24º Congresso Internacional Soter
o congresso
Justificativa

Depois de ter aprofundado em 2008 a questão da sustentabilidade, em 2009 a relação entre ciência e religião, e em 2010 o papel das religiões na construção da paz mundial, a SOTER quer, com o congresso de 2011, pensar a interface entre Religião, Educação e Cidadania. Que as religiões tenham uma influência na formação dos valores éticos de uma sociedade não há dúvidas. Tampouco se ignora o lugar que elas ocupam na educação dos cidadãos e cidadãs, muitas vezes contribuindo para a formação de uma consciência crítica e o engajamento na transformação social, outras reforçando os interesses dos que detêm o poder.

O período em que nasceu e floresceu a teologia da libertação, viu também surgir no Brasil um grande movimento educativo, com teóricos de grande importância, como Paulo Freire, e experiências inovadoras na área da educação, muitas das quais assumidas por grupos de origem eclesial. Com a redemocratização do país, boa parte da reflexão sobre a educação como formação para a cidadania foi assumida pelo Estado, que não logrou, porém, assegurar uma educação de qualidade para todos os cidadãos e cidadãs numa sociedade cada vez mais caracterizada como sociedade da informação e do conhecimento. A complexificação do campo religioso nacional fez, por outro lado, com que religião e educação se tornassem bens de consumo e objetos de disputa no mercado, retirando em parte às distintas confissões religiosas e eclesiais o papel que tiveram na formação da consciência para o exercício da cidadania entre os anos 1960-1990. Além do mais, com a irrupção do pluralismo religioso entre nós, o ensino religioso nas escolas, previsto na Constituição Brasileira e em vigor em muitos estados da federação, deu origem a muitos debates e conflitos, que merecem o aprofundamento dos estudiosos da religião e da teologia.

Ao propor para 2011 a discussão da relação entre Religião, Educação e Cidadania, o 24º Congresso Anual da Soter pretende abordar um tema relevante na atualidade, que interessa não só aos profissionais da teologia e das ciências da religião, mas também a educadores, filósofos, políticos, cientistas e todos os que se preocupam com o papel que a religião e a educação têm na formação para a cidadania.

 
Logo soter

Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico | PUC/MG, Prédio 4, 2º Piso | (31) 3319 4102 | soter@soter.org.br

Seth design | Criação de Sites

 

Belotur