Institucional
Institucional             Quem somos      
Quem somos

A SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – foi fundada em 1985 e se constitui como uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos e que, conforme seus estatutos, tem por objetivos: 

  1. Incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa no campo da Teologia e das Ciências da Religião.
  2. Promover o serviço de Teólogos, Teólogas e Cientistas da Religião a comunidades e organismos eclesiais, na perspectiva da opção preferencial pelos pobres.
  3. Contribuir para a publicação e divulgação dos resultados das pesquisas na Área de Ciências da Religião e Teologia.
  4. Facilitar a comunicação, o debate e a colaboração entre os membros da Sociedade e entre a Sociedade e instituições afins, em âmbito nacional e internacional.

A SOTER tem sede em Belo Horizonte e se divide em seis regionais, a saber: Norte (AM, PA, AC, AP, RO e RR), Nordeste (CE, MA, PI, RN, PE, PB, AL, SE e BA), Centro-Oeste (GO, DF, MT e MS), Sudeste (MG, RG, ES), São Paulo (SP) e Sul (PR, SC e RS)

A SOTER conta hoje com cerca de 650 membros e organiza, desde sua fundação, um Congresso Internacional anual, sempre com um tema relevante e importante para a Área do saber que lhe é própria, o universo teológico-religioso, mas também com forte preocupação e responsabilidade para com as demandas da sociedade, em geral, e da sociedade brasileira, em particular. Todos os anos, seus congressos formam um fórum privilegiado para o debate, atraindo estudiosos e pesquisadores do Brasil e do exterior. Pela solidez adquirida ao longo dos anos, o Congresso Internacional da SOTER tornou-se uma referência para a Área de Ciências da Religião e Teologia no Brasil. É um momento de encontro dos diversos Programas de Pós-Graduação em uma sintonia que se fortalece com outros Institutos e Faculdades em nível de Graduação. Há uma troca entre pesquisadores mais experientes com novos pesquisadores que estão em formação. Há ainda o reflexo internacional, resultado da seriedade como são tratados os temas, sempre de grande relevância, e as diversas parcerias que se foram construindo ao longo dos anos com pesquisadores internacionais que participaram de outras edições destes Congressos.

Nos últimos anos, os congressos da entidade têm sido realizados na PUC Minas, onde também se localiza a sede da SOTER, a partir de uma parceria que reforça um perfil ainda mais acadêmico ao que se propõe.

Os últimos congressos trataram sobre os seguintes temas: As Religiões e a Paz Mundial (2010); Religião e Educação para a Cidadania (2011); Mobilidade Religiosa. Linguagens – Juventude – Política (2012); Deus na sociedade plural. Fé – Símbolos - Narrativas (2013); Espiritualidade e Dinâmicas Sociais: Memória – Prospectivas (2014); Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos (2015); Tempos do Espírito: Inspiração e discernimento (2016); Religiões em Reforma: 500 anos depois (2017); Religião, ética e política (2018); Decolonialidade e práticas emancipatórias: novas perspectivas para a Área de Ciências da Religião e Teologia. O último congresso obteve grande participação, ultrapassando o número de 500 pessoas, com cerca de 361 comunicações científicas apresentadas, distribuídas em Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns Temáticos (FTs). Cada congresso leva à publicação de um livro com as principais conferências, além dos Anais e do caderno de resumos com ISSN próprios, disponíveis no portal da SOTER na internet.

A SOTER tem amplo reconhecimento acadêmico como Sociedade de Teologia e Ciências da religião, seja no Brasil seja em âmbito internacional. A SOTER mantém parcerias regulares com outras Sociedades afins no Brasil e no exterior e é filiada a Rede Internacional de Sociedades de Teologia (INSeCT), da qual é membro fundadora.