzedeiras. Este é um espaço para debates interdisciplinares, a junção dos vários trabalhos, as várias maneiras de compreender os diversos aspectos que abrangem a temática: as diversas interpretações da religiosidade dentro e fora das aldeias, a presença de elementos religiosos populares existentes na economia amazônica e de que maneira a inteligência artificial pode contribuir na propagação e manutenção da cultura dos povos originários. Realizando uma aproximação do universo da floresta, abordando lutas e resistências dos povos nativos ao longo dos séculos na Amazônia como maneira de garantir a sobrevivência da cultura e dos rituais religiosos e a própria sobrevivência dos grupos na floresta.


FT 16: Fronteiras do imaginário religioso
Dr. Amauri Carlos Ferreira - PUC Minas
Dr. Adail Sebastião Rodrigues-Júnior - UFOP
Dr. Célio de Pádua Garcia - Centro de Estudios de las Casas Instituto Superior Ecuménico de Ciências de las Religiones e do Instituto Ecumênico de Ciências de las Religiones (ISECRE)- Cuba
Drª. Soraia Aparecida Belton Ferreira - Centro Educacional Mineiro

Ementa:
O imaginário está situado entre os saberes, expressão cunhada por Gilbert Durand (1996) para configurar sua complexidade. Na sociedade brasileira, pesquisas sobre imaginário são raras, porém não inexistentes. Com o avanço de pesquisas trans e multidisciplinares, a relação com o imaginário tem se evidenciado, fato que permite, consequentemente, discutir com mais acuidade a construção do imaginário religioso em suas fronteiras epistemológicas, com vistas a também situá-lo no campo profícuo da interseccionalidade. Ademais, o advento da Inteligência Artificial (IA) convocou uma nova problematização para a construção do imaginário, tendo em vista o aperfeiçoamento de ferramentas e linguagens de acesso ao simbólico, provocando desafios à sociedade e às fronteiras do imaginário religioso. Com essas ponderações em mente, a proposta deste fórum temático é problematizar e compreender as fronteiras do imaginário no que se refere aos fenômenos religiosos, particularmente os brasileiros, e se há impactos da IA nas pesquisas sobre imaginário religioso e seu patrimônio material e imaterial. Este fórum temático pretende acolher comunicações de pesquisas e relatos de experiências que evidenciam a construção do imaginário religioso em temas como: religião e interseccionalidade, ensino religioso, tradições de matriz africana na diáspora, fenômenos religiosos, povos tradicionais, saberes decoloniais, estudos históricos, imaginário religioso e linguagens, imaginário religioso e inteligência artificial, entre outros.

ATENDIMENTO
SUPORTE

Se você tiver dúvidas ou solicitações referentes ao Congresso SOTER, envie abaixo seu pedido de ajuda:

Contato
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se