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25/06/2022 Nota Oficial Carta de orientação Belo Horizonte, 25 de junho de 2022.
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Prezados Sócios e Sócias da SOTER!


Estamos nos aproximando do 34º Congresso Internacional da SOTER, que será realizado
entre os dias 11 e 15 de julho de 2022, em formato híbrido, isto é, com atividades presenciais e
atividades on-line, refletindo sobre a seguinte temática: “Religiões e projetos de Brasil nos 200
anos de Independência”.


Abaixo, gostaríamos de passar algumas informações que se fazem necessárias, pois o
formato híbrido implica ações e atividades diferentes e pretendemos que todos possam participar
da melhor maneira possível. Gostaríamos de ressaltar ainda que o período pandêmico em que
estamos vivendo e o aumento recente nos casos de Covid-19 exigem de todos nós uma atenção e
cuidado, pensando assim na saúde e no bem-estar de todos. Também, em atenção a isso, por conta
do aumento dos casos de Covid-19 e em relação a dificuldade que esta situação traz para viagens
e locomoções, a Diretoria da SOTER tomou algumas decisões, que abaixo pretendemos explicar
e, desta forma, dar as devidas orientações.


1. Evento: O congresso será realizado em formato híbrido, de 11 a 15 de julho. As
atividades acontecerão no Auditório João Paulo II, na PUC Minas, e por meio
das Plataformas Zoom e Teams. O dia 11 está destinado para atividades internas
da Diretoria, dos Conselheiros Regionais e da Equipe de Organização. A abertura
do evento e a primeira conferência estão marcadas para a manhã do dia 12/07, às
08h, conforme informações no site do congresso.


2. Conferências: As conferências acontecerão a partir do Auditório João Paulo II.
Importante: alguns palestrantes estarão presencialmente (João Cezar de Castro
Rocha e Carlos Alberto Steil), os demais palestrantes falarão por meio da
Plataforma Zoom, com transmissão pelo telão do auditório (para quem estiver
presencialmente) e pela Plataforma Zoom (para quem optar por participação online).
A estrutura do Auditório da PUC Minas, com diversas câmeras e condição
apropriada, permite uma interação e visualização de todos os participantes, de
quem estiver no auditório e de quem estiver via Zoom.


3. Tradução simultânea: A conferência do dia 13/07, do Prof. William Cavanaugh,
será em inglês e via Plataforma Zoom, com tradução simultânea. Aquelas pessoas
que estiverem no auditório e necessitarem de tradução do inglês para o português
deverão levar seus notebooks ou celulares com fone de ouvido e, durante a
conferência, optar por ouvir a tradução em português, disponibilizada na
Plataforma Zoom. A conferência do dia 14/07, com a Profa. Sandra Arenas, será
em espanhol e não terá tradução simultânea.


4. GTs e FTs: Toda a parte de comunicações será on-line, nós não teremos sala na
PUC Minas para esta atividade. Para isso, usaremos a Plataforma Teams, cedida
pela própria PUC Minas. Neste caso, mesmo quem for a Belo Horizonte terá que
levar seu notebook ou celular para participar destas atividades. A pessoa poderá
ficar em algum espaço da PUC Minas com rede Wi-Fi ou em seu local de
hospedagem.


5. Livrarias: Na intenção de não promover aglomeração e visando o cuidado com
todos, neste ano não teremos o setor de livrarias e lançamentos de livros no
congresso. A única livraria que fará a exposição será a Paulinas, pela parceria e
porque estará apresentando o livro do Congresso 2021, que será lançado neste
congresso.


6. Coffe break: Na intenção de não promover aglomeração e visando o cuidado com
todos, neste ano não estaremos oferecendo lanches nos intervalos. A PUC Minas
oferece espaços com opções de lanches e preços variados.


7. Medidas de proteção e máscaras: O uso de máscaras será obrigatório para quem
for participar de atividades presenciais. Solicitamos que utilizem máscaras
apropriadas, de tipo cirúrgica ou PFF2/N95 e ainda o uso de álcool gel. Estaremos
com monitores que orientarão os espaços dentro do auditório. Sabemos que a
vontade de estar próximo e de abraçar é grande, somos pessoas, no entanto, o
tempo ainda exige cuidado. Pedimos que este cuidado se estenda para os locais
de hospedagens, haja vista que teremos pessoas vindas de vários lugares,
aeroportos, rodoviárias, transporte coletivo, o que exige uma atenção.

 

8. Participação: O acesso ao auditório e às Plataformas Zoom e Teams só será
permitido a pessoas inscritas no congresso. Pedimos atenção a este ponto, pois
vai ao encontro da segurança de todos. Os acessos às plataformas serão por meio
do espaço do participante, no site do congresso. Para facilitar os acessos,
solicitamos que os participantes baixem em seus computadores ou em seus
celulares os respectivos aplicativos, Zoom e Teams.

 

9. Para os Sócios: Devem estar em dia com a anuidade 2022 e anuidades anteriores.
Aqueles e aquelas que estão em dia com a sua anuidade terão isenção de taxa de
inscrição, mas devem fazer todo o processo de inscrição pelo sistema do site do
congresso. Lembramos a importância de manter atualizadas as suas informações
cadastrais. Havia uma intenção desta Diretoria de que os boletos de anuidade
fossem impressos pelo site da SOTER, no entanto, esta condição ainda não se faz
possível, está em processo de implementação com o Banco Santander.
Informações sobre anuidades devem ser buscadas com a secretaria (Lídia) e
tesouraria da SOTER (Andreia). Contatos: secretariasoter@gmail.com /
secretaria@soter.org.br / tesourariasoter@gmail.com

 

10. Assembleia Geral: Este ano, a Assembleia Geral será eletiva, conforme cartaconvocatória
enviada no dia 30/05/2022. De início, a Diretoria havia proposto
que esta Assembleia seria realizada somente no formato presencial, visando
garantir a segurança jurídica do ato e os efetivos registros em cartório que se
fazem necessários posteriormente. No entanto, o aumento dos casos de Covid-19
nos últimos dias e a impossibilidade de muitas pessoas estarem em Belo
Horizonte para a Assembleia, e depois de termos sido procurados por vários
sócios e sócias, a Diretoria da SOTER buscou uma assessoria jurídica e, a partir
desta assessoria e com a garantia da supervisão desta durante a assembleia,
decidimos que a Assembleia Geral de 2022 será realizada nos dois formatos:
presencial e remoto. Assim, torna-se garantida a participação de quem estiver
presente em Belo Horizonte e garante-se também a participação de quem estiver
de forma remota. Para tanto, deveremos seguir estritamente a assessoria para este
momento, o que será repassado e explicado em breve.

 

11. Eleição de nova Diretoria e Conselheiros Regionais: A partir destas definições
e de acordo com as definições do nosso estatuto, ficam abertas as inscrições para
possíveis nomes e chapas que queiram se candidatar e apresentar uma proposta.
Estes nomes devem ser apresentados à Presidência da SOTER até o dia anterior
à Assembleia, dia 13/07/2022. Todas as demais informações, como data, horário
e local ficam mantidos, conforme carta-convocatória. A eleição ou reeleição dos
Conselheiros Regionais se fará na reunião do próprio Regional, marcada na
programação do congresso para o dia 13/07, às 18h, somente no formato on-line.

12. Hospedagem: Para aqueles que irão se dirigir a Belo Horizonte, a SOTER tem
parceria com a Casa de Retiros São José, ao lado da PUC Minas, como referência
de hospedagem oficial e que já é tradicional para a SOTER. Ressaltamos que não
haverá traslado da Casa para a PUC Minas e vice-versa. Mais uma vez,
reforçamos o dado de que todos mantenham os protocolos de prevenção e
cuidado em seus locais de hospedagem. Informações e contato com a Casa São
José: (31) 3411-5040 / contato@casaderetirossaojose.com.br

 

Prezados Sócios e Sócias, o congresso está sendo pensado na tentativa de responder às
questões que o tema nos interpela e sabemos que os desafios são muitos. Infelizmente, o tempo
pandêmico ainda não nos permite um encontro totalmente presencial. A saúde de cada pessoa é o
mais importante, portanto, esperamos a participação de cada um de vocês, na modalidade que
você preferir e da maneira que se sinta mais confortável. Temos certeza que a sua participação
vai engrandecer e contribuir para um bom resultado. A SOTER se faz forte pela coletividade de
seus membros e a voz que ecoa de nossos congressos tem uma enorme contribuição para a
sociedade que queremos construir, para um Projeto de Brasil que garanta direitos, liberdade e
dignidade.


Queremos atendê-los da melhor forma possível e, desde já, colocamos toda a nossa equipe
à disposição.


Agradecemos a sua atenção e esperamos a sua participação!

Cesar Kuzma – Presidente da SOTER

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