Metodologia

Este é o 29º Congresso da SOTER. Pela seriedade com que abordam as questões da Teologia e das Ciências da Religião e pela solidez adquirida ao longo dos anos, os Congressos da SOTER tornaram-se uma referência para a área no Brasil. O fato de ser realizado na PUC Minas tem lhe dado um caráter mais acadêmico.

A parceria entre a SOTER e as Edições Paulinas continuará viabilizando a publicação do conteúdo dessas intervenções em forma de livro. Os Congressos da entidade abrem também espaço para a discussão das pesquisas feitas nas faculdades de Teologia e nos programas de pós-graduação em Teologia, Ciências da Religião e áreas afins, através de comunicações científicas.

Após a experiência dos últimos anos e levando em conta as diversidades de participações, os últimos Congressos, precisamente desde 2013, tiveram uma diferenciação na maneira de apresentação de comunicações científicas. Os Grupos de Trabalho (GTs), com caráter permanente, não necessitam passar a cada ano pela avaliação do Comitê Científico, são constituídos por pesquisadores/as que se comprometem a aprofundar a temática do Grupo, criando uma rede de pesquisa e debate, podendo organizar colóquios, seminários ou publicações fora do Congresso. Os Fóruns Temáticos (FTs), por sua vez, propõem a discussão de questões relevantes, relacionadas à temática geral do Congresso ou a temas importantes da área; não têm caráter permanente e necessitam apresentar a cada ano sua proposta, que será avaliada pelo Comitê Científico; são mais abertos aos diversos tipos de participação e, uma vez consolidados, podem se tornar GT. A animação de GTs e de FTs deve ser assegurada por no mínimo dois e no máximo três doutores/as vinculados/as a IES distintas. Haverá um Fórum de Iniciação Científica que acolherá comunicações de alunos/as de graduação e especialização com apresentação em pôster científico.

Os/as coordenadores/as de GTs e dos FTs aprovam as comunicações propostas, levando em conta os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora do 29º Congresso. A inscrição nos GTs e nos FTs se dará através da página de Eventos do Site da SOTER (http://www.soter.org.br). As comunicações aprovadas, cujos proponentes pagaram a taxa de inscrição, terão seus resumos publicados no Caderno de Resumos online do 29º Congresso com ISSN próprio. Para que haja publicação dos textos completos nos anais do Congresso no Portal da SOTER, com ISSN próprio, os textos (já formatados como indicado) deverão ser enviados até dia 27 de junho de 2016, aprovados pela coordenação dos GTs ou FTs e efetivamente apresentados.