Notícias
Notícias             Notícias             Discurso tomada de posse
Notícias
30/08/2022 Clélia Peretti Nota Oficial Discurso tomada de posse Curitiba 15 de julho de 2022
A+ a-

As bênçãos 

Não tenho a anatomia de uma garça pra receber
em mim os perfumes do azul.
Mas eu recebo.
É uma bênção.
Às vezes se tenho tristeza, as andorinhas me
namoram mais de perto.
Fico enamorado.
É uma bênção.
Logo dou aos caracóis ornamentos de ouro
para que se tornem peregrinos do chão.
Eles se tornam.
É uma bênção.
Até alguém já chegou de me ver passar
a mão nos cabelos de Deus!
Eu só queria agradecer.

(Manoel de Barros)

 

Prezados[as] Senhores[as]:

1 César Augusto Kuzma,

2 Maria Clara Lucchetti Bingemer

3 Paulo Fernando Carneiro de Andrade,

4 Andreia Cristina Serrato (PUC PR),

5 Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães (PUC Minas),

Nós, Andreia Cristina Serrato (PUCPR), Maria Jeane dos Santos Alves (UFS), Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães (PUC Minas) e André Phillipe (Católica SC), Clélia Peretti (PUC PR), agradecemos em nome de todos os sócios e socias da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, pelos relevantes serviços prestados a esta Associação durante o período de sua gestão (2019-2021). Destacamos a grande contribuição para a ampliar parceiras da Soter com outras entidades nacionais e internacionais, pela atuação em vários setores da sociedade e da Igreja, pelos vínculos e articulações em prol do desenvolvimento da Teologia e Ciência da Religião.

Um agradecimento especial, pelo compromisso da profissionalização da gestão financeira e da documentação da Soter, bem como, da integração de novos sócios à Sociedade. De modo especial, agradecemos pelo compromisso de estar e caminhar juntos em tempos difíceis marcados pela Pandemia da COVID-19. Todos nós, teólogos e teólogas, cientistas da Religião percebemos a importância da religião  no enfrentamento e superação da dor causada pela pandemia. Creio que diante  da morte, da falta de leitos, da atenção à saúde a Teologia pode dizer a sua Palavra.

Estamos cientes do desafio que esta Nova diretoria assume. Sabemos que podemos contar com a experiência e apoio de cada um de vocês, bem como, de cada sócio e sócia que nos elegeram.

Nesta gestão, faz parte da agenda dar continuidade às ações da SOTER em curso. E fortalecer e potencializar o papel da Teologia e Ciências da Religião na construção de uma sociedade mais justa e humana. Para isto, esta gestão não medirá esforços para que estas ciências caminhem pari passo com a história, percebendo os sinais do tempo e  intervindo na sociedade. Pretendemos estreitar laços com os Programas de Pós-Graduação, com as Agências de Fomento à pesquisa, com os órgãos dos Direitos Humanos, manter na agenda a pauta do Ensino Religioso no Estado brasileiro e ações que promovam a diversidade social, cultural e religiosa.

Na condição de professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, agradeço o apoio para realizar essa missão.

Agradeço à PUC- Minas na pessoa de Dom Mol por sediar a SOTER.

Juntos e empaticamente, com a nova diretoria e cada sócio e sócia, coloquemo-nos a serviço para um novo projeto de Brasil, para que possamos enriquecer nossas comunidades científicas e políticas. Esse é o nosso grande desafio reinventar nossa comunidade maior que é a humanidade.

Grata.

Clélia Peretti

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO