Notícias
Notícias             Notícias             Nota de agradecimento – Prof. Cesar Kuzma – ex-presidente da SOTER
Notícias
04/08/2022 Cesar Kuzma Nota Oficial Nota de agradecimento – Prof. Cesar Kuzma – ex-presidente da SOTER Esta é uma nota de agradecimento.
A+ a-

Esta é uma nota de agradecimento.

 

Em julho deste ano eu encerrei um ciclo de 6 anos como presidente da SOTER e, por esta razão, gostaria de usar este espaço para agradecer. Gostaria de agradecer a todos e a todas que ajudaram a percorrer este caminho e a realizar este trabalho. Caminho e trabalho que se fazem coletivos, para os quais somos apenas um instrumento, uma pequena ajuda. Foi um tempo de desafios, de aprendizados, de abertura a novas realidades que nos interpelam a cada tempo. Agradeço aos membros da Diretoria que me acompanharam, desde a primeira gestão, em 2016, com a Maria Clara L. Bingemer, Paulo Fernando C. de Andrade, Solange do Carmo e Alex Villas Boas. Depois, com a nova gestão, em 2019, em que permaneceram Maria Clara e Paulo Fernando, mas com a entrada de Andreia Cristina Serrato e Edward Neves M. de B. Guimarães.

De igual modo, quero agradecer as nossas colaboradoras diretas, Lídia do Carmo, nossa secretária e Camilla Moreira, que responde por nossas mídias e comunicação. Junto a elas, agradeço o trabalho da empresa SETH Comunicações, na pessoa de Tiago Parreiras.

Preciso dizer que, durante estes 6 anos, eu aprendi muito. Estar com a SOTER neste período me fez ver mais longe, aprendi a olhar aquilo que fazemos com novas perspectivas, em abertura a novas realidades e em diálogo com o que é novo; em atenção ao que podemos oferecer e servir, mesmo que sejamos críticos, mas sempre construtivos. As urgências do país deram o tom dos nossos congressos e nos últimos três anos isso se tornou mais forte por conta da pandemia, que pegou de modo abrupto a todos nós. Os congressos foram um grande espaço de discussão, de aprendizagem, de diálogo, de construção. O sucesso dos congressos se deve a um esforço maior, de cada sócio e sócia, de cada participante, de cada palestrante e coordenador. Por esta razão, agradeço o apoio de todos e todas. A confiança de cada sócio e sócia da SOTER nos fez caminhar com coragem e em passos firmes e seguros, um apoio fundamental e necessário para o cumprimento da nossa missão.

Saio da diretoria e permaneço na SOTER com o coração agradecido, com a lembrança de cada pessoa e de cada palavra que foi dita e refletida, num legado que construímos coletivamente, pois é em conjunto que podemos avançar e fazer sempre mais.

Aproveito este momento para agradecer também as parcerias, em especial a PUC Minas, na pessoa de Dom Joaquim Mol, até então reitor da universidade e que nunca mediu esforços para nos ajudar e possibilitar a realização de nossas atividades. Uma voz companheira, presente e amiga. Obrigado. Com a PUC Minas, quero agradecer a parceria do Instituto Ânima, local onde a SOTER está fisicamente instalada na PUC Minas, na pessoa do Pe. Aureo Nogueira de Freitas. Também, a todos os funcionários e funcionárias da PUC Minas.

Agradeço a parceria da Paulinas Editora, sempre presente em nossos livros e em nossas premiações. Em especial, trago a pessoa de Irmã Vera Bombonato e de João Décio Passos, de igual forma a pessoa da Irmã Flávia Reginatto e demais irmãs e membros do conselho editorial.

Agradeço as nossas associações parceiras: da ANPTECRE, na pessoa de seu presidente, Abimar Oliveira de Moraes; da CEHILA, na pessoa de Mauro Passos; da AMERINDIA, na pessoa de Rosario Hermano; do FMTL, na pessoa de Jean-François Roussel e Denise Couture; a SBTM, na pessoa de Mário Marcelo Coelho; da INSeCT, na pessoa de Ruben C. Mendoza; a Ecclesia in America, na pessoa de Maria Clara Bingemer e Peter Casarella; e da EATWOT/ASETT, na pessoa de Shirley Lal Wijesinghe. Agradeço também a parceria da FACRETER, que reúne algumas das associações da Área de Ciências da Religião e Teologia no Brasil, na pessoa de Glauco Barsalini.

Agradeço o apoio da CAPES, que esteve presente nos nossos congressos de 2017, 2018 e 2019, e aqui deixo um agradecimento especial ao trabalho do amigo Flávio Senra.

Também agradeço a minha universidade, a PUC-Rio, e ao nosso Departamento de Teologia e ao Programa de Pós-graduação, na pessoa do Pe. Waldecir Gonzaga (diretor) e de Maria Teresa Cardoso e Francilaide Ronsi (coordenadoras).

Em especial, gostaria de agradecer a minha família, minha esposa Larissa e meus dois filhos, Julia e Daniel. Eles viveram comigo cada momento e foram testemunhas do estar e viver a SOTER.

Este tempo de agradecimento também é um tempo de desejar boas-novas e um bom êxito à nova diretoria, que assumiu desde o dia 15 de julho e que terá um grande trabalho pela frente. Desejo toda sorte à nova diretoria, para Clelia Peretti (presidenta), Andreia Cristina Serrato (vice-presidenta), Maria Jeane dos Santos Alves (1ª secretária), Edward Neves M. de B. Guimarães (2º secretário) e André Philippe Pereira (Tesoureiro).

Estaremos juntos, de mãos dadas e cabeça erguida. Um tempo foi fechado, mas o trabalho continua e a estrada ainda é longa. Seguimos em esperança, sempre!

A todos e todas que comigo viveram este momento, mais uma vez, muito obrigado!

 

Cesar Kuzma

Presidente da SOTER de 07/2016 a 07/2022

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO