Notícias
Notícias             Notícias             35º Congresso Internacional da SOTER
Notícias
14/04/2023 SOTER Congresso SOTER 35º Congresso Internacional da SOTER
A+ a-

35º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER 2023

A Amazônia e o futuro da humanidade: povos originários, cuidado integral e questões ecossociais

De 11 a 14 de julho de 2023 - Híbrido: presencial e on-line

 

Aproxima-se o nosso 35º Congresso Internacional da SOTER, e começamos a sua apresentação com dois trechos de poemas inspiradores do grande poeta amazonense Thiago de Mello (1926-2022), que no ano passado nos deixou. Homem de estatura planetária, incansável defensor da vida e da dignidade do povo da Amazônia. Homem incompreendido por muitos, que sofreu o exílio para o Chile, por lutar pela liberdade, justiça e democracia, durante o regime da ditadura militar no Brasil. Este poeta da liberdade e jornalista da verdade, era homem que encarnava a coragem e a bravura dos nossos povos originários e quilombolas, tão enraizados na Amazônia e que ainda resistem a despeito de tanta violência, perseguição, negação de direitos fundamentais, falta de políticas públicas. Em pleno exílio, em tempos sombrios, içou a bandeira do esperançar, publicando uma de suas obras mais relevantes “Faz escuro, mas eu canto”, na qual, além dos dois poemas citados acima, brindou-nos com a seguinte epígrafe:

É preciso trabalhar todos os dias pela alegria geral.
É preciso aprender esta lição todos os dias
e sair pelas ruas cantando e repartindo,
a mão cristalina, a fronte fraternal.

É com esta inspiração teimosa do poema amazonense que lançamos este convite apresentação de nosso Congresso que se aproxima. A Amazônia, com seu simbolismo, com sua relevância ecológica enquanto ecossistema complexo, frágil e interligado com os demais, com suas incontáveis nascentes, chuvas e rios, plantas, florestas e animais, com sua rica diversidade de povos sábios, criativos e resistentes, com suas graves ameaças pela voracidade incontida e inconsequente da avidez humana por riquezas e lucros, é nossa fonte maior de inspiração e reflexão.

Revela-se decisivo conhecer com profundidade a Amazônia, a riqueza de suas possibilidades e a gravidade de sua exploração irresponsável, de seu desequilíbrio e de destruição para o presente e o futuro do nosso país e da humanidade.

 

Mais informações: www.soter.org.br/congresso

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO