Últimas Notícias
30/11/2023 Publicado os Anais do Congresso

Para acessar os Anais, clique para baixar:

Baixe os Anais - 35º Congresso da SOTER

Leia toda a notícia
04/08/2023 Baixe a 2ª edição do Caderno de Resumos

Versão em Alta resolução: Baixe o Caderno de Resumos 2ª Ed (Indicado para banda larda de alta velocidade - 25,9 MB)

Versão em Baixa resolução: Baixe o Caderno de Resumos 2ª Ed (Indicado para conexões lentas e pacotes de dados móveis - 1,8 MB)

Leia toda a notícia
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO

35º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER 2023

A Amazônia e o futuro da humanidade: povos originários, cuidado integral e questões ecossociais

De 11 a 14 de julho de 2023 - Híbrido: presencial e on-line

 

“Pois aqui está a minha vida pronta para ser usada.
Vida que não se guarda nem se esquiva, assustada.
Vida sempre a serviço da vida.
Para servir ao que vale a pena e o preço do amor.”
(Trecho do poema A vida verdadeira)

 “Artigo I
Fica decretado que agora vale a verdade.
agora vale a vida, e de mãos dadas,
marcharemos todos pela vida verdadeira.”
(Trecho do poema Os estatutos do homem)

 Thiago de Mello, jornalista e poeta amazonense.

Aproxima-se o nosso 35º Congresso Internacional da SOTER, e começamos a sua apresentação com dois trechos de poemas inspiradores do grande poeta amazonense Thiago de Mello (1926-2022), que no ano passado nos deixou. Homem de estatura planetária, incansável defensor da vida e da dignidade do povo da Amazônia. Homem incompreendido por muitos, que sofreu o exílio para o Chile, por lutar pela liberdade, justiça e democracia, durante o regime da ditadura militar no Brasil. Este poeta da liberdade e jornalista da verdade, era homem que encarnava a coragem e a bravura dos nossos povos originários e quilombolas, tão enraizados na Amazônia e que ainda resistem a despeito de tanta violência, perseguição, negação de direitos fundamentais, falta de políticas públicas.  Em pleno exílio, em tempos sombrios, içou a bandeira do esperançar, publicando uma de suas obras mais relevantes “Faz escuro, mas eu canto”, na qual, além dos dois poemas citados acima, brindou-nos com a seguinte epígrafe:

 

É preciso trabalhar todos os dias pela alegria geral.
É preciso aprender esta lição todos os dias
e sair pelas ruas cantando e repartindo,
a mão cristalina, a fronte fraternal.

 

É com esta inspiração teimosa do poema amazonense que lançamos este convite apresentação de nosso Congresso que se aproxima. A Amazônia, com seu simbolismo, com sua relevância ecológica enquanto ecossistema complexo, frágil e interligado com os demais, com suas incontáveis nascentes, chuvas e rios, plantas, florestas e animais, com sua rica diversidade de povos sábios, criativos e resistentes, com suas graves ameaças pela voracidade incontida e inconsequente da avidez humana por riquezas e lucros, é nossa fonte maior de inspiração e reflexão.

Revela-se decisivo conhecer com profundidade a Amazônia, a riqueza de suas possibilidades e a gravidade de sua exploração irresponsável, de seu desequilíbrio e de destruição para o presente e o futuro do nosso país e da humanidade.

FINALIDADE DO EVENTO

Ao trabalhar o planejamento do seu 35° Congresso Internacional, com o tema escolhido por seus sócios e sócias, “A Amazônia e o futuro da humanidade: questões ecossociais, povos originários e o cuidado”, a SOTER, convoca e deseja que todas/os as/os cientistas e pesquisadoras/es da Área de Ciências da Religião e Teologia, se comprometam com a reflexão e a produção de conhecimento sobre esta relevante e ineludível situação, com seus correlatos, desde o contexto onde está inserida e que clama por estas contribuições. Isso porque é decisiva a produção de conhecimento científico multi, inter e transdisciplinar que leve a sério o tema do futuro da humanidade, ante os desafios postos pelas diversas questões ecossociais e urgências advindas de nosso contexto caracterizado por muitos como sombrio e repleto de ameaças. Trata-se, portanto, de uma situação que desafia a toda sociedade, as ciências em geral e, de modo especial, a Teologia e as Ciências da Religião, a buscar, construir e propor diferentes formas de pensar e agir.

Em atenção a este cenário, o Congresso Internacional da SOTER, em 2023, assume como seus principais objetivos:

  1. Mobilizar a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, por meio de seus sócios e sócias, para dar atenção, estudar, refletir, analisar e produzir novos conhecimentos que sejam relevantes para o conhecimento e o cuidado da realidade amazônica;
  2. Promover produções da Área de Ciências da Religião e Teologia, bem como de outras ciências afins, que sejam relevantes para fecundar as reflexões, comunicações e debates promovidos por nosso 35º Congresso e, dessa forma, impulsionar novos avanços na ciranda da produção de conhecimentos científicos relevantes;
  3. Conhecer, com maior profundidade, o bioma, os povos, sua religiosidade, a degradação e a complexa situação da Amazônia, com seus projetos, suas ricas possibilidades para o futuro da humanidade;
  4. Aprofundar a questão ecológica como proteção da diversidade da vida e para o futuro da humanidade;
  5. Refletir a luz da Teologia, da Ciências da Religião e das ciências afins, a situação de graves ameaças aos povos originários, aos pobres e vulneráveis e aos demais seres vivos, bem como outras temáticas igualmente importantes e urgentes;
  6. Propor ao longo das atividades promovidas pelo nosso Congresso e nos diversos processos posteriores, por ele impulsionados, dinâmicas multi, inter e transdisciplinares capazes de ampliar a percepção dos limites e potencializar as possibilidades de produção de conhecimentos relevantes e pertinentes para o resgate das riquezas socioculturais e econômicas locais.
JUSTIFICATIVA E CONTRIBUIÇÃO

Justificativa

A proposta de nosso Congresso visa trazer mais luz, profundidade e densidade epistemológica, para os debates e produções de conhecimento sobre a importância singular da Amazônia no sistema vida e em nosso planeta. Mas também sobre a nossa responsabilidade enquanto Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER. Acreditamos que, ao refletir sobre as diversas questões ecossociais e o futuro da humanidade implicadas neste complexo ecossistema escolhido como tema central, ampliará, enriquecerá e aprofundará a nossa compreensão, por um lado, sobre a diversidade de culturas, de crenças, de éticas e ecoéticas, de paradigmas e modelos de desenvolvimento, mas também, por outro, de nossa identidade e missão enquanto pesquisadoras/es e cientistas da Área Ciências da Religião e Teologia.

Como parte integrante desse imenso objeto de estudos, a Amazônia, podemos mencionar, primeiramente, a necessária discussão, tão presente no pensamento decolonial, sobre a situação dos nossos povos originários, com a diversidade de suas culturas, a riqueza de suas tradições de sabedoria, o necessário reconhecimento de seus direitos fundamentais, o respeito a que estes povos merecem, como interlocutores e parceiros, membros da mesma humanidade, e as graves e recorrentes ameaças a que estão sistematicamente submetidos. 

Em segundo lugar, importa enfatizar, o tema da ameaça climática, pois, temos testemunhado, sistematicamente, o descaso da população, das religiões e dos governos, com as suas organizações e instituições, diante do desmatamento, das queimadas e da degradação ambiental, de modo especial, do bioma amazônico. A perseguição e assassinato dos ativistas ambientais e dos direitos humanos em nosso país, a invasão e exploração de terras indígenas e áreas de proteção ambiental, os garimpos e minerações ilegais e irresponsáveis, o sucateamento dos órgãos de fiscalização, a flexibilização da legislação ambiental e a impunidade dos crescentes crimes ambientais e dos assassinatos de lideranças indígenas e ativistas, comprovam a gravidade, a necessidade e urgência de mudanças.

Em terceiro lugar, mencionamos a relevância do que os estudos das ciências humanas denominam como “ecologia integral” e o que, especificamente, a ecoteologia, na mesma direção, compreende como “o necessário cuidado de nossa casa comum”. O tema da ecologia, sem qualquer vanguardismo, urge ser acolhido e levado a sério por todos nós, enquanto conteúdo transversal irrenunciável, em nossas pesquisas, análises, debates, produções de conhecimento e ações. Não assumir a tarefa posta pela ecologia hoje significa, de certa maneira, cair em negacionismos inférteis ou mesmo trair a consciência que temos de nosso tempo. E isso é grave, pois, nas palavras do poeta alemão Goethe, “Quem, de três milênios, não é capaz de se dar conta, vive na ignorância, na sombra, à mercê dos dias, do tempo.”

Dentre muitos outros fatores aqui não mencionados, estes não podem ser olvidados. A situação do ecossistema amazônico, com seu frágil equilíbrio tão ameaçado, foi agravada nos últimos anos em nosso país. Os diagnósticos dos especialistas apontam para tempos cada vez mais sombrios, alguns falam de ponto crítico ultrapassado, outros até de irreversibilidade na sua recuperação, tamanho grau de destruição já encetado, realidade que coloca em risco não apenas a Amazônia em si, enquanto região específica, mas todo o sistema vida e, portanto, a vida humana.

No entanto, se por um lado a vida tem os seus ardis e revela uma capacidade surpreendente de reação e resistência, diante de suas agressões e de seus agressores, por outro, o próprio ser humano também, ainda que de forma ambivalente e muitas vezes revelar-se apequenado e mesquinho, revela igualmente uma capacidade extraordinária de colocar a sua inteligência a serviço da vida, de produzir conhecimentos e transformá-los em técnicas e tecnologias, que fizeram e fazem a diferença em mudanças urgentes e necessárias. Já foi capaz de ser sensivelmente solidário e superar situações trágicas, de recuperar áreas altamente degradadas, de salvar rios tidos como mortos ou espécies condenadas a extinção, de engendrar soluções para realidades tidas como sem solução. Será que nosso esperançar tem consistência e fecundidade criativa para sonharmos com uma Amazônia que proteja a vida e a diversidade cultural e religiosa e que devolva seus traços originários? Esperançamos uma Amazônia que integre e promova todos os seus habitantes, para poderem consolidar o “bem viver”.

 

Contribuição

O Congresso Internacional da SOTER tornou-se uma referência para a Área de Ciências da Religião e Teologia no Brasil e no mundo. É uma ocasião de encontro entre os diversos Programas de Pós-Graduação, Institutos e Faculdades em nível de Graduação. Há uma troca entre pesquisadores mais experientes com novos pesquisadores que estão em formação. Há ainda o reflexo internacional, resultado da seriedade como são tratados os temas, sempre de grande relevância, e as diversas parcerias que se foram construindo ao longo dos anos, com pesquisadores internacionais que participaram de outras edições destes Congressos. O fato de trazer sempre uma temática atual, como é o caso deste Congresso de 2023, que tratará a questão “A Amazônia e o futuro da humanidade: povos originários, cuidado integral e questões ecossociais”, favorece uma discussão sólida e urgente para com a sociedade contemporânea, que pode se beneficiar de suas discussões através das apresentações, publicações em forma GTs, FTs e outros meios de divulgação dos resultados construídos. A sua relevância está em lançar novas luzes para a recente história brasileira e latino-americana, algo próprio da natureza da SOTER e de sua origem. A temática de 2023 convida a olhar com profundidade para o atual contexto brasileiro e de modo especial amazônico, para que em várias perspectivas apresentar reflexões consistentes. Consolidado como um importante evento do cenário acadêmico nacional e internacional, este Congresso será uma oportunidade para a divulgação de pesquisas, trabalhos vinculados a elas, troca de aprendizado entre pesquisadores e estudantes, nacionais e estrangeiros.

Nós, membros da comissão organizadora do Congresso, desejamos e acreditamos que as discussões que o nosso próximo Congresso se propõe fazer, mais do que perpassar os diversos âmbitos interconectados e contemplados pelas ciências humanas – social, cultural, político, econômico, religioso... – pode oferecer-nos contribuições preciosas para as grandes discussões irrenunciáveis da contemporaneidade.

O CARTAZ

A ALEGORIA
A composição tem como protagonistas o grande rosto feminino, uma mulher de um povo originário, através do qual emerge o mapa da América Latina em filigrana.
O impacto visual é exaltado pelo movimento verde que se expande de forma radial para toda a imagem, e que evoca uma força que a partir da ‘alma’ do mapa invade o rosto feminino e depois alcança os outros elementos.
Esse duplo elemento (rosto/mapa), assim representado, forma a Alegoria da Amazônia, Amazônia como ente vivo, Amazônia não só brasileira, mas de toda a América Latina.
A linguagem gráfica que caracteriza a Alegoria da Amazônia é baseada numa texturização arenosa que remete à ideia de uma realidade homogênea mas feita de muitas partículas, a Amazônia como um ser composto, articulado, não monolítico. E também tem uma sinalização de aranhões, representando as inúmeras, ferozes ameaças.
No meio do mapa está localizado o ouvido da mulher, que num efeito significativo de transposição óptica se torna o ouvido da própria Amazônia: é necessário criar uma comunicação entre a Amazônia e o mundo, precisa que ela escute e seja escutada, precisa que o próprio congresso da Soter deste ano se torne na medida do possível forma, conteúdo e veiculo dessa comunicação.

O POVO
Ocupando a parte esquerda o povo é representado numa tensão para, caminhando em direção a, um povo que caminha para chegar, rumo a. Um povo expressivamente diversificado em termo de etnia, cor, gênero, idade.
Duas figuras salientam o grupo, a criança e o idoso.
A criança segurando uma luz representa a Esperança, a Simplicidade verdadeira, a vontade de Futuro que indica a Amazônia como bússola para todo o povo.
O idoso, que se inclui no grupo que é guiado pela criança, por sua vez guia os outros, representando a importância da memória, da história, do percurso feito, do conhecimento, do respeito para os passos de quem nos precedeu. Futuro de esperança, passado de memórias, presente de denúncia: a sinfonia de toda a composição.

A PROFUNDIDADE E A SUPERAÇÃO DO INDIVIDUALISMO
Uma das figuras do grupo do povo carrega um grande círculo azul com estrelas pintadas por dentro: a profundidade que dá a tônica ao modus operandi do Congresso da Soter. Não se analisa por mero registro de crônica, ou por escrúpulo cientificista, nem por impulso catastrofista, mas sim para fazer um trabalho de construção do Bem possível, iluminados pela grande bagagem teológico-espiritual das comunidades religiosas envolvida no processo tríplice, nunca obsoleto, do VER – JULGAR – AGIR.
Ao redor de todo o conjunto de imagens uma curva de cores em mosaico remete ao fazer coral próprio do povo da América-Latina, um universo de pluralidade que soube e precisa continuar a transcender o risco individualista de auto referencialidade e se comprometer num esforço coletivo de unidade na diversidade.


Por Sergio Ricciuto Conte

 
COMISSÕES

Organização

Diretoria

PRESIDENTE – Dra Clélia Peretti 

VICE-PRESIDENTE – Dra. Andreia Cristina Serrato

1° SECRETÁRIO –  Dra Maria Jeane dos Santos Alves

2ª SECRETÁRIO – Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães

 

Secretária

Lídia Regina Barbosa do Carmo Duarte (Secretária da SOTER)

 

Presidente da Comissão Organizadora

Dra Clélia Peretti

 

Comitê Científico

Dr. André Phillipe Pereira - UNERJ

Dra. Andreia Cristina Serrato – PUCPR

Dr. Carlos Mendoza-Álvarez – Boston College – USA

Dr. Cesar Augusto Kuzma – PUC-Rio

Dra. Clélia Peretti – PUCPR

Dr. Diego Fragoso Pereira - PUCPR

Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães – PUC Minas

Dr. Everaldo dos Santos Mendes – Instituto Edith Theresa Hedwing Stein / UFS

Dr. Jaldemir Vitório – FAJE

Dr. Luiz Carlos Susin – PUCRS

Dr. Marcio Fabris dos Anjos – Instituto São Paulo de Estudos Superiores

Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer – PUC-Rio

Dra Maria Jeane dos Santos Alves

Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade – PUC-Rio

Dr. Valmor da Silva – PUC-GO

 

Comissão Organizadora

Dra. Andreia Cristina Serrato – PUCPR

Dra. Clélia Peretti – PUCPR

Dra Maria Jeane dos Santos Alves

Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães - PUC Minas

Camilla Moreira Alves – PUC Minas

Esp. Lídia Regina Barbosa do Carmo Duarte – SOTER / PUC Minas

Me. Bia Gross – PUC-Rio

Esp. Tiago Lopes Parreiras – SETH / IESLA

Me. Kathleen Vieira - PUCPR

 
HOSPEDAGEM OFICIAL

Casa de Retiros São José
Av. Itaú, 475 - Dom Bosco, Belo Horizonte - MG, 30850-035
Aproximadamente 15 minutos à pé até o local do evento.
Percurso de ~1km.

As reservas poderão ser efetuadas através do e-mail contato@casaderetirossaojose.com.br

Mais informações: (31) 3411 5040

PROGRAMAÇÃO
FORMATO HÍBRIDO

Presencial: Auditório João Paulo II – PUC Minas

On-line: As transmissões serão realizadas pelo site do Congresso da SOTER

(A transmissão on-line será exclusiva aos participantes inscritos)

11 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)

*Exclusivo para os Conselheiros Regionais e Diretoria:
*9h30 Reunião da Diretoria (online - presencial)
*10h30 Reunião da Diretoria com os Conselheiros Regionais (on-line)

12h Intervalo

14h Credenciamento presencial (PUC Minas)
15h Acolhida dos participantes e Momento de reflexão (presencial e on-line)

15h30 Conferência: (Presencial com transmissão online)
Sínodo para a Amazônia - Uma oportunidade perdida? 
Conferencista: Prof. Dr. Paulo Suess (Assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI)
Moderadora: Andreza Gomes Weil (UFAM)

17h30 Intervalo

19h Abertura oficial do 35° Congresso
(Presencial com transmissão online)

19h30 Apresentação Cultural: (Presencial com transmissão online)
Amazônia - Grupo Amoras Flor de Lis - Centro Cultural da Pampulha (Andreza Pires)

20h Conferência: Comunicar Amazônia. Visualizar as riquezas para superar os preconceitos.
Conferencista: Luis Miguel Modino (Área Missionária São José do Rio Negro - Arq. de Manaus)
Moderador: Marcos Vinicius de Freitas ( UNIFAP - Universidade Federal do Amapá)

 
12 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)

7h30 Credenciamento presencial
8h Acolhida dos participantes e Momento de reflexão (presencial e on-line)

8h30 Conferência: (Transmissão online)
Amazônia, evangeliza-te a ti mesmo
Conferencista: Dom Leonardo Ulrich Steiner (Arcebispo Metropolita de Manaus)
Moderador: Roberto E. Zwetsch (EST) (Presencial com transmissão online)

10h Intervalo

10h30 Conferência: (Presencial e online, com transmissão online)
Espiritualidade, ecologia e migração
Conferencistas: Márcia de Oliveira (UFRR- REPAM) (Presencial com transmissão online)
Pe. Dario Bossi, M.C.C.I (Assessor da CLAR e da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB) (Transmissão online)
Moderador: Carolina Teles Lemos (PUC Goias – Coordenadora da Área de Ciências da Religião e Teologia da CAPES) (Presencial com transmissão online)

12h Intervalo

14h Comunicações GTs / FTs (Somente on-line)
GT = Grupo de Trabalho
FT = Fóruns Temáticos
Espaço destinado para divulgação de pesquisas, composição de mesas redondas, fóruns de discussão e apresentação de trabalhos/comunicação.

16h30 Intervalo

17h Reuniões dos Regionais da SOTER (On-line e presencial)
Regional Norte
Regional Nordeste
Regional Centro-Oeste
Regional São Paulo
Regional Sudeste
Regional Sul

Noite Livre 

 
13 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

8h Acolhida dos participantes e Momento de reflexão (presencial e on-line)

8h30 
Painel: (Presencial com transmissão online)
Cehila 50 anos: uma história em movimento (América Latina e Caribe)
Conferencista: José Oscar Beozzo (Cehila/Ceseep)
Debatedor: Lauri Emílio Wirth (Cehila/Universidade Metodista de São Paulo)
Moderador: Mauro Passos (Cehila/UFMG)

10h Lançamento de livros

10h30 Mesa Redonda: (Transmissão online)
A contribuição dos povos da Amazônia para o futuro da humanidade
Palestrante: Patrícia Gualinga Montalvo (Ativista, defensora dos direitos humanos e dos direitos dos indígenas da etnia Kichwa de Sarayaku, território da Amazônia equatoriana) (Transmissão online)
Debatedora: Lady Anne Souza (Diretora de Programas e Projetos da SEMED / Marabá – Assessora da Pastoral da Educação na Diocese de Marabá, Coordenadora Regional da Pastoral da Educação - CNBB NORTE 2 (Pará e Amapá) (Presencial com Transmissão online)
Moderador: Edilmar Cardoso (PUC-Chile) (Transmissão online)

12h Intervalo

14h Comunicações GTs / FTs (Somente on-line)
GT = Grupo de Trabalho
FT = Fóruns Temáticos
Espaço destinado para divulgação de pesquisas, composição de mesas redondas, fóruns de discussão e apresentação de trabalhos/comunicação.

16h30 Intervalo

17h Assembleia da Soter – Exclusiva para sócios/sócias da SOTER
(Somente presencial)

18h Intervalo

19h Acolhida dos participantes (presencial e on-line)

19h30 Momento Cultural:
Quarteto de vozes e de cordas PUC Minas

20h Prêmio Soter/Paulinas de Teses e Lançamento do livro (Presencial e on-line)

20h30 Prêmio SOTER – João Batista Libanio (Presencial e on-line)
Conferência com o vencedor do Prêmio SOTER – JB Libanio

 
14 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

8h Acolhida dos participantes e Momento de reflexão (presencial e on-line)

8h30 Conferência: (Presencial com transmissão online)
A Amazônia e a Igreja do Brasil: desafios para a ecologia integral e a ecoespiritualidade
Conferencista: Moema Miranda (UFMG)
Moderador: Cesar Augusto Kuzma (PUC-Rio)

10h Intervalo

10h30 Encerramento do 35º Congresso Internacional da SOTER
Conferência: (Transmissão online)
Futuro da Amazônia. Perspectivas teológico-sinodales y territoriales
Conferencista: Mauricio López Oropeza (Director del Centro de Programas y Redes de Acción Pastoral del CELAM. Coordinador del equipo responsable de la Fase Continental del Sínodo sobre Sinodalidad). (Transmissão online)
Moderador: Andréia Cristina Serrato (PUC-PR)(Presencial com transmissão online)

11h30 Encerramento do Congresso (Presencial com transmissão online)
Clélia Peretti (Presidente da Soter - PUC-PR e membros da Diretoria)

 
PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
FT 1 - Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação.
Alexandre da Silva 12/07/2023 14:10 ÉTICA INTERCULTURAL LATINO-AMERICANA: pressupostos para uma educação escolar. Aprovado Pendente
Ariél Philippi Machado 12/07/2023 14:25 Diálogo intercultural e o paradoxo da doutrina da descoberta Aprovado Aprovado
Auriston Magalhães Vitor 12/07/2023 15:40 Interculturalidade, alteridade e colonização dopaminérgica: contribuições à formação humana integral no contexto escolar Aprovado Aprovado
Charles Amorim de Mendonça 12/07/2023 14:40 Paulo Freire e a educação popular: aproximações com o pensamento latino-americano Aprovado Aprovado
Dáry Bezerra 13/07/2023 14:10 EXPERIÊNCIAS TRANSGÊNERAS NO CANDOMBLÉ: VIVÊNCIAS DAS IDENTIDADES DE GÊNERO EM TERREIROS Aprovado Pendente
Giseli do Prado Siqueira

Coautores
- Angela Cristina Borges
12/07/2023 15:25 O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO E O ENSINO RELIGIOSO: sob a ótica da interculturalidade e da educação Aprovado Aprovado
Jair Nery de Medeiros 13/07/2023 14:25 A RELIGIOSIDADE DOS FÍES DOS FIÉIS NAS NAÇÕES DE MARACATU DO RECIFE. Aprovado Aprovado
LUCY PATRICIA DA SILVA DE FARIAS 13/07/2023 16:10 RESPEITE MEU AXÉ QUE EU RESPEITO SEU AMÉM: LUTA HISTÓRICA DO POVO DE TERREIRO CONTRA O PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO E A Aprovado Aprovado
LUIZ FERNANDO PIRES DIAS

Coautores
- FABIANO VICTOR DE OLIVEIRA CAMPOS
13/07/2023 16:25 INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E ALTERIDADE Aprovado Aprovado
Márcia de Abreu Santos 12/07/2023 16:10 DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO E A INTERCULTURALIDADE PARA O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR. Aprovado Aprovado
MARITANA DRESCHER DA CRUZ 13/07/2023 14:40 Kó si ewé, kó sí Òrìsà : A ECOLOGIA NO CANDOMBLÉ Aprovado Pendente
Ramon Demetrio Barbosa Ferreira 13/07/2023 15:10 Exu (Esú): o patrono da luta antirracista no Brasil Aprovado Aprovado
Sara Barbosa Fernandes 12/07/2023 15:10 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: a contribuição do Ensino Religioso para o diálogo a partir dos contextos Aprovado Aprovado
Vinícius Alves da Rosa

Coautores
- Rafaela Fonseca da Silva
13/07/2023 15:40 São Benedito versus Nossa Senhora de Fátima: conflitos religiosos no bairro Praça 14 de Janeiro em Manaus- Aprovado Pendente
VItória Marques Bergo 13/07/2023 15:25 O SINCRETISMO RELIGIOSO PENSADO JUNTO A EXU COMO POTÊNCIA PARA COMPREENSÃO DAS RELIGIÕES AFRO BRASILEIRAS Aprovado Aprovado
FT 2 - Leituras Emancipatórias da Bíblia
Carlos Alberto Nunes Júnior 12/07/2023 16:00 Por uma leitura jovem, popular e libertadora da bíblia. Aprovado Aprovado
Francisco Cornelio Freire Rodrigues 12/07/2023 15:30 A conversão de Pedro na casa de Cornélio (At 10,1–11,18): um exemplo de adesão à sinodalidade Aprovado Pendente
Jean Richard Lopes 12/07/2023 14:30 “Mulheres sejam submissas”: superação da leitura fundamentalista e enviesada de Ef 5,21.22-33 Aprovado Pendente
Rodolfo José Lourenço 12/07/2023 15:00 Lutar contra Deus ou contra si mesmo? Uma leitura de Gn 32,23-33 Aprovado Pendente
Solange Maria do Carmo 12/07/2023 14:00 De culpada a protagonista: o papel da mulher em Gn 2,4b-3,24 Aprovado Pendente
FT 3 - Juventudes e Projetos de Brasil
Bruna Martins Ferreira dos Santos 12/07/2023 14:15 O protagonismo das Juventudes no reconhecimento da identidade dos Povos originários Aprovado Pendente
Fábio Soares do Nascimento 12/07/2023 15:25 RELATOS DE VIDAS ACOMPANHADAS Aprovado Aprovado
IGOR ADOLFO ASSAF MENDES 12/07/2023 14:30 A presença e a voz da juventude na Igreja Amazônica: desafios e perspectivas Aprovado Aprovado
JOILSON DE SOUZA TOLEDO 12/07/2023 15:55 DEPOIS (OU APESAR) DE DEUS: INQUIETAÇÕES PARA A EVANGELIZAÇÃO DAS JUVENTUDES Aprovado Pendente
Luciana Candida da Silva de Brito 12/07/2023 14:45 ARTESÃOS DE MISERICÓRDIA: EXPERIÊNCIAS DE FÉ E VIDA ATRAVÉS DO VOLUNTARIADO ESTUDANTIL NA AMAZÔNIA LEGAL Aprovado Pendente
Rosinei Costa Papi Dei Agnoli 12/07/2023 15:40 Juventudes universitárias: religião, política e pastoralidade Aprovado Aprovado
Tiago Sant'Ana Cezar 12/07/2023 16:10 OS JOVENS TERÃO VISÕES: UMA NOVA HUMANIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA TERRA Aprovado Aprovado
FT 4 - Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura
Gabriela Silva Carvalho 12/07/2023 14:10 A participação feminina nas irmandades negras: Um espaço de luta e fé. Aprovado Pendente
JANAINA JOSIAS DE CASTRO 13/07/2023 15:30 ALIMENTAÇÃO E CURA NAS NOVAS RELIGIÕES JAPONESAS Aprovado Pendente
joao basilio fernandes junior 13/07/2023 14:50 Miriam a profetisa injustiçada, um caso de violência simbólica, a partir de Êxodo 15, 20-21 ou Números 12, 1-16. Aprovado Pendente
JOSÉ REINALDO DE ARAÚJO QUINTEIRO

Coautores
- SANDRA CÉLIA COELHO GOMES DA SILVA
13/07/2023 16:30 Filosofia em processos críticos e criativos de autocura cosmovisionários com crianças: das complexidades para a inculturação das teorias filosóficas em uma escola Municipal de Rio Verde/GO Aprovado Pendente
KARINE MARQUES RODRIGUES TEIXEIRA 13/07/2023 14:20 A religião e o protagonismo feminino como processo terapêutico de autocura Aprovado Aprovado
LEANE DE MAGALHÃES SILVA

Coautores
- Sandra Heloísa Teixeira Reis
12/07/2023 14:50 MULHER E RELIGIÃO: DES(CONSTRUÇÃO) DO PENSAMENTO ABISSAL EM GABRIELA DE JORGE AMADO Aprovado Pendente
Nayara do Vale Moreira 12/07/2023 15:20 Algumas análises sobre a condição da mulher negra no Brasil Colonial nos séculos XV-XVI Aprovado Pendente
ROBERTO RIBEIRO DE MOURA

Coautores
- CAROLINA TELES LEMOS
13/07/2023 15:10 Espiritualidade e saúde em pacientes no contexto de cuidados paliativos Aprovado Pendente
Rosemary Francisca Neves Silva 12/07/2023 14:30 Mulheres Negras na Colônia Brasileira: O Papel Significativo das Parteiras e Rezadeiras na Saúde e Cuidados Maternos Aprovado Pendente
Silvia Alves Tavares Scolaro 13/07/2023 14:10 COLONIALIDADE RELIGIOSA E INTERCULTURALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITABERAÍ-GO Aprovado Pendente
Verônnica Teles dos Santos Silva 12/07/2023 15:10 “FOI TUA FÉ QUE TE CUROU”: O ATO DE BENZER COMO PROMOÇÃO DO CUIDADO COLETIVO Aprovado Pendente
FT 5 - Pacto Educativo Global e propostas educativas emancipadoras
André Luiz Boccato de Almeida

Coautores
- André Luiz Boccato de Almeida
13/07/2023 14:00 Ética, Teologia e Consciência em Tomás de Aquino e Paulo Freire: diálogos educativos Aprovado Aprovado
CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN 13/07/2023 14:20 PACTO EDUCATIVO GLOBAL E CAMPANHA DA FRATERNIDADE/2022 NA IGREJA DA AMAZÔNIA Aprovado Pendente
FT 6 - Comunicação, Teologia e Religiosidades
Alessandro de Mello Gomes 12/07/2023 14:00 O Discurso Espetacular dos Padres da Igreja Católica Aprovado Aprovado
ALINE AMARO DA SILVA 12/07/2023 14:20 Influenciadores digitais católicos no Brasil: estudo de caso das categorias pároco e arauto digital Aprovado Pendente
Ana Beatriz Dias Pinto 13/07/2023 14:00 Devocional mariano em (re)vista: a cultura religiosa presente na Ave-Maria Aprovado Aprovado
Ana Cláudia e Silva Xavier

Coautores
- MAURO AUGUSTO CORDEIRO ALVES
12/07/2023 14:40 Midiatização do sagrado: o esvaziamento espiritual da consagração da Ayahuasca na cultura das celebridades Aprovado Aprovado
Gabriela Ferreira Vieira 12/07/2023 15:20 O fluxo político online dos movimentos sociais religiosos: um estudo de caso do Instagram Fé(ministras) Aprovado Aprovado
JENIFER ROSA DE OLIVEIRA 13/07/2023 15:00 Jornalismo e construção de polarizações entre evangélicos e LGBT Aprovado Pendente
JOSÉ HEITOR VASCONCELOS DE MENEZES 13/07/2023 14:20 Igreja e Mídias Sociais no mundo Pós-Moderno Aprovado Aprovado
MARCO TÚLIO DE SOUSA 13/07/2023 14:40 Igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada: Conceitos para pensar as relações entre mídia e religião Aprovado Pendente
Moisés Sbardelotto 12/07/2023 15:00 Influência digital católica: entre a celebrização clerical e a comunicação de uma teologia da leveza Aprovado Aprovado
PAULO AFONSO DOS SANTOS TAVARES 13/07/2023 15:20 “INIMIGO INSIDIOSO E TRAIÇOEIRO”: O JORNAL CATÓLICO SANTUARIO DA TRINDADE (1922-1931) E O COMBATE AO PROTESTANTISMO EM Aprovado Pendente
Solange das Graças Martinez Saraceni 12/07/2023 15:40 Assembleia de Siquém: uma leitura teológica-pastoral-eclesiológica em chave sinodal Aprovado Aprovado
FT 7 - Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade
Carolina Barbosa Silva 13/07/2023 15:10 Burnout Pastoral Aprovado Pendente
Denis Cotta 12/07/2023 15:10 O AMOR AOS VIVOS É O AMOR A DEUS: a noção panenteísta e o cuidado integral como elementos estruturantes do hassidismo polonês do séc. XVIII Aprovado Aprovado
Erika Gomes Duarte 12/07/2023 14:00 O amadurecer na fé cristã e o desenvolvimento integral da pessoa que crê Aprovado Pendente
Jerônimo Lauricio de Souza Oliveira 12/07/2023 14:45 O SENTIDO DO AMOR: UM DIÁLOGO ENTRE VIKTOR FRANKL E KAROL WOJTYLA Aprovado Aprovado
JOÃO EVERTON DA CRUZ SANTOS 13/07/2023 14:25 FREI DAMIÃO: a figura do conselheiro tridentino no Catolicismo Popular do Nordeste brasileiro Aprovado Aprovado
José Carlos dos Santos

Coautores
- JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA
13/07/2023 14:00 PADRE CÍCERO ROMÃO: MESTRE DA COMPAIXÃO. Aprovado Pendente
MÁRCIO EURIPEDES GOMIDE 12/07/2023 16:00 APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS ENTRE SIGMUND FREUD E OSKAR PFISTER SOBRE O CONCEITO DE ILUSÃO Aprovado Pendente
MARCOS AUGUSTO DE CASTRO PERES 12/07/2023 15:35 A sociologia transpessoal e as experiências de quase-morte (EQMs): novos desafios metodológicos Aprovado Aprovado
Salvador do Nascimento Filho

Coautores
- MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
- MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
13/07/2023 14:45 O simbolismo do esquadro e compasso da espiritualidade Aprovado Aprovado
selomite dias dos santos 12/07/2023 14:25 A construção do coletivo religioso como uma forma de (re)construção para uma sociedade mais igualitária Aprovado Aprovado
Wanusa Almeida Menezes 13/07/2023 15:35 Benzedeiras e benzidos: experiências de “felicidade” Aprovado Aprovado
FT 8 - Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas
Anna Carolina Cunha Alves da Costa 12/07/2023 14:00 Nossa Senhora da Amazônia: uma reflexão sobre a guardiã da floresta e da sua gente Aprovado Pendente
BEATRIZ DE OLIVEIRA PINHEIRO 12/07/2023 14:20 Relatos de trabalhadoras sexuais autodeclaradas sem religião colhidos por meio do método de história de vida Aprovado Aprovado
CLAUDIA DANIELLE DE ANDRADE RITZ 12/07/2023 14:40 PESSOAS SEM RELIGÃO: a urbanização e a recomposição da memória religiosa Aprovado Aprovado
CLÓVIS ECCO 12/07/2023 15:00 A ANÁLISE DOS SEM RELIGIÃO À LUZ DE MARIÁ CORBÍ Aprovado Aprovado
DANIELA CORDOVIL CORRÊA DOS SANTOS 12/07/2023 15:20 Sagrado Feminino, espiritualidade e saúde: um estudo sobre práticas terapêuticas em Círculos de Mulheres Aprovado Aprovado
DOUGLAS JORGE ARÃO 12/07/2023 15:40 A Intertextualidade da Linguagem de Alcóolicos Anônimos e os Ensinamentos Cristãos Aprovado Pendente
Flávio Lages Rodrigues 12/07/2023 16:00 SOCIALIZAÇÃO DA COMUNIDADE DE ROQUEIROS/AS SEM RELIGIÃO, APONTAMENTOS PARA UMA ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA? Aprovado Aprovado
GEORGE JEOVANHOLI PARADELA 13/07/2023 14:00 Jovens evangélicos progressistas e a desregulação das crenças na modernidade religiosa Aprovado Aprovado
GUSTAVO CAPRANICO CORREA GIMENEZ GERMANO 13/07/2023 14:20 Um breve olhar no fenômeno chamado “sem religião” Aprovado Aprovado
Omar Lucas Perrout Fortes de Sales

Coautores
- Moacir Ferreira Filho
13/07/2023 14:40 Apontamentos acerca dos Sem-Religião no Brasil desde operadores das Ciências da Religião em diálogo com o Humanismo Integral de Jacques Maritain Aprovado Aprovado
Paulo Vinícius Faria Pereira 13/07/2023 15:00 A identidade dos sem-religião: uma leitura não essencialista a partir de uma categoria essencialista Aprovado Aprovado
ROGERIO REGIS DE AZEVEDO 13/07/2023 15:20 Os saduceus do século XXI Aprovado Pendente
Thais Fernandes do Amaral

Coautores
- FABIANA DE FARIA
13/07/2023 15:40 ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA - A Qualidade Humana e a Qualidade Humana Profunda em Marià Corbí Aprovado Aprovado
FT 9 - Gênero, Religião e Violências
IVENISE TERESINHA GONZAGA SANTINON 12/07/2023 15:00 A presença das mulheres em organismos oficiais na Igreja. Um olhar feminista para os direitos humanos em um discipulado de Aprovado Aprovado
Janaina Brito de Assis Freitas 13/07/2023 14:00 A legitimação religiosa do abuso: violência sexual contra mulheres evangélicas Aprovado Aprovado
Kátia de Sousa Diniz 12/07/2023 14:40 O FALO INVERTIDO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA ENTRE IGREJA, O SABER MÉDICO E O ORGASMO Aprovado Aprovado
Maria Cristina Silva Furtado 13/07/2023 14:20 A Igreja Católica e a violência de gênero: mulheres e pessoas LGBT Aprovado Aprovado
Marina de Oliveira Lúcio 12/07/2023 15:40 A PRESENÇA FEMININA EM CONTEXTOS CRISTÃOS BRASILEIROS: leituras a partir da Teologia Ecofeminista Aprovado Aprovado
Patricia Helena Coimbra 12/07/2023 15:20 A Sinodalidade e o grande desafio da mulher na Igreja a partir do Pontificado do Papa Aprovado Aprovado
PERLA CABRAL DUARTE DONEDA 12/07/2023 14:20 Em busca de Maria no Brasil Colonial: uma abordagem de gênero à “mariologia” de Jose de Anchieta - Século XVI Aprovado Aprovado
Robert Landgraf 12/07/2023 14:00 Magnificat: o canto feminino da libertação messiânica Aprovado Aprovado
Silvia Mara Camargo Kreuz 13/07/2023 14:40 Pacto Global pela Família e Doutrina Social da Igreja: o cuidado com todas as famílias Aprovado Aprovado
Suzana Regina Moreira 13/07/2023 15:00 Fora do armário e fora do túmulo dos pecados ecológicos Aprovado Pendente
FT 10 - Cristãos Leigos e Leigas
Anderson Costa Pereira

Coautores
- Anderson Costa Pereira
12/07/2023 14:00 POR UMA NOVA CULTURA MINISTERIAL: a imagem do poliedro à luz de Querida Amazônia Aprovado Aprovado
CELIA SOARES DE SOUSA 12/07/2023 14:30 Espiritualidade profética dos cristãos leigos e leigas Aprovado Aprovado
Denilson Mariano da Silva 12/07/2023 16:00 Urgência da Animação Bíblica da vida e da Pastoral: desafios e perspectivas Aprovado Aprovado
Josefa Alves dos Santos 12/07/2023 15:00 Maturidade missionária e sinodalidade eclesial Aprovado Pendente
Márcia Terezinha Cesar MIné Geraldo 12/07/2023 15:30 A Teologia Mariana do Laicato: um olhar para a identidade cristã do laicato à luz da dimensão mariana Aprovado Aprovado
FT 11 - Memória, História e Comunicação nas Religiões
Alan Kennie Lopes Machado 13/07/2023 15:00 Influência da comunicação da memória para uma igreja local Aprovado Pendente
Caio Rodolfo Almeida de Oliveira 13/07/2023 14:15 Capitalismo, pobreza, riqueza e justiça social: Walter Benjamim e Ellen White Aprovado Pendente
Carlos Alberto Ferri 13/07/2023 15:15 Serviço missionário no Antigo e Novo Testamento. Aprovado Pendente
Carlos Olivares 13/07/2023 15:30 ¿Hay mujeres en el cielo?: Lecturas canónicas, judías y apócrifas Aprovado Pendente
Cicero Manoel Bezerra 12/07/2023 15:00 Fake news e pós-verdade: análise conjuntural Aprovado Aprovado
DÓRIO HENRIQUE FERREIRA GROSSI 12/07/2023 14:15 A oratória no júri e o discurso religioso: analogias na linguagem utilizada para o convencimento Aprovado Aprovado
Eduardo Teixeira

Coautores
- Márcio Tonetti
- Márcio Tonetti
12/07/2023 16:00 Revista Nosso Amiguinho: transmissão da memória religiosa (2022-2023) Aprovado Pendente
FÁBIO AUGUSTO DARIUS 13/07/2023 14:00 A Reforma não terminou?: revisitando aspectos da tradição, modernidade, cultura e contracultura Aprovado Aprovado
Flavia Medeiros da Silva 12/07/2023 15:45 O videoclipe gospel e a temporalidade Aprovado Pendente
Guilherme Cardoso Ricardo Martins 12/07/2023 14:30 Alcides Campolongo: um visionário na comunicação religiosa brasileira Aprovado Aprovado
Jacquelane Bezerra dos Santos 12/07/2023 15:15 O conservadorismo religioso e a superficialidade da cultura cristã Aprovado Aprovado
Lincoln Nogueira 13/07/2023 15:45 Salvando a reputação do primeiro herói cristão, Pedro: (re)leituras do relato de Paulo (Gl 2:11–14) Aprovado Aprovado
MARLI TURETTI RABELO ANDRADE 12/07/2023 15:30 O impacto das redes sociais na história cultural e religiosa Aprovado Pendente
Marta Bonach gomes 12/07/2023 14:00 A escritura coralineana e a modernidade: busca religiosa e da nova imagem-de-mulher Aprovado Pendente
Rayssan Chrystian Guimarães Cruz 13/07/2023 14:30 Construção de memórias e desafios das igrejas para o engajamento dos jovens Aprovado Pendente
SEBASTIAO ANTONIO DAMACENO FILHO

Coautores
- Rodrigo Follis Santos
13/07/2023 14:45 Ellen White e a avaliação educacional: memórias (re)transmitidas para a educação adventista Aprovado Aprovado
Vanessa Raquel de Almeida Meira

Coautores
- Ellen Nogueira Rodrigues
12/07/2023 14:45 Cultura de paz e desenvolvimento moral: diálogos possíveis Aprovado Aprovado
FT 12 - A Economia de Francisco e Clara
Eduardo Brasileiro de Carvalho 12/07/2023 14:00 Novas economias e a territorialização da organização popular Aprovado Pendente
Marta Chiara e Silva 12/07/2023 14:20 UMA CULTURA DE COMUNHÃO NA LIBERDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REALMAR A ECONOMIA Aprovado Aprovado
Tania Cristina Teixeira 12/07/2023 14:40 Desenvolvimento e Arranjos Produtivos na Perspectiva Agroecológica Aprovado Pendente
FT 13 - A Herança de Ricoeur
Adriani Milli Rodrigues 12/07/2023 14:00 A Memória, o Esquecimento de Reserva e o Perdão em Ricoeur Aprovado Pendente
Davi Henrique Alvarenga Sickert 12/07/2023 14:20 A linguagem metafórica em Ricoeur e as metáforas de salvação e experiência de fé Aprovado Pendente
Gerson Leite de Moraes 12/07/2023 14:40 A simbólica do mal e o pecado como mancha: uma leitura ricoeuriana Aprovado Pendente
Israel Costa Jeronimo 12/07/2023 15:00 A CONTRIBUIÇÃO DA HERMENÊUTICA DE RICOEUR PARA UMA CRISTOLOGIA CORRETAMENTE ORIENTADA Aprovado Pendente
Matheus Eduardo de Oliveira Rocha 12/07/2023 15:20 Tolerância; Alteridade e Reconhecimento: Uma possibilidade de diálogo entre Eastwood e Ricoeur, em Gran Torino Aprovado Pendente
Rejane Célia de Souza Godinho 12/07/2023 15:40 LINGUAGEM DE TESTEMUNHO NA HERMENÊUTICA DE RICOEUR E NO EVANGELHO DE JOÃO: UMA ABORDAGEM NARRATIVA Aprovado Pendente
RENÉ ARMAND DENTZ JR 12/07/2023 16:00 O horizonte ricoeuriano e as possíveis interfaces com a Ecologia Integral Aprovado Aprovado
Tiago de Melo Novais 12/07/2023 16:20 Identidade, alteridade e teologia: caminhos à luz de Paul Ricœur Aprovado Pendente
FT 14 - Interculturalidade e Religião
CLAUDIO SANTANA PIMENTEL 13/07/2023 15:00 Religiões afro-brasileiras como tema de pesquisa em Ciência da Religião: notas preliminares Aprovado Pendente
Eduardo Bonine 13/07/2023 14:00 De filho esquecido do mundo a guerreiro imortal derradeiro: epistemologia de terreiro na dinâmica indígena Aprovado Aprovado
Elissa Gabriela Fernandes Sanches 13/07/2023 14:30 Reflexões sobre a "diferença" desde uma abordagem intercultural Aprovado Aprovado
ENIO JOSÉ DA COSTA BRITO 12/07/2023 14:00 Notas históricas para a compreensão do complexo de crenças na Amazônia Aprovado Aprovado
Günter Bayerl Padilha 12/07/2023 15:30 A AMAZÔNIA NEGRA: A PRESENÇA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS EM BOA VISTA – RORAIMA Aprovado Aprovado
ROBERTO ERVINO ZWETSCH 12/07/2023 15:00 Povos Indígenas na Amazônia: invasão e resistência a partir do povo Madihá/Kulina, AC Aprovado Pendente
WILLIAM REZENDE QUINTAL 12/07/2023 14:30 Por uma Via Pulchritudinis decolonial: a necessidade de uma “escutatória” do artivismo indígena contemporâneo Aprovado Aprovado
FT 15 - Estado, política e religião
Edilmar Cardoso Ribeiro 12/07/2023 14:00 A INQUISIÇÃO NA BAHIA Aprovado Pendente
Everaldo dos Santos Mendes 12/07/2023 14:30 ESTADO, IGREJA E TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO: A LUTA ANTI-INQUISITORIAL-SEFARADI DE ANTÓNIO VIEIRA Aprovado Pendente
Kedma Aparecida Alves Soares

Coautores
- Kedma Aparecida Alves Soares
- José Taçain
12/07/2023 15:00 INICIAÇÃO À COMUNIDADE JUDAICA E CASAMENTO NO ESTADO DO PARANÁ TERCEIRO LUGAR IMIGRATÓRIO Aprovado Aprovado
FT 16 - O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana
Fernanda Malafatti Silva Coelho 12/07/2023 14:00 A Educação em Direitos Humanos na perspectiva da vítima: negar a negação da dignidade humana Aprovado Aprovado
Franklim Drumond de Almeida 12/07/2023 14:30 Imprescritibilidade efetiva dos crimes de ódio Aprovado Aprovado
JOSE PASCOAL MANTOVANI 12/07/2023 15:00 Resistência Ética: Humanidade, Dignidade e Ancestralidade Aprovado Aprovado
Júlio Cezar Nascimento Morais 12/07/2023 15:30 Idolatria do mercado e a falsificação do humano: desafio para a promoção dos direitos humanos Aprovado Aprovado
Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes 13/07/2023 14:00 Capitalismo de Vigilância versus Respeito à Pessoa Humana à luz da Doutrina Social da Igreja Aprovado Aprovado
PADRE: JOSÉ RONALDO ALVES 13/07/2023 14:30 AMAZÔNIA, PATRIMÔNIO DA PESSOA HUMANA Pacto por uma ética do cuidado Aprovado Pendente
Ruth Faria da Costa Castanha 13/07/2023 15:00 O IMAGINÁRIO RELIGIOSO NO PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 E A UTOPIA DA LAICIDADE Aprovado Aprovado
FT 17 - A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental
ANDRE LUIZ BENEDITO 12/07/2023 14:00 A liturgia no enfrentamento do mundanismo espiritual: uma abordagem a partir da Oratio fidelium Aprovado Aprovado
André Luiz da Silva

Coautores
- Karoline da Silva Menezes
12/07/2023 14:30 O cancioneiro da lapinha de Guadalupe, expressão da ação ritual e mistério celebrado Aprovado Aprovado
Renato Quezini 12/07/2023 15:00 A contribuição dos povos da Amazônia para uma autêntica Iniciação à Vida Cristã Aprovado Aprovado
Sergio Esteban González Martínez

Coautores
- Vidal Valentin Cantero Zapattini
13/07/2023 14:00 A música litúrgica em guarani: caminhos de inculturação Aprovado Aprovado
Washington da Silva Paranhos 13/07/2023 14:30 A ação litúrgico-sacramental e ecologia à luz de Laudato Sì Aprovado Aprovado
FT 18 - O Ecumenismo na América Latina
DAVID MESQUIATI DE OLIVEIRA 13/07/2023 17:00 Experiências pentecostais ecumênicas: discernindo ações jesuânicas em prol da unidade cristã Aprovado Aprovado
Deise Regina Badotti Bastos 13/07/2023 17:00 O VERBO SE TORNOU MULHER Aprovado Aprovado
ELIAS WOLFF 13/07/2023 17:00 Contribuições do magistério de Francisco para o ecumenismo na América Latina Aprovado Aprovado
Ingrid Carolina Soto Escobar Ribeiro 13/07/2023 17:00 Justiça, Paz e Diaconia: Relações entre o Conselho Mundial de Igrejas e o Movimento Ecumênico Brasileiro Aprovado Aprovado
Márcio Damião de Almeida 13/07/2023 17:00 A MÍSTICA DO DIÁLOGO, EM VISTA DA VIVÊNCIA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA Aprovado Aprovado
FT 19 - Povos tradicionais
Adriana Rocha Ribeiro Araújo 12/07/2023 14:00 A COMPLEXIDADE DA RELIGIÃO POPULAR ACREANA NA RELAÇÃO DE GÊNERO NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO Aprovado Pendente
Agda Bernardete Alano 12/07/2023 14:20 A espiritualidade na representação da arte da comunidade Tekoá Marangatu: comunidade Guarani no Sul de Santa Aprovado Aprovado
FRANCISCO PINHEIRO DE ASSIS 12/07/2023 14:40 Povos tradicionais: curas e festas na Amazônia Aprovado Pendente
Luís Jorge Lira Neto 12/07/2023 15:00 OS ENCANTADOS: a visibilidade do invisível Aprovado Aprovado
SORAIA BATISTA RODRIGUES

Coautores
- Rucelino de Sousa Aguiar
12/07/2023 15:20 O TEOLOGIZAR NA AMAZÔNIA ACREANA Aprovado Pendente
FT 20 - Fronteiras do imaginário religioso
AMAURI CARLOS FERREIRA 13/07/2023 14:50 A construção do Imaginário Religioso e Educacional no Médio Vale do Paraopeba-MG Aprovado Aprovado
Ana Julia Ribeiro Vieira de Brito

Coautores
- Thiago Narciso Dos Santos
13/07/2023 15:10 A instauração do casamento civil na Primeira República e o imaginário católico em Bonfim-MG. Aprovado Aprovado
Ana Paula de Jesus

Coautores
- Beatriz de Matos Siqueira
- Lorena da Silva Vieira Araújo
12/07/2023 15:35 Imaginário Católico no Pacto Educativo: abordagem jesuítica ou inovação? Aprovado Aprovado
Anderson Marinho Maia 12/07/2023 14:00 Construção do imaginário religioso: transcurso e migração afro-cristão de fiéis em Teixeira de Freitas-BA Aprovado Pendente
Bruna Letícia Fernandes da Silva

Coautores
- Victória Carvalho Akerman
13/07/2023 15:30 O Julgamento da Moral: análise da acusação do “Pecado de Besthialidade” Aprovado Aprovado
CESAR AZEVEDO CARNEIRO 13/07/2023 14:20 A CAMINHO DE UM ENSINO RELIGIOSO LAICO: UM ANÁLISE HISTÓRICA A PARTIR DOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS Aprovado Pendente
Marco Antonio Fontes de Sá 12/07/2023 14:45 Arte Santeira - O imaginário religioso como devoção e trabalho Aprovado Aprovado
Mariana Ramos de Morais 12/07/2023 14:20 Afro-mineiro, afro-brasileiro: sobre a patrimonialização das “Congadas de Minas” Aprovado Aprovado
THIAGO HOT PEREIRA DE FARIA 12/07/2023 15:15 Escola Theodor Herzl e a Preservação da(s) Identidade(s) Judaica(s) na Comunidade Judaica Belo-horizontina Aprovado Aprovado
UBIRATAN NUNES MOREIRA 13/07/2023 14:00 Ensino religioso e persistência colonial: a lógica dos acordos. Aprovado Pendente
FT 21 - Iniciação científica
Adriane Candida de Proença dos Santos 12/07/2023 14:15 EMPATIA E TRINDADE COMO A FONTE E O SUSTENTO DA COMUNHÃO HUMANA EM EDITH STEIN Aprovado Pendente
ANELISE WENNINGKAMP BIESDORF 12/07/2023 15:30 PASTORAL DA SAÚDE: UMA LEITURA TEOLÓGICA ENTRE SAÚDE, SOFRIMENTO E MORTE. Aprovado Aprovado
Antônia Bianca Oliveira dos Santos 12/07/2023 16:15 Ética Indígena do Bem Viver Aprovado Aprovado
Antônio Cláudio Nerers ouza 12/07/2023 14:45 Deus e o Homem em Edith Stein Aprovado Pendente
Cristiano Ferreira Gozdecki 12/07/2023 15:15 AS CAMPANHAS DA FRATERNIDADE NO BRASIL E O PROCESSO DE CONCIENTIZAÇÃO PELO RESPIETO À CASA Aprovado Pendente
Davi Boechat Paiva de Azeredo Coutinho 12/07/2023 15:45 Adventismo e ações afirmativas Aprovado Aprovado
Douglas dos Santos Murari 12/07/2023 16:00 TEÍSMO A PARTIR DOS POBRES: CONSIDERAÇÕES SOBRINIANAS SOBRE A KÉNOSIS DIVINA NO MUNDO DOS POBRES Aprovado Aprovado
Hadassa Rodrigues Dias

Coautores
- Natielle Layara Silva Dias
13/07/2023 14:15 Os males que a cidade causou: o Largo do Rosário como Patrimônio Cultural Imaterial e o ocultamento de memórias negras Aprovado Aprovado
Iris Regina Lopes Silva 13/07/2023 16:15 EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E GÊNERO: O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER Aprovado Pendente
Jonas da Silva 12/07/2023 14:30 A FENOMENOLOGIA DO CUIDADO: UM OLHAR EMPÁTICO SOBRE A PESSOA EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE Aprovado Pendente
Jovanir Gonçalves da Cruz Junior 13/07/2023 14:30 O inefável em A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector Aprovado Aprovado
Lucas Cordeiro Santos 13/07/2023 14:45 Sentido e significado: perspectivas místicas em Inácio de Loyola e Etty Hillesum Aprovado Aprovado
Lucas Gracioto Alexandre 13/07/2023 15:15 A visão escatológica de Rudolf Bultmann e de Ellen White Aprovado Aprovado
Monique Machado Rodrigues Sobral 13/07/2023 15:30 RELIGIA?O E ESPIRITUALIDADE: META-ANA?LISE NO BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM CÂNCER. Aprovado Pendente
Rosa Amélia Menassa da Silva 13/07/2023 15:45 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES/AS: PONDERAÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA SOBRE DIVERSIDADE RELIGIOSA Aprovado Aprovado
Vinícius Pinto Alencar 13/07/2023 16:00 A questão do sofrimento no diálogo fronteiriço entre Friedrich Nietzsche e Nise da Silveira Aprovado Aprovado
GT 1 - Religiões de Matriz Africana no Brasil
Jussara Rocha Koury

Coautores
- Sandra Helena Rios de Araujo
12/07/2023 14:00 A criação do mundo nas tradições orais bambara e yoruba Aprovado Aprovado
LUIS TOMAS DOMINGOS 12/07/2023 16:00 A relação entre medicina Africana tradicional e sistema mágico- religioso Africano. Aprovado Aprovado
Maria Lúcia Gomes dos Prazeres 12/07/2023 14:20 RAINHA MATAMBA: Símbolos de Religiosidade e Visão de Mundo Africana Aprovado Pendente
pedro marinho dos santos junior 12/07/2023 14:40 NOSSOS MEDOS VIEMOS CANTAR: SABEDORIA DO CUIDADO AFROANCESTRAL E A SAÚDE MENTAL COMUNITÁRIA NO CEARÁ. Aprovado Aprovado
Rodrigo Pereira Peniche 12/07/2023 15:00 NARRATIVAS DA CRIAÇÃO NA MITOLOGIA YORÙBÁ: UMA LEITURA ECOLÓGICA Aprovado Pendente
WELLCHERLINE MIRANDA LIMA

Coautores
- EVANILSON ALVES DE SÁ
12/07/2023 15:20 O FENÔMENO RELIGIOSO NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DOS POVOS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO Aprovado Aprovado
ZULEICA DANTAS PEREIRA CAMPOS 12/07/2023 15:40 Religiões afro-brasileiras: novos cenários? Aprovado Pendente
GT 2 - Questões cristológico-pneumatológicas
ALEXANDRE BORATTI FAVRETTO 12/07/2023 14:40 O influxo do catolicismo intransigente na reflexão sobre eclesiologia, liberdade religiosa e diálogo com o mundo durante o Concílio Vaticano Aprovado Aprovado
ANDERSON MOURA AMORIM 12/07/2023 14:20 O Espirito e a eclesiologia pneumatológica de Papa Francisco: uma Igreja “em saída” na Amazônia. Aprovado Aprovado
Anísio Tavares 12/07/2023 15:20 Fundamentos cristológicos para a ética digital cristã Aprovado Pendente
César Andrade Alves 13/07/2023 14:00 A ação revelativa do Deus-Trindade em todo “coração” Aprovado Aprovado
EDEVILSON DE GODOY 13/07/2023 14:20 Uma leitura da paixão de Cristo a partir da antropologia mimética Aprovado Aprovado
Gustavo Escobozo da Costa 12/07/2023 14:00 A TRANSFORMAÇÃO INTERIOR DA PESSOA HUMANA COMO FRUTO DA OBRA DE CRISTO E DO ESPÍRITO SANTO Aprovado Aprovado
Patrícia Mara Rodrigues Silva 13/07/2023 14:40 O CORPO E O ESPÍRITO. Contribuições de Maurice Merlau-Ponty para a cristologia Aprovado Pendente
Paulo Sérgio Carrara

Coautores
- APARECIDA MARIA DE VASCONCELOS
- AUREA MARIN BUROCCHI
- Paulo Sérgio Carrara
12/07/2023 15:00 A crise socioambiental como desafio ao cristianismo Aprovado Aprovado
Renato Alves de Oliveira 13/07/2023 15:00 Reflexões teológicas sobre a parusia de Cristo Aprovado Pendente
GT 3 - Religião, patrimônio cultural e turismo religioso
ANA CRISTINA DE LIMA MOREIRA 12/07/2023 14:00 CAVALHADAS EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL: identidade e cultura sociorreligiosa Aprovado Aprovado
AURINO JOSÉ GÓIS 13/07/2023 14:00 A proposta epistemológica da ecologia de saberes: limites e possibilidades nas proposições do Papa Francisco. O Caso do Aprovado Aprovado
Dener Antônio Chaves 12/07/2023 14:20 Igrejinha da Pampulha e PUC Minas: as relações entre a sacralização e a fundação Aprovado Aprovado
Francisco Airton Bastos Silva Filho 13/07/2023 14:20 NOS PASSOS TÃO LONGOS DE PEDRA E AREIA: RITUAL E PEREGRINAÇÃO AO TÚMULO DE PADRE CÍCERO ROMÃO Aprovado Pendente
MARA BONTEMPO REIS 12/07/2023 14:40 Pra pedir em romaria e prece: o processo de interrupção e retorno das romarias lolescas Aprovado Aprovado
MARIA CLARA DE ASSIS 13/07/2023 14:40 O Programa Iconográfico da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Santuário do Caraça Aprovado Pendente
ROSANGELA DIAS DA RESSURREIÇÃO 12/07/2023 15:00 Fé em Santo Antônio - a devoção pelo padroeiro e o turismo religioso em Caraguatatuba, litoral norte Aprovado Aprovado
SANDRA MARIA DA SILVA ARCANJO

Coautores
- SANDRA MARIA DA SILVA ARCANJO
13/07/2023 15:00 A SANTA A FRUTA E A FESTA A RELAÇÃO RELIO-CULTURAL DA FESTA DA PITOMBA Aprovado Aprovado
Silvia Maria Amâncio Rachi Vartuli

Coautores
- Laura Meniconi Rezende
12/07/2023 15:20 O Cristo da comunidade: memórias, história e pertencimento na regional Barreiro Aprovado Aprovado
Thaís Chianca Bessa Ribeiro do Valle

Coautores
- Elidomar da Silva Alcoforado
- Elidomar da Silva Alcoforado
13/07/2023 15:20 Comunidades Indígenas, Turismo Religioso e disputas pelo sagrado no Sertão do São Francisco Aprovado Aprovado
GT 4 - História do Cristianismo na América Latina e no Caribe
DANILO SOUZA FERREIRA 12/07/2023 14:25 O olhar do jornal e da editora e a recepção de Santa Edith Stein na América Latina Aprovado Pendente
Fabiano Pires Silva 12/07/2023 14:50 Pneumonia teológica no pulmão do Planeta? Reflexões sobre teologias negacionistas e descuido ambiental na Amazônia. Aprovado Aprovado
Fabio Fonseca do Nascimento 12/07/2023 15:15 Humano ou (não) humano? Uma crítica ao projeto colonizador dos povos indígenas Aprovado Aprovado
Felipe Cosme Damião Sobrinho 12/07/2023 15:40 CATOLICISMO E MOVIMENTO OPERÁRIO: A luta pela redemocratização no ABC Paulista (1964-1980) Aprovado Pendente
FILIPE FRANCISCO NEVES DOMINGUES DA SILVA

Coautores
- NEWTON DARWIN DE ANDRADE CABRAL
12/07/2023 16:05 DOM HELDER CAMARA E O CARNAVAL: ENTRE FOLIÕES E FARISEUS Aprovado Pendente
Geandre Melo Moret 13/07/2023 14:00 O apagamento intencional da brasilidade nos primeiros hinários evangélicos em Português Brasileiro Aprovado Pendente
John Lennon José Oliveira da Silva

Coautores
- João Victor de Oliveira Estevam
13/07/2023 14:20 A participação dos jesuítas na conquista cultural/espiritual dos povos originários do Pindorama Aprovado Aprovado
JULIANO MARÇAL DE CARVALHO 13/07/2023 14:40 A compreensão da Umbanda sob a ótica do Concilio Vaticano II Aprovado Aprovado
Lauri Emilio Wirth 13/07/2023 15:10 Conflitos entre imigrantes e indígenas: algo mais que luta pela terra Aprovado Pendente
Marcelo Amaral Lanfranchi 13/07/2023 15:30 A Recepção do Ecumenismo Proposto pelo Concílio Vaticano II na América Latina e Caribe Aprovado Pendente
Mauro Passos 12/07/2023 14:00 CEHILA 50 anos – avanços, limites e perspectivas Aprovado Pendente
Patricia Fratucci Santos 13/07/2023 15:50 Metodologia da História Oral: Perspectivas das pessoas comuns na compreensão da religião na vida cotidiana Aprovado Aprovado
Reuberson R. Ferreira 13/07/2023 16:10 Vaticano II: notas histórico-biográficas sobre D. Pedro Paulo Koop, MSC e seu papel na Recepção Aprovado Aprovado
GT 5 - Exegese e Teologia Bíblica
André Valva 12/07/2023 14:00 A Dualidade do Mal e a Messianidade de Jesus: Um Estudo nos Evangelhos Sinóticos Aprovado Aprovado
Carolina Bezerra de Souza 12/07/2023 14:20 A casa como signo ideológico para as mulheres no Evangelho de Marcos Aprovado Pendente
Cleodon Amaral de Lima 12/07/2023 14:40 Pachamama da Amazônia autorizada por Francisco; bezerro de ouro, do Egito, desautorizado por Moisés! Aprovado Aprovado
FLÁVIA LUIZA GOMES 12/07/2023 15:00 Liberdade comunicativa: a preservação da vida e o próprio destino futuro no quarto mandamento Aprovado Pendente
Isaac Malheiros Meira Junior 12/07/2023 15:20 Os significados teológicos da filiação de Jesus e sua ascensão em Hebreus 1 Aprovado Aprovado
jean luc fobe 12/07/2023 15:40 Salmos 8,5a em Hebreus 2,7: a importância da LXX na tradução do Antigo Testamento Aprovado Aprovado
JUNIOR VASCONCELOS DO AMARAL 13/07/2023 14:00 Bíblia e Psicanálise: diálogos para compreensão da vulnerabilidade do amor humano. Aprovado Pendente
NELSON MARIA BRECHÓ DA SILVA 13/07/2023 14:20 A EXPERIÊNCIA DO LUTO COMO CUIDADO INTEGRAL EM Eclo 38,16-23 Aprovado Aprovado
PETTERSON BREY 13/07/2023 14:40 A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIO-TEOLÓGICA DAS ÁRVORES NA BÍBLIA HEBRAICA Aprovado Aprovado
Vamberto Marinho de Arruda Junior 13/07/2023 15:00 A comensalidade lucana: cenas de instrução e aceitação Aprovado Aprovado
Vanderlei Dorneles da Silva 13/07/2023 15:20 Taças da ira e a reversão da criação original: exegese e intertexutalidade em Apocalipse 16 Aprovado Pendente
Vinicius Cardoso von Mengden 13/07/2023 15:40 PROTEÇÃO PARA VULNERÁVEIS: CUIDADO COM DIFERENTES GÊNEROS, CLASSES E ORIGENS NO MANDAMENTO DO DESCANSO Aprovado Pendente
GT 6 - Mística e Espiritualidade
Adriana Emerick Garcia Homem 12/07/2023 16:45 O Protagonismo Feminino, no Pentecostalismo. Aprovado Pendente
Alexsandro Melo Medeiros

Coautores
- RAFAEL VAN ERVEN LUDOLF
13/05/2023 16:15 A Mística de Pietro Ubaldi e o amor à Natureza Aprovado Aprovado
Ana Carolina Kerr Neppel Mariano 12/07/2023 14:30 A vivência da Unidade na mística, música e dança a partir da tradição do Sufismo persa Aprovado Aprovado
Ana Kelly Ferreira Souto Pinto 12/07/2023 15:00 A catequese dominicana na arte de Frei Nazareno Confaloni Aprovado Pendente
André Anéas 13/07/2023 15:30 Teomística: proposta de chave hermenêutico-teológica que conduz o teológico da reflexão para a Vida Aprovado Pendente
ANDREIA CRISTINA SERRATO

Coautores
- ANDREIA CRISTINA SERRATO
- JACI DE FÁTIMA SOUZA CANDIOTTO
12/07/2023 16:30 A MÍSTICA-PROFÉTICA DO FRANCISCO: REVOLUÇÃO DA TERNURA E O PROTAGONISMO DAS MULHERES Aprovado Aprovado
ARLINDO JOSÉ VICENTE JUNIOR 13/07/2023 14:45 “Deixai-me ir para o Senhor”: fraqueza e a mística no sofrimento de João Paulo II Aprovado Aprovado
Brasil Fernandes de Barros 13/07/2023 15:45 Neurociência da Religião: uma possível camada no estudo da mística Aprovado Aprovado
BRENO MARTINS CAMPOS

Coautores
- CECI MARIA COSTA BAPTISTA MARIANI
12/07/2023 14:00 CRÍTICA DA RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE DA COMPAIXÃO EM "DEUS SEGUNDO LAERTE" Aprovado Aprovado
Caio Henrique Esponton 13/07/2023 14:15 MÍSTICA E CONTEMPLAÇÃO DA CRIAÇÃO EM SANTO AGOSTINHO Aprovado Aprovado
CARLOS FREDERICO BARBOZA DE SOUZA 12/07/2023 14:15 Mística e Cinema. Um estudo acerca da presença de Ibn Arabi no filme Bab Aziz Aprovado Aprovado
Cristiano Pesset ferreira 12/07/2023 17:00 A mística da solitude na oração: Diálogo entre Jesus, Bonhoeffer e pensadores pós-teístas Aprovado Pendente
Daniel Antonio do Carmo 13/07/2023 14:30 A mística de Charles de Foucauld: uma resposta à inquietação humana Aprovado Pendente
JONH ANDERSON RODRIGUES DE MORAIS 12/07/2023 16:15 A Revelação Trinitária na cruz: uma mística de Comblin e Simone Weil. Aprovado Aprovado
JOSE DIOGENES DIAS GONCALVES 13/07/2023 16:45 A mística como vetor político: a influência da práxis cristã na análise crítica da política contemporânea. Aprovado Aprovado
José Flávio Mamede 13/07/2023 15:00 A MÍSTICA DA LIBERTAÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE RAIMON PANIKKAR E JON SOBRINO Aprovado Aprovado
José Reinaldo Felipe Martins Filho 12/07/2023 14:45 MÍSTICA, ESPIRITUALIDADE VIVENCIAL E LITERATURA GOIANA: UMA LEITURA DE CORA CORALINA Aprovado Pendente
Letícia de Morais Medeiros 12/07/2023 15:45 “QUE MUERO PORQUE NO MUERO”: mística e espiritualidade na poesia Aspirações à Vida Eterna de Teresa de Jesus Aprovado Aprovado
MARIA JOSE CALDEIRA DO AMARAL 13/07/2023 14:00 Notas sobre a Mística e a Santidade Aprovado Pendente
RENATO KIRCHNER 12/07/2023 15:30 Os sete modos de amar, segundo Beatriz de Nazaré (1200-1268) Aprovado Aprovado
Thairan Souza Silva 13/07/2023 16:30 Magia e Poder nos Atos Apócrifos de Pedro Aprovado Pendente
Tiago Batista Fontes 12/07/2023 16:00 As nuances de Deus na mística hillesiana. Aprovado Pendente
GT 7 - Religião, Educação e Políticas Públicas
ANTONIO FRANCISCO JACAUNA NETO 12/07/2023 14:00 Educação Inclusiva na pandemia: experiências de um docente Aprovado Aprovado
DANIEL RIBEIRO FERREIRA JUNIOR 12/07/2023 14:00 O apagamento das manifestações religiosas indígenas do Amapá na BNCC e RCA, 2018-2020. Aprovado Pendente
FERNANDO MOREIRA ROSA 12/07/2023 14:00 OS CAMINHOS E DESCAMINHOS DO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR REFLETINDO A PRÁTICA DOCENTE Aprovado Pendente
Kathleen Vieira

Coautores
- Kathleen Vieira
12/07/2023 14:00 Formação catequética: Novas pedagogias para novos tempos Aprovado Aprovado
MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS 12/07/2023 14:00 Ensino Religioso no Amapá Aprovado Pendente
ROSEANE DO SOCORRO GOMES BARBOSA 12/07/2023 14:00 O Ensino Religioso como ferramenta para enfrentar os fundamentalismos religioso e político Aprovado Aprovado
GT 8 - Teologia no Espaço Público e Contemporâneo
ANDRÉ GUSTAVO DI FIORE 12/07/2023 14:40 Do discipulado missionário à pastoral da quermesse: Os sintomas de uma Igreja hipermoderna em crise Aprovado Aprovado
André Luiz Lemos 13/07/2023 15:50 Fala povo da Amazônia, que meu servo escuta! Aprovado Aprovado
Bruno Mateus de Lima Coutinho 12/07/2023 16:30 TEOLOGIA PÚBLICA E REDES DE SOLIDARIEDADE JUNTO AOS MIGRANTES VENEZUELANOS NO AMAZONAS E RORAIMA Aprovado Pendente
CESAR AUGUSTO KUZMA 13/07/2023 14:00 Esperanças em performatividade e as novas possibilidades ético-teológicas da escatologia Aprovado Pendente
Eduardo Vasconcelos de Souza 13/07/2023 14:20 O alarme de Moltmann. Uma reflexão sobre o despertar da Teologia Política numa sociedade secularizada. Aprovado Aprovado
EMERSON DE ALMEIDA AMARAL 13/07/2023 16:10 Amazônia: do discurso tecnocrata da hipermodernidade aos apelos do Papa Francisco. Aprovado Aprovado
Flavio José de Paula 12/07/2023 14:00 Aspectos constituintes de uma Teologia Fundamental Latino-americana Aprovado Aprovado
GERALDO LUIZ DE MORI 12/07/2023 15:50 Reler teologicamente junho de 2013 dez anos depois Aprovado Pendente
Gilberto Dias Nunes 13/07/2023 16:30 Francisco e a ecologia integral: a urgência de um novo paradigma centrado no cuidado integral Aprovado Aprovado
José Aguiar Nobre 13/07/2023 14:40 A HUMANIDADE AMEAÇADA: reflexões acerca da urgência do cuidado da criação Aprovado Aprovado
luciola Paiva Tisi 13/07/2023 15:00 Hospitalidade como proposta de uma nova educação em vista da casa comum Aprovado Aprovado
Ludinei Marcos Vian 12/07/2023 15:00 O SER HUMANO E A VIOLÊNCIA Um estudo da teoria mimética de René Girard Aprovado Pendente
RUDOLF EDUARD VON SINNER

Coautores
- RUDOLF EDUARD VON SINNER
12/07/2023 16:10 Vox populi vox Dei? A teologia do povo de Deus do papa Francisco em debate Aprovado Pendente
Tiago de Fraga Gomes 12/07/2023 14:20 A teologia fundamental na esfera pública Aprovado Aprovado
GT 9 - Religião, Política e Espaço Público
ALEX VILLAS BOAS 12/07/2023 15:00 Teologia pública e possibilidades de diálogo Norte-Sul Aprovado Pendente
GLAUCO BARSALINI 13/07/2023 15:00 O 8 de janeiro de 2023 e o Katechon Aprovado Aprovado
Henrique Jardim Spina 13/07/2023 15:20 CORPUS MYSTICUM: ASPECTOS DO PRINCÍPIO DA TEOLOGIA POLÍTICA MEDIEVAL EM ERNST KANTOROWICZ Aprovado Aprovado
JHON FREDY MAYOR TAMAYO 12/07/2023 14:20 Teología de la ciudad: La pastoral en la ciudad como una acción política Aprovado Pendente
LUIZ EDUARDO DE SOUZA PINTO 12/07/2023 14:40 A Rede do Centro Nacional Fé e Política: a formação de uma militância Aprovado Aprovado
MAÍLSON SANTANA MESQUITA 13/07/2023 14:40 A FÉ E A TOGA: A ATUAÇÃO DA ANAJURE NO STF Aprovado Pendente
MARCOS PAULO NOGUEIRA DA SILVA 13/07/2023 14:00 JOÃO CAMILO: PERSPECTIVAS DO SEU PENSAMENTO NA OBRA HISTÓRIA DAS IDEIAS RELIGIOSAS NO BRASIL Aprovado Aprovado
Maria Catarina Rocha Oliveira de Carvalho 12/07/2023 15:20 LAICIDADE VERSUS INGERÊNCIA ESTATAL NA QUESTÃO DOS FERIADOS RELIGIOSOS Aprovado Aprovado
Paulo Jonas dos Santos Júnior 13/07/2023 14:20 TRADIÇÃO E SIMBOLISMO: PALEO-HISTÓRIA E FUNDAMENTAÇÃO HISTORIOGRÁFICA DO TRADICIONALISMO CATÓLICO Aprovado Aprovado
Rennan Carlos de Araujo 12/07/2023 16:00 PLURALIDADE E TRÂNSITO RELIGIOSO NA ERA SECULAR EM CHARLES TAYLOR Aprovado Aprovado
Rodrigo Favero Celeste 12/07/2023 15:40 A GNOSIOLOGIA MÍSTICA DOS SERMÕES DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA: IMAGINAÇÃO ANALÓGICA E OS SERMÕES Aprovado Aprovado
Tainá Almeida Antunes 12/07/2023 14:00 “VINDE A MIM [...] E VOS DAREI DESCANSO.”: ECONOMIA DO CUIDADO E A PRESENÇA DIVINA Aprovado Aprovado
Thiago Mendes Alves de Deus 13/07/2023 15:40 A Dessacralização da Igreja e o decisionismo uma análise de Secular Religion de Hans Kelsen Aprovado Aprovado
GT 10 - Teologias da Libertação
ALLAN DA SILVA COELHO 12/07/2023 14:20 Teologia da Libertação e Paulo Freire: diálogo sobre a práxis revolucionária em Gutiérrez e Comblin Aprovado Aprovado
AMALIA FONTE BASSO 13/07/2023 14:00 REENCANTAMENTO E UTOPIAS ANTICAPITALISTAS LIBERTADORAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HUGO ASSMANN E SÍLVIA FEDERICI Aprovado Aprovado
Amarildo José de Melo 12/07/2023 15:40 A Pastoral e os novos arranjos familiares. Uma reflexão à luz da Exortação Apostólica Amoris Laetiria Aprovado Aprovado
Américo Oscar Guichard Freire 13/07/2023 14:40 Intekectuais cristãos e a invenção dos intereclesiais (1970-1990) Aprovado Pendente
Eduardo Pessoa Cavalcante 12/07/2023 14:40 Diálogo e missão na Amazônia: seguir e anunciar Jesus Cristo na periferia das periferias Aprovado Aprovado
EDWARD NEVES MONTEIRO DE BARROS GUIMARÃES 13/07/2023 15:00 Eucaristia cristã e Hinário daimista: uma leitura inter-religiosa de fronteira à luz da TdL Aprovado Aprovado
FLÁVIA RIBEIRO AMARO 13/07/2023 15:20 A virada epistemológica nos estudos da religião no Brasil: do paradigma pós-colonial ao decolonial – as contribuições da Teologia da Libertação Aprovado Aprovado
FRANCISCO DAS CHAGAS DE ALBUQUERQUE 12/07/2023 15:00 Evangelização na Amazônia: contribuição da Teologia da Libertação Aprovado Aprovado
Jung Mo Sung 12/07/2023 14:00 Aporofobia, a ressurreição da morte social e a ortopráxis Aprovado Pendente
PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTA 13/07/2023 15:40 Teologia da Libertação e o pensamento libertário latino-americano Aprovado Aprovado
Roberto de Paula 12/07/2023 15:20 TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: TERRA, SUJEITOS E COSMOVISÕES NA AMÉRICA LATINA Aprovado Aprovado
Thales Martins dos Santos 13/07/2023 14:20 O conceito de idolatria do Mercado no pensamento de Hugo Assmann Aprovado Pendente
GT 11 - Filosofia da Religião
Ana Carolina Ferreira Sales 12/07/2023 15:00 A construção filosófica do Zaratustra Nietzschiano: Aspectos de Gianni Vattimo Aprovado Pendente
ANA CLAUDIA ARCHANJO 13/07/2023 14:30 O aspecto da religiosidade no itinerário de pensamento wittgensteniano Aprovado Pendente
Gustavo Altmüller Alvarez 12/07/2023 14:00 A apropriação de Pitágoras pelos Cristãos: uma narrativa sobre a origem da Filosofia. Aprovado Aprovado
Ismênio Dias Libarino Júnior 12/07/2023 15:30 Possibilidade de uma Moralidade Cristã na Modernidade à Luz de Paul Valadier Aprovado Pendente
JOSÉ TADEU BATISTA DE SOUZA 13/07/2023 15:00 A ÉTICA COMO ACESSO A COMPREENSÃO DE DEUS EM LEVINAS Aprovado Pendente
LUÍS GABRIEL PROVINCIATTO 13/07/2023 14:00 A morte de Deus em Heidegger: o luto sagrado e o espaço aberto ao divino Aprovado Aprovado
PAULO SERGIO LOPES GONÇALVES 13/07/2023 15:30 O fato religioso na perspectiva filosófica de Xavier Zubiri Aprovado Aprovado
Rúbia Campos Guimarães Cruz 12/07/2023 14:30 Conceitos teológicos da Reforma Protestante e a Filosofia Aprovado Pendente
GT 12 - Religião, ecologia e cidadania planetária
AFONSO TADEU MURAD 12/07/2023 14:00 O diálogo da teologia com a ecologia. Uma discussão a partir de Jaime Tatay Aprovado Aprovado
Alailson Santos Souza 13/07/2023 15:00 O MÉTODO VER-JULGAR-AGIR NA ENCÍCLICA LAUDATO SI: UMA PROPOSTA PARA O CUIDADO INTEGRAL Aprovado Pendente
Andre Luiz Rodrigues da Silva 12/07/2023 17:00 Ecoteologia Integral do Cristo Redentor Universal Aprovado Aprovado
António Ronilson Braga de Sousa 12/07/2023 15:20 O sentido de ecologia e a ecologia dos sentidos em “o espírito da floresta” Aprovado Aprovado
Bruno Moreira Rodrigues 13/07/2023 15:20 A CONVERSÃO ECOLÓGICA PROPOSTA PELA LAUDATO SI` DIANTE DA OPÇÃO PELOS POBRES Aprovado Aprovado
CARLOS ALBERTO MOTTA CUNHA 12/07/2023 14:20 Transteologia e o encontro com o bom conviver do povo Xukuru Aprovado Aprovado
Chrystiano Gomes Ferraz 13/07/2023 16:40 RECONHECER O VALOR INTRÍNSECO DA VIDA: UM DIÁLOGO ENTRE ARNE NÆSS E PAPA FRANCISCO. Aprovado Pendente
DANILO RODRIGUES 12/07/2023 16:20 Teologia ecológica: perspectivas para a espiritualidade e cidadania Aprovado Aprovado
FRANCISCA DE ASSIS SILVA 12/07/2023 16:40 Salvação e Natureza: Considerações dos Ensinamentos de Meishu-Sama nos 5 Volumes do Alicerce do Paraíso 6ª edição. Aprovado Aprovado
Isacco Turina 13/07/2023 17:00 Uma encíclica para três públicos. Uma leitura sociológica da Laudato si’ Aprovado Aprovado
Leandro dos Santos Ribeiro 13/07/2023 16:00 Laudato Si’ e Gesché: confluências na perspectiva de uma ecologia integral Aprovado Pendente
LEILA MARIA ORLANDI RIBEIRO 13/07/2023 14:40 Entre a natureza e a cultura: perspectivas para o futuro. Aprovado Aprovado
LÚCIA PEDROSA-PÁDUA 12/07/2023 15:00 “A queda do céu”: abertura teológica a uma cosmovisão amazônica Aprovado Pendente
Luciano José Dias 13/07/2023 14:20 Leitura verde da Bíblia como sinais dos tempos Aprovado Aprovado
Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio 12/07/2023 14:40 São humanos, como nós: perspectivismo ameríndio e suas contribuições ecológicas Aprovado Pendente
MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO

Coautores
- ANDRE LUIZ BORDIGNON MEIRA
13/07/2023 15:40 O despertar ecumênico-ecológico na Laudato Si’ Aprovado Aprovado
Matthias Grenzer 13/07/2023 14:00 O sal na Bíblia Hebraica Aprovado Aprovado
Nilton Rodrigues Junior 13/07/2023 16:20 As aparições de Maria e a Ecologia Integral Aprovado Aprovado
Sinivaldo Silva Tavares 12/07/2023 16:00 A "invenção" da Natureza: um processo de "imanentização"? Aprovado Aprovado
VINÍCIUS DA SILVA PAIVA 12/07/2023 15:40 Mãe Amazônia: a maternidade amazônica à luz de uma mariologia integral Aprovado Pendente
GT 13 - Religião, arte e literatura
ANTONIO GERALDO CANTARELA

Coautores
- Annelise Melo Pereira
13/07/2023 14:00 Considerações sobre a utilização da ficção literária como fonte de estudo do fenômeno religioso Aprovado Aprovado
CARLOS RAFAEL PINTO 12/07/2023 14:40 O “Deus Fome” de Carolina Maria de Jesus Aprovado Pendente
Damiana Silva de Melo 12/07/2023 15:00 Narrativas do povo Pankarará: do relatório romantizado e crítico ao relato das vozes Aprovado Aprovado
Dayvid da Silva 12/07/2023 15:15 Estética ecoteológica a partir da Laudato Si" e de Querida Amazônia, do papa Francisco. Aprovado Pendente
Edmilson Sousa Rocha 12/07/2023 16:00 A Arte Religiosa Beneditina de Beuron Aprovado Pendente
Ezio Frezza Filho 12/07/2023 15:30 ARTIGO 26 Aprovado Aprovado
Georges Homsi Mora 12/07/2023 16:15 João, o santo: construção ficcional entre os século II e VI Aprovado Pendente
Ivanilton Aragão de Moura 12/07/2023 15:45 O Sensacionismo de Fernando Pessoa e a interpretação da realidade Aprovado Aprovado
JOÃO BOSCO FERNANDES 13/07/2023 14:20 MATÉRIA VERTENTE E RELIGIOSIDADE CRISTÃ NA AMBIGUIDADE DA NARRATIVA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA Aprovado Aprovado
Jonas Miguel Pires Samudio 13/07/2023 14:40 O escândalo da palavra Deus Aprovado Pendente
José Luiz Coelho Rangel Junior 13/07/2023 15:00 Um tecido de metáforas: a cosmologia pessoal de William Blake Aprovado Pendente
Letícia Alves Duarte Corrêa 13/07/2023 15:15 "O conto da aia" e a profecia de uma nova teocracia Aprovado Aprovado
LUIS OLIVEIRA FREITAS 13/07/2023 15:30 Contribuição das narrativas ficcionais no processo de inculturação da catequese Aprovado Aprovado
Marcio Cappelli Aló Lopes 12/07/2023 14:00 Poesia, filosofia e mística: distinções e aproximações a partir de María Zambrano Aprovado Pendente
Maria Luísa Magnani 13/07/2023 16:00 O AMOR NA LINGUAGEM INFANTIL: ANÁLISE DO CONTO PARTIDA DO AUDAZ NAVEGANTE DE GUIMARÃES ROSA Aprovado Aprovado
Talita Bárbara Costa de Oliveira 13/07/2023 16:15 Potes Encantados E Potes Que Encantam Aprovado Aprovado
WILMA STEAGALL DE TOMMASO 12/07/2023 14:20 “Deus se fez homem para que o homem se torne divino: reflexões sobre a santidade” Aprovado Pendente
Wilson Roberto Avilla 13/07/2023 15:45 A ‘SOMBRA’ DE C. S. LEWIS NO ‘SELF LITERÁRIO’ DE FLANNERY O’CONNOR Aprovado Pendente
GT 14 - Protestantismo
ANGELA MARINGOLI KITZINGER 12/07/2023 14:00 O MOVIMENTO DE LAUSANNE A CRIAÇÃO E A TEOAMBIENTOLOGIA Aprovado Aprovado
Davi Chang Ribeiro Lin 12/07/2023 14:30 Monges Agostinianos em Embates Políticos e Teológicos: Os Primeiros Martíres da Reforma Protestante Aprovado Pendente
Jefferson Grijo Brasil 12/07/2023 15:00 O PENTECOSTALISMO QUADRANGULAR EM DIÁLOGO COM A PNEUMATOLOGIA DE COMBLIN Aprovado Pendente
Jonathan Batista Maximo Salgado

Coautores
- Jonathan Batista Maximo Salgado
12/07/2023 15:30 O púlpito como espaço de teologia pública: uma análise da homilética agostiniana Aprovado Pendente
Marcos Rodrigues Simas 13/07/2023 14:00 Possíveis alterações no protestantismo brasileiro pós-pandemia: observações preliminares a partir da realidade norte-americana Aprovado Pendente
Natália Fernandes Mororó 13/07/2023 14:30 O pentecostalismo cool como ação de conversão: juventude e cristianismo descolado Aprovado Aprovado
Ricardo Bitun 13/07/2023 15:00 Neopentecostalismo em ação Aprovado Pendente
VINICIUS FELIPE GOMES 13/07/2023 15:30 Protestantismo dos Ministérios Menores Aprovado Aprovado
GT 15 - Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso
Cyntia Virginia Farias D Amorim

Coautores
- Valdenice José Raimundo
13/07/2023 14:00 Escola não é espaço para o racismo religioso. Aprovado Aprovado
FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI 12/07/2023 14:10 Ecologia integral e diálogo interespécies: Somos parte da criação, somos a criação Aprovado Pendente
GERSON LOURENÇO PEREIRA 13/07/2023 14:15 O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA PLURALISTA: UMA EXPERIÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE Aprovado Aprovado
GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO 12/07/2023 16:15 Francisco e as Controvérsias do Diálogo Aprovado Aprovado
José Fabrício Rodrigues dos Santos Cabral 13/07/2023 15:35 O fibiogital: a obra prima da religião das soluções Aprovado Aprovado
JOSIAS VIEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR 13/07/2023 15:50 Rekeht Africano e Cosmovivência Indígena - Uma compreensão para o diálogo inter-religioso. Aprovado Aprovado
Juane Brauna Alves 13/07/2023 16:05 Representatividade e Museus: a presença de povos indígenas na exposição “Pernambuco, Território e Patrimônio de um povo” Aprovado Pendente
Luis Carlos de Lima Pacheco 12/07/2023 14:40 O Ressurgimento da Deusa Tríplice na Cultura Contemporânea Aprovado Aprovado
LUÍS FELIPE LOBÃO DE SOUZA MACÁRIO 13/07/2023 14:45 O (não) diálogo católico-protestante no Brasil do século XIX nas páginas do jornal O Apostolo Aprovado Aprovado
MARUILSON MENEZES DE SOUZA 12/07/2023 15:30 WILFRED SMITH: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA “FÉ DO OUTRO” PARA A PAZ MUNDIAL Aprovado Pendente
NEUZA SILVEIRA DE SOUZA 12/07/2023 16:00 O desafio do Diálogo Inter-religioso para a humanidade diante da pluralidade religiosa atual. Aprovado Aprovado
Rita Macedo Grassi 12/07/2023 14:55 O lugar da Interculturalidade na Teologia e na Ciências da Religião Aprovado Aprovado
Romero Bittencourt e Carvalho 12/07/2023 14:25 Especismo e diálogo inter-espécies nas tradições hindus Aprovado Pendente
Rosiléa Archanjo de Almeida e Lima 13/07/2023 14:30 A relação da Igreja Católica com outras religiões n’O Lampadário (1926-1928) Aprovado Aprovado
Sérgio Gonçalves de Amorim 12/07/2023 15:45 Elementos para construção de uma ‘filosofia espiritual como modo de vida’ na contemporaneidade Aprovado Aprovado
Wagner Ferreira Vaz 13/07/2023 15:20 ENTRE A PLURALIDADE ESPIRITUAL E A DESINSTITUCIONALIZAÇÃO RELIGIOSA: é possível fomentar diálogo inter-religioso com os sem Aprovado Pendente
GT 16 - Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar
Antonio Lisboa Lustosa Lopes 12/07/2023 14:00 Povo, Religião e Igreja - realidades e conceitos intercambiáveis Aprovado Aprovado
CLÉLIA PERETTI 12/07/2023 15:00 Formação Inicial e Continuada de Professores de Ensino Religioso e Lideranças Comunitárias. Aprovado Pendente
Gildásio Gomes de Jesus 12/07/2023 14:40 DIÁLOGO ENTRE TEOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA DIRECIONADO A SAÚDE INTEGRAL DOS IDOSOS Aprovado Pendente
GLEYDS SILVA DOMINGUES

Coautores
- EMANOEL QUERINO DOMINGUES
13/07/2023 15:00 COMPLIANCE APLICADO AO SENTIDO DE SER E FAZER DA TEOLOGIA PRÁTICA Aprovado Aprovado
Irineu Claudino Sales 12/07/2023 14:20 LIMITES DA “IGREJA EM SAÍDA” Aprovado Aprovado
Marcelo Luiz Machado 12/07/2023 15:20 Em busca de uma catequese ecológica: caminhos para uma ecologia integral na formação de catequistas Aprovado Pendente
Paulo Eduardo Boulhosa deFrança 13/07/2023 14:40 FERRAMENTAS ESPIRITUAIS APLICADAS NO ACONSELHAMENTO PASTORAL E DIRECIONADAS AO EQUILÍBRIO EMOCIONAL DO CRISTÃO Aprovado Pendente
Valdirlei Augusto Chiquito 13/07/2023 14:00 A EXPERIÊNCIA DA FÉ NA VIDA DA COMUNIDADE QUE CATEQUIZA E SE DEIXA CATEQUIZAR Aprovado Aprovado
Victor Hugo Pereira Paiva 13/07/2023 14:20 Iniciação à Vida Cristã inculturada na Amazônia Aprovado Pendente
GT 17 - Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro
Beatriz Ayres Nogueira 12/07/2023 14:00 UM DIÁLOGO SALVÍFICO A PARTIR DA ÁGUA Aprovado Aprovado
eliane de fátima rodrigues 12/07/2023 14:20 A função social da terra e a proteção ambiental em Levítico 25:23-24 Aprovado Aprovado
Glaucia Loureiro de Paula 12/07/2023 14:40 BOAZ E A PROSPOSTA DE RECONSTRUÇÃO NO LIVRO DE RUTE Aprovado Pendente
JOÃO LUIZ CORREIA JÚNIOR

Coautores
- Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento
12/07/2023 15:00 AS CONSEQUÊNCIAS ECOLÓGICAS DAS AÇÕES ANTIÉTICAS. UM OLHAR A PARTIR DE Os 4,1-3 Aprovado Aprovado
Jose Geraldo de Gouveia 12/07/2023 15:20 HUMANIDADE, ECOLOGIA E DIALOGOS SOB À LUZ DE Jo 1,1 Aprovado Aprovado
José Landes Marinho Soares 12/07/2023 15:40 A PAX ROMANA: INSTRUMENTO POLÍTICO E RELIGIOSO DE CONTROLE SOCIAL Aprovado Aprovado
LUCAS COSTA MONTEIRO 12/07/2023 16:00 A COVID-19 no Brasil à luz do discurso do Papa Francisco sobre Mc4,36-41 Aprovado Aprovado
Madson Machado de Medeiros Ferro 13/07/2023 14:00 CORPO, MENTE, ESPIRITUALIDADE CRISTÃ E SAÚDE. UMA ABORDAGEM A PARTIR DA AÇÃO TERAPEUTICA DO DISCIPULADO DE JESUS Aprovado Aprovado
Márcio José Pelinski 13/07/2023 14:20 MISHPAT COMO PROJETO DE RETORNO DE ISRAEL À SUA VOCAÇÃO (ISAÍAS 42,1-9) Aprovado Aprovado
Marcos Gaudard Correa

Coautores
- Marcos Gaudard Correa
13/07/2023 14:40 A natureza nos ensinos de Jesus Aprovado Aprovado
VALMOR DA SILVA 13/07/2023 15:00 A CRÍTICA SOCIAL, NA SABEDORIA DOS ANIMAIS, CONFORME PROVÉRBIOS 30,24-31 Aprovado Pendente
GT 18 - Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade
EVA GISLANE BARBOSA

Coautores
- Benedito Tadeu dos Santos
12/07/2023 14:00 O sofrimento Humano e as fraturas éticas à luz da Encíclica “Salvifici Doloris”. Aprovado Aprovado
Itamar Marques da Silva 12/07/2023 15:00 A DIGNIDADE HUMANA EM LUTERO: aportes e convergências com a bioética Aprovado Aprovado
Jorge Tarachuque 13/07/2023 15:00 Etnocídio com imposição do marco temporal, na contramão do Bem Viver dos Povos Originários Aprovado Pendente
Lutherkin Lino Ludvich

Coautores
- WALDIR SOUZA
13/07/2023 14:00 Educação e espiritualidade: a profunda necessidade de ser humano no diálogo pedagógico. Aprovado Aprovado
Michel Eriton Quintas 12/07/2023 15:30 Da repressão do corpo à Biofilia: por uma revisão antropológico-moral Aprovado Aprovado
Michel Procópio Miranda 12/07/2023 16:00 Tanatoprofecia e as interconexões com o continuísmo profético e a proposta de uma Bioprofecia. Aprovado Aprovado
Paulo Franco Taitson 13/07/2023 14:30 Saúde, Ética e Espiritualidade vividos em Covid Longo. Marcos em Pesquisa e Extensão Aprovado Pendente
Rivael de Jesus Nacimento 12/07/2023 14:30 Uma espiritualidade de comunhão comprometida com o próximo e a solidariedade Aprovado Aprovado
VERA LUCIA WUNSCH

Coautores
- WALDIR SOUZA
13/07/2023 15:30 BIOÉTICA, SAÚDE E O CUIDADO INTEGRAL DOS POVOS INDÍGENAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Aprovado Aprovado
INSCRIÇÕES
INVESTIMENTO

Estudantes de Graduação:
Online ou Presencial:
Até dia 30/06: R$ 100,00
Após dia 30/06: R$ 150,00

Estudantes de Pós-Graduação:
Online ou Presencial:
Até dia 30/06: R$ 200,00
Após dia 30/06: R$ 250,00

Professores:
Online ou Presencial:
Até dia 30/06: R$ 280,00
Após dia 30/06: R$ 330,00

Público em Geral:
Online ou Presencial:
Até dia 30/06: R$ 280,00
Após dia 30/06: R$ 330,00

Sócios em dia:
Online ou Presencial:
Isento da inscrição
(Apenas para sócios com anuidade de 2023 e anteriores em dia)

Sócios com anuidade 2023 pendente:
Online ou Presencial:
Valor anuidade R$ 250,00 até dia 30/06
 

ANUIDADE SÓCIOS 2023

Os sócios que desejarem pagar a Anuidade 2023, podem optar por se inscreverem nas modalidades:

S3 - Sócios + Anuidade 2023 (Somente Online)
S4 - Sócios + Anuidade 2023 (Presencial e Online)

Ao se inscrever em uma destas modalidades, você receberá em seu e-mail o boleto para pagamento da Anuidade 2023, no valor de R$ 250,00.

 

Os sócios que possuírem em aberto mais anuidades, além da Anuidade 2023, poderá solicitar demais pagamentos na Tesouraria:

tesourariasoter@gmail.com

 

 

INTERNATIONAL PAYMENT / PAGO INTERNACIONAL

In ordem to register with international payment, please, proceed as follows:

1) Access the Congress website, and register as standard:
- Click on "INSCREVA-SE".
- If you do not have registration with SOTER, click on "QUERO ME REGISTRAR"; on the document box, select the option "PASSAPORTE", and enter the number of your passport, or your country's identification document.
- If you already have a registration with SOTER, click on "JÁ TENHO CADASTRO", and log into the participant area.
- Then, make your registration.

2) After that, send a message through the electronic form (CONTATO) at the end of this website, selecting the option "TIPO: INSCRIÇÃO: PAGAMENTO INTERNACIONAL" and request the payment link. In the email, enter your full name so that we can verify your registration.
- International payment will be charged in US Dollars, in the amount of $50.

3) After payment, you will receive a receipt.

 


 

Para registrarse con pago internacional, proceda de la siguiente manera:

1) Acceda al hotsite del Congreso y regístrese normalmente:
- Haga clic en "INSCREVA-SE"
- Si no tiene registro con la SOTER, haga clic en "QUERO REGISTRAR-ME", y en el documento, seleccione la opción "PASSAPORTE" e ingrese el número de su pasaporte o Documento de Identificación de su país.
- Si ya tiene un registro con la SOTER, haga clic en "JÁ TENHO CADASTRO" e inicie sesión en el Área de participantes.
- Entonces, haz tu registro.

2) Luego envíe un mensaje a través del formulario electrónico (CONTATO) al final de este sitio, seleccionando la opción "TIPO: INSCRIÇÃO - PAGAMENTO INTERNACIONAL" y solicite el enlace de pago. En el correo electrónico, ingrese su nombre completo para que podamos verificar su registro.
- El pago internacional se cobrará en dólares estadounidenses, por un monto de $ 50.

3) Después del pago, recibirá un comprobante de pago.

Inscrições e Comunicações:
COMUNICAÇÕES
CADERNO DE RESUMOS E ANAIS

Anais:

Para acessar os Anais, clique para baixar:

Baixe os Anais - 35º Congresso da SOTER
 

 

Caderno de Resumos:

Para acessar o Caderno de Resumos, clique para baixar:

Versão em Baixa resolução > > Baixe o Caderno de Resumos das Comunicações - 35º Congresso da SOTER (2ªEd)
Indicado para conexões lentas e pacotes de dados móveis - 1,8 MB

 

 
GRUPOS DE TRABALHO E FÓRUNS TEMÁTICOS

 

Grupos de Trabalho (GTs)

1 - Religiões de Matriz Africana no Brasil: Memórias, Narrativas e Símbolos de Religiosidade
2 - Questões Cristológico-Pneumatológicas
3 - Religião, Patrimônio Cultural e Turismo Religioso
4 - História do Cristianismo na América Latina e no Caribe
5 - Exegese e Teologia Bíblica
6 - Mística e Espiritualidade
7 - Religião, Educação e Políticas Públicas
8 - Teologia no Espaço Público e Contemporâneo
9 - Religião, Política e Espaço Público
10 - Teologias da Libertação
11 - Filosofia da Religião
12 - Religião, Ecologia e Cidadania Planetária
13 - Religião, Arte e Literatura
14 - Protestantismo
15 - Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso
16 - Teologia Prática e Formação numa Perspectiva Interdisciplinar
17 - Hermenêuticas da Bíblia no Contexto Histórico Brasileiro
18 - Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade

 

Fóruns Temáticos (FTs)

1 - Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação
2 - Leituras Emancipatórias da Bíblia: Leitura Popular, Questão de Gênero e Outras Abordagens
3 - Juventudes e Projetos de Brasil: Religiosidades, Subjetividades e Teologias Subjacentes
4 - Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura
5 - Pacto Educativo Global e Propostas Educativas Emancipadoras
6 - Comunicação, Teologia e Religiosidades
7 - Psicologia , Espiritualidade/Religiosidade – Interfaces e Perspectivas
8 - Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas
9 - Gênero, Religião e Violências: Questões Contemporâneas
10 - Cristãos Leigos e Leigas: Sujeitos na Igreja e no Mundo
11 - Memória, História e Comunicação nas Religiões
12 - A Economia de Francisco e Clara
13 - A Herança de Ricoeur: Filosofia, Teologia e Religião
14 - Interculturalidade e Religião
15 - Estado, política e religião: diáspora, saberes e história social da cultura do povo judeu sefardita
17 - A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental
16 - O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana: reflexões sobre um direito que deve buscar uma proteção integral
18 - O Ecumenismo na América Latina: percursos, desafios e perspectivas
19 - Povos tradicionais: religiosidade, festas e pajelança na Amazônia
20 - Fronteiras do imaginário religioso
21 - Iniciação Científica

EMENTAS GTS

1 - Religiões de Matriz Africana no Brasil: Memórias, Narrativas e Símbolos de Religiosidade.
Dr. Prof. Luís Tomás Domingos - UNILAB-CE
Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos- UNICAP-PE

Ementa:
Este grupo de trabalho pretende ser espaço de diálogo, análise e reflexão sobre as diversas percepções e abordagens do divino nas Religiões de Matriz Africana. Tem como objetivo explorar o contexto sócio-histórico e cultural em que as religiões de matriz africana se construíram no Brasil, não se limitando a reproduzir o passado, mas se desconstruindo e reconstruindo em interface com outras religiões, como o espiritismo, as religiões indígenas e o catolicismo, influenciando na formação no imaginário cultural e religioso do país. Dessa forma, as diferenças étnico/religiosas no Brasil nos interpelam e nos induzem a reflexões tais como: de que forma as narrativas, memórias e símbolos são construídos e interpretados no “novo mundo” e em particular na sociedade brasileira? Como ocorrem as experiências com o divino, a concepção de Deus, na religiosidade das populações Afro-brasileiras e indígenas? Como se manifesta a espiritualidade e, quem é o Deus desta sociedade plural Africana, Afro-brasileira e Indígena? Por conseguinte, o GT analisará os diversos mitos, ritos, rituais e as interpretações simbólicas de Deus e do divino.



2 - Questões Cristológico-Pneumatológicas.
Dra. Áurea Marin Burocchi – PUC Minas
Dra. Aparecida Maria de Vasconcelos – FAJE
Dr. Paulo Sérgio Carrara, CSSR – ISTA

Ementa:
O presente GT reúne pesquisadores/as empenhados/as em refletir e aprofundar a fecundidade mútua entre cristologia e pneumatologia enquanto raiz de toda tentativa de fazer teologia em contexto cultural plural. Nossa reflexão, que incide sobre os fundamentos da teologia, pretende suscitar e estabelecer diferentes tipos de diálogos que, em tempos de secularidade, decolonialidade e pluralismo religioso, favoreçam uma articulação coerente entre a pluralidade dos discursos sobre Deus (teologias) e a unidade do discurso cristão de Deus: sua autocomunicação no entre nós (Jesus Cristo - cristologia) e sua autocomunicação em nós (Espírito Santo - pneumatologia). Confrontando o pensamento e o discurso da teologia cristã com diferentes fenômenos contemporâneos, o GT acolherá propostas de comunicações que privilegiem articulações inter e transdisciplinares, onde as relações entre cristologia e pneumatologia apareçam como elemento estruturante da identidade cristã e, por isso, também do diálogo entre os cristãos (ecumenismo) e destes com os não-cristãos (diálogo inter-religioso).



3 - Religião, Patrimônio Cultural e Turismo Religioso.
Dr. Aurino José Góis – PUC Minas
Doutorando Dener Antônio Chaves - UFMG
Dr. Josimar da Silva Azevedo – PUC Minas
Dr. Tiago Tadeu Contiero

Ementa:
A cultura é o lugar da identidade e da memória de terminado grupo humano, onde está tematizado, de forma diversa, seu projeto de vida. A Religião corresponde a uma das realidades culturais mais significativas, pois é aquela que, de forma especial, tematiza os sentidos possíveis que acompanham a existência do grupo social. O Patrimônio Cultural materializa, integra e salvaguarda essas realidades, conectando passado, presente e futuro. Conhecer, salvaguardar e promover o Patrimônio Cultural é tarefa necessária para revelar e potencializar a diversidade de projetos de vida em curso. O Turismo cumpre um papel fundamental nesta tarefa, na medida em que possibilita a troca de experiências, o reconhecimento e a valorização do outro e produz uma nova e sustentável economia. O Brasil é depositário de uma diversidade cultural alicerçada historicamente em três grandes matrizes culturais, com grande expressão religiosa, a indígena, a europeia cristã e a africana, codificada em um riquíssimo Patrimônio Cultural material e imaterial, de reconhecido valor universal. O Turismo Religioso brasileiro, em crescimento constante, nos últimos anos, tem mostrado, além de sua relevância econômica, sua vocação social para sensibilizar, integrar, pacificar e transformar bem cultural em Bem Viver. Integrar estas realidades em projetos significativos de intervenção social constitui o desafioproposto neste Grupo de Trabalho, que abrigará estudos e pesquisas para compreensão fenomenológica das experiências em curso, bem como fortalecer uma rede de articulação em torno de projetos comuns que possam ser acolhidos e desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ “Religião, Patrimônio Cultural e Turismo Religioso”, abrigado no Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas.



4 - História do Cristianismo na América Latina e no Caribe.
Dr. Mauro Passos - UFMG
Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral – UNICAP
Dr. Samuel Pereira Valério - UMESP

Ementa:
Este Grupo Temático, promovido pelo Centro de Estudos em História da Igreja na América Latina (CEHILA-BRASIL), visa a agregar pesquisadoras e pesquisadores que trabalham a História do Cristianismo em uma perspectiva centrada nas práticas emancipatórias de cristãs e cristãos no continente latino-americano e caribenho. Atualmente, ainda se observa a permanência de traços eurocêntricos na historiografia sobre o Cristianismo latino-americano, corroborando com a continuação de processos de opressão, incrementados por uma produção histórica que permanece majoritariamente pautada na desvaloração dos povos originários e na negação da importância dos africanos, afrodescendentes e dos novos imigrantes na construção da nossa identidade cultural, bem como na consolidação de uma história androcêntrica, o que revela um aspecto importante nesse processo: o gênero. Dessa forma, torna-se premente o desenvolvimento de uma produção historiográfica que questione a história e, especialmente, o ensino de – e as publicações sobre – a História do Cristianismo na América Latina, por meio da interação das potencialidades da diversidade cultural.

 

5 - Exegese e Teologia Bíblica.
Dr. Junior Vasconcelos Amaral – PUC Minas
Dr. Nelson Maria Brechó da Silva – FAJOPA/Marília – SP
Dra. Rita Maria Gomes – UNICAP

Ementa:
Este GT acolhe e inter-relaciona estudiosos da Bíblia e demais pessoas interessadas em temáticas bíblicas, proporcionando o compartilhamento de estudos, produções e ideias nesse campo, em vista a abrir e ampliar horizontes de abordagens, métodos de leitura, interpretações e recepção do texto sagrado, numa linha ecumênica e em diálogo com a contemporaneidade. Visando a excelência da qualidade dos trabalhos a serem acolhidos para discussão e posterior publicação no respectivo Congresso da Soter, o Grupo se reserva o direito de aprovar a inclusão em seus trabalhos tão somente daquelas propostas que representem real contribuição para o avanço dos estudos bíblicos, quer na área da Exegese, quer da Teologia bíblica.

 

6 - Mística e Espiritualidade.
Dra. Ceci Maria Costa Baptista Mariani – PUC SP
Dra. Maria José Caldeira do Amaral – PUC SP

Ementa:
O Grupo de Trabalho “Mística e Espiritualidade” tem como objetivo geral apresentar e debater os fundamentos teológicos e filosóficos presentes no atravessamento da linguagem utilizada para descrever a experiência mística como experiência direta de Deus. Em suas fontes originais, a pesquisa em torno da experiência mística e espiritual tem revelado conteúdos importantes pertinentes à tradição do pensamento ocidental nas múltiplas tradições que não se sustentam numa abordagem meramente psicológica, histórica ou sociológica e que, ao mesmo tempo, subsidiam essas mesmas abordagens. O Universo Simbólico e Narrativo supõe um campo fértil para a indagação de conteúdos teológicos fundamentais que trazem à tona o paradoxo e a fragmentação, não especificamente como conceitos negativos e correspondentes a campos contraditórios ao esforço dos pesquisadores frente à descoberta de sentidos e significados de uma configuração teológica espiritual, mas como conteúdos expostos a uma condição de pertencimento a essa mesma condição paradoxal e fragmentada, na qual se encontram os percursos atuais de apreensão da condição humana religiosa e sua realização no mundo. De modo mais específico, entendemos que a indagação principal desse grupo de trabalho implica no aprofundamento das fontes experienciais e textuais configuradas por experiências religiosas, espirituais e místicas que estão em constante debate com o desafio do mistério e seus desdobramentos, desdobramentos e desafios que insistem em serem eles mesmos fonte de conhecimento e episteme de si mesmos.

 

7 - Religião, Educação e Políticas Públicas.
Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis - UNIFAP – UEMA
Dra. Rosângela Siqueira da Silva - UEA e SEMED/Manaus

Ementa:
Este GT organiza os estudos e pesquisa da relação entre religião e educação e as políticas públicas, campo que se abre sistematicamente aos pesquisadores de Teologia e de Ciências da Religião, assim como áreas afins. Com perspectiva interdisciplinar, sua intenção é compreender os diferentes processos de ensino e aprendizagem nos espaços escolarizados e comunitários. Esse núcleo abrange temas como: ensino religioso, pastoral da educação, educação em diferentes espaços confessionais, diversidade cultural e religiosa, formação de professores? continuada e inicial, catequese, formação de lideranças para movimentos e estudo dos diferentes segmentos escolares, entre outros, Tais elementos estão relacionados à compreensão e à transformação das práticas e conduções da vida e políticas educacionais apresentadas como plataforma para a ordenação e direção das relações humanas com seu entorno (natureza, transcendência, alteridade). Questões relativas a laicidade do estado, secularização, intolerância religiosa, racismo religioso, educação popular, práticas educacionais em espaços religiosos, pensar as questões políticas públicas a partir das questões religiosas, posicionamentos e ações dos grupos religiosos a respeito das questões educacionais, história da educação a partir da questão religiosa, também são temas deste GT.

 

8 - Teologia no Espaço Público e Contemporâneo.
Dr. César Augusto Kuzma – PUC RIO
Dr. João Décio Passos – PUC SP
Dr. Vítor Galdino Feller - Faculdade Católica de Santa Catarina
Dr. Érico Hammes - PUC PR

Ementa:
O GT aborda a Teologia enquanto Ciência da Fé que, ao refletir sobre os desafios da realidade, das relações sociais e internacionais, repensa os seus temas fundamentais e contribui para novas compreensões do papel da fé na sociedade atual. Como principais objetivos se propõe: 1) dialogar com os avanços científicos e tecnológicos; 2) pensar uma compreensão transformadora da existência de fé no contexto político e social do País; 3) trazer à consciência religiosa a necessidade de superação da violência em suas diferentes manifestações; 4) repercutir teologicamente os movimentos mundiais de correntes dos processos de globalização; 5) refletir a relação da religião e, portanto, da Teologia, com a política.

 

9 - Religião, Política e Espaço Público.
Dr. Rodrigo Coppe Caldeira – PUC Minas
Dr. Glauco Barsalini – PUC-Campinas
Dr. Douglas Barros – PUC-Campinas
Dra. Claudete Beise Ulrich - FUV
Dr. Rudolf von Sinner - PUC - PR
Dr. Emerson José Sena da Silveira - UFJF

Ementa:
As relações entre religião, política e espaço público emergiram, nas últimas décadas, como um dos temas principais dentre os estudos do fenômeno religioso na contemporaneidade. No bojo das reflexões sobre o processo de secularização estão a emergência de novas formas de expressão religiosa e sua influência na esfera política das sociedades ocidentais, o que tem mobilizado muitos pesquisadores à reflexão, inclusive, acerca dos novos papéis que os agentes religiosos desempenham no debate público. A questão da laicidade e o lugar que as religiões devem ocupar nesse debate são centrais para este Grupo de Trabalho. Este GT perscruta e discute, na sua abrangência, as questões que envolvem as relações entre a religião, a política e o espaço público secularizado, tendo em vista concepções teóricas convergentes ou não entre si, com especial atenção às que apostam na possibilidade de construção de um lugar religioso de caráter público junto ao Estado e às que, antagonicamente, questionam tal possibilidade, propondo um lócus religioso fora dos limites do Estado.

 

10 - Teologias da Libertação.
Dr. Benedito Ferraro – PUC Campinas
Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães – PUC Minas
Dr. Francisco das Chagas Albuquerque – FAJE
Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista – PUC Minas

Ementa:
O GT Teologias da Libertação objetiva reunir pesquisadores (as) que investigam sobre as diversas formas de teologia contextuais que se compreendem como “da libertação”, que articulam teologia e libertação, a defesa da dignidade eco humana, da justiça e da solidariedade, e de análise sobre as diversas colonialidades: do ser, do poder, do saber e da natureza. Também se abre, nessa perspectiva, às questões de metodologia e epistemologia teológica; às articulações entre mediações filosófico-científicas e hermenêuticas e as perspectivas praxísticas; aos embates com as ciências da religião, às mudanças de paradigma. Considera os novos sujeitos e lugares teológicos, assim como as diferentes categorias de análise como gênero, raça/etnia, além de classe social, privilegiando os mais diversos temas na perspectiva da libertação e do diálogo interdisciplinar e suas interfaces com o contexto atual de busca de ecumenismo, pluralismo e diálogo inter-religioso. O GT pretende acolher trabalhos que tenham a interconexão entre as diversas igrejas cristãs, as religiões e os movimentos sociais, ciências sociais e teologia: leitura/interpretação teológica dos movimentos sociais, analisados e compreendidos em diálogo com as ciências sociais. Movimentos de resistência, como as CEBs, e de construção de alternativas como os que se reúnem no Fórum Social Mundial e o exercício da teologia no Fórum Mundial de Teologia e Libertação e das motivações teológicas em atuações pastorais junto aos movimentos sociais podem encontrar neste GT um laboratório fecundo e criativo.

 

11 - Filosofia da Religião.
Dr. Agnaldo Cuoco Portugal – Universidade de Brasília
Dr. Paulo Sergio Sergio Lopes Gonçalves - PUC Campinas

Ementa:
O GT de Filosofia da Religião da SOTER vincula-se aos interesses da pesquisa no campo de conhecimento que pretende desenvolver uma investigação de natureza filosófica sobre as questões relativas ao fenômeno religioso. Serão aceitos trabalhos de docentes de ensino superior (mestres e doutores) e de estudantes de pós-graduação stricto sensu, da área de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião. As comunicações deverão abordar temas referentes a um dos seguintes subgrupos temáticos, claramente identificados no envido das propostas: a) filosofia da religião e o problema de Deus, ou, b) pressupostos filosófico-conceituais da relação entre religião e contemporaneidade.

 

12 - Religião, Ecologia e Cidadania Planetária.
Dr. Afonso Tadeu Murad – FAJE
Dr. André Luiz Rodrigues da Silva – PUC Rio

Dr. Carlos Alberto Motta Cunha – PUC Minas
Dr. Luiz Carlos Susin – PUC RS
Dra. Maria Teresa Cardoso - PUC Rio
Dr. Matias Grenzer – PUC SP
Dr. Sinivaldo Silva Tavares – FAJE

Ementa:
O GT “Religião, Ecologia e Cidadania planetária” visa discutir questões teóricas e experiências relevantes da relação entre Religião, cuidado com a Terra e Novos Paradigmas, continuando o trabalho realizado desde 2011. Serão aceitas comunicações que (1) abordem questões teóricas no debate atual da Teologia, das Ciências da Religião e de outras áreas do conhecimento acerca do tema; (2) analisem experiências de formação da consciência ecológica/planetária, (3) apresentem dados de pesquisa empírica sobre o assunto; (4) reflitam sobre as imagens de Deus e as espiritualidades que afloram de práticas em favor da sustentabilidade e do Bem-Viver. O GT será realizado juntamente com o seminário de Grupos de Pesquisa que trabalham essas temáticas. Pede-se aos participantes que estejam conectados durante todo o tempo do GT, para enriquecer a discussão e realizar a elaboração coletiva do conhecimento.

 

13 - Religião, Arte e Literatura.
Dr. Antônio Geraldo Cantarela – PUC Minas
Dr. Carlos Ribeiro Caldas Filho - PUC-Minas
Dr. Marcio Cappelli Aló Lopes - PUC Campinas
Dr. Paulo Nogueira - PUC Campinas

Ementa:

O GT visa a oferecer espaço para o debate acadêmico em torno das interações da arte com a religião. No Brasil, o foco desse debate dirigiu-se por primeiro às relações entre literatura e teologia. O diálogo entre as duas áreas, cunhado sob o nome “teopoética”, apresenta-se há algumas décadas como uma atividade acadêmica consolidada, marcada por variados vieses de leitura, ora pendendo para o interesse religioso, ora para a crítica literária. Na esteira da teopoética, ampliou-se o debate sobre as interfaces entre religião e arte, incluindo-se, além da literatura, outras manifestações artísticas, como a música, o teatro, a dança, as artes visuais, o cinema, as HQs, a cultura pop em geral.  O GT objetiva acolher as leituras acerca desses variados modos de relação entre religião e arte, bem como sua discussão no arco teórico mais amplo das relações entre religião e linguagem.

 

14 - Protestantismo.
Dr. Ricardo Bitum - Mackenzie
Dr. Wanderley Pereira da Rosa - Faculdade Unida de Vitória

Ementa:
O universo protestante tem passado por mudanças estruturais e conjunturais de significativa relevância. O surpreendente dinamismo do fenômeno evangélico, particularmente no Brasil e América Latina, exige reflexões multidisciplinares, forjadas especialmente no campo da Teologia e das Ciências da religião, em constante diálogo com outras áreas do saber. Nesse sentido, o GT Protestantismos recolhe perguntas e reflexões sobre o futuro do protestantismo, entre elas: o papel público da teologia, a identidade da teologia evangélica em relação à cultura brasileira, o universo multifacetado de teologias protestantes, a questão da confessionalidade em relação ao diálogo ecumênico e inter-religioso, os êxitos e fracassos das igrejas e teologias protestantes na tarefa de articulação da revelação de Deus no mundo.



15 - Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso.
Dr. Cláudio de Oliveira Ribeiro – CAPES
Dr. Gilbraz Aragão – UNICAP
Dr. Roberlei Panasiewicz – PUC Minas
Dra. Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões, Universidade Federal de Juiz de Fora

Ementa:
Diante do contexto culturalmente plural em que nos encontramos e que desafia as tradições religiosas, surgem, por um lado, movimentos intolerantes e fundamentalistas e, por outro lado, grandes oportunidades para o diálogo. Trata-se de reconhecer, no convívio com a diversidade, o que há de único e irrevogável em cada religião; ao mesmo tempo, é fundamental que se manifeste e se reflita sobre o dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões, mesmo daquelas expressões laicas e sem divindades. O diálogo “inter-religioso” que todas proporcionam faz repensar o compromisso ético das religiões com a paz mundial. O GT se propõe, então, a debater pesquisas sobre Pluralidade Espiritual e Religiosa, Tolerância e Diálogo.

 

16 - Teologia Prática e Formação numa Perspectiva Interdisciplinar.
Dr. André Phillipe Pereira - Centro Universitário Católica de Santa Catarina
Dra. Clélia Peretti – PUC PR
Dr. Everaldo dos Santos Mendes
Dra. Gleyds Silva Domingues – Faculdade Batista do Paraná

Ementa:
A Teologia Prática apresentada no espaço da práxis teológica orienta-se para a realidade, a partir da perspectiva do fenômeno social, que emana das inter-relações mantidas e produzidas por homens e mulheres e visa compreender seu significado e suas expressões nas áreas da religião, história, educação, cultura e direito, por intermédio do estudo sobre a formação e constituição de identidades. Este FT propõe refletir sobre o papel da teologia e suas implicações na formação a partir das análises sobre o pensar, agir e sentir de homens e mulheres na Igreja e no mundo. Aprofunda as tarefas da teologia diante das necessidades da vida quotidiana a fim de estabelecer, prevenir e dirimir conflitos. Analisa questões históricas, políticas, educacionais, religiosas e sociais e seu impacto nas estruturas que compõem a sociedade e a práxis na busca da justiça e na promoção dos direitos humanos. Neste FT, pensa-se a Teologia Prática em diálogo com as diferentes áreas do conhecimento, no sentido de compreender o processo de construção, formação e constituição social dos grupos humanos e das identidades. Assim, o FT recepciona pesquisas e ensaios no contexto interdisciplinar, envolvendo temáticas associadas à (ao) linguagem, cultura, gênero, educação, história, tradição, religião, direito e violência(s), que possam contribuir com as discussões sobre estes fenômenos no âmbito da práxis teológica.

 

17 - Hermenêuticas da Bíblia no Contexto Histórico Brasileiro.
Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi – PUC Paraná
Doutoranda Gláucia Loureiro de Paula - PUC Goiás
Dr. João Luiz Correia Júnior – UNICAP
Dr. Valmor da Silva. Pontifícia – PUC Goiás
Doutoranda Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento – UNICAP

Ementa:
As hermenêuticas da Bíblia atualizam os textos sagrados para os mais diversificados contextos da realidade nacional. Em consonância com a temática do presente congresso, o convite é para apresentar pesquisas que contemplem abordagens sobre a necessidade do cuidado integral, e questões ecossociais, como exigência para salvar o futuro da humanidade. Nesse horizonte hermenêutico, certamente, a Bíblia e a vivência se encontram, para oportunizar contribuições iluminadoras. O objetivo deste FT é confrontar os contextos históricos e os atuais à luz da Bíblia, reunindo propostas de pesquisa relacionadas ao Antigo e a ao Novo Testamentos, a partir da temática “A Amazônia e o futuro da humanidade: povos originários, cuidado integral e questões ecossociais”. Nessa perspectiva ampla, podem ser apresentadas comunicações sobre livros ou perícopes da Bíblia, temas ou terminologias próprias, personagens ou perspectivas religiosas. A metodologia pode desenvolver pesquisas de tradução, exegese ou hermenêutica. Nosso interesse é reunir pessoas que se ocupam da pesquisa bíblica, para partilhar os resultados de seus estudos em torno à temática sugerida. Dada a relevância e atualidade do tema, esperamos ter a oportunidade de discutir em alto nível, em vista do aprofundamento e de possíveis publicações individuais ou conjuntas.

 

18 - Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade.
Dr. Paulo Franco Taitson – PUC Minas
Me. Thereza Cristina de Arruda Salomé D’Espíndula - Faculdades Pequeno Príncipe / Curitiba - PR).
Dr. Waldir Souza – PUC Paraná

Ementa:
O conceito de saúde abrange a totalidade do ser humano, a dimensão espiritual que a integra tem particular relevância em nossos tempos. As práticas para o cuidado espiritual, especialmente em Cuidados Paliativos pedem a contribuição da Teologia e Bioética de modo a promover a qualidade de vida e a dignidade na morte. Em tempos de pluralidade e interculturalidade, assim como os cuidados médicos, o voluntariado e a atividade pastoral das confessionalidades religiosas precisam de fundamentos e propostas críticas que subsidiem um atendimento espiritual preparado e profissionalizado. Assim como todas as medicinas, o cuidado com a questão do espírito deve ser oferecido com o máximo de qualidade. Este contexto corresponde às pretensões da Política Nacional de Humanização (PNH) que considera a integralidade do cuidado como um de seus princípios, e que tem como diretriz o acolhimento. O Fórum Temático pretende reunir pesquisadores que atuem a partir desta perspectiva, direcionando seu debate e ampliação das ações que reflitam uma ética do cuidado. Portanto, “que sejam ultrapassadas as fronteiras, muitas vezes rígidas, dos diferentes núcleos de saber/poder que se ocupam da produção da saúde” (BRASIL, 2004) e sejam elaborados fundamentos bioéticos na atividade profissional guiada pelo prisma da fraternidade.

 
 
EMENTA FTS (1 A 16)

1 - Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação

Dra. Giseli do Prado Siqueira – PUC Minas  

Dra. Ângela Cristina Borges – UNIMONTES 

Ementa:

Os desafios impostos pela Modernidade tais como o racismo religioso e as intolerâncias religiosas exigem enfrentamentos onde o diálogo intercultural emerge como imperativo ético. Fundamentalismos e, violências como o epistemicídio afro-religioso fomentam, em direção contrária, o erguimento de movimentos libertários e descolonizadores que vislumbrem as tradições de matriz africana enquanto guardiãs de uma humanidade dada à coletividade e ao diálogo. A interculturalidade, para além da funcionalidade, é proposta para uma educação libertadora, em especial para o componente curricular do Ensino Religioso, que tem como objeto o conhecimento religioso, visando favorecer o reconhecimento, o respeito às histórias, memórias, crenças, convicções e valores de diferentes culturas, tradições religiosas e filosofias de vida. Estimulando a formação de uma postura dialogal, de abertura ao Outro que alicerçam distintos sentidos e significados de vida. Nesta perspectiva se insere este fórum temático que visa incentivar e debater estudos que articulem as Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação, interpelações críticas, libertadoras e descolonizadoras.  

 

2 - Leituras Emancipatórias da Bíblia: Leitura Popular, Questão de Gênero e Outras Abordagens

Dra. Solange Maria do Carmo – PUC Minas

Doutorando Rodolfo Lourenço - ISTA

Dr. Francisco Cornélio

Ementa:

Pela sua polifonia, a Bíblia oferece inúmeras possibilidades de leitura. Contudo, considerando os diferentes contextos e os processos históricos de sua redação, pode-se afirmar que a sua mensagem é essencialmente libertadora e emancipatória, principalmente o Novo Testamento, centrado na práxis de Jesus de Nazaré. No entanto, tendo sido apropriada pelos mais diversos grupos hegemônicos ao longo da história, a Sagrada Escritura foi usada como justificativa para práticas abusivas de poder e dominação. A nível de América Latina, pode-se afirmar que a Bíblia foi utilizada como arma pelos sistemas colonizadores, e essa perspectiva persiste até hoje, principalmente nas assembleias litúrgicas, onde ela é proclamada e interpretada numa relação de poder. É, portanto, urgente que a leitura da Bíblia seja decolonizada e ajude a ecoar vozes silenciadas pelos poderes hegemônicos. O objetivo deste fórum é, pois, discutir e propor leituras emancipatórias da Bíblia (na catequese, na liturgia, nos círculos bíblicos, nas escolas dominicais, nas missões etc.), como a prática já consolidada da “leitura popular” e outras urgências que levem em conta questões como identidade de gênero e os direitos humanos em geral. Assim, contribuir-se-á para o resgate da essência emancipadora da Bíblia.

 

3 - Juventudes e Projetos de Brasil: Religiosidades, Subjetividades e Teologias Subjacentes

Dr. Igor Adolfo Assaf Mendes – Província Marista Centro-Norte

Doutorando Joilson de Souza Toledo - PUC-Rio

Me. Tânia da Silva Mayer - ISTA

Ementa:

A visão consumista do ser humano tende a homogeneizar a cultura de diferentes sociedades, padronizando formas de pensar, sentir e agir. Os jovens são especialmente afetados por esta visão, que se torna um obstáculo para a vivência de suas raízes históricas e culturais, que deixam ser cuidadas e referenciadas. Sendo assim, essa dinâmica gera empobrecimento da experiência de vida humana e impede a construção de diferentes projetos de país com foco no cuidado integral e no bem comum. Como destacado pelo documento do sínodo da Amazônia, no parágrafo 33, “para evitar esta dinâmica de empobrecimento humano, é preciso amar as raízes e cuidar delas”. O presente FT se propõe a ser um espaço de socialização de pesquisas que abordam a interface entre juventudes e religiosidades, dando especial destaque ao contexto amazônico e questões ecossociais, dialogando com aportes de vários campos do saber e que nos permitam compreender a diversidade cultural e religiosa, suas teologias subjacentes e a relação – de conflito ou cooperação – com os diferentes projetos de Brasil.

 

4 - Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura

Dr. Antônio Lopes Ribeiro – GEPERCS/UNEB – Instituto São Bento – ISB/Brasília

Dra. Sandra Célia Coelho Gomes da Silva – Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 

Dra. Rosemary Francisca Neves Silva – GERETES – PUCGO 

Ementa:

Este F.T tem por objetivo propor a socialização de pesquisas (concluídas ou em andamento), assim como; ampliar tais discussões e incentivar a partir das reflexões nos diversos campos do conhecimento, na perspectiva da ciência das religiões, que envolva os eixos temáticos Religião, Etnicidade, Gênero e Terapias como processo de Autocura. Essas questões vêm marcando e afirmando o contexto sócio-histórico brasileiro, no âmbito das diferenças étnicas e de gênero imbricadas com os determinantes culturais. A diferença é uma realidade concreta, um processo humano e social inserido no processo histórico. No que tange, a questão da identidade étnica há vários fatores envolvidos tais como: a raça, a língua, a religião, gênero, o espaço, o território, a história e a própria noção de etnia. Assim como, os vários processos terapêuticos de autocura presente e que vem sendo desenvolvido pelos indivíduos na história da humanidade.

 

5 - Pacto Educativo Global e propostas educativas emancipadoras

Me. Áureo Nogueira de Freitas – PUC Minas

Me. Carla Ferretti Santiago – PUC Minas

Dra. Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes – PUC Minas

Dra. Silvia Maria de Contaldo – FAJE

Ementa:

Para compreender as trajetórias da educação no Brasil, é necessário discutir sobre a escolarização, considerando o papel das igrejas, das escolas e das organizações sociais, obtendo uma visão mais ampla. Em outubro de 2019, o Papa Francisco propôs à sociedade um Pacto Educativo Global que considere a pessoa como centro do processo educativo e, consequentemente, a educação como formadora de sujeitos que podem transformar a sociedade em um espaço mais justo e sustentável. Esse fórum temático propõe discutir pesquisas e práticas que evidenciem experiências educativas emancipadoras no Brasil, que coadunam com os princípios do Pacto Educativo Global. A partir dessas construções será possível analisar avanços e retrocessos, mudanças e permanências no âmbito educacional e pensar em estratégias de curto, médio e longo prazo para concretizarmos ações que promovam as relações pessoais, o ensino, a pesquisa e a extensão em sua aplicabilidade, a fortalecer-se em um trabalho mais coletivo e integrado. A proposta, portanto, é discutir possibilidades de mudança de mentalidade em processos educativos.

 

6 - Comunicação, Teologia e Religiosidades

Dra. Aline Amaro da Silva – PUC Minas/PUCRS

Dra. Joana T. Puntel – SEPAC/PUCSP

Dr. Marco Túlio de Sousa – UNASP/ UEMG

Dr. Vinicius Borges Gomes (PUC Minas/UFSJ)

Ementa:

O FT Comunicação, Teologia e Religiosidades é dedicado a estudos que analisam os fenômenos religiosos comunicativos do ponto de vista das ciências humanas e sociais, com ênfase nas áreas de teologia e comunicação. Com este olhar interdisciplinar, buscamos compreender as transformações nas igrejas, religiosidades e sociedades marcadas pelas mudanças de paradigma comunicacional ao longo da história e especialmente no cenário contemporâneo caracterizado pela cultura digital. A interação entre mídia e religião, o diálogo entre fé e cultura trazem questões éticas, econômicas, políticas e sociais importantes para o diálogo ecumênico e inter-religioso, entre outras discussões. A partir do tema central do congresso, dá-se atenção às questões comunicativas e religiosas amazônicas: o diálogo com a cultura dos povos originários, o cuidado integral e os ecossistemas comunicativos presentes nestes contextos. O presente FT abrange pesquisas com as seguintes temáticas: mediações e processos de midiatização da fé em diferentes tempos e culturas; adequação e incorporação de novas formas comunicativas na vivência das religiões e religiosidades; as transformações no campo religioso e migração das práticas culturais para o ambiente digital ou para a forma híbrida, bem como as consequências teológicas dessa mudança de ser e estar no mundo; o impacto da presença de religiões e religiosidades na rede, modificando a própria cultura digital; como as novas tendências, espaços e culturas comunicativas interferem na compreensão e vivência da fé, no senso de pertença a uma tradição e instituição religiosa.

 

7 - Psicologia , Espiritualidade/religiosidade – Interfaces e Perspectivas

Me. João Everton da Cruz – PUC Minas

Dra. Maria Jeane dos Santos Alves – UFSE

Dr. Marcus Tulio Caldas – UNICAP

Ementa:

O FT tem como objetivo geral discutir e impulsionar pesquisas concluídas ou em andamento, no campo da psicologia e espiritualidade/ religiosidade no mundo contemporâneo. Referimos-nos a religiosidade quando falamos das “disposições humanas que levam a pessoa à capacidade de experimentar fenômenos religiosos”, e por espiritualidade a experiências vivenciadas pelos homens que inclui uma dimensão religiosa capaz de produzir sentido. Esta discussão perpassa as questões existenciais e filosóficas. Tendo como objeto de estudo a experiência do sagrado, transcendência da consciência e inconsciente espiritual, busca-se, portanto, neste fórum refletir sobre o comportamento religioso e a formação da consciência religiosa e as mais variadas perspectivas de estudo entre espiritualidade, saúde e cura. Considerando a dimensão espiritual do ser humano procura enfocar as possibilidades do diálogo entre psicologia e ciências da Religião.

 

8 - Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas

Dra. Claudia Danielle de Andrade Ritz – PUC Minas, UCP

Dr. Clóvis Ecco – PUCGO.

Dra. Daniella Cordovil – UEPA  

Dr. Flávio Lages Rodrigues - PUC Minas

Dr. Omar Perrot – ALFA, Unipac

Ementa:

Este FT tem como objetivo acolher trabalhos que busquem compreender as características assumidas pela religião na sociedade contemporânea, a partir de diferentes perspectivas teóricas no âmbito da Ciência da Religião. Almeja lançar luzes sobre as bricolagens e interlocuções feitas pelos novos modos de lidar com a espiritualidade, as denominadas espiritualidades laicas - entre as quais, o fenômeno dos sem religião, nova era e dos novos movimentos religiosos – e os processos de privatização da religião. Pretende-se reunir tanto trabalhos que lidam com dados empíricos, como também aqueles que levantam questões teóricas pertinentes, suscitando o diálogo com outras ciências. Serão aceitas comunicações frutos de pesquisa sobre as novas formas de espiritualidade, o fenômeno dos sem religião, os “novos movimentos religiosos” e as transformações, arranjos, rearranjos, diálogos e interlocuções feitas no âmbito das espiritualidades não religiosas, com vistas à constituição de sentido.
 

9 - Gênero, Religião e Violências: Questões Contemporâneas

Dra. Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon – PUC-Campinas

Dra. Maria Cristina Silva Furtado – PUC Minas

Ementa:

Com base no tema “A Amazônia e o futuro da humanidade: povos originários, cuidado integral e questões ecossociais”, este fórum é um espaço de debate transdisciplinar abrangendo os diversos campos da teologia, das ciências da religião, da psicologia, da pedagogia, da sociologia, da antropologia, da história e da filosofia, com a finalidade de abrir diálogo entre essas ciências e promover estudos que busquem novas práticas emancipatórias, e fontes de pesquisa nas diversas áreas. Os trabalhos deverão trazer temáticas ligadas a gênero, diversidade sexual e religião, refletindo sobre novas perspectivas tanto no campo acadêmico como na convivência comunitária e pastoral, dentro das mais diferentes áreas do conhecimento.

 

10 - Cristãos Leigos e Leigas: Sujeitos na Igreja e no Mundo

Dr. Denilson Mariano da Silva – FAJE/MG
Dr. Edson Matias Dias – IFITEG/GO  

Ementa:

O estatuto fundamental dos cristãos leigos/as está teologicamente  enraizado na comum dignidade dos batizados/as e na eclesiologia “Povo de Deus”, porém há tarefas pendentes às quais este Fórum objetiva dedicar-se: libertar as categorias teológicas elaboradas sob o impacto do clericalismo, distantes das raízes jesuânicas nos Evangelhos, na Igreja nascente e Patrística; contribuir para a reflexão e prática da sinodalidade, alicerçada na comum dignidade de batizados; libertar as estruturas eclesiásticas que impedem a plena maturidade dos leigos e limita suas iniciativas para uma efetiva atuação eclesial e sócio política transformadora; despertar e alimentar o compromisso ético e moral dos cristãos; intensificar e aprimorar a dimensão ecumênica e o diálogo inter-religioso; valorizar a piedade e a pastoral populares como fonte de espiritualidade libertadora; propiciar o despertar e o fomentar a produção intelectual e a contribuição específica das mulheres na Igreja e na sociedade; incentivar a Animação Bíblica da vida e da Pastoral por meio de uma sólida formação bíblico-pastoral; buscar interação com e nas redes sociais para alargar a presença evangelizadora da Igreja por meio de um protagonismo digital, afim de resistir às forças contrárias ao Evangelho nos ambientes virtuais.

 

11 - Memória, História e Comunicação nas Religiões

Dr. Rodrigo Follis – Unasp/SP

Dr. Fábio Augusto Darius – Unasp/SP

Prof. Dr. Cícero Bezerra – Uninter/PR

Profa. Dra. Flávia Medeiros – Metodista/SP

Ementa:

Os estudos que promovem o diálogo entre o fenômeno religioso e o fenômeno comunicacional-midiático, empreendimento notadamente interdisciplinar, concentram-se em compreender e analisar o papel da religião para além das abordagens clássicas – secularização e modernismo, por exemplo –, investigando os diversos modos através dos quais a religião está implicada na sociedade sob o prisma de conceitos e fenômenos como os da midiatização das relações sociais através da comunicação de massa, das mediações, dos diversos movimentos históricos, dos desenvolvimentos da memória coletiva entre outros. Os estudos de religião através das múltiplas visões da história, da memória e da comunicação assumem que as mudanças em curso no campo religioso podem e devem ser entendidas em relação às transformações que ocorrem nas dimensões sociopolíticas e econômicas contemporâneas, especialmente no tocante às revoluções que redefiniram a compreensão de “comunicação”, “informação” e “identidade” em uma escala global. O presente FT abrange estudos sobre a presença das religiões e do “religioso” nos diversos processos comunicacionais, assim como pesquisas que envolvem as representações de diferentes confissões e práticas religiosas no universo da mídia, do entretenimento, da cultura pop, como também as apropriações discursivas que grupos religiosos fazem a partir de suas interações com o ethos contemporâneo a partir dos estudos da memória e de suas relações historiográficas.

 

12 - A Economia de Francisco e Clara

Prof. Dr. Robson Sávio Reis Souza (PUC Minas)

Prof. Dr. Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (PUC Minas)

Profa. Dra. Tânia Cristina Teixeira (PUC Minas)

Prof. Dr. Édil Carvalho Guedes Filho (PUC Minas)

Ementa:

Este Fórum Temático, promovido pelo Grupo de Reflexão e Trabalho sobre a Economia de Francisco e Clara da PUC Minas, quer convidar pesquisadoras e pesquisadores, lideranças de movimentos sociais e ambientais e todos e todas preocupados com a construção de relações e processos econômicos, inspirados na chamada Economia de Francisco e Clara, a apresentarem diferentes tipos de trabalhos no evento. Serão aceitos trabalhos teóricos, no formato de ensaios, quanto trabalhos com estudos de campo e casos de empreendimentos, práticas e vivências que dialoguem e contribuam para a difusão e fortalecimento de relações e processos econômicos baseados na Economia de Francisco e Clara. Havendo três anos, desde o chamado papal em 1º de maio de 2019, foram produzidos vários artigos e atividades de jovens e ativistas, assim como a preparação para encontro presencial em Assis, Itália. A Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC) e o Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara da PUC Minas assumiu o desafio de construir um caminho metodológico e reflexivo, com foco nessa mobilização internacional.

 

13 - A herança de Ricoeur: filosofia, teologia e religião

Dr. Adriani Milli Rodrigues – UNASP

Dr. René Dentz – PUC-Minas

Ementa:

Paul Ricoeur sempre procurou delimitar bem os temas filosóficos e teológicos e constantemente negar a nomeação de “filósofo cristão”, mantendo equidistante a sua confissão de fé e o procedimento filosófico. Parece, dessa forma, ser a filosofia a grande tarefa e instrumento do filósofo francês. Por outro lado, abordou temáticas que são, por ele mesmo, chamadas de fronteiriças, tais como a Esperança e o Mal. Trata-se de temas que darão suporte a uma preocupação tardiamente estruturada por Ricoeur, aquela referente à problemática do perdão. Este também se mostra como um tema de fronteira e como um horizonte de sua obra. Ao passo que filosofia e teologia são discursos irredutíveis um ao outro, mantendo as suas diferenças epistemológicas claras, é devido à sua reflexão sobre a esperança que o filósofo francês propõe renovar o problema da relação entre filosofia e teologia, posto comumente em termos de razão e fé. O problema da esperança, que representa a um tempo uma fonte e um tema da hermenêutica e da crítica filosóficas, concerne também e sobretudo a finalidade mesma da tarefa filosófica, como a da teologia. Com efeito, a esperança é o ponto de fuga e o horizonte do cumprimento das duas disciplinas.

 

14 - Interculturalidade e Religião

Dr. Claudio Santana Pimentel –PUCSP

Dr. Ênio José da Costa Brito – PUCSP

Me. Selenir Gonçalves Kronbauer – EST

Dr. Roberto E. Zwetsch – EST

Ementa:

A cosmopercepção dos povos originários – diferentemente da visão ocidental e urbana – vê e se relaciona com a natureza não como um recurso à disposição da humanidade, mas como parceria na forma de cooperação e convivência dialógica em termos de reciprocidade. A cosmopercepção está presente na região amazônica na atualidade, vivenciada tanto por povos nativos quanto pela população afro-brasileira. A presença negra na Amazônia, tanto tempo negada, enriqueceu a concepção dos nativos com suas manifestações culturais-religiosas. Neste momento histórico, em que a região amazônica com sua rica diversidade humana, animal, vegetal e mineral, está sob fortes ameaças, o FT Interculturalidade e Religião pergunta pelo papel e contribuição das várias expressões religiosas presentes na região para a sua preservação. A realidade trágica que enfrentamos e que cada dia mais assume dimensões globais está a exigir da reflexão acadêmica, das Ciências da Religião e da Teologia, uma abordagem urgente que desafie universidades, igrejas, comunidades de fé e organizações civis, para que transformemos nossas relações com essas comunidades.

 

15 - Estado, política e religião: diáspora, saberes e história social da cultura do povo judeu sefardita

Prof. Dr. Everaldo dos Santos Mendes - UFS

Profa. Dra. Clélia Peretti – PUCPR

Prof. Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro – PUC Chile

Ementa:

Partindo da experiência do povo judeu sefardita, este Fórum Temático — FT acolhe estudos, pesquisas e/ou relatos de experiência que, preferencialmente, abarquem os seguintes temas: [i] História do povo judeu sefardita: Península Ibérica, América Latina e Caribe; [ii] os judeus, a ciência e os descobrimentos; [iii] Brasil: a Nova Canaã – diáspora, Inquisição e conversão [cristãos novos]; [iv] questões de gênero, religião e educação: as mulheres e a transmissão da fé judaica; [v] História do povo judeu sefardita na Bahia: de Belém [Cachoeira] aos sertões [deserto]; [vi] Literatura, arte e [r]existência: Torá, religião e cultura sefardita; [vii] Estado, religião e educação: Ensino Religioso, políticas públicas e diversidade cultural e religiosa sefardita; [viii] Língua, cultura e religião: estudos linguísticos e literários; [ix] Estado, legislação [de reparo histórico] e processos migratórios; [x] Estado de Israel.

 

16 - O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana: reflexões sobre um direito que deve buscar uma proteção integral

Prof. Dr. José Luiz Quadros de Magalhães (UFMG)

Prof. Dr. Leônidas Meireles Mansur Muniz de Oliveira (PUC Minas)

Prof. Dr. Robson Savio Reis Souza (PUC Minas)

Ementa:

A dignidade da pessoa humana é um princípio do ordenamento jurídico brasileiro que deve estar presente em todas as áreas do direito. A República Federativa do Brasil ao estabelecer tal princípio, como um de seus deveres, leciona que em qualquer um dos aspectos da vida humana o homem e, consecutivamente, seu habitat deve ser protegido em detrimento do sistema econômico, político, jurídico e legal. A dignidade da pessoa humana é o corolário que impulsiona o dever do Estado, da iniciativa privada e do cidadão a proteger integralmente tudo aquilo que faz parte do universo. O novo humanismo de Papa Francisco chama toda a ciência para refletir ao entorno da dignidade da pessoa humana e não atirar esse princípio ao campo da retórica. Nesse sentido, quais as reflexões necessárias e muldisciplinares precisariam ser apresentadas ao direito como forma de prover uma proteção integral? Essa é a grande questão deste fórum temático.  A dignidade da pessoa humana é um princípio do ordenamento jurídico brasileiro que deve estar presente em todas as áreas do direito. A República Federativa do Brasil ao estabelecer tal princípio, como um de seus deveres, leciona que em qualquer um dos aspectos da vida humana o homem e, consecutivamente, seu habitat deve ser protegido em detrimento do sistema econômico, político, jurídico e legal. A dignidade da pessoa humana é o corolário que impulsiona o dever do Estado, da iniciativa privada e do cidadão a proteger integralmente tudo aquilo que faz parte do universo. O novo humanismo de Papa Francisco chama toda a ciência para refletir ao entorno da dignidade da pessoa humana e não atirar esse princípio ao campo da retórica. Nesse sentido, quais as reflexões necessárias e muldisciplinares precisariam ser apresentadas ao direito como forma de prover uma proteção integral? Essa é a grande questão deste fórum temático.

 
EMENTA FTS (17 A 21)

17 - A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental
Dr. Creômenes Tenório Maciel (UNICAP)

Me. Danilo César dos Santos (PUC MINAS)

Dr. Jerônimo Pereira Silva (UNICAP)

Dr. Joaquim Fonseca (ISTA)

Dr. Sinivaldo Silva Tavares (FAJE)

Dr. Washington da Silva Paranhos (FAJE)

Ementa:
O FT “A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental” visa discutir questões teóricas e experiências relevantes da relação entre Religião e ações litúrgico-sacramentais. A atitude postulada pela interdisciplinaridade oferece a visão de conjunto de uma realidade, mediante permanente associação das diferentes dimensões – disciplinas – com que pode ser analisada, uma visão global e não fragmentada da realidade, uma óptica que abrange todos os aspectos da produção e uso do conhecimento; enfim, é a superação do saber disciplinar, em vista da síntese vital para o conhecimento e a vivência da fé e a formação do cidadão cristão. Sempre foi demonstrado pelo cristianismo o interesse em promover a presença do pensamento cristão no seio das culturas. Desde a antiguidade, a teologia busca formas diferentes para melhor expressar o mistério cristão. É notório que a teologia cristã nasceu de forma inter, multi e transcultural. O dado litúrgico-sacramental não pertence unicamente à pesquisa teológica. Outros âmbitos e disciplinas não teológicas também demonstram interesse pelo rito litúrgico-sacramental; as ciências humanas são especialmente interessadas em extrair as múltiplas relações da fenomenologia celebrativa com a condição humana. Serão aceitas comunicações que (1) abordem questões teóricas no debate atual da Teologia litúrgico-sacramental, das Ciências da Religião e de outras áreas do conhecimento acerca do tema; (2) analisem experiências de formação da consciência litúrgico/ritual, (3) apresentem dados de pesquisa empírica sobre o assunto; (4) reflitam sobre ações rituais e práticas litúrgicas nas diversas experiências culturais e religiosas. O FT será realizado juntamente com o seminário de Grupos de Pesquisa que trabalham essas temáticas. Pede-se aos participantes que estejam conectados durante todo o tempo do FT, para enriquecer a discussão e realizar a elaboração coletiva do conhecimento.

18 - O Ecumenismo na América Latina: percursos, desafios e perspectivas
Dr. Elias Wolff (PPGT/PUCPR)

Dr. David Mesquiati (PPGCR/UNIDA)

Sandra Arenas - Universidad Católica de Temuco (Chile)

Ementa:
Este Fórum Temático se propõe a analisar o ecumenismo na América Latina, identificando os desafios e as perspectivas que se apresentam para a unidade cristã no continente. Seus objetivos são: revisitar, ampliar e atualizar os estudos já realizados sobre o ecumenismo na América Latina, em seus elementos históricos, teológicos, pastorais e espirituais, bem como o vínculo entre a prática ecumênica e as questões socioambientais; desenvolver em perspectiva ecumênica os temas nucleares da fé cristã, analisando os dissensos e as convergências entre diferentes tradições teológicas e doutrinais de diferentes igrejas; articular a proposta de um estatuto epistemológico próprio da teologia ecumênica latino-americana, em seus elementos metodológicos e hermenêuticos.

19 - Povos tradicionais: religiosidade, festas e pajelança na Amazônia
Dr. Carlos Paula de Morais – Ufac

Drª Cydia de Menezes Furtado – Ufac

Dr. Francisco Pinheiro de Assis - Ufac

Dr. José Carlos Cariacás Romão dos Santos – Unifap

Ementa:
O fórum temático tem por objetivo acolher os trabalhos que abordem as temáticas relacionadas à religiosidade popular, às festas religiosas e à pajelança cabocla. Pretende-se reunir inúmeros trabalhos que discutam os vários aspectos da religiosidade popular, as festividades religiosas, as procissões, os rituais da pajelança dos povos tradicionais e os rituais de cura e benzedeiras. Este é um espaço para debates interdisciplinares, a junção dos vários trabalhos, as várias maneiras de compreender os diversos aspectos que abrangem a temática: As diversas interpretações da religiosidade dentro e fora das aldeias, à presença de elementos religiosos populares existentes nos rituais, e ao mesmo tempo compreender a cosmologia dos povos da Amazônia, realizando uma aproximação do universo da floresta, entender o valor dos animais, das árvores e todos os serem que habitam esses ecossistemas nas florestas; A luta e a resistência dos povos nativos ao longo dos séculos na Amazônia como maneira de garantir a sobrevivência da cultura e dos rituais religiosos e a própria sobrevivência dos grupos na floresta. Pretende-se, ainda, acolher trabalhos que abordem devoções populares, festas e rituais religiosos, e outras questões pertinentes, suscitando o diálogo com outras áreas da ciência.

20 - Fronteiras do imaginário religioso
Dr Amauri Carlos Ferreira (PUC - Minas e ISTA)

Dra. Lilian Cristina Bernardo Gomes (ISTA)

Dra. Soraia Aparecida Belton Ferreira (Centro Educacional Mineiro)

Ementa:
O imaginário está situado no entre saberes, expressão cunhada por Gilbert Durand (1996), para configurar sua complexidade. O imaginário é um potente referencial teórico para entendermos suas fronteiras na formação do sujeito individual e coletivo. Na sociedade brasileira pesquisas sobre imaginário são raras, porém não inexistentes. Com o avanço de pesquisas trans e multidisciplinares e em estudos sobre patrimônio material e imaterial a relação com o imaginário tem se evidenciado, que permite, consequentemente, discutir com mais acuidade a construção do imaginário religioso em suas fronteiras epistemológicas. A proposta desse fórum temático é problematizar e compreender as fronteiras do imaginário no que se refere aos fenômenos religiosos, particularmente os brasileiros. Este fórum temático pretende acolher comunicações de pesquisas, relatos de experiências que evidenciam a construção do imaginário religioso em temas como: ensino religioso, tradições afrobrasileiras, fenômenos religiosos, povos tradicionais, saberes decoloniais, estudos históricos entre outros.

21 - Iniciação Científica
Dra. Rita de Cássia Rosada Lemos (PUC Rio)

Me. Kathleen Vieira (PUC PR)


Ementa:
O presente FT tem por objetivo propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação (atualização e especialização), assim como a bolsistas de Iniciação Científica, um espaço para apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas dentro da temática geral do Congresso. Com isto, favorecer-se-á a divulgação de suas pesquisas, bem como propiciar-se-ão o aprimoramento e amadurecimento da capacidade de investigação e da participação em ambiente acadêmico.

 
FORMATO DOS TEXTOS COMPLETOS

TEMPLATE DOS TEXTOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO CONGRESSO DA SOTER

Baixe o formato do texto completo

Obs.: Caso utilize o navegador Google Chrome, o download poderá não iniciar automaticamente por motivos de segurança.

Neste caso, siga os passos abaixo para salvar o arquivo:

1) Clique com o botão direito sobre o link acima

2) Em seguida, selecione "Salvar link como..."

3) Clique em Salvar na tela que será exibida

4) Irá aparecer no rodapé do site, uma mensagem de aviso: Clique na setinha para cima no canto direito e em seguida, em "Manter".

 

FORMATO DOS TEXTOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO CONGRESSO DA SOTER

1. Os textos completos deverão ser enviados até data limite estabelecida pela Comissão Organizadora e divulgada na agenda do Congresso. Só constarão nos anais do Congresso os textos efetivamente apresentados.

2. Números de páginas: até 8 páginas, incluindo as referências.

3. O texto deve ter a seguinte estrutura:

- título da comunicação - Fonte: Arial, tamanho 12, centralizado;

- nome do (s) autor (es): itálico, fonte Arial, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco (*), na primeira página, contendo: maior titulação do autor, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail. 

- resumo (segundo padrão do resumo submetido e aprovado);

- palavras-chave (entre 3 e 5);

- Introdução;

- Corpo do texto (com as diversas partes do artigo, como tópicos numerados: 1, 1.1, 2., 2.1...);

- Conclusão;

- Referências. 

4. A Formatação deve seguir os seguintes parâmetros:

- A4, margens (superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm);

- fonte: Arial, Tamanho: 12; 

- espaço entre linhas 1,5;

- parágrafo com recuo de 1,25 cm;

- editor de texto Microsoft Word ou compatível;

- tópicos numerados e subtítulos: Arial, tamanho 12;

- As citações deverão ser feitas no corpo do texto da seguinte forma: (SOBRENOME, ano, página = LIBANIO, 2012, p. 15) ou Sobrenome (ano, página) = Libanio (2012, p. 15);

- as citações com mais de três linhas, sem aspas, terão recuo a 4 cm, tamanho 10, espaço simples;

- as referências (não usar bibliográficas ou bibliografia), ao final do texto, em ordem alfabética, deverão obedecer ao seguinte padrão:

- Livro: 

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. 

- Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. páginas xx-yy.

- Artigo:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (página) páginas (x-y), (mês e) ano. 

- Documentos eletrônicos:

SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: . Acesso em: dia mês (abreviado em três letras = mar.), ano.

5. Serão aceitos somente os textos em formato DOC ou DOCX (Word).

6. O prazo final para envio do texto completo será divulgado no calendário do hotsite. A submissão deve ser pela Área do Participante, no menu Comunicação.

PROPOSTAS APROVADAS
Adriana Emerick Garcia Homem Mística e Espiritualidade O Protagonismo Feminino, no Pentecostalismo. Aprovado Pendente
Adriana Rocha Ribeiro Araújo Povos tradicionais A COMPLEXIDADE DA RELIGIÃO POPULAR ACREANA NA RELAÇÃO DE GÊNERO NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO Aprovado Pendente
Adriane Candida de Proença dos Santos Iniciação científica EMPATIA E TRINDADE COMO A FONTE E O SUSTENTO DA COMUNHÃO HUMANA EM EDITH STEIN Aprovado Pendente
Adriani Milli Rodrigues A Herança de Ricoeur A Memória, o Esquecimento de Reserva e o Perdão em Ricoeur Aprovado Pendente
AFONSO TADEU MURAD Religião, ecologia e cidadania planetária O diálogo da teologia com a ecologia. Uma discussão a partir de Jaime Tatay Aprovado Aprovado
Agda Bernardete Alano Povos tradicionais A espiritualidade na representação da arte da comunidade Tekoá Marangatu: comunidade Guarani no Sul de Santa Aprovado Aprovado
Alailson Santos Souza Religião, ecologia e cidadania planetária O MÉTODO VER-JULGAR-AGIR NA ENCÍCLICA LAUDATO SI: UMA PROPOSTA PARA O CUIDADO INTEGRAL Aprovado Pendente
Alan Kennie Lopes Machado Memória, História e Comunicação nas Religiões Influência da comunicação da memória para uma igreja local Aprovado Pendente
Alessandro de Mello Gomes Comunicação, Teologia e Religiosidades O Discurso Espetacular dos Padres da Igreja Católica Aprovado Aprovado
ALEX VILLAS BOAS Religião, Política e Espaço Público Teologia pública e possibilidades de diálogo Norte-Sul Aprovado Pendente
ALEXANDRE BORATTI FAVRETTO Questões cristológico-pneumatológicas O influxo do catolicismo intransigente na reflexão sobre eclesiologia, liberdade religiosa e diálogo com o mundo durante o Concílio Vaticano Aprovado Aprovado
Alexandre da Silva Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. ÉTICA INTERCULTURAL LATINO-AMERICANA: pressupostos para uma educação escolar. Aprovado Pendente
Alexsandro Melo Medeiros

Coautores
- RAFAEL VAN ERVEN LUDOLF
Mística e Espiritualidade A Mística de Pietro Ubaldi e o amor à Natureza Aprovado Aprovado
ALINE AMARO DA SILVA Comunicação, Teologia e Religiosidades Influenciadores digitais católicos no Brasil: estudo de caso das categorias pároco e arauto digital Aprovado Pendente
ALLAN DA SILVA COELHO Teologias da Libertação Teologia da Libertação e Paulo Freire: diálogo sobre a práxis revolucionária em Gutiérrez e Comblin Aprovado Aprovado
AMALIA FONTE BASSO Teologias da Libertação REENCANTAMENTO E UTOPIAS ANTICAPITALISTAS LIBERTADORAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HUGO ASSMANN E SÍLVIA FEDERICI Aprovado Aprovado
Amarildo José de Melo Teologias da Libertação A Pastoral e os novos arranjos familiares. Uma reflexão à luz da Exortação Apostólica Amoris Laetiria Aprovado Aprovado
AMAURI CARLOS FERREIRA Fronteiras do imaginário religioso A construção do Imaginário Religioso e Educacional no Médio Vale do Paraopeba-MG Aprovado Aprovado
Américo Oscar Guichard Freire Teologias da Libertação Intekectuais cristãos e a invenção dos intereclesiais (1970-1990) Aprovado Pendente
Ana Beatriz Dias Pinto Comunicação, Teologia e Religiosidades Devocional mariano em (re)vista: a cultura religiosa presente na Ave-Maria Aprovado Aprovado
Ana Carolina Ferreira Sales Filosofia da Religião A construção filosófica do Zaratustra Nietzschiano: Aspectos de Gianni Vattimo Aprovado Pendente
Ana Carolina Kerr Neppel Mariano Mística e Espiritualidade A vivência da Unidade na mística, música e dança a partir da tradição do Sufismo persa Aprovado Aprovado
ANA CLAUDIA ARCHANJO Filosofia da Religião O aspecto da religiosidade no itinerário de pensamento wittgensteniano Aprovado Pendente
Ana Cláudia e Silva Xavier

Coautores
- MAURO AUGUSTO CORDEIRO ALVES
Comunicação, Teologia e Religiosidades Midiatização do sagrado: o esvaziamento espiritual da consagração da Ayahuasca na cultura das celebridades Aprovado Aprovado
ANA CRISTINA DE LIMA MOREIRA Religião, patrimônio cultural e turismo religioso CAVALHADAS EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL: identidade e cultura sociorreligiosa Aprovado Aprovado
Ana Julia Ribeiro Vieira de Brito

Coautores
- Thiago Narciso Dos Santos
Fronteiras do imaginário religioso A instauração do casamento civil na Primeira República e o imaginário católico em Bonfim-MG. Aprovado Aprovado
Ana Kelly Ferreira Souto Pinto Mística e Espiritualidade A catequese dominicana na arte de Frei Nazareno Confaloni Aprovado Pendente
Ana Paula de Jesus

Coautores
- Beatriz de Matos Siqueira
- Lorena da Silva Vieira Araújo
Fronteiras do imaginário religioso Imaginário Católico no Pacto Educativo: abordagem jesuítica ou inovação? Aprovado Aprovado
Anderson Costa Pereira

Coautores
- Anderson Costa Pereira
Cristãos Leigos e Leigas POR UMA NOVA CULTURA MINISTERIAL: a imagem do poliedro à luz de Querida Amazônia Aprovado Aprovado
Anderson Marinho Maia Fronteiras do imaginário religioso Construção do imaginário religioso: transcurso e migração afro-cristão de fiéis em Teixeira de Freitas-BA Aprovado Pendente
ANDERSON MOURA AMORIM Questões cristológico-pneumatológicas O Espirito e a eclesiologia pneumatológica de Papa Francisco: uma Igreja “em saída” na Amazônia. Aprovado Aprovado
André Anéas Mística e Espiritualidade Teomística: proposta de chave hermenêutico-teológica que conduz o teológico da reflexão para a Vida Aprovado Pendente
ANDRÉ GUSTAVO DI FIORE Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Do discipulado missionário à pastoral da quermesse: Os sintomas de uma Igreja hipermoderna em crise Aprovado Aprovado
ANDRE LUIZ BENEDITO A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental A liturgia no enfrentamento do mundanismo espiritual: uma abordagem a partir da Oratio fidelium Aprovado Aprovado
André Luiz Boccato de Almeida

Coautores
- André Luiz Boccato de Almeida
Pacto Educativo Global e propostas educativas emancipadoras Ética, Teologia e Consciência em Tomás de Aquino e Paulo Freire: diálogos educativos Aprovado Aprovado
André Luiz da Silva

Coautores
- Karoline da Silva Menezes
A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental O cancioneiro da lapinha de Guadalupe, expressão da ação ritual e mistério celebrado Aprovado Aprovado
André Luiz Lemos Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Fala povo da Amazônia, que meu servo escuta! Aprovado Aprovado
Andre Luiz Rodrigues da Silva Religião, ecologia e cidadania planetária Ecoteologia Integral do Cristo Redentor Universal Aprovado Aprovado
André Valva Exegese e Teologia Bíblica A Dualidade do Mal e a Messianidade de Jesus: Um Estudo nos Evangelhos Sinóticos Aprovado Aprovado
ANDREIA CRISTINA SERRATO

Coautores
- ANDREIA CRISTINA SERRATO
- JACI DE FÁTIMA SOUZA CANDIOTTO
Mística e Espiritualidade A MÍSTICA-PROFÉTICA DO FRANCISCO: REVOLUÇÃO DA TERNURA E O PROTAGONISMO DAS MULHERES Aprovado Aprovado
ANELISE WENNINGKAMP BIESDORF Iniciação científica PASTORAL DA SAÚDE: UMA LEITURA TEOLÓGICA ENTRE SAÚDE, SOFRIMENTO E MORTE. Aprovado Aprovado
ANGELA MARINGOLI KITZINGER Protestantismo O MOVIMENTO DE LAUSANNE A CRIAÇÃO E A TEOAMBIENTOLOGIA Aprovado Aprovado
Anísio Tavares Questões cristológico-pneumatológicas Fundamentos cristológicos para a ética digital cristã Aprovado Pendente
Anna Carolina Cunha Alves da Costa Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas Nossa Senhora da Amazônia: uma reflexão sobre a guardiã da floresta e da sua gente Aprovado Pendente
Antônia Bianca Oliveira dos Santos Iniciação científica Ética Indígena do Bem Viver Aprovado Aprovado
Antônio Cláudio Nerers ouza Iniciação científica Deus e o Homem em Edith Stein Aprovado Pendente
ANTONIO FRANCISCO JACAUNA NETO Religião, Educação e Políticas Públicas Educação Inclusiva na pandemia: experiências de um docente Aprovado Aprovado
ANTONIO GERALDO CANTARELA

Coautores
- Annelise Melo Pereira
Religião, arte e literatura Considerações sobre a utilização da ficção literária como fonte de estudo do fenômeno religioso Aprovado Aprovado
Antonio Lisboa Lustosa Lopes Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar Povo, Religião e Igreja - realidades e conceitos intercambiáveis Aprovado Aprovado
António Ronilson Braga de Sousa Religião, ecologia e cidadania planetária O sentido de ecologia e a ecologia dos sentidos em “o espírito da floresta” Aprovado Aprovado
Ariél Philippi Machado Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. Diálogo intercultural e o paradoxo da doutrina da descoberta Aprovado Aprovado
ARLINDO JOSÉ VICENTE JUNIOR Mística e Espiritualidade “Deixai-me ir para o Senhor”: fraqueza e a mística no sofrimento de João Paulo II Aprovado Aprovado
AURINO JOSÉ GÓIS Religião, patrimônio cultural e turismo religioso A proposta epistemológica da ecologia de saberes: limites e possibilidades nas proposições do Papa Francisco. O Caso do Aprovado Aprovado
Auriston Magalhães Vitor Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. Interculturalidade, alteridade e colonização dopaminérgica: contribuições à formação humana integral no contexto escolar Aprovado Aprovado
Beatriz Ayres Nogueira Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro UM DIÁLOGO SALVÍFICO A PARTIR DA ÁGUA Aprovado Aprovado
BEATRIZ DE OLIVEIRA PINHEIRO Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas Relatos de trabalhadoras sexuais autodeclaradas sem religião colhidos por meio do método de história de vida Aprovado Aprovado
Brasil Fernandes de Barros Mística e Espiritualidade Neurociência da Religião: uma possível camada no estudo da mística Aprovado Aprovado
BRENO MARTINS CAMPOS

Coautores
- CECI MARIA COSTA BAPTISTA MARIANI
Mística e Espiritualidade CRÍTICA DA RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE DA COMPAIXÃO EM "DEUS SEGUNDO LAERTE" Aprovado Aprovado
Bruna Letícia Fernandes da Silva

Coautores
- Victória Carvalho Akerman
Fronteiras do imaginário religioso O Julgamento da Moral: análise da acusação do “Pecado de Besthialidade” Aprovado Aprovado
Bruna Martins Ferreira dos Santos Juventudes e Projetos de Brasil O protagonismo das Juventudes no reconhecimento da identidade dos Povos originários Aprovado Pendente
Bruno Mateus de Lima Coutinho Teologia no Espaço Público e Contemporâneo TEOLOGIA PÚBLICA E REDES DE SOLIDARIEDADE JUNTO AOS MIGRANTES VENEZUELANOS NO AMAZONAS E RORAIMA Aprovado Pendente
Bruno Moreira Rodrigues Religião, ecologia e cidadania planetária A CONVERSÃO ECOLÓGICA PROPOSTA PELA LAUDATO SI` DIANTE DA OPÇÃO PELOS POBRES Aprovado Aprovado
Caio Henrique Esponton Mística e Espiritualidade MÍSTICA E CONTEMPLAÇÃO DA CRIAÇÃO EM SANTO AGOSTINHO Aprovado Aprovado
Caio Rodolfo Almeida de Oliveira Memória, História e Comunicação nas Religiões Capitalismo, pobreza, riqueza e justiça social: Walter Benjamim e Ellen White Aprovado Pendente
Carlos Alberto Ferri Memória, História e Comunicação nas Religiões Serviço missionário no Antigo e Novo Testamento. Aprovado Pendente
CARLOS ALBERTO MOTTA CUNHA Religião, ecologia e cidadania planetária Transteologia e o encontro com o bom conviver do povo Xukuru Aprovado Aprovado
Carlos Alberto Nunes Júnior Leituras Emancipatórias da Bíblia Por uma leitura jovem, popular e libertadora da bíblia. Aprovado Aprovado
CARLOS FREDERICO BARBOZA DE SOUZA Mística e Espiritualidade Mística e Cinema. Um estudo acerca da presença de Ibn Arabi no filme Bab Aziz Aprovado Aprovado
Carlos Olivares Memória, História e Comunicação nas Religiões ¿Hay mujeres en el cielo?: Lecturas canónicas, judías y apócrifas Aprovado Pendente
CARLOS RAFAEL PINTO Religião, arte e literatura O “Deus Fome” de Carolina Maria de Jesus Aprovado Pendente
Carolina Barbosa Silva Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade Burnout Pastoral Aprovado Pendente
Carolina Bezerra de Souza Exegese e Teologia Bíblica A casa como signo ideológico para as mulheres no Evangelho de Marcos Aprovado Pendente
CELIA SOARES DE SOUSA Cristãos Leigos e Leigas Espiritualidade profética dos cristãos leigos e leigas Aprovado Aprovado
César Andrade Alves Questões cristológico-pneumatológicas A ação revelativa do Deus-Trindade em todo “coração” Aprovado Aprovado
CESAR AUGUSTO KUZMA Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Esperanças em performatividade e as novas possibilidades ético-teológicas da escatologia Aprovado Pendente
CESAR AZEVEDO CARNEIRO Fronteiras do imaginário religioso A CAMINHO DE UM ENSINO RELIGIOSO LAICO: UM ANÁLISE HISTÓRICA A PARTIR DOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS Aprovado Pendente
CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN Pacto Educativo Global e propostas educativas emancipadoras PACTO EDUCATIVO GLOBAL E CAMPANHA DA FRATERNIDADE/2022 NA IGREJA DA AMAZÔNIA Aprovado Pendente
Charles Amorim de Mendonça Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. Paulo Freire e a educação popular: aproximações com o pensamento latino-americano Aprovado Aprovado
Chrystiano Gomes Ferraz Religião, ecologia e cidadania planetária RECONHECER O VALOR INTRÍNSECO DA VIDA: UM DIÁLOGO ENTRE ARNE NÆSS E PAPA FRANCISCO. Aprovado Pendente
Cicero Manoel Bezerra Memória, História e Comunicação nas Religiões Fake news e pós-verdade: análise conjuntural Aprovado Aprovado
CLAUDIA DANIELLE DE ANDRADE RITZ Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas PESSOAS SEM RELIGÃO: a urbanização e a recomposição da memória religiosa Aprovado Aprovado
CLAUDIO SANTANA PIMENTEL Interculturalidade e Religião Religiões afro-brasileiras como tema de pesquisa em Ciência da Religião: notas preliminares Aprovado Pendente
CLÉLIA PERETTI Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar Formação Inicial e Continuada de Professores de Ensino Religioso e Lideranças Comunitárias. Aprovado Pendente
Cleodon Amaral de Lima Exegese e Teologia Bíblica Pachamama da Amazônia autorizada por Francisco; bezerro de ouro, do Egito, desautorizado por Moisés! Aprovado Aprovado
CLÓVIS ECCO Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas A ANÁLISE DOS SEM RELIGIÃO À LUZ DE MARIÁ CORBÍ Aprovado Aprovado
Cristiano Ferreira Gozdecki Iniciação científica AS CAMPANHAS DA FRATERNIDADE NO BRASIL E O PROCESSO DE CONCIENTIZAÇÃO PELO RESPIETO À CASA Aprovado Pendente
Cristiano Pesset ferreira Mística e Espiritualidade A mística da solitude na oração: Diálogo entre Jesus, Bonhoeffer e pensadores pós-teístas Aprovado Pendente
Cyntia Virginia Farias D Amorim

Coautores
- Valdenice José Raimundo
Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso Escola não é espaço para o racismo religioso. Aprovado Aprovado
Damiana Silva de Melo Religião, arte e literatura Narrativas do povo Pankarará: do relatório romantizado e crítico ao relato das vozes Aprovado Aprovado
Daniel Antonio do Carmo Mística e Espiritualidade A mística de Charles de Foucauld: uma resposta à inquietação humana Aprovado Pendente
DANIEL RIBEIRO FERREIRA JUNIOR Religião, Educação e Políticas Públicas O apagamento das manifestações religiosas indígenas do Amapá na BNCC e RCA, 2018-2020. Aprovado Pendente
DANIELA CORDOVIL CORRÊA DOS SANTOS Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas Sagrado Feminino, espiritualidade e saúde: um estudo sobre práticas terapêuticas em Círculos de Mulheres Aprovado Aprovado
DANILO RODRIGUES Religião, ecologia e cidadania planetária Teologia ecológica: perspectivas para a espiritualidade e cidadania Aprovado Aprovado
DANILO SOUZA FERREIRA História do Cristianismo na América Latina e no Caribe O olhar do jornal e da editora e a recepção de Santa Edith Stein na América Latina Aprovado Pendente
Dáry Bezerra Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. EXPERIÊNCIAS TRANSGÊNERAS NO CANDOMBLÉ: VIVÊNCIAS DAS IDENTIDADES DE GÊNERO EM TERREIROS Aprovado Pendente
Davi Boechat Paiva de Azeredo Coutinho Iniciação científica Adventismo e ações afirmativas Aprovado Aprovado
Davi Chang Ribeiro Lin Protestantismo Monges Agostinianos em Embates Políticos e Teológicos: Os Primeiros Martíres da Reforma Protestante Aprovado Pendente
Davi Henrique Alvarenga Sickert A Herança de Ricoeur A linguagem metafórica em Ricoeur e as metáforas de salvação e experiência de fé Aprovado Pendente
DAVID MESQUIATI DE OLIVEIRA O Ecumenismo na América Latina Experiências pentecostais ecumênicas: discernindo ações jesuânicas em prol da unidade cristã Aprovado Aprovado
Dayvid da Silva Religião, arte e literatura Estética ecoteológica a partir da Laudato Si" e de Querida Amazônia, do papa Francisco. Aprovado Pendente
Deise Regina Badotti Bastos O Ecumenismo na América Latina O VERBO SE TORNOU MULHER Aprovado Aprovado
Dener Antônio Chaves Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Igrejinha da Pampulha e PUC Minas: as relações entre a sacralização e a fundação Aprovado Aprovado
Denilson Mariano da Silva Cristãos Leigos e Leigas Urgência da Animação Bíblica da vida e da Pastoral: desafios e perspectivas Aprovado Aprovado
Denis Cotta Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade O AMOR AOS VIVOS É O AMOR A DEUS: a noção panenteísta e o cuidado integral como elementos estruturantes do hassidismo polonês do séc. XVIII Aprovado Aprovado
DÓRIO HENRIQUE FERREIRA GROSSI Memória, História e Comunicação nas Religiões A oratória no júri e o discurso religioso: analogias na linguagem utilizada para o convencimento Aprovado Aprovado
Douglas dos Santos Murari Iniciação científica TEÍSMO A PARTIR DOS POBRES: CONSIDERAÇÕES SOBRINIANAS SOBRE A KÉNOSIS DIVINA NO MUNDO DOS POBRES Aprovado Aprovado
DOUGLAS JORGE ARÃO Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas A Intertextualidade da Linguagem de Alcóolicos Anônimos e os Ensinamentos Cristãos Aprovado Pendente
EDEVILSON DE GODOY Questões cristológico-pneumatológicas Uma leitura da paixão de Cristo a partir da antropologia mimética Aprovado Aprovado
Edilmar Cardoso Ribeiro Estado, política e religião A INQUISIÇÃO NA BAHIA Aprovado Pendente
Edmilson Sousa Rocha Religião, arte e literatura A Arte Religiosa Beneditina de Beuron Aprovado Pendente
Eduardo Bonine Interculturalidade e Religião De filho esquecido do mundo a guerreiro imortal derradeiro: epistemologia de terreiro na dinâmica indígena Aprovado Aprovado
Eduardo Brasileiro de Carvalho A Economia de Francisco e Clara Novas economias e a territorialização da organização popular Aprovado Pendente
Eduardo Pessoa Cavalcante Teologias da Libertação Diálogo e missão na Amazônia: seguir e anunciar Jesus Cristo na periferia das periferias Aprovado Aprovado
Eduardo Teixeira

Coautores
- Márcio Tonetti
- Márcio Tonetti
Memória, História e Comunicação nas Religiões Revista Nosso Amiguinho: transmissão da memória religiosa (2022-2023) Aprovado Pendente
Eduardo Vasconcelos de Souza Teologia no Espaço Público e Contemporâneo O alarme de Moltmann. Uma reflexão sobre o despertar da Teologia Política numa sociedade secularizada. Aprovado Aprovado
EDWARD NEVES MONTEIRO DE BARROS GUIMARÃES Teologias da Libertação Eucaristia cristã e Hinário daimista: uma leitura inter-religiosa de fronteira à luz da TdL Aprovado Aprovado
eliane de fátima rodrigues Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro A função social da terra e a proteção ambiental em Levítico 25:23-24 Aprovado Aprovado
ELIAS WOLFF O Ecumenismo na América Latina Contribuições do magistério de Francisco para o ecumenismo na América Latina Aprovado Aprovado
Elissa Gabriela Fernandes Sanches Interculturalidade e Religião Reflexões sobre a "diferença" desde uma abordagem intercultural Aprovado Aprovado
EMERSON DE ALMEIDA AMARAL Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Amazônia: do discurso tecnocrata da hipermodernidade aos apelos do Papa Francisco. Aprovado Aprovado
ENIO JOSÉ DA COSTA BRITO Interculturalidade e Religião Notas históricas para a compreensão do complexo de crenças na Amazônia Aprovado Aprovado
Erika Gomes Duarte Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade O amadurecer na fé cristã e o desenvolvimento integral da pessoa que crê Aprovado Pendente
EVA GISLANE BARBOSA

Coautores
- Benedito Tadeu dos Santos
Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade O sofrimento Humano e as fraturas éticas à luz da Encíclica “Salvifici Doloris”. Aprovado Aprovado
Everaldo dos Santos Mendes Estado, política e religião ESTADO, IGREJA E TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO: A LUTA ANTI-INQUISITORIAL-SEFARADI DE ANTÓNIO VIEIRA Aprovado Pendente
Ezio Frezza Filho Religião, arte e literatura ARTIGO 26 Aprovado Aprovado
Fabiano Pires Silva História do Cristianismo na América Latina e no Caribe Pneumonia teológica no pulmão do Planeta? Reflexões sobre teologias negacionistas e descuido ambiental na Amazônia. Aprovado Aprovado
FÁBIO AUGUSTO DARIUS Memória, História e Comunicação nas Religiões A Reforma não terminou?: revisitando aspectos da tradição, modernidade, cultura e contracultura Aprovado Aprovado
Fabio Fonseca do Nascimento História do Cristianismo na América Latina e no Caribe Humano ou (não) humano? Uma crítica ao projeto colonizador dos povos indígenas Aprovado Aprovado
Fábio Soares do Nascimento Juventudes e Projetos de Brasil RELATOS DE VIDAS ACOMPANHADAS Aprovado Aprovado
Felipe Cosme Damião Sobrinho História do Cristianismo na América Latina e no Caribe CATOLICISMO E MOVIMENTO OPERÁRIO: A luta pela redemocratização no ABC Paulista (1964-1980) Aprovado Pendente
Fernanda Malafatti Silva Coelho O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana A Educação em Direitos Humanos na perspectiva da vítima: negar a negação da dignidade humana Aprovado Aprovado
FERNANDO MOREIRA ROSA Religião, Educação e Políticas Públicas OS CAMINHOS E DESCAMINHOS DO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR REFLETINDO A PRÁTICA DOCENTE Aprovado Pendente
FILIPE FRANCISCO NEVES DOMINGUES DA SILVA

Coautores
- NEWTON DARWIN DE ANDRADE CABRAL
História do Cristianismo na América Latina e no Caribe DOM HELDER CAMARA E O CARNAVAL: ENTRE FOLIÕES E FARISEUS Aprovado Pendente
FLÁVIA LUIZA GOMES Exegese e Teologia Bíblica Liberdade comunicativa: a preservação da vida e o próprio destino futuro no quarto mandamento Aprovado Pendente
Flavia Medeiros da Silva Memória, História e Comunicação nas Religiões O videoclipe gospel e a temporalidade Aprovado Pendente
FLÁVIA RIBEIRO AMARO Teologias da Libertação A virada epistemológica nos estudos da religião no Brasil: do paradigma pós-colonial ao decolonial – as contribuições da Teologia da Libertação Aprovado Aprovado
Flavio José de Paula Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Aspectos constituintes de uma Teologia Fundamental Latino-americana Aprovado Aprovado
Flávio Lages Rodrigues Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas SOCIALIZAÇÃO DA COMUNIDADE DE ROQUEIROS/AS SEM RELIGIÃO, APONTAMENTOS PARA UMA ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA? Aprovado Aprovado
FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso Ecologia integral e diálogo interespécies: Somos parte da criação, somos a criação Aprovado Pendente
FRANCISCA DE ASSIS SILVA Religião, ecologia e cidadania planetária Salvação e Natureza: Considerações dos Ensinamentos de Meishu-Sama nos 5 Volumes do Alicerce do Paraíso 6ª edição. Aprovado Aprovado
Francisco Airton Bastos Silva Filho Religião, patrimônio cultural e turismo religioso NOS PASSOS TÃO LONGOS DE PEDRA E AREIA: RITUAL E PEREGRINAÇÃO AO TÚMULO DE PADRE CÍCERO ROMÃO Aprovado Pendente
Francisco Cornelio Freire Rodrigues Leituras Emancipatórias da Bíblia A conversão de Pedro na casa de Cornélio (At 10,1–11,18): um exemplo de adesão à sinodalidade Aprovado Pendente
FRANCISCO DAS CHAGAS DE ALBUQUERQUE Teologias da Libertação Evangelização na Amazônia: contribuição da Teologia da Libertação Aprovado Aprovado
FRANCISCO PINHEIRO DE ASSIS Povos tradicionais Povos tradicionais: curas e festas na Amazônia Aprovado Pendente
Franklim Drumond de Almeida O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana Imprescritibilidade efetiva dos crimes de ódio Aprovado Aprovado
Gabriela Ferreira Vieira Comunicação, Teologia e Religiosidades O fluxo político online dos movimentos sociais religiosos: um estudo de caso do Instagram Fé(ministras) Aprovado Aprovado
Gabriela Silva Carvalho Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura A participação feminina nas irmandades negras: Um espaço de luta e fé. Aprovado Pendente
Geandre Melo Moret História do Cristianismo na América Latina e no Caribe O apagamento intencional da brasilidade nos primeiros hinários evangélicos em Português Brasileiro Aprovado Pendente
GEORGE JEOVANHOLI PARADELA Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas Jovens evangélicos progressistas e a desregulação das crenças na modernidade religiosa Aprovado Aprovado
Georges Homsi Mora Religião, arte e literatura João, o santo: construção ficcional entre os século II e VI Aprovado Pendente
GERALDO LUIZ DE MORI Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Reler teologicamente junho de 2013 dez anos depois Aprovado Pendente
Gerson Leite de Moraes A Herança de Ricoeur A simbólica do mal e o pecado como mancha: uma leitura ricoeuriana Aprovado Pendente
GERSON LOURENÇO PEREIRA Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA PLURALISTA: UMA EXPERIÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE Aprovado Aprovado
Gilberto Dias Nunes Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Francisco e a ecologia integral: a urgência de um novo paradigma centrado no cuidado integral Aprovado Aprovado
GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso Francisco e as Controvérsias do Diálogo Aprovado Aprovado
Gildásio Gomes de Jesus Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar DIÁLOGO ENTRE TEOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA DIRECIONADO A SAÚDE INTEGRAL DOS IDOSOS Aprovado Pendente
Giseli do Prado Siqueira

Coautores
- Angela Cristina Borges
Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO E O ENSINO RELIGIOSO: sob a ótica da interculturalidade e da educação Aprovado Aprovado
Glaucia Loureiro de Paula Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro BOAZ E A PROSPOSTA DE RECONSTRUÇÃO NO LIVRO DE RUTE Aprovado Pendente
GLAUCO BARSALINI Religião, Política e Espaço Público O 8 de janeiro de 2023 e o Katechon Aprovado Aprovado
GLEYDS SILVA DOMINGUES

Coautores
- EMANOEL QUERINO DOMINGUES
Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar COMPLIANCE APLICADO AO SENTIDO DE SER E FAZER DA TEOLOGIA PRÁTICA Aprovado Aprovado
Guilherme Cardoso Ricardo Martins Memória, História e Comunicação nas Religiões Alcides Campolongo: um visionário na comunicação religiosa brasileira Aprovado Aprovado
Gustavo Altmüller Alvarez Filosofia da Religião A apropriação de Pitágoras pelos Cristãos: uma narrativa sobre a origem da Filosofia. Aprovado Aprovado
GUSTAVO CAPRANICO CORREA GIMENEZ GERMANO Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas Um breve olhar no fenômeno chamado “sem religião” Aprovado Aprovado
Gustavo Escobozo da Costa Questões cristológico-pneumatológicas A TRANSFORMAÇÃO INTERIOR DA PESSOA HUMANA COMO FRUTO DA OBRA DE CRISTO E DO ESPÍRITO SANTO Aprovado Aprovado
Günter Bayerl Padilha Interculturalidade e Religião A AMAZÔNIA NEGRA: A PRESENÇA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS EM BOA VISTA – RORAIMA Aprovado Aprovado
Hadassa Rodrigues Dias

Coautores
- Natielle Layara Silva Dias
Iniciação científica Os males que a cidade causou: o Largo do Rosário como Patrimônio Cultural Imaterial e o ocultamento de memórias negras Aprovado Aprovado
Henrique Jardim Spina Religião, Política e Espaço Público CORPUS MYSTICUM: ASPECTOS DO PRINCÍPIO DA TEOLOGIA POLÍTICA MEDIEVAL EM ERNST KANTOROWICZ Aprovado Aprovado
IGOR ADOLFO ASSAF MENDES Juventudes e Projetos de Brasil A presença e a voz da juventude na Igreja Amazônica: desafios e perspectivas Aprovado Aprovado
Ingrid Carolina Soto Escobar Ribeiro O Ecumenismo na América Latina Justiça, Paz e Diaconia: Relações entre o Conselho Mundial de Igrejas e o Movimento Ecumênico Brasileiro Aprovado Aprovado
Irineu Claudino Sales Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar LIMITES DA “IGREJA EM SAÍDA” Aprovado Aprovado
Iris Regina Lopes Silva Iniciação científica EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E GÊNERO: O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER Aprovado Pendente
Isaac Malheiros Meira Junior Exegese e Teologia Bíblica Os significados teológicos da filiação de Jesus e sua ascensão em Hebreus 1 Aprovado Aprovado
Isacco Turina Religião, ecologia e cidadania planetária Uma encíclica para três públicos. Uma leitura sociológica da Laudato si’ Aprovado Aprovado
Ismênio Dias Libarino Júnior Filosofia da Religião Possibilidade de uma Moralidade Cristã na Modernidade à Luz de Paul Valadier Aprovado Pendente
Israel Costa Jeronimo A Herança de Ricoeur A CONTRIBUIÇÃO DA HERMENÊUTICA DE RICOEUR PARA UMA CRISTOLOGIA CORRETAMENTE ORIENTADA Aprovado Pendente
Itamar Marques da Silva Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade A DIGNIDADE HUMANA EM LUTERO: aportes e convergências com a bioética Aprovado Aprovado
Ivanilton Aragão de Moura Religião, arte e literatura O Sensacionismo de Fernando Pessoa e a interpretação da realidade Aprovado Aprovado
IVENISE TERESINHA GONZAGA SANTINON Gênero, Religião e Violências A presença das mulheres em organismos oficiais na Igreja. Um olhar feminista para os direitos humanos em um discipulado de Aprovado Aprovado
Jacquelane Bezerra dos Santos Memória, História e Comunicação nas Religiões O conservadorismo religioso e a superficialidade da cultura cristã Aprovado Aprovado
Jair Nery de Medeiros Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. A RELIGIOSIDADE DOS FÍES DOS FIÉIS NAS NAÇÕES DE MARACATU DO RECIFE. Aprovado Aprovado
Janaina Brito de Assis Freitas Gênero, Religião e Violências A legitimação religiosa do abuso: violência sexual contra mulheres evangélicas Aprovado Aprovado
JANAINA JOSIAS DE CASTRO Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura ALIMENTAÇÃO E CURA NAS NOVAS RELIGIÕES JAPONESAS Aprovado Pendente
jean luc fobe Exegese e Teologia Bíblica Salmos 8,5a em Hebreus 2,7: a importância da LXX na tradução do Antigo Testamento Aprovado Aprovado
Jean Richard Lopes Leituras Emancipatórias da Bíblia “Mulheres sejam submissas”: superação da leitura fundamentalista e enviesada de Ef 5,21.22-33 Aprovado Pendente
Jefferson Grijo Brasil Protestantismo O PENTECOSTALISMO QUADRANGULAR EM DIÁLOGO COM A PNEUMATOLOGIA DE COMBLIN Aprovado Pendente
JENIFER ROSA DE OLIVEIRA Comunicação, Teologia e Religiosidades Jornalismo e construção de polarizações entre evangélicos e LGBT Aprovado Pendente
Jerônimo Lauricio de Souza Oliveira Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade O SENTIDO DO AMOR: UM DIÁLOGO ENTRE VIKTOR FRANKL E KAROL WOJTYLA Aprovado Aprovado
JHON FREDY MAYOR TAMAYO Religião, Política e Espaço Público Teología de la ciudad: La pastoral en la ciudad como una acción política Aprovado Pendente
joao basilio fernandes junior Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura Miriam a profetisa injustiçada, um caso de violência simbólica, a partir de Êxodo 15, 20-21 ou Números 12, 1-16. Aprovado Pendente
JOÃO BOSCO FERNANDES Religião, arte e literatura MATÉRIA VERTENTE E RELIGIOSIDADE CRISTÃ NA AMBIGUIDADE DA NARRATIVA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA Aprovado Aprovado
JOÃO EVERTON DA CRUZ SANTOS Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade FREI DAMIÃO: a figura do conselheiro tridentino no Catolicismo Popular do Nordeste brasileiro Aprovado Aprovado
JOÃO LUIZ CORREIA JÚNIOR

Coautores
- Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento
Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro AS CONSEQUÊNCIAS ECOLÓGICAS DAS AÇÕES ANTIÉTICAS. UM OLHAR A PARTIR DE Os 4,1-3 Aprovado Aprovado
John Lennon José Oliveira da Silva

Coautores
- João Victor de Oliveira Estevam
História do Cristianismo na América Latina e no Caribe A participação dos jesuítas na conquista cultural/espiritual dos povos originários do Pindorama Aprovado Aprovado
JOILSON DE SOUZA TOLEDO Juventudes e Projetos de Brasil DEPOIS (OU APESAR) DE DEUS: INQUIETAÇÕES PARA A EVANGELIZAÇÃO DAS JUVENTUDES Aprovado Pendente
Jonas da Silva Iniciação científica A FENOMENOLOGIA DO CUIDADO: UM OLHAR EMPÁTICO SOBRE A PESSOA EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE Aprovado Pendente
Jonas Miguel Pires Samudio Religião, arte e literatura O escândalo da palavra Deus Aprovado Pendente
Jonathan Batista Maximo Salgado

Coautores
- Jonathan Batista Maximo Salgado
Protestantismo O púlpito como espaço de teologia pública: uma análise da homilética agostiniana Aprovado Pendente
JONH ANDERSON RODRIGUES DE MORAIS Mística e Espiritualidade A Revelação Trinitária na cruz: uma mística de Comblin e Simone Weil. Aprovado Aprovado
Jorge Tarachuque Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Etnocídio com imposição do marco temporal, na contramão do Bem Viver dos Povos Originários Aprovado Pendente
José Aguiar Nobre Teologia no Espaço Público e Contemporâneo A HUMANIDADE AMEAÇADA: reflexões acerca da urgência do cuidado da criação Aprovado Aprovado
José Carlos dos Santos

Coautores
- JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA
Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade PADRE CÍCERO ROMÃO: MESTRE DA COMPAIXÃO. Aprovado Pendente
JOSE DIOGENES DIAS GONCALVES Mística e Espiritualidade A mística como vetor político: a influência da práxis cristã na análise crítica da política contemporânea. Aprovado Aprovado
José Fabrício Rodrigues dos Santos Cabral Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso O fibiogital: a obra prima da religião das soluções Aprovado Aprovado
José Flávio Mamede Mística e Espiritualidade A MÍSTICA DA LIBERTAÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE RAIMON PANIKKAR E JON SOBRINO Aprovado Aprovado
Jose Geraldo de Gouveia Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro HUMANIDADE, ECOLOGIA E DIALOGOS SOB À LUZ DE Jo 1,1 Aprovado Aprovado
JOSÉ HEITOR VASCONCELOS DE MENEZES Comunicação, Teologia e Religiosidades Igreja e Mídias Sociais no mundo Pós-Moderno Aprovado Aprovado
José Landes Marinho Soares Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro A PAX ROMANA: INSTRUMENTO POLÍTICO E RELIGIOSO DE CONTROLE SOCIAL Aprovado Aprovado
José Luiz Coelho Rangel Junior Religião, arte e literatura Um tecido de metáforas: a cosmologia pessoal de William Blake Aprovado Pendente
JOSE PASCOAL MANTOVANI O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana Resistência Ética: Humanidade, Dignidade e Ancestralidade Aprovado Aprovado
JOSÉ REINALDO DE ARAÚJO QUINTEIRO

Coautores
- SANDRA CÉLIA COELHO GOMES DA SILVA
Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura Filosofia em processos críticos e criativos de autocura cosmovisionários com crianças: das complexidades para a inculturação das teorias filosóficas em uma escola Municipal de Rio Verde/GO Aprovado Pendente
José Reinaldo Felipe Martins Filho Mística e Espiritualidade MÍSTICA, ESPIRITUALIDADE VIVENCIAL E LITERATURA GOIANA: UMA LEITURA DE CORA CORALINA Aprovado Pendente
JOSÉ TADEU BATISTA DE SOUZA Filosofia da Religião A ÉTICA COMO ACESSO A COMPREENSÃO DE DEUS EM LEVINAS Aprovado Pendente
Josefa Alves dos Santos Cristãos Leigos e Leigas Maturidade missionária e sinodalidade eclesial Aprovado Pendente
JOSIAS VIEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso Rekeht Africano e Cosmovivência Indígena - Uma compreensão para o diálogo inter-religioso. Aprovado Aprovado
Jovanir Gonçalves da Cruz Junior Iniciação científica O inefável em A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector Aprovado Aprovado
Juane Brauna Alves Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso Representatividade e Museus: a presença de povos indígenas na exposição “Pernambuco, Território e Patrimônio de um povo” Aprovado Pendente
JULIANO MARÇAL DE CARVALHO História do Cristianismo na América Latina e no Caribe A compreensão da Umbanda sob a ótica do Concilio Vaticano II Aprovado Aprovado
Júlio Cezar Nascimento Morais O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana Idolatria do mercado e a falsificação do humano: desafio para a promoção dos direitos humanos Aprovado Aprovado
Jung Mo Sung Teologias da Libertação Aporofobia, a ressurreição da morte social e a ortopráxis Aprovado Pendente
JUNIOR VASCONCELOS DO AMARAL Exegese e Teologia Bíblica Bíblia e Psicanálise: diálogos para compreensão da vulnerabilidade do amor humano. Aprovado Pendente
Jussara Rocha Koury

Coautores
- Sandra Helena Rios de Araujo
Religiões de Matriz Africana no Brasil A criação do mundo nas tradições orais bambara e yoruba Aprovado Aprovado
KARINE MARQUES RODRIGUES TEIXEIRA Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura A religião e o protagonismo feminino como processo terapêutico de autocura Aprovado Aprovado
Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana Capitalismo de Vigilância versus Respeito à Pessoa Humana à luz da Doutrina Social da Igreja Aprovado Aprovado
Kathleen Vieira

Coautores
- Kathleen Vieira
Religião, Educação e Políticas Públicas Formação catequética: Novas pedagogias para novos tempos Aprovado Aprovado
Kátia de Sousa Diniz Gênero, Religião e Violências O FALO INVERTIDO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA ENTRE IGREJA, O SABER MÉDICO E O ORGASMO Aprovado Aprovado
Kedma Aparecida Alves Soares

Coautores
- Kedma Aparecida Alves Soares
- José Taçain
Estado, política e religião INICIAÇÃO À COMUNIDADE JUDAICA E CASAMENTO NO ESTADO DO PARANÁ TERCEIRO LUGAR IMIGRATÓRIO Aprovado Aprovado
Lauri Emilio Wirth História do Cristianismo na América Latina e no Caribe Conflitos entre imigrantes e indígenas: algo mais que luta pela terra Aprovado Pendente
Leandro dos Santos Ribeiro Religião, ecologia e cidadania planetária Laudato Si’ e Gesché: confluências na perspectiva de uma ecologia integral Aprovado Pendente
LEANE DE MAGALHÃES SILVA

Coautores
- Sandra Heloísa Teixeira Reis
Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura MULHER E RELIGIÃO: DES(CONSTRUÇÃO) DO PENSAMENTO ABISSAL EM GABRIELA DE JORGE AMADO Aprovado Pendente
LEILA MARIA ORLANDI RIBEIRO Religião, ecologia e cidadania planetária Entre a natureza e a cultura: perspectivas para o futuro. Aprovado Aprovado
Letícia Alves Duarte Corrêa Religião, arte e literatura "O conto da aia" e a profecia de uma nova teocracia Aprovado Aprovado
Letícia de Morais Medeiros Mística e Espiritualidade “QUE MUERO PORQUE NO MUERO”: mística e espiritualidade na poesia Aspirações à Vida Eterna de Teresa de Jesus Aprovado Aprovado
Lincoln Nogueira Memória, História e Comunicação nas Religiões Salvando a reputação do primeiro herói cristão, Pedro: (re)leituras do relato de Paulo (Gl 2:11–14) Aprovado Aprovado
Lucas Cordeiro Santos Iniciação científica Sentido e significado: perspectivas místicas em Inácio de Loyola e Etty Hillesum Aprovado Aprovado
LUCAS COSTA MONTEIRO Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro A COVID-19 no Brasil à luz do discurso do Papa Francisco sobre Mc4,36-41 Aprovado Aprovado
Lucas Gracioto Alexandre Iniciação científica A visão escatológica de Rudolf Bultmann e de Ellen White Aprovado Aprovado
LÚCIA PEDROSA-PÁDUA Religião, ecologia e cidadania planetária “A queda do céu”: abertura teológica a uma cosmovisão amazônica Aprovado Pendente
Luciana Candida da Silva de Brito Juventudes e Projetos de Brasil ARTESÃOS DE MISERICÓRDIA: EXPERIÊNCIAS DE FÉ E VIDA ATRAVÉS DO VOLUNTARIADO ESTUDANTIL NA AMAZÔNIA LEGAL Aprovado Pendente
Luciano José Dias Religião, ecologia e cidadania planetária Leitura verde da Bíblia como sinais dos tempos Aprovado Aprovado
luciola Paiva Tisi Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Hospitalidade como proposta de uma nova educação em vista da casa comum Aprovado Aprovado
LUCY PATRICIA DA SILVA DE FARIAS Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. RESPEITE MEU AXÉ QUE EU RESPEITO SEU AMÉM: LUTA HISTÓRICA DO POVO DE TERREIRO CONTRA O PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO E A Aprovado Aprovado
Ludinei Marcos Vian Teologia no Espaço Público e Contemporâneo O SER HUMANO E A VIOLÊNCIA Um estudo da teoria mimética de René Girard Aprovado Pendente
Luis Carlos de Lima Pacheco Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso O Ressurgimento da Deusa Tríplice na Cultura Contemporânea Aprovado Aprovado
LUÍS FELIPE LOBÃO DE SOUZA MACÁRIO Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso O (não) diálogo católico-protestante no Brasil do século XIX nas páginas do jornal O Apostolo Aprovado Aprovado
LUÍS GABRIEL PROVINCIATTO Filosofia da Religião A morte de Deus em Heidegger: o luto sagrado e o espaço aberto ao divino Aprovado Aprovado
Luís Jorge Lira Neto Povos tradicionais OS ENCANTADOS: a visibilidade do invisível Aprovado Aprovado
LUIS OLIVEIRA FREITAS Religião, arte e literatura Contribuição das narrativas ficcionais no processo de inculturação da catequese Aprovado Aprovado
LUIS TOMAS DOMINGOS Religiões de Matriz Africana no Brasil A relação entre medicina Africana tradicional e sistema mágico- religioso Africano. Aprovado Aprovado
LUIZ EDUARDO DE SOUZA PINTO Religião, Política e Espaço Público A Rede do Centro Nacional Fé e Política: a formação de uma militância Aprovado Aprovado
LUIZ FERNANDO PIRES DIAS

Coautores
- FABIANO VICTOR DE OLIVEIRA CAMPOS
Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E ALTERIDADE Aprovado Aprovado
Lutherkin Lino Ludvich

Coautores
- WALDIR SOUZA
Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Educação e espiritualidade: a profunda necessidade de ser humano no diálogo pedagógico. Aprovado Aprovado
Madson Machado de Medeiros Ferro Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro CORPO, MENTE, ESPIRITUALIDADE CRISTÃ E SAÚDE. UMA ABORDAGEM A PARTIR DA AÇÃO TERAPEUTICA DO DISCIPULADO DE JESUS Aprovado Aprovado
MAÍLSON SANTANA MESQUITA Religião, Política e Espaço Público A FÉ E A TOGA: A ATUAÇÃO DA ANAJURE NO STF Aprovado Pendente
MARA BONTEMPO REIS Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Pra pedir em romaria e prece: o processo de interrupção e retorno das romarias lolescas Aprovado Aprovado
Marcelo Amaral Lanfranchi História do Cristianismo na América Latina e no Caribe A Recepção do Ecumenismo Proposto pelo Concílio Vaticano II na América Latina e Caribe Aprovado Pendente
Marcelo Luiz Machado Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar Em busca de uma catequese ecológica: caminhos para uma ecologia integral na formação de catequistas Aprovado Pendente
Márcia de Abreu Santos Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO E A INTERCULTURALIDADE PARA O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR. Aprovado Aprovado
Márcia Terezinha Cesar MIné Geraldo Cristãos Leigos e Leigas A Teologia Mariana do Laicato: um olhar para a identidade cristã do laicato à luz da dimensão mariana Aprovado Aprovado
Marcio Cappelli Aló Lopes Religião, arte e literatura Poesia, filosofia e mística: distinções e aproximações a partir de María Zambrano Aprovado Pendente
Márcio Damião de Almeida O Ecumenismo na América Latina A MÍSTICA DO DIÁLOGO, EM VISTA DA VIVÊNCIA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA Aprovado Aprovado
MÁRCIO EURIPEDES GOMIDE Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS ENTRE SIGMUND FREUD E OSKAR PFISTER SOBRE O CONCEITO DE ILUSÃO Aprovado Pendente
Márcio José Pelinski Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro MISHPAT COMO PROJETO DE RETORNO DE ISRAEL À SUA VOCAÇÃO (ISAÍAS 42,1-9) Aprovado Aprovado
Marco Antonio Fontes de Sá Fronteiras do imaginário religioso Arte Santeira - O imaginário religioso como devoção e trabalho Aprovado Aprovado
Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio Religião, ecologia e cidadania planetária São humanos, como nós: perspectivismo ameríndio e suas contribuições ecológicas Aprovado Pendente
MARCO TÚLIO DE SOUSA Comunicação, Teologia e Religiosidades Igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada: Conceitos para pensar as relações entre mídia e religião Aprovado Pendente
MARCOS AUGUSTO DE CASTRO PERES Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade A sociologia transpessoal e as experiências de quase-morte (EQMs): novos desafios metodológicos Aprovado Aprovado
Marcos Gaudard Correa

Coautores
- Marcos Gaudard Correa
Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro A natureza nos ensinos de Jesus Aprovado Aprovado
MARCOS PAULO NOGUEIRA DA SILVA Religião, Política e Espaço Público JOÃO CAMILO: PERSPECTIVAS DO SEU PENSAMENTO NA OBRA HISTÓRIA DAS IDEIAS RELIGIOSAS NO BRASIL Aprovado Aprovado
Marcos Rodrigues Simas Protestantismo Possíveis alterações no protestantismo brasileiro pós-pandemia: observações preliminares a partir da realidade norte-americana Aprovado Pendente
MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS Religião, Educação e Políticas Públicas Ensino Religioso no Amapá Aprovado Pendente
Maria Catarina Rocha Oliveira de Carvalho Religião, Política e Espaço Público LAICIDADE VERSUS INGERÊNCIA ESTATAL NA QUESTÃO DOS FERIADOS RELIGIOSOS Aprovado Aprovado
MARIA CLARA DE ASSIS Religião, patrimônio cultural e turismo religioso O Programa Iconográfico da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Santuário do Caraça Aprovado Pendente
Maria Cristina Silva Furtado Gênero, Religião e Violências A Igreja Católica e a violência de gênero: mulheres e pessoas LGBT Aprovado Aprovado
MARIA JOSE CALDEIRA DO AMARAL Mística e Espiritualidade Notas sobre a Mística e a Santidade Aprovado Pendente
Maria Lúcia Gomes dos Prazeres Religiões de Matriz Africana no Brasil RAINHA MATAMBA: Símbolos de Religiosidade e Visão de Mundo Africana Aprovado Pendente
Maria Luísa Magnani Religião, arte e literatura O AMOR NA LINGUAGEM INFANTIL: ANÁLISE DO CONTO PARTIDA DO AUDAZ NAVEGANTE DE GUIMARÃES ROSA Aprovado Aprovado
MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO

Coautores
- ANDRE LUIZ BORDIGNON MEIRA
Religião, ecologia e cidadania planetária O despertar ecumênico-ecológico na Laudato Si’ Aprovado Aprovado
Mariana Ramos de Morais Fronteiras do imaginário religioso Afro-mineiro, afro-brasileiro: sobre a patrimonialização das “Congadas de Minas” Aprovado Aprovado
Marina de Oliveira Lúcio Gênero, Religião e Violências A PRESENÇA FEMININA EM CONTEXTOS CRISTÃOS BRASILEIROS: leituras a partir da Teologia Ecofeminista Aprovado Aprovado
MARITANA DRESCHER DA CRUZ Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. Kó si ewé, kó sí Òrìsà : A ECOLOGIA NO CANDOMBLÉ Aprovado Pendente
MARLI TURETTI RABELO ANDRADE Memória, História e Comunicação nas Religiões O impacto das redes sociais na história cultural e religiosa Aprovado Pendente
Marta Bonach gomes Memória, História e Comunicação nas Religiões A escritura coralineana e a modernidade: busca religiosa e da nova imagem-de-mulher Aprovado Pendente
Marta Chiara e Silva A Economia de Francisco e Clara UMA CULTURA DE COMUNHÃO NA LIBERDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REALMAR A ECONOMIA Aprovado Aprovado
MARUILSON MENEZES DE SOUZA Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso WILFRED SMITH: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA “FÉ DO OUTRO” PARA A PAZ MUNDIAL Aprovado Pendente
Matheus Eduardo de Oliveira Rocha A Herança de Ricoeur Tolerância; Alteridade e Reconhecimento: Uma possibilidade de diálogo entre Eastwood e Ricoeur, em Gran Torino Aprovado Pendente
Matthias Grenzer Religião, ecologia e cidadania planetária O sal na Bíblia Hebraica Aprovado Aprovado
Mauro Passos História do Cristianismo na América Latina e no Caribe CEHILA 50 anos – avanços, limites e perspectivas Aprovado Pendente
Michel Eriton Quintas Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Da repressão do corpo à Biofilia: por uma revisão antropológico-moral Aprovado Aprovado
Michel Procópio Miranda Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Tanatoprofecia e as interconexões com o continuísmo profético e a proposta de uma Bioprofecia. Aprovado Aprovado
Moisés Sbardelotto Comunicação, Teologia e Religiosidades Influência digital católica: entre a celebrização clerical e a comunicação de uma teologia da leveza Aprovado Aprovado
Monique Machado Rodrigues Sobral Iniciação científica RELIGIA?O E ESPIRITUALIDADE: META-ANA?LISE NO BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM CÂNCER. Aprovado Pendente
Natália Fernandes Mororó Protestantismo O pentecostalismo cool como ação de conversão: juventude e cristianismo descolado Aprovado Aprovado
Nayara do Vale Moreira Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura Algumas análises sobre a condição da mulher negra no Brasil Colonial nos séculos XV-XVI Aprovado Pendente
NELSON MARIA BRECHÓ DA SILVA Exegese e Teologia Bíblica A EXPERIÊNCIA DO LUTO COMO CUIDADO INTEGRAL EM Eclo 38,16-23 Aprovado Aprovado
NEUZA SILVEIRA DE SOUZA Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso O desafio do Diálogo Inter-religioso para a humanidade diante da pluralidade religiosa atual. Aprovado Aprovado
Nilton Rodrigues Junior Religião, ecologia e cidadania planetária As aparições de Maria e a Ecologia Integral Aprovado Aprovado
Omar Lucas Perrout Fortes de Sales

Coautores
- Moacir Ferreira Filho
Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas Apontamentos acerca dos Sem-Religião no Brasil desde operadores das Ciências da Religião em diálogo com o Humanismo Integral de Jacques Maritain Aprovado Aprovado
PADRE: JOSÉ RONALDO ALVES O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana AMAZÔNIA, PATRIMÔNIO DA PESSOA HUMANA Pacto por uma ética do cuidado Aprovado Pendente
Patricia Fratucci Santos História do Cristianismo na América Latina e no Caribe Metodologia da História Oral: Perspectivas das pessoas comuns na compreensão da religião na vida cotidiana Aprovado Aprovado
Patricia Helena Coimbra Gênero, Religião e Violências A Sinodalidade e o grande desafio da mulher na Igreja a partir do Pontificado do Papa Aprovado Aprovado
Patrícia Mara Rodrigues Silva Questões cristológico-pneumatológicas O CORPO E O ESPÍRITO. Contribuições de Maurice Merlau-Ponty para a cristologia Aprovado Pendente
PAULO AFONSO DOS SANTOS TAVARES Comunicação, Teologia e Religiosidades “INIMIGO INSIDIOSO E TRAIÇOEIRO”: O JORNAL CATÓLICO SANTUARIO DA TRINDADE (1922-1931) E O COMBATE AO PROTESTANTISMO EM Aprovado Pendente
PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTA Teologias da Libertação Teologia da Libertação e o pensamento libertário latino-americano Aprovado Aprovado
Paulo Eduardo Boulhosa deFrança Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar FERRAMENTAS ESPIRITUAIS APLICADAS NO ACONSELHAMENTO PASTORAL E DIRECIONADAS AO EQUILÍBRIO EMOCIONAL DO CRISTÃO Aprovado Pendente
Paulo Franco Taitson Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Saúde, Ética e Espiritualidade vividos em Covid Longo. Marcos em Pesquisa e Extensão Aprovado Pendente
Paulo Jonas dos Santos Júnior Religião, Política e Espaço Público TRADIÇÃO E SIMBOLISMO: PALEO-HISTÓRIA E FUNDAMENTAÇÃO HISTORIOGRÁFICA DO TRADICIONALISMO CATÓLICO Aprovado Aprovado
Paulo Sérgio Carrara

Coautores
- APARECIDA MARIA DE VASCONCELOS
- AUREA MARIN BUROCCHI
- Paulo Sérgio Carrara
Questões cristológico-pneumatológicas A crise socioambiental como desafio ao cristianismo Aprovado Aprovado
PAULO SERGIO LOPES GONÇALVES Filosofia da Religião O fato religioso na perspectiva filosófica de Xavier Zubiri Aprovado Aprovado
Paulo Vinícius Faria Pereira Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas A identidade dos sem-religião: uma leitura não essencialista a partir de uma categoria essencialista Aprovado Aprovado
pedro marinho dos santos junior Religiões de Matriz Africana no Brasil NOSSOS MEDOS VIEMOS CANTAR: SABEDORIA DO CUIDADO AFROANCESTRAL E A SAÚDE MENTAL COMUNITÁRIA NO CEARÁ. Aprovado Aprovado
PERLA CABRAL DUARTE DONEDA Gênero, Religião e Violências Em busca de Maria no Brasil Colonial: uma abordagem de gênero à “mariologia” de Jose de Anchieta - Século XVI Aprovado Aprovado
PETTERSON BREY Exegese e Teologia Bíblica A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIO-TEOLÓGICA DAS ÁRVORES NA BÍBLIA HEBRAICA Aprovado Aprovado
Ramon Demetrio Barbosa Ferreira Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. Exu (Esú): o patrono da luta antirracista no Brasil Aprovado Aprovado
Rayssan Chrystian Guimarães Cruz Memória, História e Comunicação nas Religiões Construção de memórias e desafios das igrejas para o engajamento dos jovens Aprovado Pendente
Rejane Célia de Souza Godinho A Herança de Ricoeur LINGUAGEM DE TESTEMUNHO NA HERMENÊUTICA DE RICOEUR E NO EVANGELHO DE JOÃO: UMA ABORDAGEM NARRATIVA Aprovado Pendente
Renato Alves de Oliveira Questões cristológico-pneumatológicas Reflexões teológicas sobre a parusia de Cristo Aprovado Pendente
RENATO KIRCHNER Mística e Espiritualidade Os sete modos de amar, segundo Beatriz de Nazaré (1200-1268) Aprovado Aprovado
Renato Quezini A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental A contribuição dos povos da Amazônia para uma autêntica Iniciação à Vida Cristã Aprovado Aprovado
RENÉ ARMAND DENTZ JR A Herança de Ricoeur O horizonte ricoeuriano e as possíveis interfaces com a Ecologia Integral Aprovado Aprovado
Rennan Carlos de Araujo Religião, Política e Espaço Público PLURALIDADE E TRÂNSITO RELIGIOSO NA ERA SECULAR EM CHARLES TAYLOR Aprovado Aprovado
Reuberson R. Ferreira História do Cristianismo na América Latina e no Caribe Vaticano II: notas histórico-biográficas sobre D. Pedro Paulo Koop, MSC e seu papel na Recepção Aprovado Aprovado
Ricardo Bitun Protestantismo Neopentecostalismo em ação Aprovado Pendente
Rita Macedo Grassi Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso O lugar da Interculturalidade na Teologia e na Ciências da Religião Aprovado Aprovado
Rivael de Jesus Nacimento Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade Uma espiritualidade de comunhão comprometida com o próximo e a solidariedade Aprovado Aprovado
Robert Landgraf Gênero, Religião e Violências Magnificat: o canto feminino da libertação messiânica Aprovado Aprovado
Roberto de Paula Teologias da Libertação TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: TERRA, SUJEITOS E COSMOVISÕES NA AMÉRICA LATINA Aprovado Aprovado
ROBERTO ERVINO ZWETSCH Interculturalidade e Religião Povos Indígenas na Amazônia: invasão e resistência a partir do povo Madihá/Kulina, AC Aprovado Pendente
ROBERTO RIBEIRO DE MOURA

Coautores
- CAROLINA TELES LEMOS
Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura Espiritualidade e saúde em pacientes no contexto de cuidados paliativos Aprovado Pendente
Rodolfo José Lourenço Leituras Emancipatórias da Bíblia Lutar contra Deus ou contra si mesmo? Uma leitura de Gn 32,23-33 Aprovado Pendente
Rodrigo Favero Celeste Religião, Política e Espaço Público A GNOSIOLOGIA MÍSTICA DOS SERMÕES DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA: IMAGINAÇÃO ANALÓGICA E OS SERMÕES Aprovado Aprovado
Rodrigo Pereira Peniche Religiões de Matriz Africana no Brasil NARRATIVAS DA CRIAÇÃO NA MITOLOGIA YORÙBÁ: UMA LEITURA ECOLÓGICA Aprovado Pendente
ROGERIO REGIS DE AZEVEDO Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas Os saduceus do século XXI Aprovado Pendente
Romero Bittencourt e Carvalho Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso Especismo e diálogo inter-espécies nas tradições hindus Aprovado Pendente
Rosa Amélia Menassa da Silva Iniciação científica FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES/AS: PONDERAÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA SOBRE DIVERSIDADE RELIGIOSA Aprovado Aprovado
ROSANGELA DIAS DA RESSURREIÇÃO Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Fé em Santo Antônio - a devoção pelo padroeiro e o turismo religioso em Caraguatatuba, litoral norte Aprovado Aprovado
ROSEANE DO SOCORRO GOMES BARBOSA Religião, Educação e Políticas Públicas O Ensino Religioso como ferramenta para enfrentar os fundamentalismos religioso e político Aprovado Aprovado
Rosemary Francisca Neves Silva Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura Mulheres Negras na Colônia Brasileira: O Papel Significativo das Parteiras e Rezadeiras na Saúde e Cuidados Maternos Aprovado Pendente
Rosiléa Archanjo de Almeida e Lima Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso A relação da Igreja Católica com outras religiões n’O Lampadário (1926-1928) Aprovado Aprovado
Rosinei Costa Papi Dei Agnoli Juventudes e Projetos de Brasil Juventudes universitárias: religião, política e pastoralidade Aprovado Aprovado
Rúbia Campos Guimarães Cruz Filosofia da Religião Conceitos teológicos da Reforma Protestante e a Filosofia Aprovado Pendente
RUDOLF EDUARD VON SINNER

Coautores
- RUDOLF EDUARD VON SINNER
Teologia no Espaço Público e Contemporâneo Vox populi vox Dei? A teologia do povo de Deus do papa Francisco em debate Aprovado Pendente
Ruth Faria da Costa Castanha O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana O IMAGINÁRIO RELIGIOSO NO PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 E A UTOPIA DA LAICIDADE Aprovado Aprovado
Salvador do Nascimento Filho

Coautores
- MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
- MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade O simbolismo do esquadro e compasso da espiritualidade Aprovado Aprovado
SANDRA MARIA DA SILVA ARCANJO

Coautores
- SANDRA MARIA DA SILVA ARCANJO
Religião, patrimônio cultural e turismo religioso A SANTA A FRUTA E A FESTA A RELAÇÃO RELIO-CULTURAL DA FESTA DA PITOMBA Aprovado Aprovado
Sara Barbosa Fernandes Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: a contribuição do Ensino Religioso para o diálogo a partir dos contextos Aprovado Aprovado
SEBASTIAO ANTONIO DAMACENO FILHO

Coautores
- Rodrigo Follis Santos
Memória, História e Comunicação nas Religiões Ellen White e a avaliação educacional: memórias (re)transmitidas para a educação adventista Aprovado Aprovado
selomite dias dos santos Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade A construção do coletivo religioso como uma forma de (re)construção para uma sociedade mais igualitária Aprovado Aprovado
Sergio Esteban González Martínez

Coautores
- Vidal Valentin Cantero Zapattini
A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental A música litúrgica em guarani: caminhos de inculturação Aprovado Aprovado
Sérgio Gonçalves de Amorim Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso Elementos para construção de uma ‘filosofia espiritual como modo de vida’ na contemporaneidade Aprovado Aprovado
Silvia Alves Tavares Scolaro Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura COLONIALIDADE RELIGIOSA E INTERCULTURALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITABERAÍ-GO Aprovado Pendente
Silvia Mara Camargo Kreuz Gênero, Religião e Violências Pacto Global pela Família e Doutrina Social da Igreja: o cuidado com todas as famílias Aprovado Aprovado
Silvia Maria Amâncio Rachi Vartuli

Coautores
- Laura Meniconi Rezende
Religião, patrimônio cultural e turismo religioso O Cristo da comunidade: memórias, história e pertencimento na regional Barreiro Aprovado Aprovado
Sinivaldo Silva Tavares Religião, ecologia e cidadania planetária A "invenção" da Natureza: um processo de "imanentização"? Aprovado Aprovado
Solange das Graças Martinez Saraceni Comunicação, Teologia e Religiosidades Assembleia de Siquém: uma leitura teológica-pastoral-eclesiológica em chave sinodal Aprovado Aprovado
Solange Maria do Carmo Leituras Emancipatórias da Bíblia De culpada a protagonista: o papel da mulher em Gn 2,4b-3,24 Aprovado Pendente
SORAIA BATISTA RODRIGUES

Coautores
- Rucelino de Sousa Aguiar
Povos tradicionais O TEOLOGIZAR NA AMAZÔNIA ACREANA Aprovado Pendente
Suzana Regina Moreira Gênero, Religião e Violências Fora do armário e fora do túmulo dos pecados ecológicos Aprovado Pendente
Tainá Almeida Antunes Religião, Política e Espaço Público “VINDE A MIM [...] E VOS DAREI DESCANSO.”: ECONOMIA DO CUIDADO E A PRESENÇA DIVINA Aprovado Aprovado
Talita Bárbara Costa de Oliveira Religião, arte e literatura Potes Encantados E Potes Que Encantam Aprovado Aprovado
Tania Cristina Teixeira A Economia de Francisco e Clara Desenvolvimento e Arranjos Produtivos na Perspectiva Agroecológica Aprovado Pendente
Thairan Souza Silva Mística e Espiritualidade Magia e Poder nos Atos Apócrifos de Pedro Aprovado Pendente
Thaís Chianca Bessa Ribeiro do Valle

Coautores
- Elidomar da Silva Alcoforado
- Elidomar da Silva Alcoforado
Religião, patrimônio cultural e turismo religioso Comunidades Indígenas, Turismo Religioso e disputas pelo sagrado no Sertão do São Francisco Aprovado Aprovado
Thais Fernandes do Amaral

Coautores
- FABIANA DE FARIA
Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA - A Qualidade Humana e a Qualidade Humana Profunda em Marià Corbí Aprovado Aprovado
Thales Martins dos Santos Teologias da Libertação O conceito de idolatria do Mercado no pensamento de Hugo Assmann Aprovado Pendente
THIAGO HOT PEREIRA DE FARIA Fronteiras do imaginário religioso Escola Theodor Herzl e a Preservação da(s) Identidade(s) Judaica(s) na Comunidade Judaica Belo-horizontina Aprovado Aprovado
Thiago Mendes Alves de Deus Religião, Política e Espaço Público A Dessacralização da Igreja e o decisionismo uma análise de Secular Religion de Hans Kelsen Aprovado Aprovado
Tiago Batista Fontes Mística e Espiritualidade As nuances de Deus na mística hillesiana. Aprovado Pendente
Tiago de Fraga Gomes Teologia no Espaço Público e Contemporâneo A teologia fundamental na esfera pública Aprovado Aprovado
Tiago de Melo Novais A Herança de Ricoeur Identidade, alteridade e teologia: caminhos à luz de Paul Ricœur Aprovado Pendente
Tiago Sant'Ana Cezar Juventudes e Projetos de Brasil OS JOVENS TERÃO VISÕES: UMA NOVA HUMANIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA TERRA Aprovado Aprovado
UBIRATAN NUNES MOREIRA Fronteiras do imaginário religioso Ensino religioso e persistência colonial: a lógica dos acordos. Aprovado Pendente
Valdirlei Augusto Chiquito Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar A EXPERIÊNCIA DA FÉ NA VIDA DA COMUNIDADE QUE CATEQUIZA E SE DEIXA CATEQUIZAR Aprovado Aprovado
VALMOR DA SILVA Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro A CRÍTICA SOCIAL, NA SABEDORIA DOS ANIMAIS, CONFORME PROVÉRBIOS 30,24-31 Aprovado Pendente
Vamberto Marinho de Arruda Junior Exegese e Teologia Bíblica A comensalidade lucana: cenas de instrução e aceitação Aprovado Aprovado
Vanderlei Dorneles da Silva Exegese e Teologia Bíblica Taças da ira e a reversão da criação original: exegese e intertexutalidade em Apocalipse 16 Aprovado Pendente
Vanessa Raquel de Almeida Meira

Coautores
- Ellen Nogueira Rodrigues
Memória, História e Comunicação nas Religiões Cultura de paz e desenvolvimento moral: diálogos possíveis Aprovado Aprovado
VERA LUCIA WUNSCH

Coautores
- WALDIR SOUZA
Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade BIOÉTICA, SAÚDE E O CUIDADO INTEGRAL DOS POVOS INDÍGENAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Aprovado Aprovado
Verônnica Teles dos Santos Silva Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura “FOI TUA FÉ QUE TE CUROU”: O ATO DE BENZER COMO PROMOÇÃO DO CUIDADO COLETIVO Aprovado Pendente
Victor Hugo Pereira Paiva Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar Iniciação à Vida Cristã inculturada na Amazônia Aprovado Pendente
Vinícius Alves da Rosa

Coautores
- Rafaela Fonseca da Silva
Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. São Benedito versus Nossa Senhora de Fátima: conflitos religiosos no bairro Praça 14 de Janeiro em Manaus- Aprovado Pendente
Vinicius Cardoso von Mengden Exegese e Teologia Bíblica PROTEÇÃO PARA VULNERÁVEIS: CUIDADO COM DIFERENTES GÊNEROS, CLASSES E ORIGENS NO MANDAMENTO DO DESCANSO Aprovado Pendente
VINÍCIUS DA SILVA PAIVA Religião, ecologia e cidadania planetária Mãe Amazônia: a maternidade amazônica à luz de uma mariologia integral Aprovado Pendente
VINICIUS FELIPE GOMES Protestantismo Protestantismo dos Ministérios Menores Aprovado Aprovado
Vinícius Pinto Alencar Iniciação científica A questão do sofrimento no diálogo fronteiriço entre Friedrich Nietzsche e Nise da Silveira Aprovado Aprovado
VItória Marques Bergo Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação. O SINCRETISMO RELIGIOSO PENSADO JUNTO A EXU COMO POTÊNCIA PARA COMPREENSÃO DAS RELIGIÕES AFRO BRASILEIRAS Aprovado Aprovado
Wagner Ferreira Vaz Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso ENTRE A PLURALIDADE ESPIRITUAL E A DESINSTITUCIONALIZAÇÃO RELIGIOSA: é possível fomentar diálogo inter-religioso com os sem Aprovado Pendente
Wanusa Almeida Menezes Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade Benzedeiras e benzidos: experiências de “felicidade” Aprovado Aprovado
Washington da Silva Paranhos A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental A ação litúrgico-sacramental e ecologia à luz de Laudato Sì Aprovado Aprovado
WELLCHERLINE MIRANDA LIMA

Coautores
- EVANILSON ALVES DE SÁ
Religiões de Matriz Africana no Brasil O FENÔMENO RELIGIOSO NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DOS POVOS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO Aprovado Aprovado
WILLIAM REZENDE QUINTAL Interculturalidade e Religião Por uma Via Pulchritudinis decolonial: a necessidade de uma “escutatória” do artivismo indígena contemporâneo Aprovado Aprovado
WILMA STEAGALL DE TOMMASO Religião, arte e literatura “Deus se fez homem para que o homem se torne divino: reflexões sobre a santidade” Aprovado Pendente
Wilson Roberto Avilla Religião, arte e literatura A ‘SOMBRA’ DE C. S. LEWIS NO ‘SELF LITERÁRIO’ DE FLANNERY O’CONNOR Aprovado Pendente
ZULEICA DANTAS PEREIRA CAMPOS Religiões de Matriz Africana no Brasil Religiões afro-brasileiras: novos cenários? Aprovado Pendente
PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
FT 1 - Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação.
Alexandre da Silva 12/07/2023 14:10 ÉTICA INTERCULTURAL LATINO-AMERICANA: pressupostos para uma educação escolar. Aprovado Pendente
Ariél Philippi Machado 12/07/2023 14:25 Diálogo intercultural e o paradoxo da doutrina da descoberta Aprovado Aprovado
Auriston Magalhães Vitor 12/07/2023 15:40 Interculturalidade, alteridade e colonização dopaminérgica: contribuições à formação humana integral no contexto escolar Aprovado Aprovado
Charles Amorim de Mendonça 12/07/2023 14:40 Paulo Freire e a educação popular: aproximações com o pensamento latino-americano Aprovado Aprovado
Dáry Bezerra 13/07/2023 14:10 EXPERIÊNCIAS TRANSGÊNERAS NO CANDOMBLÉ: VIVÊNCIAS DAS IDENTIDADES DE GÊNERO EM TERREIROS Aprovado Pendente
Giseli do Prado Siqueira

Coautores
- Angela Cristina Borges
12/07/2023 15:25 O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO E O ENSINO RELIGIOSO: sob a ótica da interculturalidade e da educação Aprovado Aprovado
Jair Nery de Medeiros 13/07/2023 14:25 A RELIGIOSIDADE DOS FÍES DOS FIÉIS NAS NAÇÕES DE MARACATU DO RECIFE. Aprovado Aprovado
LUCY PATRICIA DA SILVA DE FARIAS 13/07/2023 16:10 RESPEITE MEU AXÉ QUE EU RESPEITO SEU AMÉM: LUTA HISTÓRICA DO POVO DE TERREIRO CONTRA O PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO E A Aprovado Aprovado
LUIZ FERNANDO PIRES DIAS

Coautores
- FABIANO VICTOR DE OLIVEIRA CAMPOS
13/07/2023 16:25 INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E ALTERIDADE Aprovado Aprovado
Márcia de Abreu Santos 12/07/2023 16:10 DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO E A INTERCULTURALIDADE PARA O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR. Aprovado Aprovado
MARITANA DRESCHER DA CRUZ 13/07/2023 14:40 Kó si ewé, kó sí Òrìsà : A ECOLOGIA NO CANDOMBLÉ Aprovado Pendente
Ramon Demetrio Barbosa Ferreira 13/07/2023 15:10 Exu (Esú): o patrono da luta antirracista no Brasil Aprovado Aprovado
Sara Barbosa Fernandes 12/07/2023 15:10 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: a contribuição do Ensino Religioso para o diálogo a partir dos contextos Aprovado Aprovado
Vinícius Alves da Rosa

Coautores
- Rafaela Fonseca da Silva
13/07/2023 15:40 São Benedito versus Nossa Senhora de Fátima: conflitos religiosos no bairro Praça 14 de Janeiro em Manaus- Aprovado Pendente
VItória Marques Bergo 13/07/2023 15:25 O SINCRETISMO RELIGIOSO PENSADO JUNTO A EXU COMO POTÊNCIA PARA COMPREENSÃO DAS RELIGIÕES AFRO BRASILEIRAS Aprovado Aprovado
FT 2 - Leituras Emancipatórias da Bíblia
Carlos Alberto Nunes Júnior 12/07/2023 16:00 Por uma leitura jovem, popular e libertadora da bíblia. Aprovado Aprovado
Francisco Cornelio Freire Rodrigues 12/07/2023 15:30 A conversão de Pedro na casa de Cornélio (At 10,1–11,18): um exemplo de adesão à sinodalidade Aprovado Pendente
Jean Richard Lopes 12/07/2023 14:30 “Mulheres sejam submissas”: superação da leitura fundamentalista e enviesada de Ef 5,21.22-33 Aprovado Pendente
Rodolfo José Lourenço 12/07/2023 15:00 Lutar contra Deus ou contra si mesmo? Uma leitura de Gn 32,23-33 Aprovado Pendente
Solange Maria do Carmo 12/07/2023 14:00 De culpada a protagonista: o papel da mulher em Gn 2,4b-3,24 Aprovado Pendente
FT 3 - Juventudes e Projetos de Brasil
Bruna Martins Ferreira dos Santos 12/07/2023 14:15 O protagonismo das Juventudes no reconhecimento da identidade dos Povos originários Aprovado Pendente
Fábio Soares do Nascimento 12/07/2023 15:25 RELATOS DE VIDAS ACOMPANHADAS Aprovado Aprovado
IGOR ADOLFO ASSAF MENDES 12/07/2023 14:30 A presença e a voz da juventude na Igreja Amazônica: desafios e perspectivas Aprovado Aprovado
JOILSON DE SOUZA TOLEDO 12/07/2023 15:55 DEPOIS (OU APESAR) DE DEUS: INQUIETAÇÕES PARA A EVANGELIZAÇÃO DAS JUVENTUDES Aprovado Pendente
Luciana Candida da Silva de Brito 12/07/2023 14:45 ARTESÃOS DE MISERICÓRDIA: EXPERIÊNCIAS DE FÉ E VIDA ATRAVÉS DO VOLUNTARIADO ESTUDANTIL NA AMAZÔNIA LEGAL Aprovado Pendente
Rosinei Costa Papi Dei Agnoli 12/07/2023 15:40 Juventudes universitárias: religião, política e pastoralidade Aprovado Aprovado
Tiago Sant'Ana Cezar 12/07/2023 16:10 OS JOVENS TERÃO VISÕES: UMA NOVA HUMANIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA TERRA Aprovado Aprovado
FT 4 - Religião, Identidade Étnica, Gênero e Terapias como Processo de Autocura
Gabriela Silva Carvalho 12/07/2023 14:10 A participação feminina nas irmandades negras: Um espaço de luta e fé. Aprovado Pendente
JANAINA JOSIAS DE CASTRO 13/07/2023 15:30 ALIMENTAÇÃO E CURA NAS NOVAS RELIGIÕES JAPONESAS Aprovado Pendente
joao basilio fernandes junior 13/07/2023 14:50 Miriam a profetisa injustiçada, um caso de violência simbólica, a partir de Êxodo 15, 20-21 ou Números 12, 1-16. Aprovado Pendente
JOSÉ REINALDO DE ARAÚJO QUINTEIRO

Coautores
- SANDRA CÉLIA COELHO GOMES DA SILVA
13/07/2023 16:30 Filosofia em processos críticos e criativos de autocura cosmovisionários com crianças: das complexidades para a inculturação das teorias filosóficas em uma escola Municipal de Rio Verde/GO Aprovado Pendente
KARINE MARQUES RODRIGUES TEIXEIRA 13/07/2023 14:20 A religião e o protagonismo feminino como processo terapêutico de autocura Aprovado Aprovado
LEANE DE MAGALHÃES SILVA

Coautores
- Sandra Heloísa Teixeira Reis
12/07/2023 14:50 MULHER E RELIGIÃO: DES(CONSTRUÇÃO) DO PENSAMENTO ABISSAL EM GABRIELA DE JORGE AMADO Aprovado Pendente
Nayara do Vale Moreira 12/07/2023 15:20 Algumas análises sobre a condição da mulher negra no Brasil Colonial nos séculos XV-XVI Aprovado Pendente
ROBERTO RIBEIRO DE MOURA

Coautores
- CAROLINA TELES LEMOS
13/07/2023 15:10 Espiritualidade e saúde em pacientes no contexto de cuidados paliativos Aprovado Pendente
Rosemary Francisca Neves Silva 12/07/2023 14:30 Mulheres Negras na Colônia Brasileira: O Papel Significativo das Parteiras e Rezadeiras na Saúde e Cuidados Maternos Aprovado Pendente
Silvia Alves Tavares Scolaro 13/07/2023 14:10 COLONIALIDADE RELIGIOSA E INTERCULTURALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITABERAÍ-GO Aprovado Pendente
Verônnica Teles dos Santos Silva 12/07/2023 15:10 “FOI TUA FÉ QUE TE CUROU”: O ATO DE BENZER COMO PROMOÇÃO DO CUIDADO COLETIVO Aprovado Pendente
FT 5 - Pacto Educativo Global e propostas educativas emancipadoras
André Luiz Boccato de Almeida

Coautores
- André Luiz Boccato de Almeida
13/07/2023 14:00 Ética, Teologia e Consciência em Tomás de Aquino e Paulo Freire: diálogos educativos Aprovado Aprovado
CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN 13/07/2023 14:20 PACTO EDUCATIVO GLOBAL E CAMPANHA DA FRATERNIDADE/2022 NA IGREJA DA AMAZÔNIA Aprovado Pendente
FT 6 - Comunicação, Teologia e Religiosidades
Alessandro de Mello Gomes 12/07/2023 14:00 O Discurso Espetacular dos Padres da Igreja Católica Aprovado Aprovado
ALINE AMARO DA SILVA 12/07/2023 14:20 Influenciadores digitais católicos no Brasil: estudo de caso das categorias pároco e arauto digital Aprovado Pendente
Ana Beatriz Dias Pinto 13/07/2023 14:00 Devocional mariano em (re)vista: a cultura religiosa presente na Ave-Maria Aprovado Aprovado
Ana Cláudia e Silva Xavier

Coautores
- MAURO AUGUSTO CORDEIRO ALVES
12/07/2023 14:40 Midiatização do sagrado: o esvaziamento espiritual da consagração da Ayahuasca na cultura das celebridades Aprovado Aprovado
Gabriela Ferreira Vieira 12/07/2023 15:20 O fluxo político online dos movimentos sociais religiosos: um estudo de caso do Instagram Fé(ministras) Aprovado Aprovado
JENIFER ROSA DE OLIVEIRA 13/07/2023 15:00 Jornalismo e construção de polarizações entre evangélicos e LGBT Aprovado Pendente
JOSÉ HEITOR VASCONCELOS DE MENEZES 13/07/2023 14:20 Igreja e Mídias Sociais no mundo Pós-Moderno Aprovado Aprovado
MARCO TÚLIO DE SOUSA 13/07/2023 14:40 Igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada: Conceitos para pensar as relações entre mídia e religião Aprovado Pendente
Moisés Sbardelotto 12/07/2023 15:00 Influência digital católica: entre a celebrização clerical e a comunicação de uma teologia da leveza Aprovado Aprovado
PAULO AFONSO DOS SANTOS TAVARES 13/07/2023 15:20 “INIMIGO INSIDIOSO E TRAIÇOEIRO”: O JORNAL CATÓLICO SANTUARIO DA TRINDADE (1922-1931) E O COMBATE AO PROTESTANTISMO EM Aprovado Pendente
Solange das Graças Martinez Saraceni 12/07/2023 15:40 Assembleia de Siquém: uma leitura teológica-pastoral-eclesiológica em chave sinodal Aprovado Aprovado
FT 7 - Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade
Carolina Barbosa Silva 13/07/2023 15:10 Burnout Pastoral Aprovado Pendente
Denis Cotta 12/07/2023 15:10 O AMOR AOS VIVOS É O AMOR A DEUS: a noção panenteísta e o cuidado integral como elementos estruturantes do hassidismo polonês do séc. XVIII Aprovado Aprovado
Erika Gomes Duarte 12/07/2023 14:00 O amadurecer na fé cristã e o desenvolvimento integral da pessoa que crê Aprovado Pendente
Jerônimo Lauricio de Souza Oliveira 12/07/2023 14:45 O SENTIDO DO AMOR: UM DIÁLOGO ENTRE VIKTOR FRANKL E KAROL WOJTYLA Aprovado Aprovado
JOÃO EVERTON DA CRUZ SANTOS 13/07/2023 14:25 FREI DAMIÃO: a figura do conselheiro tridentino no Catolicismo Popular do Nordeste brasileiro Aprovado Aprovado
José Carlos dos Santos

Coautores
- JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA
13/07/2023 14:00 PADRE CÍCERO ROMÃO: MESTRE DA COMPAIXÃO. Aprovado Pendente
MÁRCIO EURIPEDES GOMIDE 12/07/2023 16:00 APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS ENTRE SIGMUND FREUD E OSKAR PFISTER SOBRE O CONCEITO DE ILUSÃO Aprovado Pendente
MARCOS AUGUSTO DE CASTRO PERES 12/07/2023 15:35 A sociologia transpessoal e as experiências de quase-morte (EQMs): novos desafios metodológicos Aprovado Aprovado
Salvador do Nascimento Filho

Coautores
- MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
- MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
13/07/2023 14:45 O simbolismo do esquadro e compasso da espiritualidade Aprovado Aprovado
selomite dias dos santos 12/07/2023 14:25 A construção do coletivo religioso como uma forma de (re)construção para uma sociedade mais igualitária Aprovado Aprovado
Wanusa Almeida Menezes 13/07/2023 15:35 Benzedeiras e benzidos: experiências de “felicidade” Aprovado Aprovado
FT 8 - Pessoas sem religião, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas
Anna Carolina Cunha Alves da Costa 12/07/2023 14:00 Nossa Senhora da Amazônia: uma reflexão sobre a guardiã da floresta e da sua gente Aprovado Pendente
BEATRIZ DE OLIVEIRA PINHEIRO 12/07/2023 14:20 Relatos de trabalhadoras sexuais autodeclaradas sem religião colhidos por meio do método de história de vida Aprovado Aprovado
CLAUDIA DANIELLE DE ANDRADE RITZ 12/07/2023 14:40 PESSOAS SEM RELIGÃO: a urbanização e a recomposição da memória religiosa Aprovado Aprovado
CLÓVIS ECCO 12/07/2023 15:00 A ANÁLISE DOS SEM RELIGIÃO À LUZ DE MARIÁ CORBÍ Aprovado Aprovado
DANIELA CORDOVIL CORRÊA DOS SANTOS 12/07/2023 15:20 Sagrado Feminino, espiritualidade e saúde: um estudo sobre práticas terapêuticas em Círculos de Mulheres Aprovado Aprovado
DOUGLAS JORGE ARÃO 12/07/2023 15:40 A Intertextualidade da Linguagem de Alcóolicos Anônimos e os Ensinamentos Cristãos Aprovado Pendente
Flávio Lages Rodrigues 12/07/2023 16:00 SOCIALIZAÇÃO DA COMUNIDADE DE ROQUEIROS/AS SEM RELIGIÃO, APONTAMENTOS PARA UMA ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA? Aprovado Aprovado
GEORGE JEOVANHOLI PARADELA 13/07/2023 14:00 Jovens evangélicos progressistas e a desregulação das crenças na modernidade religiosa Aprovado Aprovado
GUSTAVO CAPRANICO CORREA GIMENEZ GERMANO 13/07/2023 14:20 Um breve olhar no fenômeno chamado “sem religião” Aprovado Aprovado
Omar Lucas Perrout Fortes de Sales

Coautores
- Moacir Ferreira Filho
13/07/2023 14:40 Apontamentos acerca dos Sem-Religião no Brasil desde operadores das Ciências da Religião em diálogo com o Humanismo Integral de Jacques Maritain Aprovado Aprovado
Paulo Vinícius Faria Pereira 13/07/2023 15:00 A identidade dos sem-religião: uma leitura não essencialista a partir de uma categoria essencialista Aprovado Aprovado
ROGERIO REGIS DE AZEVEDO 13/07/2023 15:20 Os saduceus do século XXI Aprovado Pendente
Thais Fernandes do Amaral

Coautores
- FABIANA DE FARIA
13/07/2023 15:40 ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA - A Qualidade Humana e a Qualidade Humana Profunda em Marià Corbí Aprovado Aprovado
FT 9 - Gênero, Religião e Violências
IVENISE TERESINHA GONZAGA SANTINON 12/07/2023 15:00 A presença das mulheres em organismos oficiais na Igreja. Um olhar feminista para os direitos humanos em um discipulado de Aprovado Aprovado
Janaina Brito de Assis Freitas 13/07/2023 14:00 A legitimação religiosa do abuso: violência sexual contra mulheres evangélicas Aprovado Aprovado
Kátia de Sousa Diniz 12/07/2023 14:40 O FALO INVERTIDO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA ENTRE IGREJA, O SABER MÉDICO E O ORGASMO Aprovado Aprovado
Maria Cristina Silva Furtado 13/07/2023 14:20 A Igreja Católica e a violência de gênero: mulheres e pessoas LGBT Aprovado Aprovado
Marina de Oliveira Lúcio 12/07/2023 15:40 A PRESENÇA FEMININA EM CONTEXTOS CRISTÃOS BRASILEIROS: leituras a partir da Teologia Ecofeminista Aprovado Aprovado
Patricia Helena Coimbra 12/07/2023 15:20 A Sinodalidade e o grande desafio da mulher na Igreja a partir do Pontificado do Papa Aprovado Aprovado
PERLA CABRAL DUARTE DONEDA 12/07/2023 14:20 Em busca de Maria no Brasil Colonial: uma abordagem de gênero à “mariologia” de Jose de Anchieta - Século XVI Aprovado Aprovado
Robert Landgraf 12/07/2023 14:00 Magnificat: o canto feminino da libertação messiânica Aprovado Aprovado
Silvia Mara Camargo Kreuz 13/07/2023 14:40 Pacto Global pela Família e Doutrina Social da Igreja: o cuidado com todas as famílias Aprovado Aprovado
Suzana Regina Moreira 13/07/2023 15:00 Fora do armário e fora do túmulo dos pecados ecológicos Aprovado Pendente
FT 10 - Cristãos Leigos e Leigas
Anderson Costa Pereira

Coautores
- Anderson Costa Pereira
12/07/2023 14:00 POR UMA NOVA CULTURA MINISTERIAL: a imagem do poliedro à luz de Querida Amazônia Aprovado Aprovado
CELIA SOARES DE SOUSA 12/07/2023 14:30 Espiritualidade profética dos cristãos leigos e leigas Aprovado Aprovado
Denilson Mariano da Silva 12/07/2023 16:00 Urgência da Animação Bíblica da vida e da Pastoral: desafios e perspectivas Aprovado Aprovado
Josefa Alves dos Santos 12/07/2023 15:00 Maturidade missionária e sinodalidade eclesial Aprovado Pendente
Márcia Terezinha Cesar MIné Geraldo 12/07/2023 15:30 A Teologia Mariana do Laicato: um olhar para a identidade cristã do laicato à luz da dimensão mariana Aprovado Aprovado
FT 11 - Memória, História e Comunicação nas Religiões
Alan Kennie Lopes Machado 13/07/2023 15:00 Influência da comunicação da memória para uma igreja local Aprovado Pendente
Caio Rodolfo Almeida de Oliveira 13/07/2023 14:15 Capitalismo, pobreza, riqueza e justiça social: Walter Benjamim e Ellen White Aprovado Pendente
Carlos Alberto Ferri 13/07/2023 15:15 Serviço missionário no Antigo e Novo Testamento. Aprovado Pendente
Carlos Olivares 13/07/2023 15:30 ¿Hay mujeres en el cielo?: Lecturas canónicas, judías y apócrifas Aprovado Pendente
Cicero Manoel Bezerra 12/07/2023 15:00 Fake news e pós-verdade: análise conjuntural Aprovado Aprovado
DÓRIO HENRIQUE FERREIRA GROSSI 12/07/2023 14:15 A oratória no júri e o discurso religioso: analogias na linguagem utilizada para o convencimento Aprovado Aprovado
Eduardo Teixeira

Coautores
- Márcio Tonetti
- Márcio Tonetti
12/07/2023 16:00 Revista Nosso Amiguinho: transmissão da memória religiosa (2022-2023) Aprovado Pendente
FÁBIO AUGUSTO DARIUS 13/07/2023 14:00 A Reforma não terminou?: revisitando aspectos da tradição, modernidade, cultura e contracultura Aprovado Aprovado
Flavia Medeiros da Silva 12/07/2023 15:45 O videoclipe gospel e a temporalidade Aprovado Pendente
Guilherme Cardoso Ricardo Martins 12/07/2023 14:30 Alcides Campolongo: um visionário na comunicação religiosa brasileira Aprovado Aprovado
Jacquelane Bezerra dos Santos 12/07/2023 15:15 O conservadorismo religioso e a superficialidade da cultura cristã Aprovado Aprovado
Lincoln Nogueira 13/07/2023 15:45 Salvando a reputação do primeiro herói cristão, Pedro: (re)leituras do relato de Paulo (Gl 2:11–14) Aprovado Aprovado
MARLI TURETTI RABELO ANDRADE 12/07/2023 15:30 O impacto das redes sociais na história cultural e religiosa Aprovado Pendente
Marta Bonach gomes 12/07/2023 14:00 A escritura coralineana e a modernidade: busca religiosa e da nova imagem-de-mulher Aprovado Pendente
Rayssan Chrystian Guimarães Cruz 13/07/2023 14:30 Construção de memórias e desafios das igrejas para o engajamento dos jovens Aprovado Pendente
SEBASTIAO ANTONIO DAMACENO FILHO

Coautores
- Rodrigo Follis Santos
13/07/2023 14:45 Ellen White e a avaliação educacional: memórias (re)transmitidas para a educação adventista Aprovado Aprovado
Vanessa Raquel de Almeida Meira

Coautores
- Ellen Nogueira Rodrigues
12/07/2023 14:45 Cultura de paz e desenvolvimento moral: diálogos possíveis Aprovado Aprovado
FT 12 - A Economia de Francisco e Clara
Eduardo Brasileiro de Carvalho 12/07/2023 14:00 Novas economias e a territorialização da organização popular Aprovado Pendente
Marta Chiara e Silva 12/07/2023 14:20 UMA CULTURA DE COMUNHÃO NA LIBERDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REALMAR A ECONOMIA Aprovado Aprovado
Tania Cristina Teixeira 12/07/2023 14:40 Desenvolvimento e Arranjos Produtivos na Perspectiva Agroecológica Aprovado Pendente
FT 13 - A Herança de Ricoeur
Adriani Milli Rodrigues 12/07/2023 14:00 A Memória, o Esquecimento de Reserva e o Perdão em Ricoeur Aprovado Pendente
Davi Henrique Alvarenga Sickert 12/07/2023 14:20 A linguagem metafórica em Ricoeur e as metáforas de salvação e experiência de fé Aprovado Pendente
Gerson Leite de Moraes 12/07/2023 14:40 A simbólica do mal e o pecado como mancha: uma leitura ricoeuriana Aprovado Pendente
Israel Costa Jeronimo 12/07/2023 15:00 A CONTRIBUIÇÃO DA HERMENÊUTICA DE RICOEUR PARA UMA CRISTOLOGIA CORRETAMENTE ORIENTADA Aprovado Pendente
Matheus Eduardo de Oliveira Rocha 12/07/2023 15:20 Tolerância; Alteridade e Reconhecimento: Uma possibilidade de diálogo entre Eastwood e Ricoeur, em Gran Torino Aprovado Pendente
Rejane Célia de Souza Godinho 12/07/2023 15:40 LINGUAGEM DE TESTEMUNHO NA HERMENÊUTICA DE RICOEUR E NO EVANGELHO DE JOÃO: UMA ABORDAGEM NARRATIVA Aprovado Pendente
RENÉ ARMAND DENTZ JR 12/07/2023 16:00 O horizonte ricoeuriano e as possíveis interfaces com a Ecologia Integral Aprovado Aprovado
Tiago de Melo Novais 12/07/2023 16:20 Identidade, alteridade e teologia: caminhos à luz de Paul Ricœur Aprovado Pendente
FT 14 - Interculturalidade e Religião
CLAUDIO SANTANA PIMENTEL 13/07/2023 15:00 Religiões afro-brasileiras como tema de pesquisa em Ciência da Religião: notas preliminares Aprovado Pendente
Eduardo Bonine 13/07/2023 14:00 De filho esquecido do mundo a guerreiro imortal derradeiro: epistemologia de terreiro na dinâmica indígena Aprovado Aprovado
Elissa Gabriela Fernandes Sanches 13/07/2023 14:30 Reflexões sobre a "diferença" desde uma abordagem intercultural Aprovado Aprovado
ENIO JOSÉ DA COSTA BRITO 12/07/2023 14:00 Notas históricas para a compreensão do complexo de crenças na Amazônia Aprovado Aprovado
Günter Bayerl Padilha 12/07/2023 15:30 A AMAZÔNIA NEGRA: A PRESENÇA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS EM BOA VISTA – RORAIMA Aprovado Aprovado
ROBERTO ERVINO ZWETSCH 12/07/2023 15:00 Povos Indígenas na Amazônia: invasão e resistência a partir do povo Madihá/Kulina, AC Aprovado Pendente
WILLIAM REZENDE QUINTAL 12/07/2023 14:30 Por uma Via Pulchritudinis decolonial: a necessidade de uma “escutatória” do artivismo indígena contemporâneo Aprovado Aprovado
FT 15 - Estado, política e religião
Edilmar Cardoso Ribeiro 12/07/2023 14:00 A INQUISIÇÃO NA BAHIA Aprovado Pendente
Everaldo dos Santos Mendes 12/07/2023 14:30 ESTADO, IGREJA E TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO: A LUTA ANTI-INQUISITORIAL-SEFARADI DE ANTÓNIO VIEIRA Aprovado Pendente
Kedma Aparecida Alves Soares

Coautores
- Kedma Aparecida Alves Soares
- José Taçain
12/07/2023 15:00 INICIAÇÃO À COMUNIDADE JUDAICA E CASAMENTO NO ESTADO DO PARANÁ TERCEIRO LUGAR IMIGRATÓRIO Aprovado Aprovado
FT 16 - O Futuro da Humanidade e a Dignidade da Pessoa Humana
Fernanda Malafatti Silva Coelho 12/07/2023 14:00 A Educação em Direitos Humanos na perspectiva da vítima: negar a negação da dignidade humana Aprovado Aprovado
Franklim Drumond de Almeida 12/07/2023 14:30 Imprescritibilidade efetiva dos crimes de ódio Aprovado Aprovado
JOSE PASCOAL MANTOVANI 12/07/2023 15:00 Resistência Ética: Humanidade, Dignidade e Ancestralidade Aprovado Aprovado
Júlio Cezar Nascimento Morais 12/07/2023 15:30 Idolatria do mercado e a falsificação do humano: desafio para a promoção dos direitos humanos Aprovado Aprovado
Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes 13/07/2023 14:00 Capitalismo de Vigilância versus Respeito à Pessoa Humana à luz da Doutrina Social da Igreja Aprovado Aprovado
PADRE: JOSÉ RONALDO ALVES 13/07/2023 14:30 AMAZÔNIA, PATRIMÔNIO DA PESSOA HUMANA Pacto por uma ética do cuidado Aprovado Pendente
Ruth Faria da Costa Castanha 13/07/2023 15:00 O IMAGINÁRIO RELIGIOSO NO PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 E A UTOPIA DA LAICIDADE Aprovado Aprovado
FT 17 - A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental
ANDRE LUIZ BENEDITO 12/07/2023 14:00 A liturgia no enfrentamento do mundanismo espiritual: uma abordagem a partir da Oratio fidelium Aprovado Aprovado
André Luiz da Silva

Coautores
- Karoline da Silva Menezes
12/07/2023 14:30 O cancioneiro da lapinha de Guadalupe, expressão da ação ritual e mistério celebrado Aprovado Aprovado
Renato Quezini 12/07/2023 15:00 A contribuição dos povos da Amazônia para uma autêntica Iniciação à Vida Cristã Aprovado Aprovado
Sergio Esteban González Martínez

Coautores
- Vidal Valentin Cantero Zapattini
13/07/2023 14:00 A música litúrgica em guarani: caminhos de inculturação Aprovado Aprovado
Washington da Silva Paranhos 13/07/2023 14:30 A ação litúrgico-sacramental e ecologia à luz de Laudato Sì Aprovado Aprovado
FT 18 - O Ecumenismo na América Latina
DAVID MESQUIATI DE OLIVEIRA 13/07/2023 17:00 Experiências pentecostais ecumênicas: discernindo ações jesuânicas em prol da unidade cristã Aprovado Aprovado
Deise Regina Badotti Bastos 13/07/2023 17:00 O VERBO SE TORNOU MULHER Aprovado Aprovado
ELIAS WOLFF 13/07/2023 17:00 Contribuições do magistério de Francisco para o ecumenismo na América Latina Aprovado Aprovado
Ingrid Carolina Soto Escobar Ribeiro 13/07/2023 17:00 Justiça, Paz e Diaconia: Relações entre o Conselho Mundial de Igrejas e o Movimento Ecumênico Brasileiro Aprovado Aprovado
Márcio Damião de Almeida 13/07/2023 17:00 A MÍSTICA DO DIÁLOGO, EM VISTA DA VIVÊNCIA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA Aprovado Aprovado
FT 19 - Povos tradicionais
Adriana Rocha Ribeiro Araújo 12/07/2023 14:00 A COMPLEXIDADE DA RELIGIÃO POPULAR ACREANA NA RELAÇÃO DE GÊNERO NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO Aprovado Pendente
Agda Bernardete Alano 12/07/2023 14:20 A espiritualidade na representação da arte da comunidade Tekoá Marangatu: comunidade Guarani no Sul de Santa Aprovado Aprovado
FRANCISCO PINHEIRO DE ASSIS 12/07/2023 14:40 Povos tradicionais: curas e festas na Amazônia Aprovado Pendente
Luís Jorge Lira Neto 12/07/2023 15:00 OS ENCANTADOS: a visibilidade do invisível Aprovado Aprovado
SORAIA BATISTA RODRIGUES

Coautores
- Rucelino de Sousa Aguiar
12/07/2023 15:20 O TEOLOGIZAR NA AMAZÔNIA ACREANA Aprovado Pendente
FT 20 - Fronteiras do imaginário religioso
AMAURI CARLOS FERREIRA 13/07/2023 14:50 A construção do Imaginário Religioso e Educacional no Médio Vale do Paraopeba-MG Aprovado Aprovado
Ana Julia Ribeiro Vieira de Brito

Coautores
- Thiago Narciso Dos Santos
13/07/2023 15:10 A instauração do casamento civil na Primeira República e o imaginário católico em Bonfim-MG. Aprovado Aprovado
Ana Paula de Jesus

Coautores
- Beatriz de Matos Siqueira
- Lorena da Silva Vieira Araújo
12/07/2023 15:35 Imaginário Católico no Pacto Educativo: abordagem jesuítica ou inovação? Aprovado Aprovado
Anderson Marinho Maia 12/07/2023 14:00 Construção do imaginário religioso: transcurso e migração afro-cristão de fiéis em Teixeira de Freitas-BA Aprovado Pendente
Bruna Letícia Fernandes da Silva

Coautores
- Victória Carvalho Akerman
13/07/2023 15:30 O Julgamento da Moral: análise da acusação do “Pecado de Besthialidade” Aprovado Aprovado
CESAR AZEVEDO CARNEIRO 13/07/2023 14:20 A CAMINHO DE UM ENSINO RELIGIOSO LAICO: UM ANÁLISE HISTÓRICA A PARTIR DOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS Aprovado Pendente
Marco Antonio Fontes de Sá 12/07/2023 14:45 Arte Santeira - O imaginário religioso como devoção e trabalho Aprovado Aprovado
Mariana Ramos de Morais 12/07/2023 14:20 Afro-mineiro, afro-brasileiro: sobre a patrimonialização das “Congadas de Minas” Aprovado Aprovado
THIAGO HOT PEREIRA DE FARIA 12/07/2023 15:15 Escola Theodor Herzl e a Preservação da(s) Identidade(s) Judaica(s) na Comunidade Judaica Belo-horizontina Aprovado Aprovado
UBIRATAN NUNES MOREIRA 13/07/2023 14:00 Ensino religioso e persistência colonial: a lógica dos acordos. Aprovado Pendente
FT 21 - Iniciação científica
Adriane Candida de Proença dos Santos 12/07/2023 14:15 EMPATIA E TRINDADE COMO A FONTE E O SUSTENTO DA COMUNHÃO HUMANA EM EDITH STEIN Aprovado Pendente
ANELISE WENNINGKAMP BIESDORF 12/07/2023 15:30 PASTORAL DA SAÚDE: UMA LEITURA TEOLÓGICA ENTRE SAÚDE, SOFRIMENTO E MORTE. Aprovado Aprovado
Antônia Bianca Oliveira dos Santos 12/07/2023 16:15 Ética Indígena do Bem Viver Aprovado Aprovado
Antônio Cláudio Nerers ouza 12/07/2023 14:45 Deus e o Homem em Edith Stein Aprovado Pendente
Cristiano Ferreira Gozdecki 12/07/2023 15:15 AS CAMPANHAS DA FRATERNIDADE NO BRASIL E O PROCESSO DE CONCIENTIZAÇÃO PELO RESPIETO À CASA Aprovado Pendente
Davi Boechat Paiva de Azeredo Coutinho 12/07/2023 15:45 Adventismo e ações afirmativas Aprovado Aprovado
Douglas dos Santos Murari 12/07/2023 16:00 TEÍSMO A PARTIR DOS POBRES: CONSIDERAÇÕES SOBRINIANAS SOBRE A KÉNOSIS DIVINA NO MUNDO DOS POBRES Aprovado Aprovado
Hadassa Rodrigues Dias

Coautores
- Natielle Layara Silva Dias
13/07/2023 14:15 Os males que a cidade causou: o Largo do Rosário como Patrimônio Cultural Imaterial e o ocultamento de memórias negras Aprovado Aprovado
Iris Regina Lopes Silva 13/07/2023 16:15 EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E GÊNERO: O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER Aprovado Pendente
Jonas da Silva 12/07/2023 14:30 A FENOMENOLOGIA DO CUIDADO: UM OLHAR EMPÁTICO SOBRE A PESSOA EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE Aprovado Pendente
Jovanir Gonçalves da Cruz Junior 13/07/2023 14:30 O inefável em A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector Aprovado Aprovado
Lucas Cordeiro Santos 13/07/2023 14:45 Sentido e significado: perspectivas místicas em Inácio de Loyola e Etty Hillesum Aprovado Aprovado
Lucas Gracioto Alexandre 13/07/2023 15:15 A visão escatológica de Rudolf Bultmann e de Ellen White Aprovado Aprovado
Monique Machado Rodrigues Sobral 13/07/2023 15:30 RELIGIA?O E ESPIRITUALIDADE: META-ANA?LISE NO BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM CÂNCER. Aprovado Pendente
Rosa Amélia Menassa da Silva 13/07/2023 15:45 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES/AS: PONDERAÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA SOBRE DIVERSIDADE RELIGIOSA Aprovado Aprovado
Vinícius Pinto Alencar 13/07/2023 16:00 A questão do sofrimento no diálogo fronteiriço entre Friedrich Nietzsche e Nise da Silveira Aprovado Aprovado
GT 1 - Religiões de Matriz Africana no Brasil
Jussara Rocha Koury

Coautores
- Sandra Helena Rios de Araujo
12/07/2023 14:00 A criação do mundo nas tradições orais bambara e yoruba Aprovado Aprovado
LUIS TOMAS DOMINGOS 12/07/2023 16:00 A relação entre medicina Africana tradicional e sistema mágico- religioso Africano. Aprovado Aprovado
Maria Lúcia Gomes dos Prazeres 12/07/2023 14:20 RAINHA MATAMBA: Símbolos de Religiosidade e Visão de Mundo Africana Aprovado Pendente
pedro marinho dos santos junior 12/07/2023 14:40 NOSSOS MEDOS VIEMOS CANTAR: SABEDORIA DO CUIDADO AFROANCESTRAL E A SAÚDE MENTAL COMUNITÁRIA NO CEARÁ. Aprovado Aprovado
Rodrigo Pereira Peniche 12/07/2023 15:00 NARRATIVAS DA CRIAÇÃO NA MITOLOGIA YORÙBÁ: UMA LEITURA ECOLÓGICA Aprovado Pendente
WELLCHERLINE MIRANDA LIMA

Coautores
- EVANILSON ALVES DE SÁ
12/07/2023 15:20 O FENÔMENO RELIGIOSO NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DOS POVOS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO Aprovado Aprovado
ZULEICA DANTAS PEREIRA CAMPOS 12/07/2023 15:40 Religiões afro-brasileiras: novos cenários? Aprovado Pendente
GT 2 - Questões cristológico-pneumatológicas
ALEXANDRE BORATTI FAVRETTO 12/07/2023 14:40 O influxo do catolicismo intransigente na reflexão sobre eclesiologia, liberdade religiosa e diálogo com o mundo durante o Concílio Vaticano Aprovado Aprovado
ANDERSON MOURA AMORIM 12/07/2023 14:20 O Espirito e a eclesiologia pneumatológica de Papa Francisco: uma Igreja “em saída” na Amazônia. Aprovado Aprovado
Anísio Tavares 12/07/2023 15:20 Fundamentos cristológicos para a ética digital cristã Aprovado Pendente
César Andrade Alves 13/07/2023 14:00 A ação revelativa do Deus-Trindade em todo “coração” Aprovado Aprovado
EDEVILSON DE GODOY 13/07/2023 14:20 Uma leitura da paixão de Cristo a partir da antropologia mimética Aprovado Aprovado
Gustavo Escobozo da Costa 12/07/2023 14:00 A TRANSFORMAÇÃO INTERIOR DA PESSOA HUMANA COMO FRUTO DA OBRA DE CRISTO E DO ESPÍRITO SANTO Aprovado Aprovado
Patrícia Mara Rodrigues Silva 13/07/2023 14:40 O CORPO E O ESPÍRITO. Contribuições de Maurice Merlau-Ponty para a cristologia Aprovado Pendente
Paulo Sérgio Carrara

Coautores
- APARECIDA MARIA DE VASCONCELOS
- AUREA MARIN BUROCCHI
- Paulo Sérgio Carrara
12/07/2023 15:00 A crise socioambiental como desafio ao cristianismo Aprovado Aprovado
Renato Alves de Oliveira 13/07/2023 15:00 Reflexões teológicas sobre a parusia de Cristo Aprovado Pendente
GT 3 - Religião, patrimônio cultural e turismo religioso
ANA CRISTINA DE LIMA MOREIRA 12/07/2023 14:00 CAVALHADAS EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL: identidade e cultura sociorreligiosa Aprovado Aprovado
AURINO JOSÉ GÓIS 13/07/2023 14:00 A proposta epistemológica da ecologia de saberes: limites e possibilidades nas proposições do Papa Francisco. O Caso do Aprovado Aprovado
Dener Antônio Chaves 12/07/2023 14:20 Igrejinha da Pampulha e PUC Minas: as relações entre a sacralização e a fundação Aprovado Aprovado
Francisco Airton Bastos Silva Filho 13/07/2023 14:20 NOS PASSOS TÃO LONGOS DE PEDRA E AREIA: RITUAL E PEREGRINAÇÃO AO TÚMULO DE PADRE CÍCERO ROMÃO Aprovado Pendente
MARA BONTEMPO REIS 12/07/2023 14:40 Pra pedir em romaria e prece: o processo de interrupção e retorno das romarias lolescas Aprovado Aprovado
MARIA CLARA DE ASSIS 13/07/2023 14:40 O Programa Iconográfico da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Santuário do Caraça Aprovado Pendente
ROSANGELA DIAS DA RESSURREIÇÃO 12/07/2023 15:00 Fé em Santo Antônio - a devoção pelo padroeiro e o turismo religioso em Caraguatatuba, litoral norte Aprovado Aprovado
SANDRA MARIA DA SILVA ARCANJO

Coautores
- SANDRA MARIA DA SILVA ARCANJO
13/07/2023 15:00 A SANTA A FRUTA E A FESTA A RELAÇÃO RELIO-CULTURAL DA FESTA DA PITOMBA Aprovado Aprovado
Silvia Maria Amâncio Rachi Vartuli

Coautores
- Laura Meniconi Rezende
12/07/2023 15:20 O Cristo da comunidade: memórias, história e pertencimento na regional Barreiro Aprovado Aprovado
Thaís Chianca Bessa Ribeiro do Valle

Coautores
- Elidomar da Silva Alcoforado
- Elidomar da Silva Alcoforado
13/07/2023 15:20 Comunidades Indígenas, Turismo Religioso e disputas pelo sagrado no Sertão do São Francisco Aprovado Aprovado
GT 4 - História do Cristianismo na América Latina e no Caribe
DANILO SOUZA FERREIRA 12/07/2023 14:25 O olhar do jornal e da editora e a recepção de Santa Edith Stein na América Latina Aprovado Pendente
Fabiano Pires Silva 12/07/2023 14:50 Pneumonia teológica no pulmão do Planeta? Reflexões sobre teologias negacionistas e descuido ambiental na Amazônia. Aprovado Aprovado
Fabio Fonseca do Nascimento 12/07/2023 15:15 Humano ou (não) humano? Uma crítica ao projeto colonizador dos povos indígenas Aprovado Aprovado
Felipe Cosme Damião Sobrinho 12/07/2023 15:40 CATOLICISMO E MOVIMENTO OPERÁRIO: A luta pela redemocratização no ABC Paulista (1964-1980) Aprovado Pendente
FILIPE FRANCISCO NEVES DOMINGUES DA SILVA

Coautores
- NEWTON DARWIN DE ANDRADE CABRAL
12/07/2023 16:05 DOM HELDER CAMARA E O CARNAVAL: ENTRE FOLIÕES E FARISEUS Aprovado Pendente
Geandre Melo Moret 13/07/2023 14:00 O apagamento intencional da brasilidade nos primeiros hinários evangélicos em Português Brasileiro Aprovado Pendente
John Lennon José Oliveira da Silva

Coautores
- João Victor de Oliveira Estevam
13/07/2023 14:20 A participação dos jesuítas na conquista cultural/espiritual dos povos originários do Pindorama Aprovado Aprovado
JULIANO MARÇAL DE CARVALHO 13/07/2023 14:40 A compreensão da Umbanda sob a ótica do Concilio Vaticano II Aprovado Aprovado
Lauri Emilio Wirth 13/07/2023 15:10 Conflitos entre imigrantes e indígenas: algo mais que luta pela terra Aprovado Pendente
Marcelo Amaral Lanfranchi 13/07/2023 15:30 A Recepção do Ecumenismo Proposto pelo Concílio Vaticano II na América Latina e Caribe Aprovado Pendente
Mauro Passos 12/07/2023 14:00 CEHILA 50 anos – avanços, limites e perspectivas Aprovado Pendente
Patricia Fratucci Santos 13/07/2023 15:50 Metodologia da História Oral: Perspectivas das pessoas comuns na compreensão da religião na vida cotidiana Aprovado Aprovado
Reuberson R. Ferreira 13/07/2023 16:10 Vaticano II: notas histórico-biográficas sobre D. Pedro Paulo Koop, MSC e seu papel na Recepção Aprovado Aprovado
GT 5 - Exegese e Teologia Bíblica
André Valva 12/07/2023 14:00 A Dualidade do Mal e a Messianidade de Jesus: Um Estudo nos Evangelhos Sinóticos Aprovado Aprovado
Carolina Bezerra de Souza 12/07/2023 14:20 A casa como signo ideológico para as mulheres no Evangelho de Marcos Aprovado Pendente
Cleodon Amaral de Lima 12/07/2023 14:40 Pachamama da Amazônia autorizada por Francisco; bezerro de ouro, do Egito, desautorizado por Moisés! Aprovado Aprovado
FLÁVIA LUIZA GOMES 12/07/2023 15:00 Liberdade comunicativa: a preservação da vida e o próprio destino futuro no quarto mandamento Aprovado Pendente
Isaac Malheiros Meira Junior 12/07/2023 15:20 Os significados teológicos da filiação de Jesus e sua ascensão em Hebreus 1 Aprovado Aprovado
jean luc fobe 12/07/2023 15:40 Salmos 8,5a em Hebreus 2,7: a importância da LXX na tradução do Antigo Testamento Aprovado Aprovado
JUNIOR VASCONCELOS DO AMARAL 13/07/2023 14:00 Bíblia e Psicanálise: diálogos para compreensão da vulnerabilidade do amor humano. Aprovado Pendente
NELSON MARIA BRECHÓ DA SILVA 13/07/2023 14:20 A EXPERIÊNCIA DO LUTO COMO CUIDADO INTEGRAL EM Eclo 38,16-23 Aprovado Aprovado
PETTERSON BREY 13/07/2023 14:40 A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIO-TEOLÓGICA DAS ÁRVORES NA BÍBLIA HEBRAICA Aprovado Aprovado
Vamberto Marinho de Arruda Junior 13/07/2023 15:00 A comensalidade lucana: cenas de instrução e aceitação Aprovado Aprovado
Vanderlei Dorneles da Silva 13/07/2023 15:20 Taças da ira e a reversão da criação original: exegese e intertexutalidade em Apocalipse 16 Aprovado Pendente
Vinicius Cardoso von Mengden 13/07/2023 15:40 PROTEÇÃO PARA VULNERÁVEIS: CUIDADO COM DIFERENTES GÊNEROS, CLASSES E ORIGENS NO MANDAMENTO DO DESCANSO Aprovado Pendente
GT 6 - Mística e Espiritualidade
Adriana Emerick Garcia Homem 12/07/2023 16:45 O Protagonismo Feminino, no Pentecostalismo. Aprovado Pendente
Alexsandro Melo Medeiros

Coautores
- RAFAEL VAN ERVEN LUDOLF
13/05/2023 16:15 A Mística de Pietro Ubaldi e o amor à Natureza Aprovado Aprovado
Ana Carolina Kerr Neppel Mariano 12/07/2023 14:30 A vivência da Unidade na mística, música e dança a partir da tradição do Sufismo persa Aprovado Aprovado
Ana Kelly Ferreira Souto Pinto 12/07/2023 15:00 A catequese dominicana na arte de Frei Nazareno Confaloni Aprovado Pendente
André Anéas 13/07/2023 15:30 Teomística: proposta de chave hermenêutico-teológica que conduz o teológico da reflexão para a Vida Aprovado Pendente
ANDREIA CRISTINA SERRATO

Coautores
- ANDREIA CRISTINA SERRATO
- JACI DE FÁTIMA SOUZA CANDIOTTO
12/07/2023 16:30 A MÍSTICA-PROFÉTICA DO FRANCISCO: REVOLUÇÃO DA TERNURA E O PROTAGONISMO DAS MULHERES Aprovado Aprovado
ARLINDO JOSÉ VICENTE JUNIOR 13/07/2023 14:45 “Deixai-me ir para o Senhor”: fraqueza e a mística no sofrimento de João Paulo II Aprovado Aprovado
Brasil Fernandes de Barros 13/07/2023 15:45 Neurociência da Religião: uma possível camada no estudo da mística Aprovado Aprovado
BRENO MARTINS CAMPOS

Coautores
- CECI MARIA COSTA BAPTISTA MARIANI
12/07/2023 14:00 CRÍTICA DA RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE DA COMPAIXÃO EM "DEUS SEGUNDO LAERTE" Aprovado Aprovado
Caio Henrique Esponton 13/07/2023 14:15 MÍSTICA E CONTEMPLAÇÃO DA CRIAÇÃO EM SANTO AGOSTINHO Aprovado Aprovado
CARLOS FREDERICO BARBOZA DE SOUZA 12/07/2023 14:15 Mística e Cinema. Um estudo acerca da presença de Ibn Arabi no filme Bab Aziz Aprovado Aprovado
Cristiano Pesset ferreira 12/07/2023 17:00 A mística da solitude na oração: Diálogo entre Jesus, Bonhoeffer e pensadores pós-teístas Aprovado Pendente
Daniel Antonio do Carmo 13/07/2023 14:30 A mística de Charles de Foucauld: uma resposta à inquietação humana Aprovado Pendente
JONH ANDERSON RODRIGUES DE MORAIS 12/07/2023 16:15 A Revelação Trinitária na cruz: uma mística de Comblin e Simone Weil. Aprovado Aprovado
JOSE DIOGENES DIAS GONCALVES 13/07/2023 16:45 A mística como vetor político: a influência da práxis cristã na análise crítica da política contemporânea. Aprovado Aprovado
José Flávio Mamede 13/07/2023 15:00 A MÍSTICA DA LIBERTAÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE RAIMON PANIKKAR E JON SOBRINO Aprovado Aprovado
José Reinaldo Felipe Martins Filho 12/07/2023 14:45 MÍSTICA, ESPIRITUALIDADE VIVENCIAL E LITERATURA GOIANA: UMA LEITURA DE CORA CORALINA Aprovado Pendente
Letícia de Morais Medeiros 12/07/2023 15:45 “QUE MUERO PORQUE NO MUERO”: mística e espiritualidade na poesia Aspirações à Vida Eterna de Teresa de Jesus Aprovado Aprovado
MARIA JOSE CALDEIRA DO AMARAL 13/07/2023 14:00 Notas sobre a Mística e a Santidade Aprovado Pendente
RENATO KIRCHNER 12/07/2023 15:30 Os sete modos de amar, segundo Beatriz de Nazaré (1200-1268) Aprovado Aprovado
Thairan Souza Silva 13/07/2023 16:30 Magia e Poder nos Atos Apócrifos de Pedro Aprovado Pendente
Tiago Batista Fontes 12/07/2023 16:00 As nuances de Deus na mística hillesiana. Aprovado Pendente
GT 7 - Religião, Educação e Políticas Públicas
ANTONIO FRANCISCO JACAUNA NETO 12/07/2023 14:00 Educação Inclusiva na pandemia: experiências de um docente Aprovado Aprovado
DANIEL RIBEIRO FERREIRA JUNIOR 12/07/2023 14:00 O apagamento das manifestações religiosas indígenas do Amapá na BNCC e RCA, 2018-2020. Aprovado Pendente
FERNANDO MOREIRA ROSA 12/07/2023 14:00 OS CAMINHOS E DESCAMINHOS DO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR REFLETINDO A PRÁTICA DOCENTE Aprovado Pendente
Kathleen Vieira

Coautores
- Kathleen Vieira
12/07/2023 14:00 Formação catequética: Novas pedagogias para novos tempos Aprovado Aprovado
MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS 12/07/2023 14:00 Ensino Religioso no Amapá Aprovado Pendente
ROSEANE DO SOCORRO GOMES BARBOSA 12/07/2023 14:00 O Ensino Religioso como ferramenta para enfrentar os fundamentalismos religioso e político Aprovado Aprovado
GT 8 - Teologia no Espaço Público e Contemporâneo
ANDRÉ GUSTAVO DI FIORE 12/07/2023 14:40 Do discipulado missionário à pastoral da quermesse: Os sintomas de uma Igreja hipermoderna em crise Aprovado Aprovado
André Luiz Lemos 13/07/2023 15:50 Fala povo da Amazônia, que meu servo escuta! Aprovado Aprovado
Bruno Mateus de Lima Coutinho 12/07/2023 16:30 TEOLOGIA PÚBLICA E REDES DE SOLIDARIEDADE JUNTO AOS MIGRANTES VENEZUELANOS NO AMAZONAS E RORAIMA Aprovado Pendente
CESAR AUGUSTO KUZMA 13/07/2023 14:00 Esperanças em performatividade e as novas possibilidades ético-teológicas da escatologia Aprovado Pendente
Eduardo Vasconcelos de Souza 13/07/2023 14:20 O alarme de Moltmann. Uma reflexão sobre o despertar da Teologia Política numa sociedade secularizada. Aprovado Aprovado
EMERSON DE ALMEIDA AMARAL 13/07/2023 16:10 Amazônia: do discurso tecnocrata da hipermodernidade aos apelos do Papa Francisco. Aprovado Aprovado
Flavio José de Paula 12/07/2023 14:00 Aspectos constituintes de uma Teologia Fundamental Latino-americana Aprovado Aprovado
GERALDO LUIZ DE MORI 12/07/2023 15:50 Reler teologicamente junho de 2013 dez anos depois Aprovado Pendente
Gilberto Dias Nunes 13/07/2023 16:30 Francisco e a ecologia integral: a urgência de um novo paradigma centrado no cuidado integral Aprovado Aprovado
José Aguiar Nobre 13/07/2023 14:40 A HUMANIDADE AMEAÇADA: reflexões acerca da urgência do cuidado da criação Aprovado Aprovado
luciola Paiva Tisi 13/07/2023 15:00 Hospitalidade como proposta de uma nova educação em vista da casa comum Aprovado Aprovado
Ludinei Marcos Vian 12/07/2023 15:00 O SER HUMANO E A VIOLÊNCIA Um estudo da teoria mimética de René Girard Aprovado Pendente
RUDOLF EDUARD VON SINNER

Coautores
- RUDOLF EDUARD VON SINNER
12/07/2023 16:10 Vox populi vox Dei? A teologia do povo de Deus do papa Francisco em debate Aprovado Pendente
Tiago de Fraga Gomes 12/07/2023 14:20 A teologia fundamental na esfera pública Aprovado Aprovado
GT 9 - Religião, Política e Espaço Público
ALEX VILLAS BOAS 12/07/2023 15:00 Teologia pública e possibilidades de diálogo Norte-Sul Aprovado Pendente
GLAUCO BARSALINI 13/07/2023 15:00 O 8 de janeiro de 2023 e o Katechon Aprovado Aprovado
Henrique Jardim Spina 13/07/2023 15:20 CORPUS MYSTICUM: ASPECTOS DO PRINCÍPIO DA TEOLOGIA POLÍTICA MEDIEVAL EM ERNST KANTOROWICZ Aprovado Aprovado
JHON FREDY MAYOR TAMAYO 12/07/2023 14:20 Teología de la ciudad: La pastoral en la ciudad como una acción política Aprovado Pendente
LUIZ EDUARDO DE SOUZA PINTO 12/07/2023 14:40 A Rede do Centro Nacional Fé e Política: a formação de uma militância Aprovado Aprovado
MAÍLSON SANTANA MESQUITA 13/07/2023 14:40 A FÉ E A TOGA: A ATUAÇÃO DA ANAJURE NO STF Aprovado Pendente
MARCOS PAULO NOGUEIRA DA SILVA 13/07/2023 14:00 JOÃO CAMILO: PERSPECTIVAS DO SEU PENSAMENTO NA OBRA HISTÓRIA DAS IDEIAS RELIGIOSAS NO BRASIL Aprovado Aprovado
Maria Catarina Rocha Oliveira de Carvalho 12/07/2023 15:20 LAICIDADE VERSUS INGERÊNCIA ESTATAL NA QUESTÃO DOS FERIADOS RELIGIOSOS Aprovado Aprovado
Paulo Jonas dos Santos Júnior 13/07/2023 14:20 TRADIÇÃO E SIMBOLISMO: PALEO-HISTÓRIA E FUNDAMENTAÇÃO HISTORIOGRÁFICA DO TRADICIONALISMO CATÓLICO Aprovado Aprovado
Rennan Carlos de Araujo 12/07/2023 16:00 PLURALIDADE E TRÂNSITO RELIGIOSO NA ERA SECULAR EM CHARLES TAYLOR Aprovado Aprovado
Rodrigo Favero Celeste 12/07/2023 15:40 A GNOSIOLOGIA MÍSTICA DOS SERMÕES DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA: IMAGINAÇÃO ANALÓGICA E OS SERMÕES Aprovado Aprovado
Tainá Almeida Antunes 12/07/2023 14:00 “VINDE A MIM [...] E VOS DAREI DESCANSO.”: ECONOMIA DO CUIDADO E A PRESENÇA DIVINA Aprovado Aprovado
Thiago Mendes Alves de Deus 13/07/2023 15:40 A Dessacralização da Igreja e o decisionismo uma análise de Secular Religion de Hans Kelsen Aprovado Aprovado
GT 10 - Teologias da Libertação
ALLAN DA SILVA COELHO 12/07/2023 14:20 Teologia da Libertação e Paulo Freire: diálogo sobre a práxis revolucionária em Gutiérrez e Comblin Aprovado Aprovado
AMALIA FONTE BASSO 13/07/2023 14:00 REENCANTAMENTO E UTOPIAS ANTICAPITALISTAS LIBERTADORAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HUGO ASSMANN E SÍLVIA FEDERICI Aprovado Aprovado
Amarildo José de Melo 12/07/2023 15:40 A Pastoral e os novos arranjos familiares. Uma reflexão à luz da Exortação Apostólica Amoris Laetiria Aprovado Aprovado
Américo Oscar Guichard Freire 13/07/2023 14:40 Intekectuais cristãos e a invenção dos intereclesiais (1970-1990) Aprovado Pendente
Eduardo Pessoa Cavalcante 12/07/2023 14:40 Diálogo e missão na Amazônia: seguir e anunciar Jesus Cristo na periferia das periferias Aprovado Aprovado
EDWARD NEVES MONTEIRO DE BARROS GUIMARÃES 13/07/2023 15:00 Eucaristia cristã e Hinário daimista: uma leitura inter-religiosa de fronteira à luz da TdL Aprovado Aprovado
FLÁVIA RIBEIRO AMARO 13/07/2023 15:20 A virada epistemológica nos estudos da religião no Brasil: do paradigma pós-colonial ao decolonial – as contribuições da Teologia da Libertação Aprovado Aprovado
FRANCISCO DAS CHAGAS DE ALBUQUERQUE 12/07/2023 15:00 Evangelização na Amazônia: contribuição da Teologia da Libertação Aprovado Aprovado
Jung Mo Sung 12/07/2023 14:00 Aporofobia, a ressurreição da morte social e a ortopráxis Aprovado Pendente
PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTA 13/07/2023 15:40 Teologia da Libertação e o pensamento libertário latino-americano Aprovado Aprovado
Roberto de Paula 12/07/2023 15:20 TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: TERRA, SUJEITOS E COSMOVISÕES NA AMÉRICA LATINA Aprovado Aprovado
Thales Martins dos Santos 13/07/2023 14:20 O conceito de idolatria do Mercado no pensamento de Hugo Assmann Aprovado Pendente
GT 11 - Filosofia da Religião
Ana Carolina Ferreira Sales 12/07/2023 15:00 A construção filosófica do Zaratustra Nietzschiano: Aspectos de Gianni Vattimo Aprovado Pendente
ANA CLAUDIA ARCHANJO 13/07/2023 14:30 O aspecto da religiosidade no itinerário de pensamento wittgensteniano Aprovado Pendente
Gustavo Altmüller Alvarez 12/07/2023 14:00 A apropriação de Pitágoras pelos Cristãos: uma narrativa sobre a origem da Filosofia. Aprovado Aprovado
Ismênio Dias Libarino Júnior 12/07/2023 15:30 Possibilidade de uma Moralidade Cristã na Modernidade à Luz de Paul Valadier Aprovado Pendente
JOSÉ TADEU BATISTA DE SOUZA 13/07/2023 15:00 A ÉTICA COMO ACESSO A COMPREENSÃO DE DEUS EM LEVINAS Aprovado Pendente
LUÍS GABRIEL PROVINCIATTO 13/07/2023 14:00 A morte de Deus em Heidegger: o luto sagrado e o espaço aberto ao divino Aprovado Aprovado
PAULO SERGIO LOPES GONÇALVES 13/07/2023 15:30 O fato religioso na perspectiva filosófica de Xavier Zubiri Aprovado Aprovado
Rúbia Campos Guimarães Cruz 12/07/2023 14:30 Conceitos teológicos da Reforma Protestante e a Filosofia Aprovado Pendente
GT 12 - Religião, ecologia e cidadania planetária
AFONSO TADEU MURAD 12/07/2023 14:00 O diálogo da teologia com a ecologia. Uma discussão a partir de Jaime Tatay Aprovado Aprovado
Alailson Santos Souza 13/07/2023 15:00 O MÉTODO VER-JULGAR-AGIR NA ENCÍCLICA LAUDATO SI: UMA PROPOSTA PARA O CUIDADO INTEGRAL Aprovado Pendente
Andre Luiz Rodrigues da Silva 12/07/2023 17:00 Ecoteologia Integral do Cristo Redentor Universal Aprovado Aprovado
António Ronilson Braga de Sousa 12/07/2023 15:20 O sentido de ecologia e a ecologia dos sentidos em “o espírito da floresta” Aprovado Aprovado
Bruno Moreira Rodrigues 13/07/2023 15:20 A CONVERSÃO ECOLÓGICA PROPOSTA PELA LAUDATO SI` DIANTE DA OPÇÃO PELOS POBRES Aprovado Aprovado
CARLOS ALBERTO MOTTA CUNHA 12/07/2023 14:20 Transteologia e o encontro com o bom conviver do povo Xukuru Aprovado Aprovado
Chrystiano Gomes Ferraz 13/07/2023 16:40 RECONHECER O VALOR INTRÍNSECO DA VIDA: UM DIÁLOGO ENTRE ARNE NÆSS E PAPA FRANCISCO. Aprovado Pendente
DANILO RODRIGUES 12/07/2023 16:20 Teologia ecológica: perspectivas para a espiritualidade e cidadania Aprovado Aprovado
FRANCISCA DE ASSIS SILVA 12/07/2023 16:40 Salvação e Natureza: Considerações dos Ensinamentos de Meishu-Sama nos 5 Volumes do Alicerce do Paraíso 6ª edição. Aprovado Aprovado
Isacco Turina 13/07/2023 17:00 Uma encíclica para três públicos. Uma leitura sociológica da Laudato si’ Aprovado Aprovado
Leandro dos Santos Ribeiro 13/07/2023 16:00 Laudato Si’ e Gesché: confluências na perspectiva de uma ecologia integral Aprovado Pendente
LEILA MARIA ORLANDI RIBEIRO 13/07/2023 14:40 Entre a natureza e a cultura: perspectivas para o futuro. Aprovado Aprovado
LÚCIA PEDROSA-PÁDUA 12/07/2023 15:00 “A queda do céu”: abertura teológica a uma cosmovisão amazônica Aprovado Pendente
Luciano José Dias 13/07/2023 14:20 Leitura verde da Bíblia como sinais dos tempos Aprovado Aprovado
Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio 12/07/2023 14:40 São humanos, como nós: perspectivismo ameríndio e suas contribuições ecológicas Aprovado Pendente
MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO

Coautores
- ANDRE LUIZ BORDIGNON MEIRA
13/07/2023 15:40 O despertar ecumênico-ecológico na Laudato Si’ Aprovado Aprovado
Matthias Grenzer 13/07/2023 14:00 O sal na Bíblia Hebraica Aprovado Aprovado
Nilton Rodrigues Junior 13/07/2023 16:20 As aparições de Maria e a Ecologia Integral Aprovado Aprovado
Sinivaldo Silva Tavares 12/07/2023 16:00 A "invenção" da Natureza: um processo de "imanentização"? Aprovado Aprovado
VINÍCIUS DA SILVA PAIVA 12/07/2023 15:40 Mãe Amazônia: a maternidade amazônica à luz de uma mariologia integral Aprovado Pendente
GT 13 - Religião, arte e literatura
ANTONIO GERALDO CANTARELA

Coautores
- Annelise Melo Pereira
13/07/2023 14:00 Considerações sobre a utilização da ficção literária como fonte de estudo do fenômeno religioso Aprovado Aprovado
CARLOS RAFAEL PINTO 12/07/2023 14:40 O “Deus Fome” de Carolina Maria de Jesus Aprovado Pendente
Damiana Silva de Melo 12/07/2023 15:00 Narrativas do povo Pankarará: do relatório romantizado e crítico ao relato das vozes Aprovado Aprovado
Dayvid da Silva 12/07/2023 15:15 Estética ecoteológica a partir da Laudato Si" e de Querida Amazônia, do papa Francisco. Aprovado Pendente
Edmilson Sousa Rocha 12/07/2023 16:00 A Arte Religiosa Beneditina de Beuron Aprovado Pendente
Ezio Frezza Filho 12/07/2023 15:30 ARTIGO 26 Aprovado Aprovado
Georges Homsi Mora 12/07/2023 16:15 João, o santo: construção ficcional entre os século II e VI Aprovado Pendente
Ivanilton Aragão de Moura 12/07/2023 15:45 O Sensacionismo de Fernando Pessoa e a interpretação da realidade Aprovado Aprovado
JOÃO BOSCO FERNANDES 13/07/2023 14:20 MATÉRIA VERTENTE E RELIGIOSIDADE CRISTÃ NA AMBIGUIDADE DA NARRATIVA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA Aprovado Aprovado
Jonas Miguel Pires Samudio 13/07/2023 14:40 O escândalo da palavra Deus Aprovado Pendente
José Luiz Coelho Rangel Junior 13/07/2023 15:00 Um tecido de metáforas: a cosmologia pessoal de William Blake Aprovado Pendente
Letícia Alves Duarte Corrêa 13/07/2023 15:15 "O conto da aia" e a profecia de uma nova teocracia Aprovado Aprovado
LUIS OLIVEIRA FREITAS 13/07/2023 15:30 Contribuição das narrativas ficcionais no processo de inculturação da catequese Aprovado Aprovado
Marcio Cappelli Aló Lopes 12/07/2023 14:00 Poesia, filosofia e mística: distinções e aproximações a partir de María Zambrano Aprovado Pendente
Maria Luísa Magnani 13/07/2023 16:00 O AMOR NA LINGUAGEM INFANTIL: ANÁLISE DO CONTO PARTIDA DO AUDAZ NAVEGANTE DE GUIMARÃES ROSA Aprovado Aprovado
Talita Bárbara Costa de Oliveira 13/07/2023 16:15 Potes Encantados E Potes Que Encantam Aprovado Aprovado
WILMA STEAGALL DE TOMMASO 12/07/2023 14:20 “Deus se fez homem para que o homem se torne divino: reflexões sobre a santidade” Aprovado Pendente
Wilson Roberto Avilla 13/07/2023 15:45 A ‘SOMBRA’ DE C. S. LEWIS NO ‘SELF LITERÁRIO’ DE FLANNERY O’CONNOR Aprovado Pendente
GT 14 - Protestantismo
ANGELA MARINGOLI KITZINGER 12/07/2023 14:00 O MOVIMENTO DE LAUSANNE A CRIAÇÃO E A TEOAMBIENTOLOGIA Aprovado Aprovado
Davi Chang Ribeiro Lin 12/07/2023 14:30 Monges Agostinianos em Embates Políticos e Teológicos: Os Primeiros Martíres da Reforma Protestante Aprovado Pendente
Jefferson Grijo Brasil 12/07/2023 15:00 O PENTECOSTALISMO QUADRANGULAR EM DIÁLOGO COM A PNEUMATOLOGIA DE COMBLIN Aprovado Pendente
Jonathan Batista Maximo Salgado

Coautores
- Jonathan Batista Maximo Salgado
12/07/2023 15:30 O púlpito como espaço de teologia pública: uma análise da homilética agostiniana Aprovado Pendente
Marcos Rodrigues Simas 13/07/2023 14:00 Possíveis alterações no protestantismo brasileiro pós-pandemia: observações preliminares a partir da realidade norte-americana Aprovado Pendente
Natália Fernandes Mororó 13/07/2023 14:30 O pentecostalismo cool como ação de conversão: juventude e cristianismo descolado Aprovado Aprovado
Ricardo Bitun 13/07/2023 15:00 Neopentecostalismo em ação Aprovado Pendente
VINICIUS FELIPE GOMES 13/07/2023 15:30 Protestantismo dos Ministérios Menores Aprovado Aprovado
GT 15 - Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter Religioso
Cyntia Virginia Farias D Amorim

Coautores
- Valdenice José Raimundo
13/07/2023 14:00 Escola não é espaço para o racismo religioso. Aprovado Aprovado
FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI 12/07/2023 14:10 Ecologia integral e diálogo interespécies: Somos parte da criação, somos a criação Aprovado Pendente
GERSON LOURENÇO PEREIRA 13/07/2023 14:15 O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA PLURALISTA: UMA EXPERIÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE Aprovado Aprovado
GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO 12/07/2023 16:15 Francisco e as Controvérsias do Diálogo Aprovado Aprovado
José Fabrício Rodrigues dos Santos Cabral 13/07/2023 15:35 O fibiogital: a obra prima da religião das soluções Aprovado Aprovado
JOSIAS VIEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR 13/07/2023 15:50 Rekeht Africano e Cosmovivência Indígena - Uma compreensão para o diálogo inter-religioso. Aprovado Aprovado
Juane Brauna Alves 13/07/2023 16:05 Representatividade e Museus: a presença de povos indígenas na exposição “Pernambuco, Território e Patrimônio de um povo” Aprovado Pendente
Luis Carlos de Lima Pacheco 12/07/2023 14:40 O Ressurgimento da Deusa Tríplice na Cultura Contemporânea Aprovado Aprovado
LUÍS FELIPE LOBÃO DE SOUZA MACÁRIO 13/07/2023 14:45 O (não) diálogo católico-protestante no Brasil do século XIX nas páginas do jornal O Apostolo Aprovado Aprovado
MARUILSON MENEZES DE SOUZA 12/07/2023 15:30 WILFRED SMITH: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA “FÉ DO OUTRO” PARA A PAZ MUNDIAL Aprovado Pendente
NEUZA SILVEIRA DE SOUZA 12/07/2023 16:00 O desafio do Diálogo Inter-religioso para a humanidade diante da pluralidade religiosa atual. Aprovado Aprovado
Rita Macedo Grassi 12/07/2023 14:55 O lugar da Interculturalidade na Teologia e na Ciências da Religião Aprovado Aprovado
Romero Bittencourt e Carvalho 12/07/2023 14:25 Especismo e diálogo inter-espécies nas tradições hindus Aprovado Pendente
Rosiléa Archanjo de Almeida e Lima 13/07/2023 14:30 A relação da Igreja Católica com outras religiões n’O Lampadário (1926-1928) Aprovado Aprovado
Sérgio Gonçalves de Amorim 12/07/2023 15:45 Elementos para construção de uma ‘filosofia espiritual como modo de vida’ na contemporaneidade Aprovado Aprovado
Wagner Ferreira Vaz 13/07/2023 15:20 ENTRE A PLURALIDADE ESPIRITUAL E A DESINSTITUCIONALIZAÇÃO RELIGIOSA: é possível fomentar diálogo inter-religioso com os sem Aprovado Pendente
GT 16 - Teologia prática e formação numa perspectiva interdisciplinar
Antonio Lisboa Lustosa Lopes 12/07/2023 14:00 Povo, Religião e Igreja - realidades e conceitos intercambiáveis Aprovado Aprovado
CLÉLIA PERETTI 12/07/2023 15:00 Formação Inicial e Continuada de Professores de Ensino Religioso e Lideranças Comunitárias. Aprovado Pendente
Gildásio Gomes de Jesus 12/07/2023 14:40 DIÁLOGO ENTRE TEOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA DIRECIONADO A SAÚDE INTEGRAL DOS IDOSOS Aprovado Pendente
GLEYDS SILVA DOMINGUES

Coautores
- EMANOEL QUERINO DOMINGUES
13/07/2023 15:00 COMPLIANCE APLICADO AO SENTIDO DE SER E FAZER DA TEOLOGIA PRÁTICA Aprovado Aprovado
Irineu Claudino Sales 12/07/2023 14:20 LIMITES DA “IGREJA EM SAÍDA” Aprovado Aprovado
Marcelo Luiz Machado 12/07/2023 15:20 Em busca de uma catequese ecológica: caminhos para uma ecologia integral na formação de catequistas Aprovado Pendente
Paulo Eduardo Boulhosa deFrança 13/07/2023 14:40 FERRAMENTAS ESPIRITUAIS APLICADAS NO ACONSELHAMENTO PASTORAL E DIRECIONADAS AO EQUILÍBRIO EMOCIONAL DO CRISTÃO Aprovado Pendente
Valdirlei Augusto Chiquito 13/07/2023 14:00 A EXPERIÊNCIA DA FÉ NA VIDA DA COMUNIDADE QUE CATEQUIZA E SE DEIXA CATEQUIZAR Aprovado Aprovado
Victor Hugo Pereira Paiva 13/07/2023 14:20 Iniciação à Vida Cristã inculturada na Amazônia Aprovado Pendente
GT 17 - Hermenêuticas da bíblia no contexto histórico Brasileiro
Beatriz Ayres Nogueira 12/07/2023 14:00 UM DIÁLOGO SALVÍFICO A PARTIR DA ÁGUA Aprovado Aprovado
eliane de fátima rodrigues 12/07/2023 14:20 A função social da terra e a proteção ambiental em Levítico 25:23-24 Aprovado Aprovado
Glaucia Loureiro de Paula 12/07/2023 14:40 BOAZ E A PROSPOSTA DE RECONSTRUÇÃO NO LIVRO DE RUTE Aprovado Pendente
JOÃO LUIZ CORREIA JÚNIOR

Coautores
- Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento
12/07/2023 15:00 AS CONSEQUÊNCIAS ECOLÓGICAS DAS AÇÕES ANTIÉTICAS. UM OLHAR A PARTIR DE Os 4,1-3 Aprovado Aprovado
Jose Geraldo de Gouveia 12/07/2023 15:20 HUMANIDADE, ECOLOGIA E DIALOGOS SOB À LUZ DE Jo 1,1 Aprovado Aprovado
José Landes Marinho Soares 12/07/2023 15:40 A PAX ROMANA: INSTRUMENTO POLÍTICO E RELIGIOSO DE CONTROLE SOCIAL Aprovado Aprovado
LUCAS COSTA MONTEIRO 12/07/2023 16:00 A COVID-19 no Brasil à luz do discurso do Papa Francisco sobre Mc4,36-41 Aprovado Aprovado
Madson Machado de Medeiros Ferro 13/07/2023 14:00 CORPO, MENTE, ESPIRITUALIDADE CRISTÃ E SAÚDE. UMA ABORDAGEM A PARTIR DA AÇÃO TERAPEUTICA DO DISCIPULADO DE JESUS Aprovado Aprovado
Márcio José Pelinski 13/07/2023 14:20 MISHPAT COMO PROJETO DE RETORNO DE ISRAEL À SUA VOCAÇÃO (ISAÍAS 42,1-9) Aprovado Aprovado
Marcos Gaudard Correa

Coautores
- Marcos Gaudard Correa
13/07/2023 14:40 A natureza nos ensinos de Jesus Aprovado Aprovado
VALMOR DA SILVA 13/07/2023 15:00 A CRÍTICA SOCIAL, NA SABEDORIA DOS ANIMAIS, CONFORME PROVÉRBIOS 30,24-31 Aprovado Pendente
GT 18 - Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade
EVA GISLANE BARBOSA

Coautores
- Benedito Tadeu dos Santos
12/07/2023 14:00 O sofrimento Humano e as fraturas éticas à luz da Encíclica “Salvifici Doloris”. Aprovado Aprovado
Itamar Marques da Silva 12/07/2023 15:00 A DIGNIDADE HUMANA EM LUTERO: aportes e convergências com a bioética Aprovado Aprovado
Jorge Tarachuque 13/07/2023 15:00 Etnocídio com imposição do marco temporal, na contramão do Bem Viver dos Povos Originários Aprovado Pendente
Lutherkin Lino Ludvich

Coautores
- WALDIR SOUZA
13/07/2023 14:00 Educação e espiritualidade: a profunda necessidade de ser humano no diálogo pedagógico. Aprovado Aprovado
Michel Eriton Quintas 12/07/2023 15:30 Da repressão do corpo à Biofilia: por uma revisão antropológico-moral Aprovado Aprovado
Michel Procópio Miranda 12/07/2023 16:00 Tanatoprofecia e as interconexões com o continuísmo profético e a proposta de uma Bioprofecia. Aprovado Aprovado
Paulo Franco Taitson 13/07/2023 14:30 Saúde, Ética e Espiritualidade vividos em Covid Longo. Marcos em Pesquisa e Extensão Aprovado Pendente
Rivael de Jesus Nacimento 12/07/2023 14:30 Uma espiritualidade de comunhão comprometida com o próximo e a solidariedade Aprovado Aprovado
VERA LUCIA WUNSCH

Coautores
- WALDIR SOUZA
13/07/2023 15:30 BIOÉTICA, SAÚDE E O CUIDADO INTEGRAL DOS POVOS INDÍGENAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Aprovado Aprovado
ATENDIMENTO
SUPORTE

Se você tiver dúvidas ou solicitações referentes ao Congresso SOTER, envie abaixo seu pedido de ajuda:

Contato
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se