fotocesarkuzma

Cesar Augusto Kuzma (PUC Rio)

Presidente

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor de Teologia Sistemática no Departamento de Teologia da PUC-Rio – Graduação e Pós-Graduação. Nesta universidade leciona atualmente a disciplina de Escatologia, Sacramentos e Eclesiologia, e desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Escatologia, Eclesiologia/Laicato e Pastoral. Seus projetos de pesquisas são desenvolvidos correlacionando as áreas de escatologia, eclesiologia, cristologia e pneumatologia. Procura sempre discernir a partir da visão do cristão-Leigo e sua situação na Igreja e na sociedade. Dentre os vários autores estudados, o que mais se destaca é Jürgen Moltmann. Trabalha como assessor teológico-pastoral no CELAM (Departamento de Vocações e Ministérios), na CNBB (Comissão do Laicato), na CRB e em algumas Dioceses, também em grupos, movimentos, pastorais e comunidades eclesiais de base. É o atual Presidente da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). É palestrante e conferencista em instituições diversas. 

download-1-1

Maria Clara Lucchetti Bingemer (PUC Rio)

Vice-Presidente

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1989). Atualmente é professora titular no Departamento de Teologia da PUC-Rio. Durante dez anos dirigiu o Centro Loyola de Fé e Cultura da mesma Universidade. Durante quatro anos foi avaliadora de programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante seis anos foi decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Deus, alteridade, mulher, violencia e espiritualidade. Tem pesquisado e publicado nos últimos anos sobre o pensamento da filósofa francesa Simone Weil. Atualmente seus estudos e pesquisas vão primordialmente na direção do pensamento e escritos de místicos contemporâneos e da interface entre Teologia e Literatura.

download-1

Paulo Fernando Carneiro de Andrade (PUC Rio)

Primeiro Secretário

Possui graduação em Engenharia Mecânica Ênfase Nuclear pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma (1989). É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em regime de tempo integral. Entre outras funções exercidas em entidades científicas foi Presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), membro do conselho diretor da rede Globethics e vice-presidente do International Network of Societies for Cattholic Theology (INSeCT).Tem pesquisado na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática e Moral Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Teologia da Libertação, Fé e Politica, Doutrina Social da Igreja, e Ética Social Cristã.

 
img_2039-copia

Solange Maria Do Carmo (PUC Minas)

Segunda Secretária

Graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); graduação em Filosofia pela PUC-Minas; mestre em teologia bíblica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), doutora em Catequese pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); co-autora da Coleção Catequese Permanente, pela Editora Paulus; professora no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC-Minas e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA); sócio-membro da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciência da Religião).

 

alex-foto

Alex Villas Boas Oliveira Mariano (PUC Rio)

Tesoureiro

Pós-doutorado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (Roma) com a pesquisa sobre Elementos de uma Espiritualidade do Conflito: Análise sobre a concepção de Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola entre Karl Rahner e Hans Urs von Balthasar. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é Professor de Teologia no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). Foi coordenador do curso de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2015-2016). Professor convidado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) (2010-2011) e na Faculdade de Letras da Universidade de Aveiro, Portugal (2011-2014). Editor da Teoliterária ? Revista Brasileira de Literaturas e Teologias.Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Coordenador do Grupo de Trabalho de Religião, Arte e Literatura da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Coordenador da Sessão Temática de Religião, Arte e Literatura da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). Vice-presidente da Associação Latino Americana de Literatura e Teologia (ALALITE). Vice-líder do LERTE – Grupo de Pesquisa em Literatura, Religião e Teologia da PUC-SP (2010), registrado no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM). Membro do Centro de Estudos Literários, Fenômeno Religioso e Artes da Universidade Estadual de Campinas (CELTA – UNICAMP). Ainda como pesquisador atuou: no Centro Estudos Medievais Oriente e Ocidente, CEMOrOC da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), SOBRAL – Sociedade Brasileira de Logoterapia (desde 2006) na área de Logoterapia aplicada a Educação. Como Assessor Teológico é colaborador: do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Conferênica dos Religiosos do Brasil (CRB) e colaborador dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola no Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici e no Centro de Juventude e Vocações Anchietanum da da Companhia de Jesus, SJ. Assessor Teológico na Arquidiocese de São Paulo e na Arquidiocese de Sorocaba. Áreas de Interesse: Antropologia Teológica, Sentido da Vida, Teologia e Literatura, Ética Teológica, Mística e Práxis, Alteridade, Teologia da Cultura, Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com