Prêmios
Prêmios             João Libanio      
João Libanio

PRÊMIO SOTER – JOÃO BATISTA LIBANIO

 

O Prêmio

A partir de 2018, a cada ano, no Congresso da SOTER, a Sociedade honra um de seus membros por seu desempenho acadêmico e conjunto da obra com essa premiação. Diferente de outras premiações da Sociedade, como o Prêmio SOTER de Tese (Prêmio Afonso Maria Ligório Soares), este Prêmio deseja distinguir e reconhecer teólogos e/ou estudiosos e cientistas da religião “seniors” que conseguiram construir uma obra respeitada no Brasil e no exterior e são reconhecidos por seus pares como eminentes na Área de pesquisa de Ciências da Religião e Teologia.

O Prêmio é nomeado em homenagem a um dos mais ilustres membros da SOTER, que foi igualmente seu primeiro presidente. O Prof. Pe. João Batista Libanio nasceu em Belo Horizonte em 1932 e faleceu em Curitiba em 2014. Fez seus estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro e também cursou letras neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Seus estudos de teologia sistemática foram efetuados na Hochschule Sankt Georgen, em FrankfurtAlemanha, onde estudou com os maiores nomes da teologia europeia. Seu mestrado e doutorado em teologia foram obtidos na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) de Roma.

João Batista Libanio foi Diretor de Estudos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma, Itália, durante os anos do Concílio Vaticano II, o que facilitou seu contato com os bispos e assessores de todo o Brasil. Retornou ao Brasil em 1968, onde dedicou-se ao magistério e a pesquisa teológica por mais de trinta anos, na linha da teologia da libertação. Foi professor de teologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, e do Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Posteriormente, foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e diretor do Departamento de teologia da mesma Universidade. Também foi professor no Curso de Realidade Brasileira do IBRADES, no Rio de Janeiro. Em 1982, retornou a Belo Horizonte e, até seu falecimento, lecionou teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), antigo Instituto Santo Inácio em Belo Horizonte.

João Batista Libanio foi autor de cerca de 125 livros, dos quais 36 de autoria própria e os demais em colaboração com outros autores, alguns editados em vários outros idiomas. Além disto, teve mais de 40 artigos publicados em periódicos especializados, além de inúmeros outros escritos em diversos jornais e revistas. Foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil e do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além de assessorar encontros das Comunidades Eclesiais de Base. Em seus últimos anos trabalhou como vigário na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte. Faleceu em Curitiba no dia 30 de janeiro de 2014, vítima de um infarto.

O perfil do teólogo João Batista Libanio configura o prêmio que a SOTER deseja outorgar a aqueles/aquelas que se destacam na pesquisa e produção da Área de Ciências da Religião e Teologia, projetando-a no cenário nacional e internacional.

           

Premiados

2022: José Oscar Beozzo

2021: Ivone Gebara

2019: Leonardo Boff

2018: Carlos Mesters