Últimas Notícias
27/08/2021 Dia 31 de Agosto é o último dia para envio do texto completo

Lembramos que dia 31 de agosto, próxima terça-feira, é o último dia para o envio do texto completo de sua comunicação.

Caso ainda não tenha enviado seu texto, acesse a Área do Participante, no menu Comunicação clique no campo "Enviar texto" e faça o upload do mesmo.

Os textos só serão aceitos pela Área do Participante e dentro do prazo. Siga as normas contidas no menu Comunicações abaixo.

Leia toda a notícia
11/08/2021 Certificados disponíveis

Os certificados de participação e comunicação do 33º Congresso da Soter, estão disponível para donwload na Área do Participante.

Acesse sua Área, clique no menu Certificados e faça o download do seu. (Saiba como acessar, clique aqui!)

 

Leia toda a notícia
APRESENTAÇÃO
FINALIDADE DO EVENTO

33° Congresso Internacional da SOTER 

Religião, Laicidade e Democracia

Cenários e perspectivas

De 12 a 16 de julho de 2021

Formato on line, com transmissão pelo site do Congresso da SOTER

 

Ao trabalhar no seu 33° Congresso o tema “Religião, Laicidade e Democracia: cenários e perspectivas”, a SOTER procura trazer uma questão importante e relevante para o atual contexto. Entende que é importante produzir um discurso científico que leve em consideração as novas realidades que surgem na sociedade e que interpelam o pensar e o viver das pessoas. O avanço da pandemia da Covid-19 e a grave crise política que atinge o país nos exigem uma atenção especial, um compromisso frente a estas realidades. Por esta razão, o Congresso Internacional da SOTER em 2021, atende os seguintes objetivos:

  1. Oferecer uma análise do atual contexto social, político e religioso, com atenção à laicidade do Estado e à emergência de novos movimentos sociais, políticos e religiosos que interagem na configuração democrática. Dentro deste cenário, situar a perspectiva das religiões e a responsabilidade que possuem perante este quadro, e da teologia como fonte de interrogação.
  2. Fundamentar os entendimentos sobre a democracia e laicidade para, a partir disso, discutir a questão do Estado, a questão do Direito, aspectos relevantes às liberdades e a causa dos direitos humanos e da liberdade.
  3. Proporcionar uma reflexão sobre a responsabilidade das religiões no atual contexto social, político e religioso, com atenção à garantia do estado democrático e na defesa da laicidade do Estado.
  4. Oferecer um olhar prospectivo sobre o quadro atual, que se tornou mais grave por conta da pandemia da Covid-19, e neste olhar destacar o papel das religiões e da teologia dentro deste cenário e quais seriam as novas perspectivas que se abrem à sociedade.
JUSTIFICATIVA

O Congresso Internacional da SOTER está entre os mais tradicionais da Área de Ciências da Religião e Teologia no país, chegando, em 2021, à sua 33ª edição, o que demonstra a consolidação da sua proposta e a importante contribuição acadêmica que traz à sociedade, na especificidade do seu saber, sempre com temas atuais e de interesses urgentes para a sociedade. A cada ano, este Congresso reúne um número significativo de teólogos, cientistas da Religião, estudantes de pós-graduação e pesquisadores de áreas afins, tanto em nível nacional como internacional. Para 2021, o Congresso prossegue as discussões anteriores e mantém a preocupação de estar atento às urgências da sociedade. Por esta razão, tratará sobre “Religião, Laicidade e Democracia: cenários e perspectivas”. Hoje, percebe-se que a sociedade apresenta inúmeros desafios e que passa por profundas transformações. Neste cenário, é importante que as sociedades científicas, as universidades e os pesquisadores se posicionem sobre estes novos acontecimentos, na intenção de oferecer uma proposta reflexiva, que seja crítica, dialogal e construtiva. Este contexto convida a uma reflexão responsável, a partir de dados concretos que atingem o fator democrático e os direitos das pessoas, dentre eles, a liberdade, a laicidade e a questão religiosa. Visualiza-se hoje novas manifestações, novos gritos sociais e políticos, novos espaços de resistência e projeta-se uma transformação das estruturas e das instituições. É urgente pensar o papel da teologia e das religiões para um agir responsável, salvaguardando as garantias, os espaços e as liberdades, a fim de levantar pontos e práticas já existentes, mas também com a finalidade de oferecer novas perspectivas de atuação e investigação. A proposta deste Congresso investe em conferências com especialistas nacionais e internacionais, grupos de trabalho e fóruns temáticos, painéis e publicações.

CONTRIBUIÇÃO

Pela solidez adquirida ao longo dos anos, o Congresso Internacional da SOTER tornou-se uma referência para a Área de Ciências da Religião e Teologia no Brasil. É um momento de encontro dos diversos Programas de Pós-Graduação em uma sintonia que se fortalece com outros Institutos e Faculdades em nível de Graduação. Há uma troca entre pesquisadores mais experientes com novos pesquisadores que estão em formação. Há ainda o reflexo internacional, resultado da seriedade como são tratados os temas, sempre de grande relevância, e as diversas parcerias que se foram construindo ao longo dos anos com pesquisadores internacionais que participaram de outras edições destes Congressos. O fato de trazer sempre uma temática atual, como é o caso deste Congresso de 2021, que tratará a questão “Religião, Laicidade e Democracia: cenários e perspectivas”, favorece uma discussão sólida para com a sociedade contemporânea, que pode se beneficiar de suas discussões através das apresentações, publicações e outros meios de divulgação dos resultados construídos. A sua relevância está em lançar novas luzes para a recente história brasileira e latino-americana, algo próprio da natureza da SOTER e de sua origem. A temática de 2021 convida a olhar com profundidade para o atual contexto e, em várias perspectivas, procura apresentar reflexões consistentes. Este Congresso será uma oportunidade para a divulgação de pesquisas, trabalhos vinculados a elas, troca de aprendizado entre pesquisadores e alunos, nacionais e estrangeiros.

HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES

A SOTER, Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, fundada em 1985, realiza a cada ano um Congresso com um tema relevante e importante para a Área do saber que lhe é própria, o universo teológico-religioso, mas também com forte preocupação e responsabilidade para com as demandas da sociedade, em geral, e da sociedade brasileira, em particular. Todos os anos, seus congressos formam um fórum privilegiado para o debate, atraindo estudiosos e pesquisadores do Brasil e do exterior. Esta será a trigésima terceira versão deste evento. Nos últimos anos, os congressos da entidade têm sido realizados na PUC Minas, a partir de uma parceria, reforçando um perfil ainda mais acadêmico ao que se propõe. Os últimos congressos trataram sobre os seguintes temas: As Religiões e a Paz Mundial (2010); Religião e Educação para a Cidadania (2011); Mobilidade Religiosa. Linguagens – Juventude – Política (2012); Deus na sociedade plural. Fé – Símbolos - Narrativas (2013); Espiritualidade e Dinâmicas Sociais: Memória – Prospectivas (2014); Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos (2015); Tempos do Espírito: Inspiração e discernimento (2016); Religiões em Reforma: 500 anos depois (2017); Religião, ética e política (2018); Decolonialidade e práticas emancipatórias: novas perspectivas para a Área de Ciências da Religião e Teologia (2019). O último congresso obteve grande participação, ultrapassando o número de 500 pessoas, com cerca de 361 comunicações científicas apresentadas. Cada congresso leva à publicação de um livro com as principais conferências, além dos Anais e do caderno de resumos com ISSN próprios, disponíveis no portal da SOTER na internet.

ORGANIZAÇÃO

Diretoria

PRESIDENTE – Dr. Cesar Augusto Kuzma

VICE-PRESIDENTE – Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer

1° SECRETÁRIO – Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade

2ª SECRETÁRIO – Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães

TESOUREIRA – Dra. Andreia Cristina Serrato

 

Secretária

Lídia Regina Barbosa do Carmo Duarte (Secretária da SOTER)

 

Presidente da Comissão Organizadora

Dr. Cesar Augusto Kuzma

CARTAZ DO CONGRESSO

 

A imagem pretende representar o tema como perspectiva mais que como panorama contextual. Isto e?, na?o pretende ser a radiografia de um grito recente, mas sim uma foto de um panorama possi?vel. Sem, pore?m, se alienar da realidade.

A composic?a?o apresenta tre?s figuras principais.

  1. 1)  A Democracia.
    A imagem feminina grande, central, que carrega um galho sobre o qual va?rios pa?ssaros esta?o emitindo cada um a pro?pria voz e? a alegoria da Democracia que promove a diversidade de vozes, a simultaneidade de opinia?o, Democracia como garantia de diferenc?a e variedade. Ela e? composta por partes de diferentes cores, e os pa?ssaros tambe?m representam diferentes espe?cies, isso salienta ainda mais o conceito de possi?vel pluralidade na unidade.

  2. 2)  A religia?o.
    A faixa esquerda que a partir das ondas e a estrela desce ate? a base da composic?a?o representa a bagagem religiosa da humanidade, incluindo as tradic?o?es espirituais, as igrejas, os dogmas, que de cima se aproxima a? humanidade num movimento descendente. Este movimento se condensa plasticamente na figura do frei e da freira, os dois definindo a parte contemplativa e ativa do ser religioso que serve o ser humano na alma e no corpo.

  3. 3)  A laicidade
    A faixa curva prossegue de baixo para cima, de esquerda para direita, numa seque?ncia ri?tmica de cenas: a ma?e com a crianc?a, uma educadora, um me?dico com um cadeirante, um trabalhador da construc?a?o (meta?fora do progresso); um mu?sico (meta?fora da liberdade expressiva); uma fami?lia. A vagueza e neutralidade das cores da faixa direita e? substitui?da por uma textura de casas: o ambiente coletivo feito de organizac?a?o e caos.

    A consona?ncia de cores e formas, por si, simboliza o desejo de harmonia entre grupos diferentes.
    O trac?o fluido identifica a facilidade dos grupos se misturarem, mas tambe?m evoca a beleza de tender a uma positiva convive?ncia.

    Ao mesmo tempo as luzes e os contrastes definem firmemente os contornos, revelando de forma subliminar a grande urge?ncia de religia?o e laicidade se responsabilizarem para salvaguardar a liberdade, as garantias, os espac?os peculiares de cada um, evitando ingere?ncias abusivas que possam danificar a sociedade e seu rosto de democracia.

Sergio Ricciuto Conte

 

Créditos:

Ilustração: Sergio Ricciuto Conte

Diagramação: Tiago Parreiras - Seth Comunicação

PROGRAMAÇÃO
TRANSMISSÃO AO VIVO

Formato online, com transmissão pelo site do Congresso da SOTER:

Acessível somente para pessoas inscritas no Congresso.

Saiba como acessar o Auditório Virtual

12 DE JULHO (SEGUNDA-FEIRA)

10h - Reunião da Diretoria

14h - Reunião da Diretoria com os Conselheiros Regionais

16h - Reunião com a secretaria, comissão de organização e demais comissões

13 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)

8h - Abertura e Momento cultural – acolhida aos participantes em sala virtual

8h30 - Abertura oficial do 33° Congresso

9h - Conferência: Religião, laicidade e democracia: cenários
Conferencista: Dr. Pedro Ribeiro de Oliveira – REFEP/Brasil

10h30 - Intervalo

11h - Conferência: Religião, laicidade e democracia: perspectivas filosóficas
Conferencistas: Dr. Roberto Romano – UNICAMP/Brasil

12h30 - Fim das atividades do dia

14 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)

8h - Abertura dos trabalhos e acolhida dos participantes em sala virtual

8h15 - Momento cultural

8h30 - Conferência: Laicidade e Democracia
Conferencista: Boaventura de Sousa Santos – Universidade de Coimbra/Portugal

10h - Intervalo

10h30 - Painel: Democracia, Laicidade e Direitos Humanos
Conferencista: Frei Betto – SP/Brasil
Conferencista: Dra. Jucimeri Isolda Silveira – PPGDH-PUCPR/Brasil

12h - Intervalo – Almoço

13h30 - GTs / FTs / Comunicações
GT = Grupo de Trabalho
FT = Fóruns Temáticos
(Espaço destinado para divulgação de pesquisas, composição de mesas redondas, fóruns de discussão e apresentação de trabalhos/comunicação)

16h30 - Intervalo

17h - Reuniões dos Regionais da SOTER: Regional Norte, Regional Nordeste, Regional Centro-Oeste, Regional São Paulo, Regional Sudeste e Regional Sul

19h30 - Evento celebrativo: 50 anos da Teologia da Libertação
Pela SOTER – Maria Clara L. Bingemer – Brasil
Pela AMERINDIA – Sergio Torres – Chile
Pelo FMTL – Roberto E. Zwetsch – Brasil
Pela ASETT/EATWOT – Geraldina Céspedes Ulloa – México
Moderação: Marcelo Barros – Brasil

15 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

8h - Abertura dos trabalhos e acolhida dos participantes em sala virtual

8h15 - Momento cultural

8h30 - Conferência: A responsabilidade das igrejas cristãs na sociedade de hoje – perspectiva teológica
Conferencista: Dra. Serena Noceti – Facultà Teologica dell’Italia Centrale/Itália

10h - Intervalo

10h30 - Painel: Ecologia integral e economia: responsabilidades para com a Casa Comum
Conferencista: Dr. Afonso Tadeu Murad – FAJE/Brasil
Conferencista: Dr. Ladislas Dowbor – PUCSP/Brasil

12h - Almoço

13h30 às 16h30 - GTs / FTs / Comunicações
GT = Grupo de Trabalho
FT = Fóruns Temáticos
(Espaço destinado para divulgação de pesquisas, composição de mesas redondas, fóruns de discussão e apresentação de trabalhos/comunicação)

16h - Intervalo

16h30 às 18h30 - Reunião dos Sócios da SOTER

18h30 - Intervalo

20h - Prêmio SOTER/Paulinas de teses – Afonso Maria Ligório Soares Prêmio SOTER – João Batista Libanio

20h30 - Conferência: Do vencedor do Prêmio SOTER – JB Libanio

16 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

8h - Abertura dos trabalhos e acolhida dos participantes em sala virtual

8h15 - Momento cultural

8h30 - Conferência: A responsabilidade das religiões na defesa da laicidade do Estado e da Democracia
Conferencista: Dra. Ivone Gebara – SP/Brasil

10h - Intervalo

10h30 - Painel: Religião, Laicidade e Democracia: perspectivas
Conferencista: Dra. Isabel Varanda – UCP/Portugal
Conferencista: Dr. Rudolf von Sinner – PUCPR/Brasil

12h30 - Encerramento do Congresso

PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
INSCRIÇÕES
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Atenção: Não haverá inscrições durante o Congresso para os públicos:

Estudantes, Professores ou Público em Geral

O prazo máximo para inscrição foi até dia 09/07/2021

 

SÓCIOS DA SOTER:

Os sócios da SOTER que não realizaram sua inscrição e desejam participar do Congresso, deverão entrar em contato pelo Guichê Virtual,

clicando no botão Atendimento Online no canto inferiror direito desta página, para verificar a possibilidade de participação.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE DADOS
Aviso:
Informamos que usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência na navegação em nosso site. Ao utilizar nosso site, você concorda com essa utilização.
 

 
Termo de Autorização de uso de dados:
Ao me cadastrar para participação dos Congressos Soter, aceito compartilhar os meus dados pessoais e confirmo estar ciente de todos  os Termos de Uso de Dados da Soter para gerenciamento de seus eventos, conforme os termos descritos abaixo:
 
A) Armazenamento dos dados:
1. Estou ciente que os meus dados serão preservados pela Soter, para gestão do Congresso no qual me inscrevi e para futuros eventos que a instituição promova.
 
2. Os dados permanecerão salvos em segurança no banco de dados online contratado pela instituição (HostGator), que conta com conexão segura validada por selo de segurança SSL e monitoramento contra invasão de Malwares.
 
B) Utilização dos dados:
  1. O uso do meu nome completo, CPF, e-mail e endereço se destinam exclusivamente para gestão do evento e poderão ser utilizados para:
    1. Geração de boletos, recibos e comprovantes;
    2. Controle de presença no evento.
  2. O uso do meu nome completo:
    1. Emissão de Crachás, Credenciais e Certificados;
    2. Publicação em Caderno de Resumos, Programação e Anais, físicos ou digitais;
    3. Divulgação pública no site do Congresso, sobre a aprovação de sua proposta de comunicação enviada.
 
C) Compartilhamento e divulgação dos dos dados:
  1. Os dados não serão compartilhados com nenhuma outra empresa ou instituição, exceto se faça estritamente necessário para a realização do Congresso no qual me inscrevi, nas situações abaixo:
    1. Geração de boletos: Banco Santander, PagSeguro e PayPal
    2. Transmissão online e controle de presença digital: Zoom e PUC Minas
 
D) Comunicação e contato:
  1. Aceito o contato por e-mail, apenas para envio de mensagens de login, senha, boletos, comprovantes, certificados, ajuda ao usuário e notificações do sistema de evento, com comunicados expressamente voltados para informações relevantes ao evento no qual me inscrevi, excluindo o envio de propagandas diferentes desta natureza.
  2. O contato por telefone estará autorizado, somente se houver minha autorização expressa. 
  3. Autorizo o envio por e-mail de qualquer atualização nos Termos de Uso de Dados e poderei pedir o meu descadastramento, se  não concordar mais com novas políticas adotadas.
 
E) Exclusão dos dados:
  1. Tenho ciência que poderei pedir a exclusão dos meus dados a qualquer momento e que ao solicitar, não poderei mais participar dos eventos da instituição.
  2. A solicitação da exclusão dos dados, não concede o direito de reembolso do pagamento da taxa de inscrição.
 
 
Termos de aceite para participação no 33º Congresso Internacional da Soter:
1) Estou ciente que o Congresso será realizado por meio de transmissão online e somente inscritos com a inscrição paga terão acesso.
2) Na modalidade de inscrição paga, após a quitação do boleto, não terei direito à devolução do valor pago em caso de desistência;
3) Autorizo o envio de e-mails com informações exclusivamente direcionadas à realização do Congresso;
4) Autorizo a utilização dos meus dados pessoais para geração do boleto de inscrição, juntamente com o Banco Santander, PagSeguro ou PayPal;
5) Caso eu utilize câmera e ou microfone durante a transmissão e ative os equipamentos, concedo o uso da minha imagem e voz, sem fins comerciais, expressamente autorizado pelo o que segue:
a) Utilização e a publicação de minha imagem/foto/áudio nas redes sociais da Soter;
b) Gravação do 33º Congresso Internacional da Soter, que ocorrerá de maneira online, dos dias 12 a 16 de Julho de 2021;
c) Publicação das gravações mencionadas no item b acima, em anais digitais (se houver) e publicação no hotsite do Congresso ou site da Soter. As publicações serão de acesso aberto, não havendo portanto, previsão de qualquer pagamento de direitos autorais.
 
Atualizado em 18 de Agosto de 2021.
Acesse o Auditório Virtual para assistir ao Congresso (Somente para inscritos):
COMUNICAÇÕES
PROGRAMAÇÃO E CADERNO DE RESUMOS

Clique  > > Baixe o Caderno de Resumos das Comunicações

Clique  > > Acesse as programações das Comunicações

 

GRUPOS E FÓRUNS TEMÁTICOS

Grupos Temáticos:

GT 1 -  Filosofia da Religião

GT 2 - Exegese e Teologia Bíblica

GT 3 - Mística e Espiritualidade

GT 4 -  Teologia (s) da Libertação

GT 5 -  GT Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso

GT 6 - GT Protestantismos

GT 7 - Questões Cristológico-Pneumatológicas

GT 8 - Religião e Educação

GT 9 -  Religião, Arte e Literatura

GT 10 - Religião, ecologia e cidadania planetária

GT 11 - Religião, Política e Espaço Público

GT 12 - Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade

GT 13 - Teologia no Espaço Público e Contemporâneo

GT 14 - Religião, patrimônio cultural e turismo religioso

 

Fóruns Temáticos:

 

FT 1 - História do Cristianismo na América Latina e Caribe

FT 2 - “Progressos ecoteológicos”

FT 3 - Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas

FT 4 - Racismo Religioso e Educação

FT 5 - Espiritualidade como dimensão humana: diálogos entre a Psicologia e a Ciência da religião

FT 6 - Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade

FT 7 - Cristianismos e Contemporaneidade

FT 8 - Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas?

FT 9 - Gênero, religião e violências: questões contemporâneas

FT 10 - Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade

FT 11 - Juventudes e religiosidades: cenários e perspectivas

FT 12 - Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar

FT 13 - Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens

FT 14 - “Hermenêuticas da bíblia para tempos de pandemia”

FT 15 - Protestantismos em Diálogo

FT 16 - Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação.

FT 17 - A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião.

FT 18 - Novos movimentos religiosos e espiritualidades laicas

FT 19 - Teologias negras e resistências afrodiaspóricas

FT 20 - Iniciação Científica

 

EMENTAS GTS

1. Filosofia da Religião

Prof. Dr. Walter Salles 

Prof. Dr. Davison Schaeffer de Oliveira 

Prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal 

Ementa:

O GT de Filosofia da Religião da SOTER vincula-se aos interesses da pesquisa no campo de conhecimento que pretende desenvolver uma investigação de natureza filosófica sobre as questões relativas ao fenômeno religioso. Serão aceitos trabalhos de docentes de ensino superior (mestres e doutores) e de estudantes de pós-graduação stricto sensu, da área de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião. As comunicações deverão abordar temas referentes a um dos seguintes subgrupos temáticos, claramente identificados no envido das propostas: a) filosofia da religião e o problema de Deus, ou, b) pressupostos filosófico-conceituais da relação entre religião e contemporaneidade.

 

2. Exegese e Teologia Bíblica

Prof. Dr. Junior Vasconcelos Amaral 

Prof. Dr. Nelson Maria Brechó da Silva 

Prof. Drª. Rita Maria Gomes 

Ementa:

Este GT acolhe e inter-relaciona estudiosos da Bíblia e demais pessoas interessadas em temáticas bíblicas, proporcionando o compartilhamento de estudos, produções e ideias nesse campo, em vista a abrir e ampliar horizontes de abordagens, métodos de leitura, interpretações e recepção do texto sagrado, numa linha ecumênica e em diálogo com a contemporaneidade. Visando a excelência da qualidade dos trabalhos a serem acolhidos para discussão e posterior publicação no respectivo Congresso da Soter, o Grupo se reserva o direito de aprovar a inclusão em seus trabalhos tão somente daquelas propostas que representem real contribuição para o avanço dos estudos bíblicos, quer na área da Exegese, quer da Teologia bíblica.

 

3. Mística e Espiritualidade

Prof. Drª. Ceci Maria Costa Baptista Mariani 

Prof. Drª. Maria José Caldeira do Amaral 

Ementa:

O Grupo de Trabalho “Mística e Espiritualidade” tem como objetivo geral apresentar e debater os fundamentos teológicos e filosóficos presentes no atravessamento da linguagem utilizada para descrever a experiência mística como experiência direta de Deus. Em suas fontes originais, a pesquisa em torno da experiência mística e espiritual tem revelado conteúdos importantes pertinentes à tradição do pensamento ocidental nas múltiplas tradições que não se sustentam numa abordagem meramente psicológica, histórica ou sociológica e que, ao mesmo tempo, subsidiam essas mesmas abordagens. O Universo Simbólico e Narrativo supõe um campo fértil para a indagação de conteúdos teológicos fundamentais que trazem à tona o paradoxo e a fragmentação, não especificamente como conceitos negativos e correspondentes a campos contraditórios ao esforço dos pesquisadores frente à descoberta de sentidos e significados de uma configuração teológica espiritual, mas como conteúdos expostos a uma condição de pertencimento a essa mesma condição paradoxal e fragmentada, na qual se encontram os percursos atuais de apreensão da condição humana religiosa e sua realização no mundo. De modo mais específico, entendemos que a indagação principal desse grupo de trabalho implica no aprofundamento das fontes experienciais e textuais configuradas por experiências religiosas, espirituais e místicas que estão em constante debate com o desafio do mistério e seus desdobramentos, desdobramentos e desafios que insistem em serem eles mesmos fonte de conhecimento e episteme de si mesmos.

 

4. Teologia (s) da Libertação

Prof. Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista 

Prof. Dr. Francisco das Chagas de Albuquerque 

Prof. Dr. Benedito Ferraro 

Prof. Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães 

Ementa:

O GT TdL objetiva reunir pesquisadores (as) que investigam sobre as diversas formas de teologia contextuais que se compreendem como “da libertação”, que articulam teologia e libertação, a defesa da dignidade eco-humana, da justiça e da solidariedade, e de análise sobre as diversas colonialidades: do ser, do poder, do saber e da natureza. Também se abre, nessa perspectiva, às questões de metodologia e epistemologia teológica; às articulações entre mediações filosófico-científicas e hermenêuticas e as perspectivas praxísticas; aos embates com as ciências da religião, às mudanças de paradigma. Considera os novos sujeitos e lugares teológicos, assim como as diferentes categorias de análise como gênero, raça/etnia, além de classe social, privilegiando os mais diversos temas na perspectiva da libertação e do diálogo interdisciplinar e suas interfaces com o contexto atual de busca de ecumenismo, pluralismo e diálogo inter-religioso. O GT pretende acolher trabalhos que tenham a interconexão entre movimentos sociais, ciências sociais e teologia: leitura/interpretação teológica dos movimentos sociais, analisados e compreendidos em diálogo com as ciências sociais. Movimentos de resistência e de construção de alternativas como os que se reúnem no Fórum Social Mundial e o exercício da teologia no Fórum Mundial de Teologia e Libertação e das motivações teológicas em atuações pastorais junto aos movimentos sociais podem encontrar neste GT um laboratório fecundo e criativo.

 

5. Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso

Prof. Dr. Cláudio de Oliveira Ribeiro 

Prof. Dr. Gilbraz Aragão 

Prof. Dr. Roberlei Panasiewicz 

Ementa:

Diante do contexto culturalmente plural em que nos encontramos e que desafia as tradições religiosas, surgem, por um lado, movimentos intolerantes e fundamentalistas e, por outro lado, grandes oportunidades para o diálogo. Trata-se de reconhecer, no convívio com a diversidade, o que há de único e irrevogável em cada religião; ao mesmo tempo, é fundamental que se manifeste e se reflita sobre o dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões, mesmo daquelas expressões laicas e sem divindades. O diálogo “inter-religioso” que todas proporcionam faz repensar o compromisso ético das religiões com a paz mundial. O GT se propõe, então, a debater pesquisas sobre Pluralidade Espiritual e Religiosa, Tolerância e Diálogo.

 

6. Protestantismos

Prof. Dr. Ronaldo Cavalcante 

Prof. Dr. Wanderley Pereira da Rosa

Ementa:

O universo protestante tem passado por mudanças estruturais e conjunturais de significativa relevância. O surpreendente dinamismo do fenômeno evangélico, particularmente no Brasil e América Latina, exige reflexões multidisciplinares, forjadas especialmente no campo da Teologia e das Ciências da religião, em constante diálogo com outras áreas do saber. Nesse sentido, o GT Protestantismos recolhe perguntas e reflexões sobre o futuro do protestantismo, entre elas: o papel público da teologia, a identidade da teologia evangélica em relação à cultura brasileira, o universo multifacetado de teologias protestantes, a questão da confessionalidade em relação ao diálogo ecumênico e inter-religioso, os êxitos e fracassos das igrejas e teologias protestantes na tarefa de articulação da revelação de Deus no mundo.

 

7. Questões Cristológico-Pneumatológicas

Profª Dra. Áurea Marin Burocchi 

Prof. Dra. Aparecida Maria de Vasconcelos 

Prof. Dr. Paulo Sérgio Carrara 

Ementa:

O presente GT reúne pesquisadores/as empenhados/as em refletir e aprofundar a fecundidade mútua entre cristologia e pneumatologia enquanto raiz de toda tentativa de fazer teologia em contexto cultural plural. Nossa reflexão, que incide sobre os fundamentos da teologia, pretende suscitar e estabelecer diferentes tipos de diálogos que, em tempos de secularidade, descolonialidade e pluralismo religioso, favoreçam uma articulação coerente entre a pluralidade dos discursos sobre Deus (teologias) e a unidade do discurso cristão de Deus: sua autocomuniação no entre nós (Jesus Cristo - cristologia) e sua autocomunicação em nós (Espírito Santo - pneumatologia). Confrontando o pensamento e o discurso da teologia cristã com diferentes fenômenos contemporâneos, o GT acolherá propostas de comunicações que privilegiem articulações inter e transdisciplinares, onde as relações entre cristologia e pneumatologia apareçam como elemento estruturante da identidade cristã e, por isso, também do diálogo entre os cristãos (ecumenismo) e destes com os não-cristãos (diálogo inter-religioso).

 

8. Religião e Educação

Prof.ª Dr.ª Edile Maria Fracaro Rodrigues  

Prof. Dr. Marcos Vincius de Freitas  Reis 

Ementa:

Este GT organiza os estudos e pesquisa da relação entre religião e educação, campo que se abre sistematicamente aos pesquisadores de Teologia e de Ciências da Religião, assim como áreas afins. Com perspectiva interdisciplinar, sua intenção é compreender os diferentes processos de ensino e aprendizagem nos espações escolarizados e comunitários. Esse núcleo abrange temas como: ensino religioso, pastoral da educação, educação em diferentes espaços confessionais, diversidade cultural e religiosa, formação de professores ? continuada e inicial, catequese, formação de lideranças para movimentos e estudo dos diferentes segmentos escolares, entre outros, Tais elementos estão relacionados à compreensão e à transformação das práticas e conduções da vida e políticas educacionais apresentadas como plataforma para a ordenação e direção  das relações humanas com seu entorno (natureza, transcendência, alteridade).

 

9. Religião, Arte e Literatura

Prof. Dr. Antonio Geraldo Cantarela 

Prof. Dr. Carlos Ribeiro Caldas Filho 

Prof. Dr. Jefferson Zeferino 

Prof. Dr. Marcio Cappelli Aló Lopes 

Ementa:

O GT visa abrir um espaço de discussões sobre o papel da Arte e da Literatura no modo de pensar a questão religiosa. Giambattista Vico (1668-1744) apontara para as consequências de um “cartesianismo linguístico”, que explica o mundo se apoiando apenas em encadeamentos lógicos dedutivos, e com isso, distancia a natural relação entre linguagem e práxis, especialmente pela capacidade que a linguagem literária e artística tem de criar formas de unidade de percepção como núcleo organizador da sociedade, fomentando assim a vida comunitária. Deste modo este GT propõe que se discuta o papel da linguagem simbólica e narrativa, presente nas artes de modo geral e na literatura de modo específico, por suas respectivas capacidades de sensibilização a valores humanos e religiosos. O GT pretende ainda reunir pesquisadores/as de outras associações, e grupos de pesquisas ligados à programas de pós-graduação.

 

10. Religião, ecologia e cidadania planetária

Prof. Dr. Afonso Tadeu Murad 

Prof. Dr. Luiz Carlos Susin 

Prof. Dr. Sinivaldo Silva Tavares 

Prof. Dr. Carlos Alberto Motta Cunha 

Prof. Dr. André Luiz Rodrigues da Silva 

Prof. Dr. Marcial Maçaneiro 

Ementa:

O GT “Religião, Ecologia e Cidadania planetária” visa discutir questões teóricas e experiências relevantes da relação entre Religião, cuidado com a Terra e Novos Paradigmas, continuando o trabalho realizado desde 2011. Serão aceitas comunicações que (1) abordem questões teóricas no debate atual da Teologia, das Ciências da Religião e da Filosofia acerca do tema; (2) analisem experiências de formação da consciência ecológica/planetária, (3) apresentem dados de pesquisa empírica sobre o assunto; (4) reflitam sobre as imagens de Deus e a espiritualidade que afloram de práticas em favor da sustentabilidade e do Bem-Viver. O GT será realizado juntamente com o seminário dos grupos congêneres. Pede-se aos participantes que estejam conectados durante todo o tempo do GT, para enriquecer a discussão e realizar uma elaboração coletiva do conhecimento.

 

11. Religião, Política e Espaço Público

Prof. Dr. Rodrigo Coppe Caldeira 

Prof. Dr. Glauco Barsalini 

Ementa:

 

As relações entre religião, política e espaço público emergiram, nas últimas décadas, como um dos temas principais dentre os estudos do fenômeno religioso na contemporaneidade. No bojo das reflexões sobre o processo de secularização estão a emergência de novas formas de expressão religiosa e sua influência na esfera política das sociedades ocidentais, o que tem mobilizado muitos pesquisadores a refletir, inclusive, acerca dos novos papéis que os agentes religiosos desempenham no debate público. A questão da laicidade e o lugar que as religiões devem ocupar nesse debate são centrais para este Grupo de Trabalho, que visa, portanto, perscrutar e discutir, na sua abrangência, as questões que envolvem as relações entre a religião, política e o espaço público secularizado, tendo em vista concepções teóricas convergentes ou não entre si, com especial atenção àquelas que apostam na possibilidade de construção de um lugar religioso de caráter público junto ao Estado e às que, antagonicamente, questionam tal possibilidade, propondo um locus religioso fora dos limites do Estado.

 

12. Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade

Profª Drª. Zuleica Dantas Pereira Campos 

Prof. Dr . Luis Tomas Domigos 

Ementa:

Este grupo de trabalho pretende ser espaço de diálogo, análise e reflexão sobre as diversas percepções e abordagens do divino nas Religiões de Matriz Africana. Tem como objetivo explorar o contexto sócio-histórico e cultural em que as religiões de matriz africana se construíram no Brasil, não se limitando a reproduzir o passado, mas se desconstruindo e reconstruindo em interface com outras religiões, como o espiritismo, as religiões indígenas e o catolicismo, influenciando na formação no imaginário cultural e religioso do país.  Dessa forma, as diferenças étnico/religiosas no Brasil nos interpelam e nos induzem a reflexões tais como: de que forma as narrativas, memórias e símbolos são construídos e interpretados no “novo mundo” e em particular na sociedade brasileira? Como ocorrem as experiências com o divino, a concepção de Deus, na religiosidade das populações Afro-brasileiras e indígenas? Como se manifesta a espiritualidade e, quem é o Deus desta sociedade plural Africana, Afro-brasileira e Indígena? Por conseguinte, o GT analisará os diversos mitos, ritos, rituais e as interpretações simbólicas de Deus e do divino

 

13. Teologia no Espaço Público e Contemporâneo

Prof. Dr. Érico Hammes

Prof. Dr. Vitor Galdino Feller

Prof. Dr. João Décio Passos 

Prof. Dr. César Augusto Kuzma 

Ementa:

O GT aborda a Teologia enquanto Ciência da Fé que, ao refletir sobre os desafios da realidade, das relações sociais e internacionais, repensa os seus temas fundamentais e contribui para novas compreensões do papel da fé na sociedade atual. Como principais objetivos se propõe: 1) dialogar com os avanços científicos e tecnológicos; 2) propor uma compreensão transformadora da existência de fé no contexto político social do país; 3) trazer à consciência religiosa a necessidade de superação da violência em suas diferentes manifestações; 4) repercutir teologicamente os movimentos mundiais de correntes dos processos de globalização; 5) refletir a relação da religião e, portanto, da teologia, com a política.

 

14. Religião, patrimônio cultural e turismo religioso

Prof. Dr. Aurino José Góis 

Prof. Dr. Josimar da Silva Azevedo 

Prof. Dr. Tiago Tadeu Contiero 

Prof. Dr. Dener Antônio Chaves 

Ementa:

O patrimônio pode ser compreendido como um produto resultante do esforço de um determinado grupo para significar sua existência. Essa existência particular vai tecendo a rede intricada da história mais ampla da humanidade. Portanto, a preservação do patrimônio cultural e religioso de um grupo específico é fundamental para a compreensão da humanidade como um todo, enquanto experiência diversificada de distintos e variados modos de vida, ou seja, enquanto experiência plural e complexa. Resulta que, preservar um patrimônio cultural significa salvaguardar a arte manifesta materialmente e garantir as condições para que o grupo de pertença apresente e expresse o seu modo particular de existir. Este é o objetivo deste Grupo de Trabalho que irá focar suas reflexões a partir da articulação de três grandes realidades culturais e campos de conhecimento: a Religião, o Patrimônio Cultural e o Turismo Religioso. Os estudos e as pesquisas desenvolvidas estarão orientados prioritariamente para a compreensão dos fenômenos, suas possíveis articulações, entre si, e as potencialidades relacionadas ao desenvolvimento humano e social dos grupos envolvidos, seguidos de ações sociais e políticas que garantam sua valorização, reconhecimento e promoção. O GT tem também a pretensão de reunir pesquisadores das temáticas propostas numa rede articulada em torno de projetos comuns, sobretudo, àqueles protagonizados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pastoral da Cultura (NEPAC), organismo do Centro de Formação Avançada (ANIMA) e do Departamento de Ciências da Religião da PUCMinas.

EMENTAS FTS

1. História do Cristianismo na América Latina e Caribe

Dr. Mauro Passos/UFMG, Brasil 

Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral/UNICAP, Brasil 

Ementa:

Este Fórum Temático, promovido pelo Centro de Estudos em História da Igreja na América Latina (CEHILA-BRASIL), quer convidar pesquisadoras e pesquisadores que trabalham a História do Cristianismo numa perspectiva centrada nas práticas emancipatórias de cristãs e cristãos no continente latino-americano e caribenho. Atualmente, ainda se observa a permanência de traços eurocêntricos na historiografia sobre o Cristianismo latino-americano, corroborando com a continuação de processos de opressão, incrementados por uma produção histórica ainda pautada na desvaloração dos povos originários, na negação da importância dos negros na construção da nossa identidade cultural, bem como na consolidação de uma história androcêntrica revelando um aspecto importante nesse processo: o gênero. Torna-se premente o desenvolvimento de uma produção historiográfica que questione a história e, especialmente, o ensino de história na América Latina, por meio da interação das potencialidades da diversidade cultural.

 

2. Progressos ecoteológicos

Profa. Dra. Maria Teresa Cardoso (PUC-Rio) 

Prof. Dr. Matthias Grenzer (PUC-SP) 

Ementa:

Com a Carta Encíclica "Laudato Si´sobre o cuidado da casa comum" (2015) e a Exortação Apostólica Pós-Sinodal "Querida Amazônia" (2020), o papa Francisco, ao acolher a tradição milenar de sua Igreja Católica e valores defendidos por outras culturas e comunidades religiosas, apresentou as dimensões ecológicas da fé cristã. Houve, assim, o convite de "o povo de Deus e todas as pessoas de boa vontade" redescobrirem o quanto a atenção aos seres abióticos (ar, água, solo, calor), aos vegetais e aos animais é algo inerente à relação com Deus e à convivência com o próximo.

Em vista disso, o Fórum Temático aqui proposto procura pelos progressos ecoteológicos no âmbito da(s) ciência(s) que, criticamente, estudam a fé cristã. Visa-se, sobretudo, ao conhecimento das investigações recém-nascidas na Teologia Bíblica e na Teologia Sistemático-Pastoral. Com isso, instala-se um diálogo qualificado e comprometido, inclusive com a intenção de agregar um número maior de pesquisadores e pesquisadoras à questão em debate. Finalmente, sonha-se com uma compreensão ecoespiritual da realidade, sendo que a pessoa justa, ao "florescer como uma tamareira" (Sl 92,13), descubra aqueles progressos que não distanciam o ser humano de si mesmo e de Deus.

 

3. Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas

Profa. Dra. Maria Jeane Alves   - UFS, SE 

Dr. Marcus Tulio Caldas – UNICAP, PE/ 

Prof. Ms. João Everton da Cruz 

Ementa:

O FT tem como objetivo discutir e impulsionar pesquisas concluídas ou em andamento, no campo da psicologia e espiritualidade; psicologia e religião, religiosidade e espiritualidade no mundo moderno. Tendo como objeto de estudo a experiência do sagrado, transcendência da consciência e inconsciente espiritual. Busca ainda refletir sobre o comportamento religioso e a formação da consciência religiosa e as perspectivas entre espiritualidade, saúde e cura. Considerando a dimensão espiritual do ser humano procura enfocar as possibilidades do diálogo entre psicologia e ciências da Religião.

 

4. Racismo Religioso e Educação

Dr Amauri Carlos Ferreira 

Dra. Lilian Cristina Bernardo Gomes 

Dr Luiz Henrique Lemos da Silveira 

Dra. Sônia Missagia 

Ementa:

Uma sociedade historicamente construída por racismos estruturais é antidemocrática desde sua origem. O racismo como constituinte da sociedade brasileira  encontra diversas ações do Estado republicano, logo após a Abolição da escravidão em 1888, e se estende até os nossos dias. Esse fórum discutirá o binômio racismo religioso e educação na sociedade brasileira. Partimos do pressuposto que o racismo religioso, por ser um tentáculo do racismo estrutural, forma imagens negativas sobre o/a (s) outros (as). O objetivo geral desse fórum é compreender e discutir as diferentes formas de manifestação latente do racismo religioso, sua origem e extensão, como também práticas educativas de enfrentamento do mesmo. Acolheremos comunicações que contemplem a relação educação e racismo religioso, vivências de práticas racistas, experiências de enfrentamento ao racismo religioso.

 

5. Espiritualidade como dimensão humana: diálogos entre a Psicologia e a Ciência da religião

Dr. Prof. Reinaldo da Silva Júnior 

Dr. Prof. Henrique Marques Lott 

Ementa:

O FT propõe um estudo da espiritualidade a partir de um diálogo possível entre epistemologias da ciência da religião e da ciência psicológica, o objetivo é compreender o funcionamento desta dimensão de espiritualidade tanto na organização psíquica das pessoas como na estrutura social dos povos, observando os aspectos subjetivos e culturais da dimensão espiritual no ser humano. Para tanto precisamos pensar a relação deste conceito (espiritualidade) com expressões da experiência humana de transcendência como a arte, a religiosidade, a ética, a política.

No âmbito das reflexões propostas, também será abordada a questão do individualismo moderno e contemporâneo sob o ponto de vista de suas interações espirituais, culturais, psicológicas, sociais e políticas. Uma das questões centrais que será tematizada nesse caso está relacionada com a autonomia relativa que se desenvolveu após a modernidade e a suposta autossuficiência da ação do indivíduo, cuja origem remonta a um tipo de concepção religiosa que despertou um novo modo de ser-no-mundo através da interiorização da fé.

 

6. Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade

Doutor Waldir Souza 

Doutor Paulo Franco Taitson 

Mestra Thereza Cristina de Arruda Salomé D’Espíndula 

Ementa:

O conceito de saúde abrange a totalidade do ser humano, a dimensão espiritual que a integra tem particular relevância em nossos tempos. As práticas para o cuidado espiritual, especialmente em Cuidados Paliativos pedem a contribuição da Teologia e Bioética de modo a promover a qualidade de vida e a dignidade na morte. Em tempos de pluralidade e interculturalidade, assim como os cuidados médicos, o voluntariado e a atividade pastoral das confessionalidades religiosas precisam de fundamentos e propostas críticas que subsidiem um atendimento espiritual preparado e profissionalizado. Assim como todas as medicinas, o cuidado com a questão do espírito deve ser oferecido com o máximo de qualidade. Este contexto corresponde às pretensões da Política Nacional de Humanização (PNH) que considera a integralidade do cuidado como um de seus princípios, e que tem como diretriz o acolhimento. O Fórum Temático pretende reunir pesquisadores que atuem a partir desta perspectiva, direcionando seu debate e ampliação das ações que reflitam uma ética do cuidado. Portanto, “que sejam ultrapassadas as fronteiras, muitas vezes rígidas, dos diferentes núcleos de saber/poder que se ocupam da produção da saúde” (BRASIL, 2004) e sejam elaborados fundamentos bioéticos na atividade profissional guiada pelo prisma da fraternidade.

 

7. Cristianismos e Contemporaneidade

Prof. Dr. Carlos Flávio Teixeira  

Prof. Dr. Jean Carlos Zukowsk

Prof. Dr. Fábio Augusto Darius  

Ementa:

O conceito de Entzauberung der Welt, copiado de Friedrich Schiller por Max Weber para descrever uma sociedade tristemente burocratizada e secularizada pode ser percebido em sua essência também dentro do corpus da igreja cristã ocidental. A perda de perspectiva do processo histórico tem tornado o pós-moderno desmobilizado, hedonista e profundamente triste. Esse descaminho leva à uma crise de sentido e identidade, capaz de evocar desde sentimentos niilistas nietzschianos ou contundentes críticas como vociferadas por Feuerbach e pode residir no desprezo hodierno à Bíblia como norma segura e, por conseguinte, em Deus, que fornece segurança e sentido.  No entanto, o século XXI, é religioso, embora sob diferentes formas: enquanto, por um lado, forte influência espiritual de cunho orientalista arrebanha toda a sorte de cristãos desconstruídos, por outro, certas igrejas ditas cristãs apelam para práticas abertamente antibíblicas quem adoram o deus-mercado ao invés do Deus vivo. Dito isso, o presente Fórum Temático se propõe a analisar e refletir acerca de perspectivas históricas, teológicas e culturais de recepção do sagrado, bem como investigar os processos sócio-históricos, hermenêuticas e métodos originários do catolicismo e do protestantismo, com o intuito de relembrar ou propor característicos de sentido e significado do cristianismo na pós-modernidade.

 

8. Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas?

Dr.Ênio José da Costa Brito (PUC/SP) 

Dr.Claudio Santana Pimentel (PUC/SP) 

Dr.Roberto E. Zwetsch (PPG - Faculdades EST/RS )

Me. Selenir Gonçalves Kronbauer (Faculdades EST/RS) 

Ementa:

Nossas vidas e a vida do mundo mudaram radicalmente com a pandemia da Covid-19. É como se de uma hora para outra estivéssemos assistindo o “mundo parar” como na  música premonitória de Raul Seixas.  Muitas atividades deixaram de ser realizadas. Desde o anuncio da primeira morte em março de 2020 assistimos a uma escalada de negacionismo e irresponsabilidade oficial por parte do governo federal. A pandemia afetou profundamente o espírito das pessoas,  suas formas de sociabilidade, sua luta pela vida. A desgraça e a impiedade se abateram sobre o país, principalmente entre as pessoas mais pobres e vulneráveis As experiências religiosas foram afetadas por  esta desgraça sanitária, econômica e política. O tema aqui proposto tem por finalidade criar um espaço de reflexão e compartilhamento de ensaios, que possam lançar luz ou interpretação desse desastre humano, ecológico, social global sem precedentes. Como a pandemia nos afetou em nossas relações sociais, culturais,  espirituais? Que temos a dizer a partir de nossas pesquisas nos campos das relações religiosas e interculturais? Este FT acolhe propostas que venham a trazer à mesa dos debates algumas das nossas primeiras impressões e avaliações deste fenômeno global que mudará o curso da histórica recente e de nossas vidas.

 

9. Gênero, religião e violências: questões contemporâneas

Profa. Dra. Cassia Quelho Tavares 

Profa. Dra. Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon 

Dra. Maria Cristina S. Furtado 

Ementa:

Dentro do debate “Religião, Laicidade e Democracia”, temas tão importantes, na atualidade, é importante pensarmos em um mundo, na pandemia e na pós pandemia, o qual se possa viver dentro de uma ética onde a inclusão, o respeito e os direitos de todas as pessoas sejam respeitados. Pensando nisso, este fórum é um espaço de debate multi e transdisciplinar que abrange a teologia, as ciências da religião, a psicologia, a pedagogia, a sociologia, a antropologia, a história, a filosofia, entre outras. Nosso objetivo é abrir diálogo entre essas ciências e promover estudos sobre a violência e demais demandas de gênero, e da diversidade sexual.

Os trabalhos aqui apresentados deverão refletir essas temáticas, buscando novas práticas emancipatórias e fontes de pesquisas nas diversas áreas, sejam em espaços públicos, privados, religiosos ou não. Através das comunicações apresentadas e do debate sobre elas, poderemos trazer diferentes questões ligadas a gênero, diversidade sexual e religião, refletindo sobre novas perspectivas, tanto no campo acadêmico como na convivência comunitária e pastoral, a partir das mais diversas áreas do conhecimento.

 

10. Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade

Dr. Denilson Mariano da Silva 

Prof. Dr. Wilson Augusto Costa Cabral 

Prof. Me. Robson Ribeiro de Oliveira Castro 

Ementa:

O estatuto fundamental dos cristãos leigos/as está teologicamente enraizado na comum dignidade dos batizados/as, na eclesiologia “Povo de Deus”, porém há tarefas pendentes e a estas este Fórum objetiva dedicar-se: libertar as categorias teológicas elaboradas sob o impacto do clericalismo, distantes das raízes jesuânicas nos Evangelhos, na Igreja nascente e Patrística; libertar as estruturas eclesiásticas que impedem a plena maturidade dos leigos e limita suas iniciativas para uma efetiva atuação na Igreja e na sociedade; valorizar a piedade e a pastoral populares, onde se dá uma presença genuína do Espírito e pode se converter em chave hermenêutica para que a ação dos leigos/as se transforme em cultura; fomentar a produção intelectual e a contribuição específica das mulheres na Igreja e na sociedade; contribuir para a Animação Bíblica da Pastoral e para o cultivo de uma espiritualidade encarnada na realidade fundamentada em uma sólida formação bíblico-pastoral, que desperte e alimente o compromisso ético e moral dos cristãos; buscar interação com e nas redes sociais para alargar a presença evangelizadora da Igreja por meio de um protagonismo digital, afim de resistir às forças contrárias ao Evangelho nos ambientes virtuais.

 

11. JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS

Prof. Igor Adolfo Assaf Mendes

Prof. Joilson de Souza Toledo 

Prof. Bruno Marcio de Castro Reis 

Prof. Helder de Souza Silva Pinto 

Resumo:

Nos últimos anos com o crescimento da influência das redes sociais virtuais viu-se emergirem novas formas de sociabilidades e ativismos entre as juventudes. Por sua vez, a pandemia da COVID-19 tem agravado as desigualdades sociais também no campo da educação e ampliado os desafios para a construção do projeto de vida das pessoas jovens. No campo do trabalho, emprego e renda, as juventudes estão entre as faixas etárias mais afetadas. Os processos de transmissão da fé e as atividades pastorais precisaram se reinventar diante das impossibilidades colocadas pelo isolamento social. A forte entrada no mundo virtual reconfigura nossas práticas e nossas relações sociais e comunitárias. Nos embates sobre o Estado democrático e a laicidade do Estado, também destacamos a contribuição do pensamento e das práticas das juventudes. Em muitos destes processos percebe-se que a religião e seus mecanismos estão sendo usados para legitimar narrativas e práticas por vezes injustificáveis e desagregadoras do tecido social plural. O presente FT se propõe a acolher comunicações que versem sobre a interface entre juventudes e as religiosidades na contemporaneidade abrangendo áreas como educação, organização de coletivos, saúde mental, sociabilidades, movimentos religiosos, movimentos populares e esfera pública, visando debater essas produções acadêmicas em sua relevância.

 

12. Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar

Prof.ª Clélia Peretti 

Prof. Gleyds Silva Domingues 

Prof. André Phillippe Pereira 

Ementa:

A Teologia Prática apresentada no espaço da práxis teológica orienta-se para a realidade, a partir da perspectiva do fenômeno social, que emana das inter-relações mantidas e produzidas por homens e mulheres e visa compreender seu significado e suas expressões nas áreas da religião, história, educação, cultura e direito, por intermédio do estudo sobre a formação e constituição de identidades. Este Grupo de Trabalho se propõe refletir sobre o papel da teologia e suas implicações na formação a partir das análises sobre o pensar, agir e sentir de homens e mulheres na Igreja e no mundo. Aprofunda as tarefas da teologia diante das necessidades da vida quotidiana a fim de estabelecer, prevenir e dirimir conflitos. Analisa questões histórico, político, educacionais, religiosas e sociais e seu impacto nas estruturas que compõe a sociedade e a práxis na busca da justiça e na promoção dos direitos humanos. Neste GT, pensa-se a Teologia Prática em diálogo com as diferentes áreas do conhecimento, no sentido de compreender o processo de construção, formação e constituição social dos grupos humanos e das identidades. Assim, o GT recepciona pesquisas e ensaios no contexto interdisciplinar, envolvendo temáticas associadas à (ao) linguagem, cultura, gênero, educação, história, tradição, religião, direito e violência(s), que possam contribuir com as discussões sobre estes fenômenos no âmbito da práxis teológica.

 

13. Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens

Profa. Dra. Solange Maria do Carmo 

Prof. Me. Francisco Cornelio Freire Rodrigues 

Ementa:

Pela sua polifonia, a Bíblia oferece inúmeras possibilidades de leitura. Porém, considerando os diferentes contextos e os processos históricos de sua redação, pode-se afirmar que a sua mensagem é essencialmente libertadora e emancipatória, principalmente o Novo Testamento, centrado na práxis de Jesus de Nazaré. No entanto, tendo sido apropriada pelos mais diversos grupos hegemônicos ao longo da história, a Sagrada Escritura foi usada como justificativa para práticas abusivas de poder e dominação. Na América Latina, pode-se afirmar que a Bíblia foi utilizada como arma pelos sistemas colonizadores, e essa perspectiva persiste até hoje, principalmente nas assembleias litúrgicas, onde ela é proclamada e interpretada numa relação de poder. É, portanto, urgente que a leitura da Bíblia seja decolonizada e ajude a ecoar vozes silenciadas pelos poderes hegemônicos. O objetivo deste fórum é, pois, discutir e propor leituras emancipatórias da Bíblia (na catequese, na liturgia, nos círculos bíblicos, nas escolas dominicais, nas missões etc.), como a prática já consolidada da “leitura popular” e outras urgências que levem em conta questões como identidade de gênero e os direitos humanos em geral. Assim, contribuir-se-á para o resgate da essência emancipadora da Bíblia.

 

14. Hermenêutica da Bíblia para tempos de pandemia

Dr. João Luiz Correia Júnior 

Dr. Valmor da Silva 

Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi

Doutoranda Gláucia Loureiro de Paula 

Doutoranda Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento 

Ementa:

A pesquisa bíblica na América Latina tem dado oportunidade para excelentes hermenêuticas contextualizadas, enfrentando temas desafiadores no tempo que se chama “hoje”. Desde o surgimento da pandemia, em 2020, muitos questionamentos têm surgido do ponto de vista teólogico, escatológico e pastoral. Este FT tem como objetivo enfrentar esses questionamentos à luz da Bíblia, reunindo propostas de pesquisa em torno à Bíblia, Antigo e Novo Testamentos, a partir da temática geral do Congresso, “Religião, Laicidade e Democracia: cenários e perspectivas”. Nessa perspectiva ampla, podem ser apresentadas comunicações sobre livros ou perícopes da Bíblia, temas ou terminologias próprias, personagens ou perspectivas religiosas. A metodologia pode desenvolver pesquisas de tradução, exegese ou hermenêutica. O objetivo é reunir pessoas que se ocupam da pesquisa bíblica, para partilhar os resultados de seus estudos, em torno à temática do Congresso. Dada a relevância e atualidade do tema, a hipótese é de partilha e discussão em alto nível, em vista do aprofundamento e de possíveis publicações individuais ou conjuntas.

 

15. Protestantismos em Diálogo

Prof. Sidney de Moraes Sanches 

Profª. Elissa G.F. Sanches doutoranda 

Prof. Juscelino Silva doutor 

Ementa: 

O FT “Protestantismos em diálogo” reflete a respeito de temas teológicos à luz da tradição da teologia protestante e evangélica, considerando o impacto delas para a América Latina e para o Brasil. Serão aceitas comunicações que abordem assuntos vinculados à: 1) Sistemática protestante, tais como Trindade, revelação, criação, pecado, graça, justificação, escatologia, Reino de Deus, igrejas, espiritualidade, esperança; 2) Questões atuais que façam uma interface com a teologia protestante e evangélica e a justiça, a política, a pós-modernidade, a situação atual de pandemia e o pensar Deus em perspectiva contemporânea; 3) Apresentação do pensamento de teólogos(as) da tradição protestante e evangélica. O FT será realizado simultaneamente com o Grupo de Pesquisa “Protestantismos em Diálogo” da FAJE. Espera-se dos participantes e apresentadores uma presença virtual constante, que venha a contribuir e gerar novos horizontes acera dos temas propostos. 

 

16. Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação.

Profª. Giseli do Prado Siqueira (PUC-MINAS) 

Prof.ª Ângela Cristina Borges (UNIMONTES) 

Ementa:

Os desafios impostos pela Modernidade tais como o racismo religioso e as intolerâncias religiosas exigem enfrentamentos onde o diálogo intercultural emerge como imperativo ético. Fundamentalismos e, violências como o epistemicídio afro-religioso fomentam, em direção contrária, o erguimento de movimentos libertários e descolonizadores que vislumbrem as tradições de matriz africana enquanto guardiãs de uma humanidade dada à coletividade e ao diálogo. A interculturalidade, para além da funcionalidade, é proposta para uma educação libertadora, em especial para o componente curricular do Ensino Religioso, que tem como objeto o conhecimento religioso, visando favorecer o reconhecimento, o respeito às histórias, memórias, crenças, convicções e valores de diferentes culturas, tradições religiosas e filosofias de vida. Estimulando a formação de uma postura dialogal, de abertura ao Outro que alicerçam distintos sentidos e significados de vida. Nesta perspectiva se insere este fórum temático que visa incentivar e debater estudos que articulem as Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação, interpelações críticas, libertadoras e descolonizadoras.

 

17. A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião

Prof. René Dentz 

Prof. Adriani Milli Rodrigues 

Prof. Paulo Couto Faria 

Ementa:

Paul Ricoeur sempre procurou delimitar bem os temas filosóficos e teológicos e constantemente negar a nomeação de “filósofo cristão”, mantendo equidistante a sua confissão de fé e o procedimento filosófico. Parece, dessa forma, ser a filosofia a grande tarefa e instrumento do filósofo francês. Por outro lado, o mesmo abordou temáticas que são, por ele mesmo, chamadas de fronteiriças, tais como a Esperança e o Mal. Trata-se de temas que darão suporte a uma preocupação tardiamente estruturada por Ricoeur, aquela referente à problemática do perdão. Este também se mostra como um tema de fronteira e como um horizonte de sua obra. A Esperança é abordada em Histoire et Vérité (1955) como uma “afirrmação originária”, ou seja, há uma primazia ontológica do ser sobre o nada ou da afirmação sobre a negação. Todavia, a função da esperança é apenas de impacto, não podendo ter nenhum papel substantivo na reflexão filosófica. Filosofia e Teologia são discursos irredutíveis um ao outro e, por isso mesmo, devem manter as suas diferenças epistemológicas claras. Além disso, menciona alguns problemas que se põem no ponto de interseção entre o filosófico e o teológico, e que para o primeiro constituem ao mesmo tempo uma fonte e um tema. Entre eles, há dois aos quais deu uma atenção particular através de toda a sua obra: o desafio do mal e da esperança. É justamente devido à sua reflexão sobre a esperança que o filósofo francês propõe renovar o problema da relação entre filosofia e teologia, posto comumente em termos de razão e fé. O problema da esperança, que representa a um tempo uma fonte e um tema da hermenêutica e da crítica filosóficas, concerne também e sobretudo a finalidade mesma da tarefa filosófica, como a da teologia. Com efeito, a esperança é o ponto de fuga e o horizonte do cumprimento das duas disciplinas.

 

18. NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS

Me. Claudia Danielle de Andrade Ritz (PUC Minas)

Dr. Clóvis Ecco (PUC Goiás)

Dra. Daniela Cordovil Corrêa dos Santos (UEPA)

Dr. Fábio Stern (PUC SP

Dr. Flávio Senra (PUC Minas)

Dr. Omar Lucas Perrout Fortes de Sales (PUC Goiás)

Dr. Silas Guerriero (PUC SP) 

Ementa:

Este FT tem como objetivo acolher trabalhos que busquem compreender as características assumidas por indivíduos e grupos religiosos na sociedade contemporânea, a partir de diferentes perspectivas teóricas no âmbito da Ciência da Religião. Almeja lançar luzes sobre as bricolagens e interlocuções feitas pelos novos modos de lidar com a espiritualidade, as denominadas espiritualidades laicas– entre as quais o advento dos sem- religião, nova era e dos novos movimentos religiosos – e os processos de privatização da religião. Pretende-se reunir tanto trabalhos que lidam com dados empíricos, como também aqueles que levantam questões teóricas pertinentes, suscitando o diálogo com outras ciências. Serão aceitas comunicações decorrentes de pesquisa sobre as novas formas de espiritualidade, os “novos movimentos religiosos” e as transformações, arranjos, rearranjos, diálogos e interlocuções feitas no âmbito das espiritualidades não religiosas com vistas à constituição de sentido.

 

19. TEOLOGIAS NEGRAS E RESISTÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS

Profª. Cleusa Caldeira 

Prof. Luis Carlos Marrero Chasbar

Prof. Charlisson Silva de Andrade 

Prof. Wallace Soares da Cruz 

Ementa:

A Teologia Negra surgiu em meados do século XX, como um movimento de resistência da comunidade negra cristã diante da opressão racial e da supremacia branca, promovendo uma hermenêutica teológica contextual e dialética, inovando no que diz respeito aos sujeitos teológicos, às fontes e à metodologia. Este Fórum quer ser um espaço de interlocução horizontal entre razão teológica e pensamento afrodiaspórico, objetivando iluminar os processos de libertação negra e as possíveis relações com o sagrado, a fé, a espiritualidade e a religião; visto que a ideia de raça e de racismo continua sendo o eixo principal do padrão de poder colonial, incidindo no epistemicídio, invisibilizando hermenêuticas bíblicas e narrativas outras sobre “Deus” que não se adequem a modelos hegemônicos. Deseja-se pensar questões múltiplas sobre a Teologia Negra, desde epistemológicas às históricas, políticas e culturais relacionadas à comunidade afrodiaspórica e africana. Isso implica em uma interlocução interdisciplinar para que a Teologia Negra possa dar conta de seu caráter de "narrativas" e/ou registros da caminhada do povo negro com Deus, daí o interesse pelas resistências afrodiaspóricas como uma das fontes principais da Teologia Negra. Neste sentido, além de enfocar a Teologia Negra como “objeto” de estudo, busca-se ressaltar o seu caráter hermenêutico de interpretar a realidade.

 

FT 20 Iniciação Científica

Coordenadores:
Dra. Rita Cássia Rosada Lemos
Ms. Dayvid da Silva

Ementa:
O presente FT tem por objetivo propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação (atualização e especialização), assim como a bolsistas de Iniciação Científica, um espaço para apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas dentro da temática geral do Congresso. Com isto, favorecer-se-á a divulgação de suas pesquisas, bem como propiciar-se-ão o aprimoramento e amadurecimento da capacidade de investigação e da participação em ambiente acadêmico.

 

CRITÉRIOS PARA O ENVIO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÕES

Deverão ser observados os seguintes critérios para o envio de propostas de comunicações aos GTs e aos FTs:

1. A participação em GT implica compromisso de participação em todas as atividades do GT. A participação em FT não necessariamente implica a participação em todas as atividades do Grupo;

2. A Comunicação inscrita deve ser de autoria do (s) proponente (s), original e inédita (não foi apresentada em outro evento);

3. Atividade de orientação de Comunicação entre professor e aluno não caracteriza coautoria (resumo e texto final). Para que esta ocorra os proponentes deverão ser efetivamente autores;

4. As Comunicações em coautoria que não tiverem, na apresentação, a presença e a participação dos autores serão canceladas;

5. É vedada a apresentação de mais de uma comunicação pelo mesmo proponente, seja individual ou em coautoria.

6. Os resumos deverão vir corrigidos e erros comuns desclassificarão a proposta apresentada;

7. Quantidade de palavras: O resumo deve conter entre 150 e 500 palavras, o título da comunicação máximo de 15 palavras e o minicurrículo dos proponentes no máximo de 300 palavras.

8. Após aprovação da comunicação (verificar data limite para aprovação na agenda do Congresso) caso não seja efetuado o pagamento da inscrição até data limite estabelecida e divulgada pela Comissão Organizadora, a proposta não constará no Caderno de Resumos e não poderá ser apresentada;

9. A Coordenação do GT e do FT se reserva o direito de não publicar os textos completos que não estiverem de acordo com as normas definidas de publicação e/ou tenham qualidade teórica, analítica ou metodológica considerada insatisfatória.

FORMATO DOS TEXTOS COMPLETOS

FORMATO DOS TEXTOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO CONGRESSO DA SOTER

1. Os textos completos deverão ser enviados até data limite estabelecida pela Comissão Organizadora e divulgada na agenda do Congresso. Só constarão nos anais do Congresso os textos efetivamente apresentados.

2. Números de páginas: até 8 páginas, incluindo as referências.

3. O texto deve ter a seguinte estrutura:

- título da comunicação - Fonte: Times New Roman, tamanho 12, centralizado;

- nome do (s) autor (es): itálico, fonte Times, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco (*), na primeira página, contendo: maior titulação do autor, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail. 

- resumo (segundo padrão do resumo submetido e aprovado);

- palavras-chave (entre 3 e 5);

- Introdução;

- Corpo do texto (com as diversas partes do artigo, como tópicos numerados: 1, 1.1, 2., 2.1...);

- Conclusão;

- Referências. 

4. A Formatação deve seguir os seguintes parâmetros:

- A4, margens (superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm);

- fonte: Times New Roman, Tamanho: 12; 

- espaço entre linhas 1,5;

- parágrafo com recuo de 1,25 cm;

- editor de texto Microsoft Word ou compatível;

- tópicos numerados e subtítulos: Times, tamanho 12;

- As citações deverão ser feitas no corpo do texto da seguinte forma: (SOBRENOME, ano, página = LIBANIO, 2012, p. 15) ou Sobrenome (ano, página) = Libanio (2012, p. 15);

- as citações com mais de três linhas, sem aspas, terão recuo a 4 cm, tamanho 10, espaço simples;

- as referências (não usar bibliográficas ou bibliografia), ao final do texto, em ordem alfabética, deverão obedecer ao seguinte padrão:

- Livro: 

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. 

- Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. páginas xx-yy.

- Artigo:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (página) páginas (x-y), (mês e) ano. 

- Documentos eletrônicos:

SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: . Acesso em: dia mês (abreviado em três letras = mar.), ano.

5. Serão aceitos somente os textos em formato DOC ou DOCX (Word).

6. Prazo final para envio do texto completo: 31 de agosto de 2021. A submissão deve ser pela Área do Participante, no menu Comunicação.

PROPOSTAS APROVADAS
Adauto Guedes Neto Teologia (s) da Libertação TEOLOGIA DA ENXADA: 50 ANOS DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO (1969-1971) Aprovado Aprovado
Adelaide de Faria Pimenta Religião, Política e Espaço Público DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DOS “MIL ANOS DE FELICIDADE”: promessas de um paraíso digital transumanista Aprovado Aprovado
Ademilson Tadeu Quirino Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar A escuta litúrgica da Escritura em tempos de pandemia Aprovado Aprovado
Adenilton Moises da Silva

Coautores
- Ana Margareth Manique de Melo
Mística e Espiritualidade A Ciência da Cruz em Edith Stein Aprovado Aprovado
Adriani Milli Rodrigues A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião Conceitos preliminares de alteridade em Paul Ricoeur Aprovado Pendente
Adriano Carvalho Viana

Coautores
- Rosana de Paulo
A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião O TEMPO EM AGOSTINHO E A MEMÓRIA EM RICOEUR: UMA ABORDAGEM TEOLÓGICA E FENOMENOLOGICA DO CANTO GREGORIANO E A NARRATIVA Aprovado Pendente
Adriano Cézar da Conceição Pinheiro Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas A empatia na espiritualidade de Edith Stein: a abertura ao humano e ao Divino Aprovado Aprovado
Adriano Vilela Alves Religião, ecologia e cidadania planetária A religião como protagonista de um novo despertar da humanidade para enfrentar a crise ambiental Aprovado Aprovado
AFONSO TADEU MURAD Religião, ecologia e cidadania planetária Por que retirar o investimento das Igrejas em ouro? Aprovado Aprovado
Alair Oliveira Ferreira Naves Religião, Arte e Literatura PACTO E EXORCISMO NO CORDEL DA MULHER QUE ENGANOU O DIABO. Aprovado Aprovado
Alecsandra Pina de Oliveira JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS ESPIRITUALIDADE JUVENIL EM CONTEXTO URBANO GOIANO: um olhar a partir das instituições teresianas Aprovado Pendente
Alessandra Maria da Silva Gomes Racismo Religioso e Educação A minha cor é o invisível: infância, educação, direitos humanos e negritude. Aprovado Aprovado
Alex da Silva Mendes

Coautores
- Alex da Silva Mendes
Protestantismos Esperança no horizonte do reino de Deus Aprovado Aprovado
ALEX VILLAS BOAS Teologia (s) da Libertação Método Latino Americano e Ciências Humanas Aprovado Aprovado
ALEXANDRE BORATTI FAVRETTO Questões Cristológico-Pneumatológicas A virada pneumatológica em cristologia e sua incidência na reflexão teológica sobre as religiões Aprovado Aprovado
ALEXANDRE FRANK SILVA KAITEL Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade Dificuldades vivenciadas no desenvolvimento mediúnico na Umbanda. Aprovado Aprovado
Alexsandro Melo Medeiros Mística e Espiritualidade O fenômeno místico como uma forma evolutiva de superconsciência em Pietro Ubaldi Aprovado Aprovado
ALINE AMARO DA SILVA Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Fratelli Tutti e Teologia da Amizade: tecendo uma Intellectus Amicitiae para tempos digitais e pandêmicos Aprovado Pendente
ALLAN DA SILVA COELHO Teologia (s) da Libertação Itinerário pedagógico antifetichista na crítica dos ídolos da morte: Diálogo entre Francisco e Paulo Freire Aprovado Aprovado
Allan Zukowski Heyer Iniciação Científica A Experiência da Salvação Através do Santuário no Livro de Salmos Aprovado Pendente
Aloisio de Melo Sousa Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar DESAFIOS MORAIS DO ANÚNCIO DO EVANGELHO NA FORMAÇÃO PRESBITERAL Aprovado Aprovado
AMALIA FONTE BASSO Teologia (s) da Libertação Religião como crítica em Enrique Dussel Aprovado Aprovado
Amarildo José de Melo Teologia (s) da Libertação Questão de Gênero e Sistema Penitenciário. Uma questão de ética e Justiça. Aprovado Aprovado
Ana Beatriz Dias Pinto

Coautores
- Luciana Soares Rosas
Religião, Arte e Literatura Martírio, justiça e libertação na Ave-Maria: a reverberação da teopoética de Pedro Casaldáliga Aprovado Aprovado
Ana Carolina Kerr Neppel Mariano Mística e Espiritualidade O papel da música experiência mística do Sufismo, durante a dança do sama" e na recitação do zikr Aprovado Pendente
Ana Maria de Sousa Espiritualidade como dimensão humana: diálogos entre a Psicologia e a Ciência da religião “NOSSA SENHORA APARECEU E ME SALVOU”: EXPERIÊNCIAS MÍSTICAS COM A MÃE DE JESUS Aprovado Aprovado
Anderson Cerri Novaes Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar Contribuições da Missologia para a Teologia Prática: o conceito da Missio Dei Aprovado Pendente
Anderson Frezzato Gênero, religião e violências: questões contemporâneas A violência da contra a mulher a partir das Conferências do Episcopado Latino-Americano e Caribenho Aprovado Aprovado
André Anéas Mística e Espiritualidade Mística e epistemologia Aprovado Pendente
André Daniel Reinke A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião A judeofilia no protestantismo brasileiro à luz da hermenêutica filosófica de Paul Ricoeur Aprovado Aprovado
ANDRÉ GUSTAVO DI FIORE Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Devolva-nos as Santas Missas! Um retrato da fragilidade da Igreja doméstica em tempos de Covid-19 Aprovado Pendente
André Luiz Alves da Silva Religião, Arte e Literatura Uma teopoética em Assim Falou Zaratustra Aprovado Aprovado
ANDRE LUIZ BORDIGNON MEIRA

Coautores
- Laerte Tardeli Hellwig Voss
Progressos ecoteológicos A kabod da Trindade nas relações humanas: Contribuição de Von Balthasar e da Laudato Si’ para caminhos ecoteológicos. Aprovado Aprovado
Andre Luiz Rodrigues da Silva Religião, ecologia e cidadania planetária “Nem todas as leis são boas” (II Apol. 9, 4). Aprovado Aprovado
André Luiz Rossi Teologia no Espaço Público e Contemporâneo A contribuição da Religião no espaço público na Encíclica Fratelli tutti Aprovado Aprovado
ANDRÉ PHILLIPE PEREIRA Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar O Tempo Cristão e o propósito da revelação de Deus Aprovado Aprovado
André Valva Exegese e Teologia Bíblica OS IRMÃOS BOANERGES: A importância de Mc 3,17 para a compreensão da comunidade de Marcos Aprovado Aprovado
Andréa Lafetá de Melo Franco Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação. O Componente Ensino Religioso do CRMG e os desafios com vistas a Interculturalidade Aprovado Aprovado
ANDREIA CRISTINA SERRATO

Coautores
- JACI DE FÁTIMA SOUZA CANDIOTTO
Mística e Espiritualidade UMA MÍSTICA ECOFEMINISTA A PARTIR DAS PERIFERIAS DO MUNDO Aprovado Pendente
Andréia Durval Gripp Souza Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar A prática pastoral à luz da Gaudium et spes num mundo em transformação digital Aprovado Aprovado
ANDREIA MAIA FERNANDES

Coautores
- DIONE AFONSO RODRIGUES PEREIRA
Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade A COMUNIDADE VIRTUAL “MOBON” E O TRABALHO DE LEIGOS E LEIGAS NA ANIMAÇÃO BÍBLICA Aprovado Aprovado
Angela Cristina Borges Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação. Religião, educação e descolonização. No rugir dos tambores, as encruzilhadas falam! Aprovado Aprovado
ANGELO JOSÉ SALVADOR Filosofia da Religião A concepção de Religião em Immanuel Kant e suas consequências para a atualidade Aprovado Pendente
Antonio Carlos Gouvêa Questões Cristológico-Pneumatológicas Morte e Ressurreição na perspectiva de Moingt. Aprovado Pendente
ANTONIO FRANCISCO JACAUNA NETO Religião e Educação Dos discursos a efetivação da educação inclusiva de professores Aprovado Aprovado
ANTONIO LOPES DA SILVA FILHO Cristianismos e Contemporaneidade Estudo de Mircea Eliade sobre tempo e espaço sagrados e a Festa da Páscoa Aprovado Pendente
Antônio Rogério Veríssimo Duarte Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade AS MULHERES EM LUCAS: MODELO PARA A PASTORAL INCLUSIVA ATUAL Aprovado Aprovado
Ariadini Silva da Cunha

Coautores
- Guilherme Pontes Costa
Mística e Espiritualidade Sentir com a Igreja: a experiencia eucarística em tempos de distanciamento social Aprovado Aprovado
Arthur José Torres da Conceição Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade O sacerdócio do leigo na Liturgia Aprovado Aprovado
AUREA MARIN BUROCCHI Questões Cristológico-Pneumatológicas Deus-Trindade: paradigma paras as relações Aprovado Aprovado
AUREO NOGUEIRA DE FREITAS Cristianismos e Contemporaneidade Os atos homossexuais no catolicismo contemporâneo a partir da complementariedade holística em Salzman e Lawler Aprovado Aprovado
Auriston Magalhães Vitor Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas Espiritualidade e Saúde Mental: dimensões da Atuação Psicossocial em cenários de crise humanitária. Aprovado Pendente
BEATRIZ DE OLIVEIRA PINHEIRO Gênero, religião e violências: questões contemporâneas Vidas precárias: a teoria de Judith Butler nos estudos de campo das Ciências da Religião Aprovado Aprovado
Beatriz Oliveira de Paola Religião, Arte e Literatura A DIVINA COMÉDIA COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO HUMANITÁRIA E ESPIRITUAL APLICADA A REALIDADE CARCERARIA. Aprovado Pendente
Benedito Tadeu dos Santos - Duplicado Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso Aspectos da pluralidade religiosa na Comunhão Anglicana: desafios para o diálogo na América Latina. Aprovado Aprovado
Bianca Vicêncio Leis Religião, Política e Espaço Público O duplo monstruoso político: o covid-19 no Brasil sob a luz do pensamento girardiano Aprovado Aprovado
Brasil Fernandes de Barros Mística e Espiritualidade Horizonte de experiência e Mística: um diálogo entre Schillebeeckx e Steven T. Katz Aprovado Aprovado
Bruna Martins Ferreira dos Santos JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS O acompanhamento e o cuidado com as Juventudes no contexto pandêmico Aprovado Pendente
Bruno de Carvalho Rocha Religião, Arte e Literatura Baco Exu do Blues entre a "poesia de escória", amor erótico e as religiões Aprovado Pendente
Bruno Pinto de Albuquerque Mística e Espiritualidade O fariseu e o publicano (Lc 18,9-14): um convite à travessia do imaginário ao simbólico Aprovado Pendente
Caio César Sousa Marçal Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Teologia da Libertação e Movimentos sociais a partir do Interacionismo Simbólico de Blumer Aprovado Aprovado
Calmon Rodovalho Malta Teologia (s) da Libertação A Dimensão Social do Evangelho Aprovado Aprovado
Carla Frechiani de Oliveira Religião, ecologia e cidadania planetária A missão de uma bióloga leiga sobre a compreensão dos efeitos tóxicos do glifosato em organismos aquáticos Aprovado Aprovado
CARLOS ALBERTO MOTTA CUNHA Religião, ecologia e cidadania planetária O Bem Viver como paradigma para uma teologia de Abya Yala Aprovado Aprovado
Carlos Alberto Pinheiro Vieira

Coautores
- Carlos Alberto Pinheiro Vieira
- JOSÉ TADEU BATISTA DE SOUZA
Filosofia da Religião A CRISE DO CRISTIANISMO CONTEMPORÂNEO E O ALVORECER DE UMA ESPIRITUALIDADE PÓS-METAFÍSICA Aprovado Pendente
Carlos Eduardo Cavalcanti Alves Filosofia da Religião REPETIÇÃO EM DIALÉTICA COM O PENSAMENTO GREGO CLÁSSICO Aprovado Aprovado
CARLOS FREDERICO BARBOZA DE SOUZA Mística e Espiritualidade Ibn ‘Arabi e o conhecimento místico-esotérico Aprovado Pendente
CARLOS RAFAEL PINTO Mística e Espiritualidade Uma leitura teológico-espiritual dos escritos de Carolina Maria de Jesus Aprovado Aprovado
Carolina Bezerra de Souza Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens A oferta da viúva pobre entre os sinóticos: análise do discurso em perspectiva feminista. Aprovado Pendente
CÁSSIA QUELHO TAVARES Gênero, religião e violências: questões contemporâneas O Luto e as pessoas LGBT’s: uma dor de amor nem sempre reconhecida Aprovado Pendente
CECI MARIA COSTA BAPTISTA MARIANI

Coautores
- CECI MARIA COSTA BAPTISTA MARIANI
- BRENO MARTINS CAMPOS
Mística e Espiritualidade Chocolate: comensalidade e desejo como caminhos de salvação Aprovado Aprovado
Célio de Almeida Garcia Junior Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Cristo no mundo: Contribuições a partir da teologia de Dietrich Bonhoeffer Aprovado Aprovado
César Andrade Alves Questões Cristológico-Pneumatológicas Mística e Teologia em Raimon Panikkar: Leitura a partir de quatro loci theologici. Aprovado Aprovado
CESAR AUGUSTO KUZMA Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Utopia, profetismo e esperança: uma percepção escatológica na teologia de Ignacio Ellacuría Aprovado Pendente
CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN História do Cristianismo na América Latina e Caribe PRIMÓRDIOS DA HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA NO TOCANTINS Aprovado Pendente
Chaybom Ânttone Rufino Exegese e Teologia Bíblica A empatia de Deus no quarto capitulo do livro de Jonas Aprovado Aprovado
Christiane Meier Religião, Arte e Literatura A tradição hesicasta e o ícone da Santíssima Trindade de Rublev Aprovado Aprovado
Chrystiano Gomes Ferraz Progressos ecoteológicos RELAÇÃO ENTRE A TERRA MALTRATADA E O POVO CRUCIFICADO NA LAUDATO SI UMA ABORDAGEM ESCATOLÓGICA Aprovado Aprovado
CLAUDIA DANIELLE DE ANDRADE RITZ NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS Espiritualidade e religião na perspectiva dos sem religião e a desinstitucionalização segundo Danièle Hervieu-Léger Aprovado Aprovado
CLEUSA CALDEIRA TEOLOGIAS NEGRAS E RESISTÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS Questões Críticas nos Estudos da Teologia Negra no Brasil Aprovado Pendente
CLÓVIS ECCO

Coautores
- Omar Lucas Perrout Fortes de Sales
NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS Interfaces entre crentes sem religião e agnósticos: olhares desde os operadores das Ciências da Religião Aprovado Pendente
Cristiane Regina Carvalho Rezende Espiritualidade como dimensão humana: diálogos entre a Psicologia e a Ciência da religião Contribuições da Psicologia Evolucionista para o diagnóstico diferencial entre experiências religiosas saudáveis e patológicas Aprovado Pendente
Daniel Rezinovsky Espiritualidade como dimensão humana: diálogos entre a Psicologia e a Ciência da religião A Exegese de Philip K. Dick: Perspectivas Transdisciplinares Aprovado Pendente
DANIEL RIBEIRO FERREIRA JUNIOR

Coautores
- MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? RELIGIÃO E POLÍTICA: O APAGAMENTO DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS WAJÃPIS FRENTE À BNCC, 2018 A 2020. Aprovado Pendente
Daniel Salomão Silva Exegese e Teologia Bíblica A influência helenista nas concepções sobre Jesus nos evangelhos sinóticos Aprovado Aprovado
Daniel Vitor Braun Monteiro Iniciação Científica A justificação pela fé pelas lentes de N. T. Wright Aprovado Aprovado
DANIELA CORDOVIL CORRÊA DOS SANTOS NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS Espiritualidades Ecológicas e práticas de sacralização da natureza na Arte Contemporânea. Aprovado Pendente
Daniela Helena Cristina da Silva JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS JOVENS DO ENSINO MÉDIO E DIVERSIDADE RELIGIOSA: COMO AS RELAÇÕES SÃO CONSTRUÍDAS DIARIAMENTE Aprovado Aprovado
DANILO RODRIGUES Progressos ecoteológicos Ecoteologia: a ética pela vida e uma espiritualidade ecológica Aprovado Pendente
Davi Boechat Paiva de Azeredo Coutinho

Coautores
- Davi Boechat Paiva de Azeredo Coutinho
Iniciação Científica Laicismo, liberdade religiosa e universidade pública Aprovado Aprovado
Davi Chang Ribeiro Lin Protestantismos em Diálogo Singularidades e complementariedades do percurso histórico Católico e Protestante sobre a concepção da graça Aprovado Pendente
Davison Cardoso Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade Sacrifício de animais no Candomblé Angola-Congo: a cosmovisão africana Aprovado Aprovado
Débora Carvalho Batista Religião e Educação A SITUAÇÃO RELIGIOSA NA ALEMANHA COMO CONTEXTO DO ENSINO RELIGIOSO NAQUELE PAÍS Aprovado Aprovado
Dener Antônio Chaves Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Vandalismo dos bens culturais da Igreja: a gestão de riscos como princípio da conservação preventiva de Aprovado Pendente
Denilson Mariano da Silva Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade Pistas para uma efetiva Animação Bíblica da vida e da pastoral Aprovado Aprovado
Dênis Cândido da Silva Teologia (s) da Libertação O paradoxo do Deus ferido no pensamento teológico de Tomáš Halík Aprovado Aprovado
Denis Cotta Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas EDUCAR PARA A VIDA: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NOS ESCRITOS FREIRIANOS Aprovado Aprovado
Dênis Nunes de Araújo

Coautores
- Dênis Nunes de Araújo
Mística e Espiritualidade A ESPIRITUALIDADE DA JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA NO FINAL SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI: PLURALISMO E Aprovado Pendente
Denny Junior Cabral Ferreira

Coautores
- Carlos Renato Damasceno dos Santos
JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Juventude Progressista em Belém/PA: (in)visibilidades, territorialidades e identidades com base na produção acadêmica local Aprovado Aprovado
Diclei Manoel da Silva A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião Paul Ricoeur: uma hermenêutica filosófica da religião Aprovado Aprovado
Diogo Marangon Pessotto Questões Cristológico-Pneumatológicas A reforma da Igreja como evento pneumatológico Aprovado Pendente
DÓRIO HENRIQUE FERREIRA GROSSI Gênero, religião e violências: questões contemporâneas IGREJAS PENTECOSTAIS E O PCC: conexões na ocupação do espaço prisional em Minas Gerais Aprovado Pendente
Douglas Felipe dos Santos Iniciação Científica A fé cristã e a secularização em Gianni Vattimo Aprovado Aprovado
DOUGLAS FERREIRA BARROS Religião, Política e Espaço Público Teologia Política como restauração do um conteúdo e uma forma da cristandade Aprovado Aprovado
Douglas Franco Bortone JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Sem religião, agnósticos e ateus: trajetória religiosa da juventude secundarista Aprovado Pendente
EDEVILSON DE GODOY Gênero, religião e violências: questões contemporâneas O Deus dos Oprimidos Aprovado Pendente
Eduardo Bonine Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? Urgência de encanto: Uma leitura da pandemia de Covid-19 pela cosmopercepção de terreiros de candomblé Aprovado Aprovado
Eduardo Vasconcelos de Souza Teologia no Espaço Público e Contemporâneo A historicidade da salvação em Ignácio Ellacuría Aprovado Aprovado
EDWARD NEVES MONTEIRO DE BARROS GUIMARÃES Teologia (s) da Libertação A provocativa didática libanina das três vias: pragmática, semântica e sintática. Uma retomada pedagógica no marco dos 50 anos da Teologia da Libertação – TdL Aprovado Aprovado
ELENILSON DELMIRO DOS SANTOS Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar O PROJETO FORMATIVO E MISSIONÁRIO DO PADRE JOSÉ COMBLIN NA PARAÍBA Aprovado Pendente
eliane de fátima rodrigues HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA Covid-19: obediência à lei como forma de garantir a vida (Dt 4,1) Aprovado Aprovado
Elias Fernandes Pinto Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? A fé cristã em contexto de pandemia: desafios e perspectivas Aprovado Pendente
ELIAS WOLFF Teologia (s) da Libertação Por uma teologia ecumênica latino-americana: questões de método e de hermenêutica Aprovado Aprovado
Elisabete Cardieri Religião e Educação Educação para o diálogo e a escuta: algumas reflexões Aprovado Aprovado
Ellton Luis Sbardella Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar Violência em Caim e Abel, Sacrifício de Isaac e José do Egito, segundo René Girard Aprovado Aprovado
Elton Rost JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Universidade, Juventude e Modernidade: um estudo a partir do Instituto Luterano de Ensino Superior Aprovado Aprovado
Elvio Nei Figur Protestantismos Um ensaio sobre a confessionalidade "ielbiana" Aprovado Aprovado
EMERSON SBARDELOTTI TAVARES Religião, Arte e Literatura QUANDO O ESPÍRITO DE DEUS SOPROU: POESIA E TEOLOGIA EM ZÉ VICENTE Aprovado Pendente
ENIO JOSÉ DA COSTA BRITO Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? A Covid-19, a Necropolítica e o Devir Negro Aprovado Aprovado
ERICO JOAO HAMMES Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Pessoa em Cristologia e Teologia Trinitária: o debate atual Aprovado Pendente
Erika Gomes Duarte Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas Imagens de Deus, responsabilidade cristã na Pandemia e sinodalidade Aprovado Aprovado
Erivelton Douglas Schmidt Protestantismos Igreja no Poder do Espírito: uma superação para o fundamentalismo pentecostal Aprovado Pendente
ETIENNE ALFRED HIGUET Religião, Arte e Literatura Vida e encarnação na pintura de Wassili Kandinsky, a partir de Michel Henry Aprovado Pendente
EVA GISLANE BARBOSA

Coautores
- VERA LUCIA WUNSCH
Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade BIOÉTICA, PASTORAL DA SAÚDE E DIREITOS SOCIAIS: SUAS INTERCONEXÕES PARA UMA CULTURA DO CUIDADO Aprovado Pendente
EVALDO APOLINÁRIO Teologia no Espaço Público e Contemporâneo ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE: UMA PASTORAL COM INSERÇÃO SOCIAL E POLÍTICA A SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO Aprovado Aprovado
EVANDRO RICARDO GUINDANI Religião, Política e Espaço Público Boi, bala e Bíblia: a instrumentalização do sagrado pela elite conservadora Aprovado Aprovado
Everaldo dos Santos Mendes

Coautores
- CLÉLIA PERETTI
- Edilmar Cardoso Ribeiro
Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar A Educação Cisterciense na Bahia: Abadia Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor Aprovado Aprovado
Fabiana Torres Xavier

Coautores
- Fabiana Torres Xavier
Espiritualidade como dimensão humana: diálogos entre a Psicologia e a Ciência da religião Crenças espirituais/religiosas de cuidadoras(es) de pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso. Aprovado Aprovado
Fabiane Behling Luckow Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens A Ciranda da sabedoria: hermenêuticas bíblicas feministas para uma educação libertadora Aprovado Aprovado
FÁBIO CRISTIANO RABELO Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Pecado Original: projeto do ser humano como criador de si mesmo e do mundo Aprovado Aprovado
Fábio Leandro Stern NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS Os quatro elementos na naturologia brasileira: o caso da medicina xamânica Aprovado Pendente
Fabrício Silva Gomes Espiritualidade como dimensão humana: diálogos entre a Psicologia e a Ciência da religião MECANISMOS DE COPING NOS TRANSTORNOS DEPRESSIVOS DA TERCEIRA IDADE Aprovado Pendente
Faustino dos Santos TEOLOGIAS NEGRAS E RESISTÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS NOSSA SENHORA APARECIDA, UM REGISTRO IMAGINÁRIO QUE NOS HUMANIZA Aprovado Aprovado
Felipe Cosme Damião Sobrinho História do Cristianismo na América Latina e Caribe Igreja em Renovação: O processo de recepção do Vaticano II na Diocese de Santo André Aprovado Aprovado
Felipe de Moraes Negro Filosofia da Religião UMA QUESTÃO DE TEODICÉIA: DEUS COMO ANTIMAL Aprovado Aprovado
Felipe de Queiroz Souto Religião, Política e Espaço Público A RESPEITO DE UM CRISTIANISMO POLÍTICO: PROPOSIÇÕES DE GIANNI VATTIMO Aprovado Aprovado
Felipe Sérgio Koller Religião, Arte e Literatura Retorno ao símbolo e arte litúrgica pós-conciliar em Marko Ivan Rupnik Aprovado Pendente
FELIPE TRISTAO SILVA NETTO Religião, Arte e Literatura As deusa das Flores do Mal: a emergência de imagens arquetípicas na obra de Baudelaire. Aprovado Pendente
Fernanda Tramontini dos Santos

Coautores
- Fernanda Tramontini dos Santos
Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Bioética de Intervenção e Espiritualidade como medicamentos para prevenção e cura da depressão Aprovado Aprovado
Fernando Augusto Arcanjo Barcellos Rosa Religião, Arte e Literatura CARLOS NEJAR: DA PALAVRA DO HOMEM À PALAVRA DE DEUS Aprovado Pendente
Fernando Cesar Buttignol Protestantismos Religião e homossexualidade na esfera pública: o ativismo digital protestante conservador Aprovado Aprovado
Fernando Cesar Rosales Iniciação Científica Salvos pela Pandemia: Um estudo de caso de parceria entre igreja e ONG. Aprovado Aprovado
Fídias Gomes Siqueira Racismo Religioso e Educação Correlações entre o racismo religioso e o genocídio da juventude negra brasileira Aprovado Aprovado
FLAVIO CAVALCANTE VEIGA

Coautores
- Fábio Henrique Sales de Lima Lau
Religião, Política e Espaço Público Em nome de Deus: A religião como instrumento político de poder no Brasil atual Aprovado Aprovado
Flavio José de Paula A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião O conceito de identidade narrativa em Paul Ricoeur Aprovado Aprovado
Flávio Lages Rodrigues NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS A espiritualidade não religiosa dos roqueiros sem religião nas tribos urbanas headbangers em Belo Horizonte Aprovado Aprovado
FRANC CASAGRANDE DA SILVA Religião e Educação Sala de aula invertida: Ensino Religioso entre pandemia e desgovernos Aprovado Pendente
FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso A Revelação como maiêutica histórica. Contribuições de Andrés Torres Queiruga para superar o exclusivismo religioso Aprovado Aprovado
Francisco Cornelio Freire Rodrigues Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens A ruptura com as instituições e a nova família de Jesus em Mc 3,20-35 Aprovado Pendente
FRANCISCO DAS CHAGAS DE ALBUQUERQUE Teologia (s) da Libertação Cristianismo e ação social transformadora: contribuição de Ignacio Ellacuría Aprovado Aprovado
FRANCISCO MARQUES MIRANDA FILHO Exegese e Teologia Bíblica Arte, artista e sabedoria ??????? (?okmâ) em Ex 31,3: dons e habilidades de Bezalel Aprovado Aprovado
Francisco Thallys Rodrigues Teologia (s) da Libertação A historicidade de Jesus segundo Ignacio Ellacuría Aprovado Aprovado
Gabriel Pilon Galvani Cristianismos e Contemporaneidade Cristianismo primitivo e cultura: traços helenísticos da cristologia de Inácio de Antioquia Aprovado Aprovado
Gabriela Mariotto de Almeida Santos Iniciação Científica CRISTIANISMO PRIMITIVO COMO PRODUTOR DE UMA NOVA TECNOLOGIA DE PODER Aprovado Aprovado
GERALDO LUIZ DE MORI Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Um balanço dos “públicos” da teologia no atual contexto brasileiro Aprovado Aprovado
GERSON LOURENÇO PEREIRA Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso Santa Teresa e o princípio pluralista: sua linguagem literária em diálogo com a realidade Aprovado Aprovado
Gilmar Ferreira da Silva Teologia (s) da Libertação Espiritualidade e Teologia da Libertação: aportes para construção do Estado Democrático. Aprovado Aprovado
Giovanna Frascati Religião, Política e Espaço Público A construção discursiva dos conceitos de magia, feitiçaria e curandeirismo, no Brasil oitocentista Aprovado Aprovado
Giseli do Prado Siqueira Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação. A INTERCULTURALIDADE, A ÉTICA DA ALTERIDADE E A ATITUDE DIALOGAL NO ENSINO RELIGIOSO Aprovado Aprovado
Giulia Maria Teixeira Pamplona Quinteiro Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Educação como instrumento de salvaguarda para o ofício de benzer em Poços de Caldas Aprovado Aprovado
Glaucia Loureiro de Paula HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA A HISTÓRIA DE RUTE E A SUPERAÇÃO DO MAL ESTRUTURAL Aprovado Pendente
Glaucio Souza Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade A laicidade do evangelho: o caminho para a superação do clericalismo e valorização do laicato Aprovado Pendente
GLAUCO BARSALINI Religião, Política e Espaço Público Mito, religião e política no Brasil Aprovado Aprovado
Glaucon Durães da Silva Santos

Coautores
- Paulo Vinícius Faria Pereira
Religião, Política e Espaço Público APOCALIPSE, DE CATEGORIA RELIGIOSA REVOLUCIONÁRIA A CATEGORIA POLÍTICA CONSERVADORA: Análise da novela Apocalipse (Record TV) Aprovado Aprovado
Glaydson de Oliveira Souza Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação. PADROADO NO KONGO (SÉC.XVI) E ULTRAMONTANISMO EM MINAS GERAIS (SÉC.XX): anátemas afro-religiosos e interculturais Aprovado Pendente
GLEYDS SILVA DOMINGUES

Coautores
- EMANOEL QUERINO DOMINGUES
Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DA IGREJA COMO ATIVIDADE ESSENCIAL NO CONTEXTO DE ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA: A PANDEMIA DA Aprovado Aprovado
Grazielle Reis de Morais Gomes Religião, Política e Espaço Público Espiritismo Brasileiro e Política: debates entre Espíritas Conservadores versus Progressistas no século XXI Aprovado Aprovado
Grecy Batista Amaral

Coautores
- MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas A PRÁTICA DA FÉ NA SAÚDE MENTAL DE MULHERES MUÇULMANAS EM SERGIPE: UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA Aprovado Aprovado
Gustavo Albuquerque Germano dos Santos Religião e Educação DANÇAS DA PAZ UNIVERSAL: DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR Aprovado Aprovado
GUSTAVO CORTEZ FERNANDEZ NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS Secularização, Negação e Sofrimento no clero: o adoecimento psíquico dos padres diocesanos na pós-modernidade Aprovado Pendente
Gustavo Erick Denis Iniciação Científica A Pregação do Reino de Deus: O fundamento da mensagem de Jesus Cristo. Aprovado Aprovado
GUSTAVO HENRIQUE ESTEVAM EMILIO Progressos ecoteológicos Santidade e ecologia Aprovado Aprovado
Heber Ramos Bertuci Religião, Política e Espaço Público A Relação Entre Religião, Política e Espaço Público no Pensamento de Joseph Ratzinger (Bento XVI) Aprovado Pendente
HELDER DE SOUZA SILVA PINTO JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS A importância do “Diálogo” na atuação da Pastoral da Juventude Leste 2 e 3 CNBB Aprovado Pendente
Helen Teixeira Sousa de Abreu JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS JOVENS CELEBRIDADES RELIGIOSAS NAS REDES SOCIAIS: O CASO PRISCILLA ALC NTARA Aprovado Aprovado
Henrique Nilo da Silva Religião e Educação A RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE PAUL TILLICH Aprovado Aprovado
HERBERTH GOMES FERREIRA JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Juventudes, esfera pública e política: perspectivas entre seculares e religiosos Aprovado Aprovado
IGOR ADOLFO ASSAF MENDES JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Ensino Médio, Juventudes e Religiosidades Aprovado Aprovado
Ir Luísa de Lucas JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS O Divino nas Juventudes: o jovem, um lugar teológico Aprovado Pendente
IRENIO SILVEIRA CHAVES Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso Princípio Pluralista e Teologia Pública: aproximações a partir da participação evangélica no cenário político brasileiro Aprovado Pendente
Irineu José Bottoni Religião, Política e Espaço Público Ética da Intepretação: Uma proposta de ação não violenta em Gianni Vattimo. Aprovado Aprovado
Isaac Malheiros Meira Junior

Coautores
- Leonardo Godinho Nunes
Exegese e Teologia Bíblica A localização temporal da “eterna redenção” em Hebreus 9.12 Aprovado Aprovado
ISMAR DIAS DE MATOS Religião, Política e Espaço Público Canonizações de João Paulo II: mudanças religiosas, sociais e econômicas Aprovado Aprovado
Israel Alison Regis e Silva Teologia (s) da Libertação Análise Sócio Teológica da realidade carcerária e criminalização da pobreza no Brasil Aprovado Aprovado
Itamar Marques da Silva Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade BIOÉTICA: Evoluções e desafios no legado de Potter Aprovado Aprovado
Iuri Nunes Exegese e Teologia Bíblica A oralidade no Cristianismo Originário: entre narrativas e práticas Aprovado Pendente
IVENISE TERESINHA GONZAGA SANTINON Gênero, religião e violências: questões contemporâneas Discipulado de Iguais em Rede: Mulheres comunicando a Fé Cristã na Era Digital, em tempos de Francisco Aprovado Aprovado
IVNA MAIA FUCHIGAMI Religião, Arte e Literatura Machado de Assis e a periferia cultural Aprovado Aprovado
Jacquelane Bezerra dos Santos Gênero, religião e violências: questões contemporâneas É pecado amar? Redes sociais, juízo de valor ao amor homo afetivo. Aprovado Pendente
JACQUELINE ZIROLDO DOLGHIE Protestantismos Culto protestante, teologia e cultura: um lócus religioso e social Aprovado Aprovado
Jairo Rivaldo da Silva Religião e Educação A Motivação Religiosa da Proposta pela Educação Domiciliar (homeschooling) no Brasil Aprovado Aprovado
JANAINA SILVA XAVIER

Coautores
- Felipe Branti Garcia
- Daniel Costa Aguiar
Religião, Arte e Literatura Os tímpanos do Juízo Final na França medieval Aprovado Aprovado
Jefferson Grijo Brasil Progressos ecoteológicos A missão da Igreja do Evangelho Quadrangular em uma nova perspectiva Aprovado Pendente
JEFFERSON ZEFERINO

Coautores
- MARCIO LUIZ FERNANDES
- Fernanda Oliveira da Costa
Religião, Arte e Literatura Da descida aos infernos à prática da ressurreição: iconografia cristã e arte mural Aprovado Pendente
Jerfferson Amorim de Souza Gênero, religião e violências: questões contemporâneas Responsum sobre bênçãos de uniões de pessoas do mesmo sexo: mais dúvidas, outras respostas Aprovado Aprovado
Jessica Freire Pereira de Aquino Gênero, religião e violências: questões contemporâneas Uma questão de gênero: as feministas e suas novas pautas para a Wicca Aprovado Pendente
Jhonatan Silvares Lopes Iniciação Científica Agostinho e a doutrina do pecado: Um olhar sobre a narrativa de Confissões Aprovado Pendente
JOÃO BOSCO FERNANDES Religião, Arte e Literatura A ORIENTAÇÃO CRISTÃ DOS CHEFES, NA AMBIGUIDADE DO ROMANCE DE GUIMARÃES ROSA Aprovado Aprovado
JOÃO CARLOS DOMINGUES DOS SANTOS RODRIGUES Exegese e Teologia Bíblica O LETRAMENTO BÍBLICO E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRISTÃO Aprovado Aprovado
JOÃO EVERTON DA CRUZ SANTOS Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas Situação atual da pesquisa sobre frei Damião de Bozzano Aprovado Aprovado
João Inácio Bezerra da Silva

Coautores
- Maelite Costa de Araújo
HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA Uma hermenêutica do apocalipse para todos os tempos Aprovado Aprovado
JOÃO LUIZ CORREIA JÚNIOR HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA Em tempos de pandemia, uma releitura das curas de Jesus no Evangelho segundo Marcos Aprovado Aprovado
joão marcos cardoso picarti

Coautores
- daniel carvalho da silva
Teologia (s) da Libertação A relação entre Martírio e Espiritualidade no cristianismo de libertação latino-americano Aprovado Aprovado
João Paulo Reis Braga Religião, Política e Espaço Público Idolatria Política: Primeiras Reflexões Aprovado Aprovado
Jocinei Godói de Lima Mística e Espiritualidade A VIRTUALIZAÇÃO DA COMUNHÃO EM RAZÃO DA COVID-19 Aprovado Aprovado
JOILSON DE SOUZA TOLEDO JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Estado da Arte na Pesquisa sobre a Pastoral da Juventude na Pós-graduação brasileira Aprovado Pendente
JONAS DE OLIVEIRA Racismo Religioso e Educação RELIGIÃO, LAICIDADE E DEMOCRACIA, DEBATES SOBRE DIVERSIDADE, PLURALIDADE NO BRASIL Aprovado Pendente
JORGE HENRIQUE BARRO Religião, ecologia e cidadania planetária Igreja e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Aprovado Aprovado
Jorge Tarachuque

Coautores
- Rita de Cassia Falleiro Salgado
Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Espiritualidade e Saúde como expressão do Bem Viver dos povos originários Aprovado Pendente
JORGE VINICIUS VARGAS MACHADO JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS UMA TEOLOGIA ROCK AND ROLL NO MOVIMENTO GOSPEL BRASILEIRO Aprovado Aprovado
José Aguiar Nobre Teologia no Espaço Público e Contemporâneo O fenômeno religioso e os desafios da formação humana integral: interlocução entre Ricoeur e Francisco Aprovado Aprovado
JOSÉ ANCELMO SANTOS DANTAS Progressos ecoteológicos Abelha, mel e favo na Bíblia Hebraica Aprovado Pendente
JOSÉ BATISTA DE OLIVEIRA Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar A IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA (1956-2018): A CATEDRAL BALEIA Aprovado Aprovado
José Fabrício Rodrigues dos Santos Cabral NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS A mística da autossugestão: uma nova versão da oração-jaculatória Aprovado Aprovado
José Flávio Mamede Mística e Espiritualidade A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA: centralidade antropológica e praxiológica em Jon Sobrino Aprovado Aprovado
Jose Geraldo de Gouveia Exegese e Teologia Bíblica ANÁLISE EXEGÉTICA DE MT 16,18. A PALAVRA PETRA NO PROCESSO DE HELENIZAÇÃO. Aprovado Aprovado
JOSÉ MARIA FERREIRA DE OLIVEIRA

Coautores
- ADRIANA MOTTA GONZAGA
Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens VOZES SENTENCIADAS E CALADAS – o processo da negação do útero sagrado gestando o poder Aprovado Aprovado
JOSE PASCOAL MANTOVANI Racismo Religioso e Educação Raça, Religião e Educação: O Entrelaçar de Objetividades e Subjetividades para a disrupção do racismo Aprovado Aprovado
José Reinaldo Felipe Martins Filho Mística e Espiritualidade MÍSTICA COMO CONTRAMOVIMENTO: SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIAL RELIGIOSA EM HEIDEGGER Aprovado Pendente
José Reis dos Santos Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade CATOLICISMO E BIODIREITO NO BRASIL: QUAIS FUNDAMENTOS OBSTAM A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO? Aprovado Aprovado
José Roberto da Silva Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens A DIMENSÃO DO FEMININO NAS SAGRADAS ESCRITURAS Aprovado Aprovado
JOSE ROCHA CAVALCANTI FILHO Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? NA ARTE, A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA PANDEMIA. Aprovado Pendente
José Tadeu de Almeida JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Reflexões sobre o serviço litúrgico de coroinhas e acólitos não-instituídos no catolicismo brasileiro contemporâneo Aprovado Pendente
Josefa Alves dos Santos Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade A colaboração específica dos leigos na praxe sinodal da Igreja Aprovado Aprovado
Josimaber Siqueira Rezende Protestantismos O fenômeno da interdenominalização protestante: uma reflexão sobre o futuro do protestantismo no Brasil. Aprovado Pendente
JULIANA NERI MUNHOZ Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade Leigos que se tornaram sacerdotes: Irmãos Azuis e suas experiências Aprovado Aprovado
Juliano Aparecido Rinck Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação. Laicidade do Estado Brasileiro pelo olhar do povo de Axé: conquistas e crise da liberdade religiosa. Aprovado Aprovado
Julio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero Exegese e Teologia Bíblica Uma teologia bíblica "teológica" Aprovado Pendente
Jung Mo Sung Teologia (s) da Libertação Da soberania de Deus ao da nação, e agora a do consumidor: os deslocamentos político-teológicos. Aprovado Pendente
JUNIOR VASCONCELOS DO AMARAL Exegese e Teologia Bíblica Análise do verbo "Eiden" em Mt 5,1 e Mc 6,34 Aprovado Pendente
Jussara Rocha Koury Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade O SAGRADO CORPO DO "RODANTE" Aprovado Aprovado
Karen Freme Duarte Sturzenegger Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade A COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM NA FORMAÇÃO DAS NOVAS COMUNIDADES NO BRASIL Aprovado Aprovado
KARINE MARQUES RODRIGUES TEIXEIRA HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA Um diálogo sobre os párias da sociedade em Jeremias 22,1-5 Aprovado Pendente
Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes

Coautores
- Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes
- Antonio Lisboa Lustosa Lopes
- Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes
Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar Teologia a partir de práxis de libertação: Uma releitura de Hugo Assmann e Comblin Aprovado Aprovado
Karolina dos Santos Gênero, religião e violências: questões contemporâneas AS MULHERES DO JIHAD GLOBAL Aprovado Aprovado
Kedma Aparecida Alves Soares Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar A EMPATIA NA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, É POSSÍVEL? Aprovado Aprovado
KEVIN WILLIAN KOSSAR FURTADO NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS Corpo, meditação, riqueza e sexo na religião não religiosa de Osho Aprovado Aprovado
KLAUS DA SILVA RAUPP Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Da virada antropológica à virada econômica: pegadas teológicas na direção da Economia de Francisco Aprovado Aprovado
Laís Ramalho dos Santos Iniciação Científica A Representação no Estado Secularizado Aprovado Aprovado
Laudemir Antunes de Carvalho Júnior Iniciação Científica Quem sou eu para julgar? Acolhimento das pessoas homossexuais no âmbito eclesial comunitário Aprovado Aprovado
LEONARDO AGOSTINI FERNANDES Exegese e Teologia Bíblica Salmo 87: Perspectiva profética da maternidade universal de Sião Aprovado Aprovado
Leonardo Davi Crespo Santana Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Jürgen Moltmann em entrevista: a Teologia da Esperança em diálogo com a humanidade em desencanto Aprovado Aprovado
Leonardo dos Santos Silveira Exegese e Teologia Bíblica Jesus como novo Adão em Marcos 1,12-13. Aprovado Aprovado
Letícia Alves Duarte Corrêa Religião, Arte e Literatura Absurdo e Revolta: a espiritualidade camusiana Aprovado Aprovado
Liniker Henrique Xavier Religião, Política e Espaço Público Nossa Senhora Aparecida e o pentecostalismo assembleiano: o Mensageiro da Paz e a instituição do feriado Aprovado Pendente
Louis Marcelo Illenseer Teologia (s) da Libertação A hermenêutica da religião vivida a caminho da fronteira decolonial Aprovado Aprovado
Lucas Alamino Iglesias Martins Religião, Arte e Literatura O artista como intérprete da Bíblia: representações visuais de Gênesis 27 Aprovado Aprovado
LUCAS ANDRADE RIBEIRO A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião A ipseidade em Paul Ricoeur como balizador Hermenêutico Aprovado Pendente
Lucas Cozzani Religião, Política e Espaço Público Jorge Mario Bergoglio: O Provincial dos Jesuítas da Argentina e a Ditadura Militar (1976-1983) Aprovado Aprovado
Lucas da Silveira Andrade Teologia (s) da Libertação TRANSFIGURAÇÃO NO EVANGELHO DE LUCAS COMO MARCO CATEGORIAL NO PROCESSO EDUCACIONAL Aprovado Aprovado
Lucas Gracioto Alexandre

Coautores
- FÁBIO AUGUSTO DARIUS
Iniciação Científica ORÍGENES DE ALEXANDRIA E PSEUDO DIONÍSIO: UMA PERSPECTIVA TEOLÓGICA DA VISÃO DE DEUS. Aprovado Aprovado
Lucas Henrique Pereira Duarte TEOLOGIAS NEGRAS E RESISTÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS Teologias e prisões: escravidão, encarceramento e resistências Aprovado Aprovado
Lúcia Eliza Ferreira da Silva Albuquerque Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade CRISTÃOS LEIGOS ON-LINE: A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NO AMBIENTE DIGITAL DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM Aprovado Pendente
LÚCIA PEDROSA-PÁDUA Progressos ecoteológicos Querida Amazônia: antropologia integradora a partir das vítimas Aprovado Pendente
Luciano Maximo da Silva

Coautores
- WALDIR SOUZA
Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Espiritualidade, finitude e bioética narrativa Aprovado Pendente
Luciene Lima Gonçalves Religião, Arte e Literatura SAUL E DAVI: PERSONAGENS BÍBLICOS SATIRIZADOS Aprovado Aprovado
Lucileide Cavalcante Silva

Coautores
- Aíla Luzia Pinheiro de Andrade
Exegese e Teologia Bíblica “Os que não veem vejam” (Jo 9,39) em diálogo com a “Alegoria da Caverna” Aprovado Aprovado
luciola Paiva Tisi Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Hospitalidade como caminho de libertação. Aprovado Pendente
Ludinei Marcos Vian Religião, ecologia e cidadania planetária RELIGIÃO, VIOLÊNCIA E SUPERAÇÃO A Especificidade da vocação cristã a partir de René Girard Aprovado Pendente
Luis Carlos de Lima Pacheco Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso Transdisciplinaridade e Sagrado nos Jogos Digitais Aprovado Aprovado
LUÍS FELIPE LOBÃO DE SOUZA MACÁRIO Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso O Diálogo na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 Aprovado Aprovado
LUIZ CARLOS SUREKI Questões Cristológico-Pneumatológicas Para (re)pensar a Criação Aprovado Aprovado
LUIZ FERNANDO LIMA RANGEL Progressos ecoteológicos Revalorizar a Teologia da Criação com a Laudato Si’ Aprovado Aprovado
LUIZ FERNANDO PIRES DIAS Filosofia da Religião Hans Jonas e a narrativa de Deus após Auschwitz Aprovado Aprovado
LUIZ HENRIQUE GREGORIO DE LIMA HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA A COMPREENSÃO DO MAL NO CAPÍTULO 12 DO LIVRO DO APOCALIPSE EM TEMPOS DE PANDEMIA Aprovado Aprovado
Lutherkin Lino Ludvich Iniciação Científica A SAÚDE NA PERSPECTIVA DA BIOÉTICA Aprovado Aprovado
Luzia Aparecida Antunes de Sousa Protestantismos em Diálogo Desconstrução do imaginário evangélico: por um discurso religioso e político progressista Aprovado Aprovado
MACIEL RODRIGUES DA SILVA Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas À LUZ DAS CAPELINHAS DE NOSSAS ESTRADAS - Um breve estudo sobre as capelinhas/cruzeiros nas estradas do Oeste Aprovado Aprovado
Maíra de Oliveira Dias

Coautores
- Rafael Trindade Heneine
Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Resistindo em um cenário de intolerância: um panorama dos processos de patrimonialização no Catimbó-Jurema Nordestino Aprovado Aprovado
Manoel Gomes da Silva Filho HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA A compaixão de Jesus em Lc 7,11-17 e o luto em tempos de pandemia Aprovado Aprovado
MARA BONTEMPO REIS

Coautores
- MARA BONTEMPO REIS
Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Recanto Sítio da Lôla: um espaço de devoção na construção do mito religioso Aprovado Pendente
Marcel Delfino Carvalho de Souza Iniciação Científica Simone Weil e o "bom uso dos estudos em vista do amor a Deus" Aprovado Pendente
Marcela de Jesus Dias Exegese e Teologia Bíblica A METÁFORA DO CORPO PARA FUNDAMENTAR A UNIDADE DA IGREJA EM CORINTO Aprovado Aprovado
MARCELINO LOPES DA SILVA NETTO Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Objeto musealizado x objeto devocional: Um estudo de caso sobre o acervo Padre Eustáquio Aprovado Pendente
Marcella de Sá Brandão Mística e Espiritualidade A CONCEPÇÃO DO “FORA-DENTRO” NA MÍSTICA DE MESTRE ECKHART E SANTA TERESA DE ÁVILA. Aprovado Aprovado
Marcelo Cabral de Araujo Espiritualidade como dimensão humana: diálogos entre a Psicologia e a Ciência da religião Vivenciando a Experiência do outro: empatia em Edith Stein Aprovado Pendente
Marcelo Eduardo da Costa Dias Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso ETHOS, O CRISTIANISMO MUNDIAL E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO Aprovado Aprovado
MARCELO MASSAO OSAVA Progressos ecoteológicos O MOVIMENTO ECUMÊNICO EM TEMPOS DE CRISE Aprovado Aprovado
Marcelo Silva de Barros Religião, Política e Espaço Público Narrativas políticas e ciberespaço: um estudo sobre a construção de um streaming da IURD Aprovado Aprovado
MARCIAL MAÇANEIRO Religião, ecologia e cidadania planetária Declaração Islâmica sobre o Clima: princípios teológicos e ambientais Aprovado Pendente
Marcio Cappelli Aló Lopes Religião, Arte e Literatura Arte kenótica: a miséria da teologia na poesia de José Tolentino Mendonça Aprovado Pendente
Marcio Henrique da Silva Ribeiro Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Uma reflexão sobre paz e cultura secular. Aprovado Aprovado
Márcio José Pelinski HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA A VOCAÇÃO PARA O DIREITO E A JUSTIÇA NO PRIMEIRO CANTO DO SERVO (Is 42,1-9) Aprovado Aprovado
marcio Vergilio Mutz Exegese e Teologia Bíblica DISCIPLINA ECLESIÁSTICA NA IGREJA DO NOVO TESTAMENTO Aprovado Aprovado
Marco Antonio Fontes de Sá Religião, Arte e Literatura ARTE SANTEIRA NO BRASIL HOJE: Barro e madeira no imaginário de Artesãos e Artistas Aprovado Aprovado
Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio Religião, ecologia e cidadania planetária Carnismo Estrutural: rompendo o apartheid especista rumo à comunhão criatural Aprovado Aprovado
Marcos Rodrigues Simas Protestantismos PROTESTANTISMO DIGITAL: A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE QUE QUESTIONA O CENTRO Aprovado Aprovado
Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões Rodrigues

Coautores
- Siloeh Cerqueira Lopes Piermatei
Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso Corpo em perspectiva: os sentidos da conversão ao cristianismo de povos indígenas na região amazônica. Aprovado Aprovado
Maria Cristina Silva Furtado Gênero, religião e violências: questões contemporâneas A importância das teologias libertadoras inclusivas LGBTQIA+ Aprovado Aprovado
MARIA GISELE CANÁRIO DE SOUSA Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens A defesa da Flor: um estudo do método popular da Bíblia de Carlos Mesters Aprovado Aprovado
MARIA JOSE CALDEIRA DO AMARAL Mística e Espiritualidade MECHTHILD VON MAGDEBURG POR HANS URS VON BALTHASAR: ‘O BARRO NA MÃO DE DEUS’ Aprovado Pendente
Maria Lúcia Gomes dos Prazeres Religião e Educação CORPO NEGRO ‘RASGADO’ PELO RACISMO, ‘COSTURADO’ PELO CANDOMBLÉ Aprovado Aprovado
MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO Progressos ecoteológicos Escutar clamores e louvores: para um diálogo ecoteológico e interdisciplinar sobre a casa comum Aprovado Aprovado
Mariana de Faro Felizola Religião, Política e Espaço Público A LINGUAGEM MÍTICA E A ORDEM JURÍDICA SECULARIZADA: Imbricações histórico-literárias entre religiosidade e direito Aprovado Aprovado
Mariana de Lima Albertini Religião e Educação O Ensino Religioso em escolas católicas particulares de São Paulo (SP): a recepção da BNCC Aprovado Aprovado
Mariana Luzia Oliveira Lima Religião, Política e Espaço Público CAPITALISMO COMO RELIGIÃO: O capitalismo como estância de expressões religiosas Aprovado Aprovado
Mariana Melo de Barros e Silva HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA Cidadania: construindo uma sociedade livre, justa e solidária à luz Mateus 22:17-21 Aprovado Pendente
Marianna Gerardo Hidalgo Santos Jorge Leite Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas A INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL COMO FATOR DE ENFRENTAMENTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS Aprovado Aprovado
Marivan Soares Ramos Cristianismos e Contemporaneidade A paz na perspectiva dialógica e fraterna Aprovado Pendente
Marta Luzie de Oliveira Frecheiras Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade A formação da consciência e o papel do laicato na ética cristã atual Aprovado Pendente
Mateus Carvalho Andrade Religião, Política e Espaço Público LAICIDADE, LAICISMO E SECULARIZAÇÃO: esclarecimentos conceituais num viés latino-americano Aprovado Pendente
Mateus Soares Guedes HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA Ética do Reino a partir do Aprovado Pendente
Matheus da Silva Bernardes Teologia (s) da Libertação Uma práxis que conduz à realidade Aprovado Aprovado
Matheus Eduardo de Oliveira Rocha A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião ENTRE A POIÉSIS E A PROFECIA: APROXIMAÇÃO LITERÁRIA E HERMENÊUTICA DO PROFETISMO BÍBLICO Aprovado Aprovado
MATHEUS LEITE TAVARES Teologia no Espaço Público e Contemporâneo O pensamento democrático na era das redes sociais a luz de Berger e Bauman Aprovado Aprovado
Matheus Teodoro de Castro Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens RESPLANDEÇA! UMA ANÁLISE MISSIOLÓGICA DE ISAÍAS 58-60 Aprovado Aprovado
Matthias Grenzer Progressos ecoteológicos Conotações ecoteológicas de espinheiros e cardos na Bíblia Aprovado Aprovado
Mauro Luiz da Silva TEOLOGIAS NEGRAS E RESISTÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS Para aí ser a Santíssima Senhora louvada: Resistências afrodiaspóricas na Capela do Rosário e na Igreja das Santas Pretas Aprovado Pendente
Mauro Passos História do Cristianismo na América Latina e Caribe O santo combate no campo religioso brasileiro contemporâneo – movimento, diferenças e problemas Aprovado Pendente
MAURO ROCHA BAPTISTA

Coautores
- Goretti Marciel Pereira Goulart
Religião e Educação As habilidades trabalhadas no PET/MG de Ensino Religioso no ano de 2020 Aprovado Pendente
Maxwell Azevedo Viana Moraes Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas A construção da falácia: teorias raciais e o processo de anulação da teogonia africana Aprovado Aprovado
MÉRCIA DA SILVA PEREIRA

Coautores
- Philipe Villeneuve Oliveira Rego
Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens A Misericórdia infinita de Deus frente à infidelidade do ser humano em Os 11,8-9 Aprovado Aprovado
Michel Eriton Quintas Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Corporeidade e Cuidado: Interfaces entre Teologia e Bioética Aprovado Aprovado
Michelle Figueiredo Neves Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Consciência e Liberdade: a atualidade do pensamento de Joseph Ratzinger num contexto de polarização política. Aprovado Aprovado
Milene Costa dos Santos NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS Indagação axiológica: Leitura de Jo 5, 1-9 à luz da epistemologia axiológica de Marià Corbí Aprovado Pendente
Moacir Ferreira Filho Cristianismos e Contemporaneidade A necessidade de atualização teológica da religião erudita a partir das relações de subalternidade Aprovado Aprovado
Natasha Ribeiro JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Juventudes em saída: a dimensão catequética para além dos muros da igreja Aprovado Aprovado
Neffertite Marques da Costa Mística e Espiritualidade O ascetismo e a mística no Santuário da Santa Cruz do Monte Santo (BA) Aprovado Aprovado
NELSON MARIA BRECHÓ DA SILVA Exegese e Teologia Bíblica A visão acerca da medicina em Eclo 38,1-15 Aprovado Aprovado
Nilson Roberto Silva Santos Exegese e Teologia Bíblica A dimensão bíblico-pastoral na encíclica Laudato Si: desafios e perspectivas Aprovado Pendente
Orlando Caldeira de Farias Junior Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens Por Uma Hermenêutica Afro: Tez Preta na Tábua de Salvação Aprovado Aprovado
OTON DA SILVA ARAÚJO JÚNIOR Religião, ecologia e cidadania planetária NÃO MATARÁS: NADA NEM NINGUÉM. IMPERATIVO ÉTICO DE UMA ECOLOGIA INTEGRAL Aprovado Aprovado
PADRE: JOSÉ RONALDO ALVES Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade Areópagos modernos, campo de ação do laicato na construção da democracia da fé Aprovado Pendente
Patrike Wauker Pereira da Silva Religião, Arte e Literatura DESGRAÇADOS, EXCLUÍDOS E REJEITADOS: RELIGIÃO E SOFRIMENTO NA LITERATURA DE CAMILO CASTELO BRANCO Aprovado Pendente
Paula Carlos de Souza Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade UM NOVO CAMINHO ENTRE A ÁFRICA E O BRASIL: O Vodu haitiano em terras brasileiras. Aprovado Aprovado
PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTA Teologia (s) da Libertação A luta pela libertação chega ao espaço público: breve análise do Instituto Conhecimento Liberta - Aprovado Aprovado
Paulo Franco Taitson Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Saúde e humanização vividos em tempo de pandemia da Covid-19 Aprovado Pendente
PAULO ROBERTO PEDROZO ROCHA Religião e Educação Lugar de criança é na escola Aprovado Aprovado
Paulo Sérgio Carrara Questões Cristológico-Pneumatológicas DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NA PERSCPETIVA DE A. T. QUEIRUGA E L. F. LADARIA Aprovado Aprovado
PAULO SERGIO LOPES GONÇALVES Filosofia da Religião A AFIRMAÇÃO DE DEUS MEDIANTE A ONTOLOGIA HERMENÊUTICA NIILISTA E A METAFÍSICA REALISTA Aprovado Aprovado
Pedro Igor leite da Silva Questões Cristológico-Pneumatológicas O ESQUECIMENTO DO ESPÍRITO SANTO: SUBSTITUIÇÕES E CONSEQUÊNCIAS Aprovado Pendente
PERLA CABRAL DUARTE DONEDA História do Cristianismo na América Latina e Caribe CARTAS DO BRASIL DE MANOEL DA NOBREGA: UMA LEITURA DE GÊNERO À PRÁTICA JESUÍTICA. Aprovado Aprovado
PETTERSON BREY Exegese e Teologia Bíblica AS NARRATIVAS BIBLICAS E OS ROTEIROS CINEMATOGRÁFICOS: convergências literário-metodológicas Aprovado Aprovado
Presley Henrique Martins Filosofia da Religião DEUS, AMOR E SENTIDO: PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS DA FILOSOFIA DA RELIGIÃO EM KIERKEGAARD Aprovado Aprovado
Rafael da Silva Sampaio Gênero, religião e violências: questões contemporâneas “El método de historización de los conceptos” de Ignacio Ellacuría: Emancipação pelos direitos Humanos Aprovado Pendente
Rafael Vilaça Epifani Costa Protestantismos O ANGLICANISMO EM PERNAMBUCO: Das capelanias inglesas à fundação da Diocese Anglicana do Recife Aprovado Aprovado
RAFAEL WILIAN MARIANO HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA O autêntico Evangelho explicitado na carta aos Gálatas e a crise sanitária no Brasil. Aprovado Pendente
Raimundo Valmir de Oliveira Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso INTOLERÂNCIA E EDUCAÇÃO PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO Aprovado Aprovado
Raphael Felipe da Silva de Jesus

Coautores
- rejianne mendes
- Raphael Felipe da Silva de Jesus
Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação. Hierarquia como uma forma de ensino-aprendizagem, acolhida e inclusão das alteridades no Candomblé Angola. Aprovado Aprovado
REGINALDO DE ABREU ARAUJO DA SILVA Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens Jair Bolsonaro e a manipulação ideológica fundamentalista de frases bíblicas Aprovado Pendente
Reinaldo Wenceslau Siqueira

Coautores
- Eloá Moura Galvão
Exegese e Teologia Bíblica Carneiro, Bode, Chifres e Nitsdaq: em busca dos intertextos de Daniel 8 Aprovado Aprovado
REJANE MARIA PEREIRA DA SILVA Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade As Mulheres Negras e a escrevivências do Candomblé Aprovado Aprovado
Renato Alves de Oliveira Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? Negação social da morte e sua banalização no contexto da pandemia da COVID 19 Aprovado Pendente
RENATO KIRCHNER Mística e Espiritualidade A temática do amor na obra de João Guimarães Rosa Aprovado Aprovado
Renato Quezini Teologia (s) da Libertação DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA: UMA LEITURA DA LAUDATO SI NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 Aprovado Aprovado
RENÉ ARMAND DENTZ JR A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião A hermenêutica bíblica como poética Aprovado Aprovado
Reynaldo Thadeu Gonçalves da Costa Segundo Religião, ecologia e cidadania planetária A inteligência humana em Gregório de Nissa e a engenharia militar romana sob perspectiva ecológica Aprovado Aprovado
Ricardo Bitun Protestantismos Capelania e Educação: Quem educa quem? Aprovado Pendente
RITA DE CASSIA ROSADA LEMOS Mística e Espiritualidade A resposta à pergunta do sentido da vida. O Tu como realização da pessoa humana Aprovado Aprovado
Rízia Eduarda Andrade

Coautores
- MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas Angústia e a alma religiosa: reflexões teórico filosóficas Aprovado Aprovado
Robert Landgraf Gênero, religião e violências: questões contemporâneas A presença da mulher no magistério de Francisco: caminho para o discipulado de iguais Aprovado Aprovado
ROBERTINO LOPES DA COSTA Iniciação Científica RELIGIÃO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO DA CULTURA PARAIBANA: perspectivas e debates Aprovado Pendente
Roberto Passos Cerqueira Iniciação Científica A IDENTIDADE MISSIONÁRIA DO MOVIMENTO ATOS 29: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA Aprovado Aprovado
Robison Moreli Amadeu Iniciação Científica A relação entre arte e espiritualidade: a pintura de Rembrandt e a experiência de Nouwen Aprovado Pendente
Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade O “despertar” de um gigante adormecido: Um laicato ético, consciente e atuante. Aprovado Aprovado
RODRIGO COPPE CALDEIRA Religião, Política e Espaço Público A direita radical e os usos da religião: uma faceta de uma contrarrevolução silenciosa Aprovado Pendente
RODRIGO DE ABREU OLIVEIRA Religião, Política e Espaço Público Eric Voegelin e o espírito conservador: o gnosticismo como embotamento espiritual Aprovado Aprovado
Rodrigo Fernando Alves

Coautores
- Rafael Beck
Teologia (s) da Libertação Os conceitos de povo-sujeito e povo-objeto no método crítico de Juan Luis Segundo Aprovado Aprovado
Rogério Fernandes Calheiros Mística e Espiritualidade ´Misticas cistercienses do século XIII : uma escola do coração. Aprovado Aprovado
ROGÉRIO FERNANDES DA SILVA NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS O Interdito Sagrado e a Copa do Mundo FIFA Aprovado Aprovado
Romero Bittencourt e Carvalho Mística e Espiritualidade A vida mística, poética e libertária de Mirabai Aprovado Aprovado
Ronan Lima Franco de Oliveira TEOLOGIAS NEGRAS E RESISTÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS O MITO NEGRO E AS AÇÕES AFRO-PASTORAIS DOS APNS: MARCAS NO POVO NEGRO BRASILEIRO Aprovado Pendente
Rondinele Laurindo Felipe Filosofia da Religião A hermenêutica dos mitos como elemento desestabilizador do sagrado: Teoria mimética em René Girard Aprovado Aprovado
ROSANGELA DIAS DA RESSURREIÇÃO Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? O silêncio das entoadas da Folia - Impacto do isolamento social nas práticas religiosas Aprovado Pendente
Rosildo Henrique da Silva História do Cristianismo na América Latina e Caribe DOM HELDER CAMARA: O ARAUTO DA NÃO-VIOLÊNCIA E DA JUSTIÇA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA Aprovado Aprovado
Rosinei Costa Papi Dei Agnoli JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Geração universitária da PUC Minas Poços de Caldas: cenários e desafios nos campos religioso/político. Aprovado Aprovado
Rossivan Lopes da Costa Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas Mística e distanciamento social na pandemia: uma "pausa obrigatória" para escutar Deus? Aprovado Aprovado
Ruan Fillipe da Silva Gomes Gênero, religião e violências: questões contemporâneas IGREJA INCLUSIVA (HOMOAFETIVIDADE): UMA RESPOSTA À VIOLÊNCIA (PRECONCEITO) SOFRIDA NO CENÁRIO RELIGIOSO CRISTÃO BRASILEIRO Aprovado Pendente
Rúbia Campos Guimarães Cruz Protestantismos em Diálogo Os Loci Theologici de Filipe Melanchthon Aprovado Aprovado
RUDOLF EDUARD VON SINNER

Coautores
- CELSO GABATZ
- CELSO GABATZ
Teologia no Espaço Público e Contemporâneo POPULISMO E “POVO”: PRECARIEDADES E POLARIZAÇÕES NA PERSPECTIVA DE UMA TEOLOGIA PÚBLICA Aprovado Pendente
SANDRA DUARTE DE SOUZA Gênero, religião e violências: questões contemporâneas Romper segredos e contar violências: religião e silenciamento do sofrimento das mulheres Aprovado Pendente
Sarita dos Santos Carvalho Gênero, religião e violências: questões contemporâneas Ensino de religiões e intolerância: a importância da diversidade nas escolas Aprovado Aprovado
SELMA CORREIA ROSSETO

Coautores
- Sônia Maria Dias
Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação. UM OLHAR SOBRE AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS NO ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC. Aprovado Aprovado
selomite dias dos santos HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA A Escritura e a Sabedoria: Uma visão da experiência e o respeito às pessoas idosas. Aprovado Aprovado
SIDINEY RODRIGUES

Coautores
- Simoni Maria Teixeira Ricetti
Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Plataformas digitais como veículo de comunicação em unidades hospitalares aos enfermos Covid-19: Espiritualidade, Dignidade e Sacralidade como conteúdo ético. Aprovado Pendente
Silvana de Oliveira Sitarz

Coautores
- ELIS REGINA ANTONIA MALETSKI
Iniciação Científica Mapeamento das publicações dos Programas de Pós-Graduação de Teologia e Ciências da Religião Aprovado Pendente
Sinivaldo Silva Tavares Religião, ecologia e cidadania planetária A "permanente" colonialidade interpela a Ecoteologia Aprovado Aprovado
Solange Maria do Carmo Leituras emancipatórias da Bíblia: leitura popular, questão de gênero e outras abordagens Ruptura e continuidade em Atos dos Apóstolos: a sabedoria pastoral de Lucas Aprovado Pendente
SOLANGE RIBEIRO PRATES Religião e Educação ENSINO E APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO Aprovado Aprovado
SORAIA BATISTA RODRIGUES Religião e Educação ENSINAR A COMPREENSÃO: MISSÃO ESPIRITUAL DA EDUCAÇÃO Aprovado Pendente
Sorel Celeste Tavarnez Religião, Política e Espaço Público O amor como consciência e dívida, à luz de Søren Kierkegaard Aprovado Aprovado
STEPHEN SILVA SIMIM Racismo Religioso e Educação O Ensino Religioso e a Lei 10.639/03: práticas educativas e a enfrentamento do racismo religioso Aprovado Aprovado
Suzana Regina Moreira Religião, ecologia e cidadania planetária O kairós da Laudato Si’ na América Latina e o Movimento Católico Global pelo Clima Aprovado Pendente
THIAGO DA SILVA NASCIMENTO Progressos ecoteológicos Simplicidade de vida como progresso ecoespiritual em Santa Teresinha e na Laudato Si Aprovado Aprovado
THIAGO DE FREITAS Exegese e Teologia Bíblica O machado perdido e encontrado por Eliseu: análise narrativa de 2Rs 6,1-7 Aprovado Pendente
Tiago Batista Fontes Mística e Espiritualidade A linguagem mística de Etty Hillesum Aprovado Pendente
Tiago Cosmo da Silva Dias Religião, ecologia e cidadania planetária EM BUSCA DA FRATERNIDADE: PRESSUPOSTOS TEOLÓGICOS À CARTA ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI Aprovado Aprovado
Tiago de Melo Novais Religião, Política e Espaço Público DE SOBERANIA DAS ESFERAS AO PLURALISMO DE PRINCÍPIOS: MUTAÇÕES NO PENSAMENTO DA TRADIÇÃO NEOCALVINISTA Aprovado Aprovado
Tiago Herculano da Silva Teologia (s) da Libertação DEUSES ESTÁTICOS E DEUSES QUE DANÇAM NO CARNAVAL Aprovado Aprovado
Tiago Tadeu Contiero Religião, patrimônio cultural e turismo religioso O resgate da memória e do patrimônio cultural Claretiano em Rio Claro Aprovado Pendente
Tiago Trevisan

Coautores
- Marco Antonio Rosim
Cristãos leigos e leigas: sujeitos na Igreja e na sociedade OS RECURSOS FORMATIVOS DE JESUS NO EVANGELHO DE MARCOS: UMA INSPIRAÇÃO PARA O TESTEMUNHO LAICAL Aprovado Pendente
Timóteo André Alves de Oliveira Iniciação Científica E DEUS SE FEZ QUILOMBO: CAMINHOS PARA UMA PNEUMATOLOGIA NEGRA A PARTIR DO ESPÍRITO SANTO Aprovado Pendente
UBIRATAN NUNES MOREIRA Racismo Religioso e Educação A colonização do outro: racismo e ensino religioso. Aprovado Aprovado
Valdecir Ferreira Psicologia, Espiritualidade e religiosidade – Interfaces e perspectivas O DIÁLOGO ENTRE TERESA D’AVILA E MICHEL DE CERTEAU EM VISTA DA MÍSTICA COTIDIANA Aprovado Pendente
VALDEMAR FIGUEREDO FILHO A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião Teologia política em Paul Ricoeur Aprovado Aprovado
Valdenice José Raimundo TEOLOGIAS NEGRAS E RESISTÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS Feminismo negro, afrocentricidade e teologia negra feminista: um encontro inadiável e imprescindível Aprovado Pendente
Valéria Aparecida Rocha Torres

Coautores
- CLAUDIO SANTANA PIMENTEL
Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? A dessocialização da morte diante da ideia da Laicidade e da Secularização da sociedade. Aprovado Aprovado
VALMOR DA SILVA HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA ENVIOU SUA PALAVRA E OS CUROU E OS SALVOU DE SUA COVA (Sl 107,20) Aprovado Pendente
Vamberto Marinho de Arruda Junior Exegese e Teologia Bíblica LUCAS 5,1-11: A IDENTIDADE DO CHAMADOR E O QUE SE ESPERA DOS CHAMADOS – REALCES COTEXTUAIS Aprovado Aprovado
Vanderlei Dorneles da Silva Exegese e Teologia Bíblica Nomear e dominar: Exegese e intertextualidade em Apocalipse 13 e Gênesis 1-2 Aprovado Aprovado
Vando Marques Gomes Exegese e Teologia Bíblica Mc 3,22-30 – CORAÇÕES FECHADOS SÓ ENXERGAM DEMÔNIOS Aprovado Pendente
Vanessa Raquel de Almeida Meira Religião e Educação A importância da educação dos sentidos na visão educacional de Rubem Alves Aprovado Aprovado
VERA LÚCIA MOREIRA ALVES LUCARELLI Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade UMBANDA: RELIGIÃO, MAGIA E OS MISTÉRIOS DA FÉ Aprovado Pendente
VERA LUCIA WUNSCH

Coautores
- EVA GISLANE BARBOSA
- WALDIR SOUZA
Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar REFLEXÕES E DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES NO ACOLHIMENTO E CUIDADO DOS REFUGIADOS FORÇADOS Aprovado Aprovado
Verônica Inaciola costa Farias da Cruz Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? Folias de Reis na RMRJ: tradição e fé reinventadas em tempos de Pandemia da Covid-19 Aprovado Aprovado
Victor Pereira Aversa Interculturalidade e Religião em tempos de pandemia – como afeta as relações culturais e subjetivas? Não morremos sós: reflexões sobre a Morte na pandemia à luz do Ubuntu Aprovado Aprovado
VITOR CHAVES DE SOUZA

Coautores
- JOÃO VICTOR SANT'ANNA SILVA
Espiritualidade como dimensão humana: diálogos entre a Psicologia e a Ciência da religião O significado da vida religiosa no Círculo de Éranos para Carl Jung e Mircea Eliade Aprovado Pendente
VItória Marques Bergo

Coautores
- VItória Marques Bergo
Racismo Religioso e Educação Entre a violência e o racismo religioso: decolonialidade e resistência nas práticas religiosas Umbandistas Aprovado Aprovado
Wagner Montanhini Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Missionários Claretianos em Rio Claro: história, arquitetura e fé Aprovado Pendente
Walid Gewehr Reda

Coautores
- Germana Ponce de Leon Ramírez
JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS IDENTIDADE CULTURAL E RELIGIOSA DO JOVEM LIBANÊS NO CONTEXTO DA HONRA E DA VERGONHA Aprovado Pendente
WANDER DE LARA PROENÇA Religião, Política e Espaço Público OS EVANGÉLICOS E A POLÍTICA DE DIREITA NO BRASIL: UM OLHAR EM PERSPECTIVA HISTÓRICA Aprovado Aprovado
WELDER LANCIERI MARCHINI Teologia no Espaço Público e Contemporâneo A criação da Área 44 e o entendimento da Teologia na perspectiva das Ciências Humanas. Aprovado Pendente
WELLCHERLINE MIRANDA LIMA

Coautores
- EVANILSON ALVES DE SÁ
Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso PARADIGMA EMERGENTE DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: aproximações com o Currículo de Pernambuco Aprovado Aprovado
WELLINGTON DA SILVA DE BARROS Questões Cristológico-Pneumatológicas A Epistemologia do Sofrimento como fundamento para o diálogo inter-religioso Aprovado Aprovado
WILMA STEAGALL DE TOMMASO Religião, Arte e Literatura Pecado original: símbolos da queda na arte de Marko Ivan Rupnik Aprovado Pendente
Wilson Faraço Exegese e Teologia Bíblica Ensinava como tendo autoridade (Mc 1.22) - Aprendizagens discipulares junto ao mestre Jesus, conforme o evangelho segundo Marcos Aprovado Aprovado
Wilson Faraço - Duplicado Exegese e Teologia Bíblica Ensinava como tendo autoridade (Mc 1.22) - Aprendizagens discipulares junto ao mestre Jesus, conforme o evangelho segundo Marcos Aprovado Pendente
Yuri Magalhães Silva JUVENTUDES E RELIGIOSIDADES: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS JUVENTUDE INDÍGENA: POVO XUKURU DO ORORUBÁ E O CRUZO DA TECNOLOGIA E O SAGRADO Aprovado Aprovado
Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento HERMENÊUTICAS DA BÍBLIA PARA TEMPOS DE PANDEMIA A LEITURA BÍBLICA COMO CAMINHO DE CRESCIMENTO E LIBERTAÇÃO Aprovado Aprovado
ZILDA MARIA DA SILVA Mística e Espiritualidade MÍSTICA MARIAL. Relação filial com Maria na Experiência Mariana do Beato Chaminade Aprovado Pendente
Zoé Tiago Silva da Rosa

Coautores
- MARY RUTE GOMES ESPERANDIO
Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DE MINORIAS SEXUAIS Aprovado Pendente
PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
ATENDIMENTO
33RO CONGRESO INTERNACIONAL DE LA SOTER (VERSIÓN EN ESPAÑOL)

33ro Congreso Internacional de SOTER 

Religión, Laicidad y Democracia
Escenarios y perspectivas 

 

De 12 a 16 de julio de 2021 

En línea, con transmisión desde el sitio web del Congreso de la SOTER

 

Finalidad del evento

Al trabajar el tema “Religión, Laicidad y Democracia: escenarios y perspectivas” en su 33ro Congreso, la SOTER busca traer una cuestión importante y relevante para el actual contexto. Se comprende que es importante producir un discurso científico que considere las nuevas realidades que surgen en la sociedad y que interpelan el pensar y el vivir de las personas. El avance de la pandemia de COVID-19 y la grave crisis política que está afectando al país requieren una atención especial, un compromiso con estas realidades. Por esta razón, el Congreso Internacional de la SOTER en 2021 responde a los siguientes objetivos:

 

  1. Ofrecer un análisis del actual contexto social, político y religioso, con atención a la laicidad del Estado y la emergencia de nuevos movimientos sociales, políticos y religiosos que interactúan en la configuración democrática. En este escenario, situar la perspectiva de las religiones y la responsabilidad que posean en este cuadro, y de la teología como fuente de interrogación.
  2. Fundamentar los entendimientos sobre la democracia y la laicidad para, a partir de esto, discutir la cuestión del Estado, la cuestión del Derecho, aspectos relevantes a las libertades y causa de los derechos humanos y de la libertad.
  3. Proporcionar una reflexión sobre la responsabilidad de las religiones en el actual contexto social, político y religioso, con atención a la garantía del estado democrático y en la defensa de la laicidad del Estado.
  4. Ofrecer una mirada prospectiva sobre el cuadro actual, que se hizo más grave debido a la pandemia de COVID-19, y así destacar el rol de las religiones y de la teología adentro de este escenario y cuáles nuevas perspectivas se abren a la sociedad.

 

Justificativa

El Congreso Internacional de la SOTER es uno de los más tradicionales del Área de Ciencias de la Religión y Teología en el país, ahora en 2021 llegando a su 33ra edición, lo que evidencia la consolidación de su proposición e importante contribución académica que trae a la sociedad, en la especificidad de su saber, siempre con temas actuales y de interés de urgencia para la sociedad. A cada año, el Congreso Internacional de la SOTER reúne un número significativo de teólogos, científicos de la Religión, estudiantes de posgrado e investigadores de áreas asociadas, en nivel nacional e internacional. Para el 2021, el Congreso prosigue las discusiones anteriores y mantiene la preocupación de estar atento a las urgencias de la sociedad. Por esta razón, se tratará sobre “Religión, Laicidad y Democracia: escenarios y perspectivas”. Hoy en día se percibe que la sociedad presenta innumerables desafíos y atraviesa profundas transformaciones. En este escenario, es importante que las sociedades científicas, las universidades y los investigadores se posicionen sobre estos nuevos sucedidos con la intención de ofrecer una propuesta de reflexión, que se crítica, dialogal y constructiva. Este contexto invita a una reflexión responsable, partiendo de los datos concretos que alcanzan el factor democrático y los derechos de las personas, entre ellos la libertad, la laicidad y la cuestión religiosa. Actualmente se visualizan nuevas manifestaciones, nuevos gritos sociales y políticos, nuevos espacios de resistencia y se proyecta una transformación de las estructuras y de las instituciones. Es urgente pensar el rol de la teología y de las religiones para un actuar responsable, con la salvaguarda de las garantías, de los espacios y de la libertad, para levantar puntos y prácticas ya existentes, pero también con la finalidad de ofrecer nuevas perspectivas de actuación e investigación. La propuesta de este Congreso invierte en conferencias con expertos nacionales e internacionales, grupos de trabajo y foros temáticos, paneles y publicaciones.

  

Contribución

Por la solidez adquirida a lo largo de los años, el Congreso Internacional de la SOTER se convirtió en una referencia para el Área de Ciencias de la Religión y Teología en Brasil. Es un momento de encuentro de los diversos Programas de Posgrado en una sintonía que se fortalece con otros Institutos y Facultades a nivel de graduación. Hay un intercambio entre investigadores más experimentados con nuevos investigadores que están en formación. Hay todavía el reflejo internacional, que resulta de la seriedad en el abordaje de los temas, siempre de gran relevancia, y las diversas alianzas que se construyeron a lo largo de los años con investigadores internacionales que participaron en ediciones de los Congresos. El hecho de traer siempre una temática actual, como es el caso de este Congreso de 2021, que tratará sobre la cuestión de “Religión, Laicidad y Democracia: escenarios y perspectivas”, favorece una discusión sólida hacia la sociedad contemporánea, que puede beneficiarse de sus discusiones a través de presentaciones, publicaciones y otros medios de divulgación de los resultados construidos. Su relevancia está en lanzar nuevas luces para la reciente historia brasileña y latinoamericana, algo propio de la naturaleza de la SOTER y de su origen. La temática de 2021 invita a mirar con profundidad al actual contexto y, en varias perspectivas, busca presentar reflexiones consistentes. Este Congreso será una oportunidad para la divulgación de investigaciones, trabajos vinculados a ellas, intercambio de aprendizaje entre investigadores y alumnos, nacionales y extranjeros.

 

Histórico de eventos anteriores

La SOTER, Sociedad de Teología y Ciencias de la Religión, fundada en 1985, realiza a cada año un Congreso con un tema relevante e importante para el Área del saber propiamente suya, del universo teológico-religioso, pero también con fuerte preocupación y responsabilidad con las demandas de las sociedades en general y en la sociedad brasileña en particular. Todos los años, sus congresos forman un foro privilegiado para el debate, atrayendo estudiosos e investigadores de Brasil y del exterior. Esta será a trigésima tercera versión de este evento. En los últimos años, los congresos de la entidad han sido realizados en la PUC Minas, reforzando un perfil todavía más académico como se lo propone. Los últimos congresos trataron sobre los siguientes temas: Las Religiones y la Paz Mundial (2010); Religión y Educación para la Ciudadanía (2011); Movilidad Religiosa. Lenguajes – Juventud – Política (2012); Dios en la sociedad plural. Fe – Símbolos - Narrativas (2013); Espiritualidad y Dinámicas Sociales: Memoria – Prospectivas (2014); Religión y Espacio Público: Escenarios Contemporáneos (2015); Tiempos del Espíritu: Inspiración y discernimiento (2016); Religiones en Reforma: 500 años después (2017); Religión, ética y política (2018); Decolonialidad y prácticas emancipatorias: Nuevas perspectivas para el Área de Ciencias de la Religión y Teología (2019). El último congreso tuvo grande participación, ultrapasando el número de 500 personas, con alrededor de 361 comunicaciones científicas. Cada congreso llega a la publicación de un libro con las principales conferencias, además de los Anales y del cuaderno de resúmenes con ISSN propios, disponibles en la página web de la SOTER.

 

Coordinación

PRESIDENTE – Dr. Cesar Augusto Kuzma

VICEPRESIDENTE – Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer

1er SECRETARIO – Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade

2ª SECRETARIA – Lic. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães

TESORERA – Dra. Andreia Cristina Serrato

 

Secretaria

Lídia Regina Barbosa do Carmo Duarte (Secretaria de la SOTER)

 

Presidente de la Comisión Organizadora

Dr. Cesar Augusto Kuzma

33ND SOTER INTERNATIONAL CONGRESS (ENGLISH VERSION)

33rd SOTER International Congress

 

Religion, Laicity and Democracy
Sceneries and perspectives

 

From July 12 to 16, 2021 

Online format, with transmission from the SOTER Congress website

 

Purpose of the event

Working on the theme “Religion, Laicity and Democracy: sceneries and perspectives” on its 33rd Congress, SOTER seeks to bring an important and relevant matter to the current context. The importance of producing a scientific speech is recognized, taking into consideration the new realities that emerge in society and evoke the reasoning and the living of people. The advance of the Covid-19 pandemic and the serious political crisis that is affecting the country require special attention, a commitment to these realities. For this reason, the SOTER International Congress of 2021 responds to the following objectives:

 

  1. To offer an analysis of the current social, political and religious context, with special attention to the laicity of State and the emergence of new social, political and religious movements that interact in the democratic configuration. Within this scenery, it seeks to situate the perspective of religions and the responsibility they possess before this picture, and theology as a source of interrogation.
  2. To fundament the understanding of democracy and laicity so that, from this, the matter of State, Law and relevant aspects to liberties and the cause for human rights and freedom may be discussed.
  3. To enable a reflection about the responsibility of religions in the current social, political and religious context, with special attention to the guarantee of the democratic state and in the defense of the laicity of State.
  4. To offer a prospective look into the current picture, that became more serious because of the Covid-19 pandemic, highlighting the role of religions and theology within this scenery and which would be the new perspectives that they open for society.

 

Justification

The SOTER International Congress is among the most traditional in the field of Sciences of Religion and Theology in the country, reaching its 33rd edition in 2021, which demonstrates the consolidation of its proposal and the important academic contribution it brings to society in the specificity of its knowledge, always with current themes and urgent matters for society. Each year, the SOTER International Congress brings together a significant number of theologians, religion scientists, graduate students and researchers from related fields, both nationally and internationally. In 2021, the Congress continues the path of previous discussions and maintains the concern of being attentive to the urgencies of society. For this reason, it will discuss “Religion, Laicity and Democracy: sceneries and perspectives”. It can be noted nowadays that society presents innumerous challenges and undergoes profound transformations. In this scenery, it is important that scientific societies, universities and researchers take a stand regarding these new happenings, with the intention of offering a reflective proposal, critical, dialogical and constructive. This context invites for a responsible reflection, starting from the concrete data that reach the democratic factor and people’s rights, among them liberty, laicity and the religious matter. New manifestations can be seen today, as well as new social and political outcries, new spaces of resistance, and a transformation is projected for the structures and institutions. It is urgent to think about the role of theology and religions for a responsible action, safeguarding the guarantees, spaces and freedoms, in order to raise points and practices that already exist, but also with the objective of offering new perspectives for action and investigation. This Congress proposes to invest in conferences with national and international experts, groups of discussion and thematic forums, panels and publications.

 

Contribution 

Due to the solidity acquired over the years, the SOTER International Congress became a reference for the Field of Sciences of Religion and Theology in Brazil. It is a moment of encounter of the several Graduate Programs that harmonizes and is strengthened by other Institutes and Colleges at the undergraduate level. There is an exchange of knowledge between researchers that are more experienced with new researchers who are in training. There is also an international reflection, a result of the seriousness of how issues are treated, always of great relevance, and the various partnerships that have been built over the years with international researchers who participated in past Congresses. Always bringing up a current theme, as is the case of this Congress of 2021, which will discuss “Religion, Laicity and Democracy: sceneries and perspectives”, favors a solid discussion with contemporary society, who can benefit from its discussions through presentations, publications and other means of disseminating the results gathered. Its relevance lies in shedding new light on the recent Brazilian and Latin American history, part of the nature of SOTER and its origin. The theme of 2021 invites us to look deeply into the current context and, in several perspectives, seeks to present consistent reflections. This Congress will be an opportunity for the dissemination of research, works related to it, exchange of learning between researchers and students, national and international.

 

Account of past events

SOTER, the Society of Theology and Sciences of Religion, founded in 1985, holds a Congress each year with a relevant and important theme for the field of knowledge that is its own, the theological-religious universe, but also with a strong concern and responsibility to the demands of societies in general, and in the Brazilian society in particular. Each year, its congresses form a privileged forum for debate, attracting scholars and researchers from Brazil and abroad. This will be the thirty-third version of this event. In recent years, the entity's congresses have been held at PUC Minas, reinforcing an even more academic profile. The last congresses dealt with the following topics: Religions and World Peace (2010); Religion and Education for Citizenship (2011); Religious Mobility. Languages – Youth – Politics (2012); God in the plural society. Faith – Symbols - Narratives (2013); Spirituality and Social Dynamics: Memory – Prospects (2014); Religion and Public Space: Contemporary Scene (2015); Times of the Spirit: Inspiration and discernment (2016); Religions and Reformation: 500 years later (2017); Religion, ethics and politics (2018); Decoloniality and emancipatory practices: new perspectives for the field of sciences of religion and theology (2019). The last congress had great participation, surpassing the number of 500 people, with about 361 scientific communications. Each congress leads to the publication of a book, in addition to the Annals and the summary book with its own ISSN, available at the SOTER online portal.

INTERNATIONAL PAYMENT / PAGO INTERNACIONAL

In ordem to register with international payment, please, proceed as follows:

1) Access the Congress website, and register as standard:
- Click on "INSCREVA-SE".
- If you do not have registration with SOTER, click on "QUERO ME REGISTRAR"; on the document box, select the option "PASSAPORTE", and enter the number of your passport, or your country's identification document.
- If you already have a registration with SOTER, click on "JÁ TENHO CADASTRO", and log into the participant area.
- Then, make your registration.

2) After that, send a message to help@eventodinamico.com, and request the payment link. In the email, enter your full name so that we can verify your registration.
- International payment will be charged in US Dollars, in the amount of $40.

3) After payment, you will receive a receipt.

 


 

Para registrarse con pago internacional, proceda de la siguiente manera:

1) Acceda al hotsite del Congreso y regístrese normalmente:
- Haga clic en "INSCREVA-SE"
- Si no tiene registro con la SOTER, haga clic en "QUERO REGISTRAR-ME", y en el documento, seleccione la opción "PASSAPORTE" e ingrese el número de su pasaporte o Documento de Identificación de su país.
- Si ya tiene un registro con la SOTER, haga clic en "JÁ TENHO CADASTRO" e inicie sesión en el Área de participantes.
- Entonces, haz tu registro.

2) Luego envíe un mensaje a help@eventodinamico.com y solicite el enlace de pago. En el correo electrónico, ingrese su nombre completo para que podamos verificar su registro.
- El pago internacional se cobrará en dólares estadounidenses, por un monto de $ 40.

3) Después del pago, recibirá un comprobante de pago.

Contato
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se