Congressos
Congressos             Edição 2024      
Edição 2024

36º CONGRESSO INTERNACIONAL SOTER 2024

ECONOMIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Desafios à sociedade e à religião
9 a 12 de julho de 2024 – PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil
Local: Teatro João Paulo II – Campus Coração Eucarístico


O 36° Congresso da SOTER discutirá a economia e a inteligência artificial (IA) e seus desafios para a ciência e a religião, um tema de grande relevância atual. Estamos no limiar de uma transformação sem precedentes com a IA, que tem o potencial de reformular todos os aspectos de nossas vidas. O debate atual é mais focado no futuro potencial da IA Geral do que no presente. As preocupações com a IA estão crescendo, incluindo a possível extinção de empregos e o aumento do poder das IAs e das empresas que as controlam. Há demandas por regulamentações éticas, transparência de algoritmos e sistemas de governança.
As IAs atuais já têm um impacto significativo em nossas vidas, influenciando expressões de fé e moldando comportamentos e discursos nas redes sociais. A IA terá um impacto significativo nas igrejas, impulsionando a personalização e à criação de conteúdo. Isso resultará em um ambiente religioso mais automatizado. O 36° Congresso Internacional da SOTER promoverá uma reflexão sobre a interação entre economia, IA e religião, considerando as implicações éticas do uso da IA. A ética cristã, que enfatiza a dignidade humana e o respeito ao próximo, servirá como guia para essa reflexão. Portanto, é crucial desenvolver e usar a IA de maneira ética.
Por esta razão, os objetivos do 36° Congresso Internacional da SOTER são:


a) Realizar uma análise da economia e da IA a partir da perspectiva das Ciências da Religião e da Teologia;

b) Concentrar-se em novas epistemologias e debater o tema, com o objetivo de desenvolver novas práticas éticas, sociais e religiosas, bem como ecologias compartilhadas;

c) Fomentar um diálogo aberto sobre a IA sob a ótica das Ciências da Religião, da Teologia e da ecologia;

d) Discutir o papel da religião, ética e economia na utilização da IA para o benefício da sociedade;

e) Oferecer uma visão mais crítica e reflexiva sobre o uso da IA nos campos da economia, religião e ecologia para as Ciências da Religião e da Teologia.