24º Congresso Internacional Soter
GTs
Ementas
GT 1: Protestantismo
Coordenadores:
Prof. Dr. Ronaldo Cavalcante – Mackenzie, SP ronaldopcavalcante@yahoo.com.br (Secretário)
Prof. Dr. Adilson Schultz – PUC/Minas, MG

Ementa: O universo protestante tem passado por mudanças estruturais e conjunturais de significativa relevância. O dinamismo do fenômeno evangélico no Brasil e no mundo exige reflexões multidisciplinares, forjadas especialmente no campo da Teologia e das Ciências da religião, em constante diálogo com outras áreas do saber. Nesse sentido, o GT recolhe perguntas e reflexões sobre o futuro do protestantismo clássico, pentecostal e neopentecostal, entre elas: o papel público da teologia, a identidade da teologia evangélica em relação à cultura brasileira, o universo multifacetado de teologias protestantes, a questão da confessionalidade em relação ao diálogo ecumênico e inter-religioso, os êxitos e fracassos das igrejas e teologias protestantes na tarefa de articulação da revelação de Deus no mundo.

GT 2: Filosofia da religião

Coordenadores:
Prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal – UNB, DF
Prof. Dr. Flávio Augusto Senra Ribeiro – PUC/Minas, MG - flaviosenra@pucminas.br (Secretário)

Ementa: O GT de Filosofia da religião da SOTER vincula-se aos interesses da pesquisa no campo de conhecimento que pretende desenvolver uma investigação de natureza filosófica sobre as questões relativas ao fenômeno religioso. Serão aceitos trabalhos de docentes de ensino superior (mestres e doutores) e de estudantes de pós-graduação stricto sensu, da área de Filosofia, Teologia e Ciências da religião. As comunicações poderão abordar temas referentes ao problema de Deus em distintos autores, correntes e perspectivas filosóficas, à questão da religião na modernidade e na contemporaneidade e ao papel da Filosofia da religião na atualidade.

GT 3: Religião e Educação

Coordenadores:
Prof. Dr. Afonso Maria Ligorio Soares – PUC/SP, SP
Profa. Dra. Eunice Simões Lins Gomes – UFPB, PB
Prof. Dr. Remí Klein – EST, RS
Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira – PUC/PR, PR - srjunq@gmail.com (Secretário)

Ementa: Um campo que se abre sistematicamente aos pesquisadores, na Teologia e nas Ciências da religião é o dos estudos e pesquisas que têm como objeto a educação, seja ela formal, na escola, como no caso do Ensino religioso e das diferentes formas de evangelismo sistemático escolar, seja no processo não formal, que ocorre nas comunidades e diferentes movimentos. Sabe-se que a inferência da religião no universo da educação confunde-se com a história do país, desde o projeto político dos europeus nas terras brasileiras às diferentes formas de implantação da população por ações educativas formais e não formais. Portanto, a relação entre educação e religião é  assunto que desperta interesses e olhares dos mais variados e controversos, pois subsidia elementos que devem ser observados para que constituam marcos de relações entre os povos e as civilizações. Tais elementos estão relacionados à compreensão e transformação das práticas e conduções da vida,  políticas educacionais apresentadas como plataformas para a ordenação e direção das relações da humanidade com seu entorno (natureza, transcendência, alteridade). A proposta deste GT é acolher pesquisas em Teologia e em Ciências da religião que visem compreender as relações e implicações do universo religioso no âmbito educacional.

GT 4: Pluralidade religiosa, intolerância e diálogo

Coordenadores:
Prof. Dr. Gilbraz Aragão – UNICAP, PE - gilbraz@unicap.br (Secretário)
Prof. Dr. Roberlei Panasiewicz – PUC/Minas, MG

Ementa: Diante do contexto culturalmente plural em que nos encontramos e que desafia as tradições religiosas, surgem movimentos intolerantes, mas também uma grande oportunidade para o diálogo. Sem renegar ou desconhecer o que há de único e irrevogável em cada religião, trata-se então de perceber, no convívio com a diversidade, o que é essencial em cada tradição e, portanto, de manifestar um dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões. Incluem-se nessas espiritualidades inclusive aquelas expressões laicas e sem divindades. O diálogo “inter-religioso” que elas todas proporcionam faz repensar o compromisso ético das religiões com a paz mundial. O GT está aberto, assim, ao debate de pesquisas sobre a Pluralidade Religiosa, a Intolerância e o Diálogo.

GT 5: Teologia no Espaço Público e no Mundo Contemporâneo

Coordenadores:
Prof. Dr. Érico Hammes - PUC/RS, RS - EHammes@pucrs.br (Secretário)
Prof. Dr. João Décio Passos - PUC/SP, SP
Prof. Dr. Vitor Feller – ITESC, SC

Ementa: O GT aborda a Teologia enquanto Ciência da Fé que, ao refletir sobre os desafios da realidade, das relações sociais e internacionais, repensa os seus temas fundamentais e contribui para novas compreensões do papel da fé na sociedade atual. Como principais objetivos se propõe: 1) dialogar com os avanços científicos e tecnológicos; 2) propor uma compreensão transformadora da existência de fé no contexto político social do país; 3) trazer à consciência religiosa a necessidade de superação da violência em suas diferentes manifestações; 4) repercutir teologicamente os movimentos mundiais de correntes dos processos de globalização.

GT 6: Mística, espiritualidades e educação

Coordenadoras:
Ceci Baptista Mariani – PUC/Campinas, EDT - cecibm@puc-campinas.edu.br (Secretária)
Maria José Caldeira do Amaral - PUC/SP

Ementa: o termo mística é usado hoje com variadas significações, muitas vezes em contradição com o sentido originário da palavra: encontro com Deus em seu Mistério. Da mesma maneira, muito se fala em espiritualidade na atualidade. O mundo contemporâneo transformou a espiritualidade em uma mercadoria destinada a possibilitar ao consumidor momentos de “bem estar”: shows promovidos por padres cantores, sessões de meditação terapêutica, apresentações em PowerPoint com imagens e palavras tocantes, livros de autoajuda etc. Neste sentido, é urgente uma reflexão que resgate esses termos da banalidade e devolva a eles a densidade, fruto de sua longa tradição. O presente GT quer reunir pesquisadores (as) que, tendo trabalhado nessa perspectiva, se disponham a discutir criticamente e a aprofundar a relação entre mística, espiritualidade e educação, considerando, além disso, os novos desafios colocados pela sociedade contemporânea.

GT 7: Teologia (s) da Libertação (TdL)

Coordenadores:
Prof. Dr. Paulo Agostinho – PUC/Minas, MG - pagostin@terra.com.br (Secretário)
Prof. Dr. Benedito Ferraro – PUC/Campinas, SP
Profa. Dra. Luiza Tomita – ITESP, SP

Ementa: O GT TdL pretende reunir pesquisadores (as) que investigam sobre as diversas formas de teologias contextuais que se compreendem como “da libertação”, que articulam teologia e libertação, a defesa da dignidade eco-humana, da justiça e da solidariedade. O GT se abre também, nessa perspectiva, às questões de metodologia e epistemologia teológicas; às articulações entre mediações filosófico-científicas, hermenêuticas e praxísticas; aos embates com as ciências da religião; às mudanças de paradigma. Considera os novos sujeitos e lugares teológicos, assim como as diferentes categorias de análise como gênero, raça/etnia, além de classe social, privilegiando os mais diversos temas na perspectiva da libertação e do diálogo interdisciplinar e suas interfaces com o contexto atual de busca de ecumenismo,  pluralismo e diálogo inter-religioso.

GT 8: Religião, ecologia e cidadania planetária.

Coordenadores:
Prof. . Dr. Afonso Murad – FAJE, MG - murad4@hotmail.com (Secretário)
Prof. Dr. Pedro Ribeiro de Oliveira – PUC/Minas, MG

Ementa: O tema de discussão no GT será: “Religião e educação da cidadania planetária. Princípios teóricos e experiências relevantes”. Contemplar-se-ão reflexões teóricas e experiências bem sucedidas de formação da consciência planetária a partir da educação em espaço acadêmico ou do terceiro setor. Questões norteadoras para a discussão: que contribuições recentes a teologia cristã e as Ciências da religião no Brasil trouxeram para a temática “Ecologia e cidadania”? Que elementos pedagógicos se destacam nas práticas de educação ambiental? Como a experiência religiosa e sua tematização (Teologia) contribui efetivamente para o desenvolvimento da consciência planetária?

GT 9: Interculturalidade

Coordenadores:

Prof. Dr. Alain Pascal Kaly – História UFRJ, RJ
Profa. Ma. Selenir C. Gonçalves Kronbauer – EST, RS - selenir@est.edu.br (Secretário)
Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva - FURB, SC

Ementa: A partir das perspectivas libertadoras das culturas e religiões dos povos afroamericanos analisar, em perspectiva intercultural e multidisciplinar, o papel da espiritualidade, da religião e da educação na formação para a cidadania e respeito às diversidades. Investigar os principais desafios que enfrentam hoje na formação de uma consciência cidadã mais aberta à interculturalidade e os impactos do racismo contemporâneo. Refletir, mediante argumentação e pesquisa filosófica, teológica e científica, sobre as novas demandas sociais, políticas e culturais que exigem posicionamentos e aberturas das práticas clássicas religiosas para uma sociedade plural.

GT10: Bíblia: conflitos de interpretação e novas perspectivas hermenêuticas

Coordenadores:
Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcellos – PUC/SP, SP - plvascon@uol.com.br (Secretário)
Prof. Dr. Ricardo Lengruber Lobosco – Bennett, RJ

Ementa: Os estudos bíblicos são um campo de investigação dinâmico e conflitivo, por conta das diversas interfaces que estabelece com tantas áreas do saber, e também por influxos extra-acadêmicos que sobre ele incidem. O presente GT recolhe investigações que têm na Bíblia seu campo de interesse, abrindo-se a conexões com áreas afins e discutindo as diversas possibilidades investigativas que a Tanak judaica e a Bíblia cristã proporcionam.

GT 11. Religião, Arte e Literatura

Coordenadores:
Prof. Dr. Alessandro Rocha – PUC/Rio, Rio
Prof. Dr. Carlos Caldas – Mackenzie, SP
Prof. Dr. Joe Marçal G. dos Santos PUC/RS, RS
Prof. Me. Alex Villas Boas – PUC/SP, SP - alex.villas.boas@hotmail.com (Secretário)

Ementa: O presente GT pretende aprofundar o tema Religião e Educação para a Cidadania a partir do olhar da Arte e a da Literatura, que captaram a ideia de Deus ao longo da história das religiões, ora como elemento anestésico, ora como elemento catalisador da consciência histórica de um povo, plasmando a fé e o exercício afetivo e efetivo da cidadania.

GT 12: Religião e Gênero

Coordenadoras:
Profª. Drª. Anete Roese – PUC/Minas, MG - anete@luteranos.com.br (Secretária)
Profª. Drª. Sandra Duarte de Souza – UMESP, SP
Profª. Drª. Alzira Munhoz – ISTA, MG

Ementa: O GT Religião e Gênero se propõe ser um espaço de diálogo transdisciplinar no campo das Ciências da religião, articulando áreas como teologia, sociologia, antropologia, história, psicologia e filosofia em perspectiva de gênero. O GT se dedicará à análise teórica feminista de fenômenos, movimentos religiosos e manifestações espirituais do mundo contemporâneo. As teorias de gênero no campo feminista se ocupam do estudo da problemática em torno da questão de gênero - que implica todas as manifestações de gênero, seu lugar na sociedade (ex.: masculinidades, homossexualidades, heterossexualidades) e toma em conta as transversalidades como etnias, classes, sexualidades, contextos políticos, econômicos, históricos, meio ambiente etc. Objetiva-se acolher estudos e reflexões críticas acerca do papel das religiões/ religiosidades/espiritualidades e suas implicações sobre as relações de gênero na sociedade, do lugar dos sexos nas diferentes religiões ao redor do mundo e das experiências que mulheres e homens fazem em terreiros, igrejas, templos, mesquitas, sinagogas, casas de oração e outros espaços de celebração. O GT também prevê propostas que abordem os significados das experiências de libertação no contexto religioso e hermenêuticas críticas de textos sagrados escritos ou orais e seus sentidos para a humanidade.

GT 13: Desafios éticos à religião em tempos tecnológicos

Coordenadores:
Proa. Dra. Maria Inês Miller – CES, Juiz de Fora, MG - mmillen@terra.com.br (Secretária)
Prof. Dr. Márcio Fabri – São Camilo, SP

Ementa: Estudos de cunho ético e leitura crítica sobre tecnociências, sobre situações e condutas, teorias e conceitos, analisando interelações entre dados religiosos e saber científico, particularmente em áreas das ciências da vida e da saúde, e proteção do ambiente.

GT 14: Sociedade, laicidade e tolerancia religiosa


Coordenadores:
Profª. Drª. Marília De Franceschi Neto Domingos, UFPB, PB - mariliadomingos@hotmail.com (Secretária)
Prof. Dr. Luis Tomas Domingos, UNILAB, CE

Ementa: O objetivo do GT é discutir as relações entre as diversas religiões, na sociedade atual. Em um momento em que os conflitos religiosos têm acirrado as discussões políticas, gerando mesmo a queda de regimes, a questão da necessidade do respeito ao princípio da laicidade - entendido como a obrigação do Estado garantir a livre expressão religiosa - se torna urgente como tema, além de nos obrigar a voltar os olhos para o aumento da intolerância no Brasil.

GT 15: Iniciação Científica

Coordenadores:
Prof. Dr. Carlos Frederico – PUC/Minas, MG
Profa. Dra. Cleusa Andreata – UNISINOS, RS
Rodrigo Coppe – PUC/Minas, MG - rcoppe@pucminas.br (Secretário)

Ementa: O presente GT tem por objetivo propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação (atualização e especialização), assim como a bolsistas de iniciação científica, um espaço em que possam apresentar os resultados de suas pesquisas bem como discuti-los. Com isto, favorecer-se-á a divulgação de suas atividades de pesquisa bem como propiciará o aprimoramento e amadurecimento de sua capacidade de investigação e participação no ambiente acadêmico.

 
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