Notícias
Notícias             Notícias             Pablo Richard – Peregrino da Palavra
Notícias
20/09/2021 Nota Oficial Pablo Richard – Peregrino da Palavra
A+ a-

A Soter também se faz solidária com a morte do teólogo Pablo Richard, que ocorreu hoje, 20 de setembro de 2021.  Compartilhamos abaixo a nota oficial emitida pelo Cehila. 

 

Eu pelejei uma boa peleja,
acabei a minha carreira,
guardei a fé.
(2 Tim 4, 7)

 

A vida é feita de sonhos, surpresas, lutas, relações e encontros. A palavra “comunidade” era o elo entre Pablo Richard e a causa dos pobres. Teólogo da “palavra” – teve a experiência de Deus na vida, na simplicidade, no bom humor, na fé. Sua obra foi um movimento de entrega à causa do Reino de Deus na oração e no trabalho com os pobres, na atividade intelectual e nas lutas sociais. Não se emudeceu, depois do golpe do ditador Pinochet, no Chile, pois foi um lançador de ideias na América Latina. Nunca parou de ser cristão – pelejou a boa peleja. A busca da verdade teológica para Pablo Richard está na vida. No silêncio que se escuta, aprende e pensa.


Foi membro da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina (CEHILA). Em nosso grupo, foi o estímulo alegre, o espírito lúcido, o “aguilhão” que não se deixa acomodar. Todos aprendemos com ele.
A geografia de sua obra é vasta – teologia, história, bíblia, pastoral. Com esperança, ele conclui seu livro – O movimento de Jesus depois da ressurreição: uma interpretação libertadora dos Atos dos Apóstolos – afirmando: “Agora, nós temos a palavra a fim de reconstruirmos os Atos dos Apóstolos no terceiro milênio”. Seu sonho? Mais que isso: o caminho do Evangelho – refundar a Igreja a partir das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e de outros espaços: comunitários, espirituais e intelectuais.


Combater o bom combate é dispor das coisas com o ardor da juventude; é reverenciar nelas o brilho da origem como faz a flor, cuja pujança ostenta a beleza que renasce de uma fonte que não seca. Assim, o justo, frente ao Outro, louva, engrandece e liberta, “pois Deus não fez a morte, não lhe dá prazer a perda dos vivos” (Sab 1, 13).
Amigo e teólogo Pablo, sua contribuição para a construção do Reino de Deus foi singular. Agora, tocado pela ternura do amor de Deus, viva a festa do seu olhar. Descanse na sombra do amor de Deus.

 

Mauro Passos

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO