Congresso Soter 2009


APRESENTAÇÃO

O 22º Congresso Anual da SOTER investigará o tema Religião, Ciência e Tecnologia, e ocorrerá do dia 6 a 9 de julho de 2009, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte- MG. Evento já tradicional da área, tem obtido reconhecimento nacional e internacional, e recebeu da Capes a avaliação Qualis “A”. Prova dessa repercussão são a tradução para o espanhol de alguns Anais de nossos Congressos anteriores e a constante presença de um membro da Diretoria nacional na vice-presidência da INSeCT (“Rede Internacional de Sociedades de Teologia”, com sede jurídica na Alemanha). Visto que todo ano há um aumento de participantes, a expectativa de presença para 2009 é de 200 sócios, além de cerca de 250 pesquisadores da área, num total de 450 participantes.

O Congresso deste ano de 2009 pretende retomar o tema do ano anterior (“Sustentabilidade da Vida e Espiritualidade”) numa perspectiva mais ampla, servindo-nos de pesquisadores gabaritados que nos auxiliem a equacionar os reais desafios e prospectivas que influenciam reciprocamente os termos em questão: a experiência religiosa e sua pretensão de compreender e salvar o mundo, a lógica científica e sua contribuição às vezes aliada, às vezes adversária do pensamento religioso, e a tecnologia com sua ambivalente oferta de ajuda à humanidade e ao planeta.

Um atrativo a mais para essa discussão serão as comemorações em 2009 do bicentenário de nascimento do naturalista inglês Charles R. Darwine o sesquicentenário da publicação de seu livro Origem das Espécies, que lançou a público a teoria da evolução, proposta um ano antes por ele e Alfred R. Wallace. Somados ao quadro de conferencistas gabaritados que já confirmaram participação no evento, temos, portanto, elementos suficientes para um amplo e produtivo debate interdisciplinar, do ponto de vista científico, filosófico e teológico, que estará alerta para a complexidade que o assunto comporta.