24º Congresso Internacional Soter
o congresso
Realização

A SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – SOTER (www.soter.org.br) é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em julho de 1985 por um grupo de teólogos e cientistas da religião do Brasil. Com sede em Belo Horizonte-MG, seus objetivos são incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa no campo da Teologia e das Ciências da Religião; divulgar os resultados da pesquisa; promover os serviços dos teólogos e cientistas da religião às comunidades e organismos não-governamentais na perspectiva da construção da cidadania e da inclusão social; facilitar a comunicação e a cooperação entre os sócios e defender sua liberdade de pesquisa (cf. Estatuto, Art.3.).

Concretizando seus objetivos, a SOTER promove congressos periódicos, seminários e encontros de pesquisa; patrocina publicações e cadastro de Professores e Pesquisadores de Teologia e Cientistas da Religião e trienalmente organiza sua Assembleia eletiva. A sociedade conta atualmente com cerca de 500 sócios e permanece aberta à adesão de novos associados, dentro das normas do Estatuto (Art. 5.), acolhendo professores/as e pesquisadores/as que atuem academicamente na área da Teologia e das Ciências da Religião, possuindo ao menos o grau acadêmico de mestre na sua área de conhecimento. No último quadriênio, cerca de 100 novos sócios e sócias foram aceitos na Sociedade, mostrando sua vitalidade e capacidade de agregar novos valores.

Desde sua fundação, há 26 anos, a SOTER tem se fortalecido continuamente. Seus Congressos, de periodicidade anual, têm abordado temas relevantes no contexto dos Estudos de Teologia e de Religião e gerado diversas publicações importantes, que se encontram inclusive traduzidas fora do Brasil. Os Anais de seus Congressos são publicados anualmente e, a partir de 2008, foi inaugurada também a publicação do livro digital com todas as comunicações científicas aprovadas e apresentadas (Cf.: www.ciberteologia.org.br).

Para 2011, daremos continuidade a uma importante parceria firmada com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, cujo apoio e cessão da infra-estrutura tem sido imprescindíveis para ampliar o raio de alcance de nosso Congresso. Reconhecida pela sua seriedade acadêmica no âmbito nacional, a PUC Minas prestigia e honra a SOTER com seu generoso apoio.

 
Logo soter

Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico | PUC/MG, Prédio 4, 2º Piso | (31) 3319 4102 | soter@soter.org.br

Seth design | Criação de Sites

 

Belotur